A função de agente administrativo corresponde à mesma de cargos como auxiliar e assistente administrativo. O agente administrativo pode atuar tanto no setor privado quanto no público, inclusive, a nomenclatura “agente” é amplamente utilizada nos processos de seleção para cargos públicos.

Existem algumas atividades profissionais que são bem específicas aos seus segmentos. Já outras, são comuns à várias áreas de atuação e integralmente essenciais ao bom andamento das mesmas. O setor administrativo, por exemplo, é um deles.

Não há uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, que não necessite de serviços administrativos. Não é à toa que temos à disposição inúmeros e excelentes cursos na área administrativa, como o curso de agente administrativo proposto pelo Educamundo, portal brasileiro que é referência em cursos online.

Você se interessa pela área ou deseja atuar como um agente administrativo de empresas públicas e privadas? Então, tenha em mente que arquivamento de documentos, departamento pessoal, informática, telemarketing e secretariado são apenas alguns dos pontos que você deve dominar, caso queira se destacar no mercado de trabalho.

Reunimos em nosso artigo de hoje um panorama geral sobre as funções e conhecimentos pertinentes e necessários à carreira de um agente administrativo, para que você tire suas dúvidas e inicie sua carreira com o pé direito. De quebra, trazemos dicas incríveis relacionadas aos melhores cursos online com certificado da área. Vamos lá? Tome nota e boa leitura!

Perfil profissional

Mas, afinal, o que faz um agente administrativo? Este profissional é responsável por dar o suporte necessário às demais equipes da empresa. Na verdade, suas responsabilidades acabam se tornando uma ponte entre o setor administrativo e os demais departamento das organizações.

Daí a necessidade de dominar os vários pontos que citamos lá no início do artigo. Um agente administrativo pode, por exemplo, lidar com questões relacionadas à logística, contas a pagar e a receber, recursos humanos, arquivo, contábeis, dentre outros.

Se o seu intuito é constituir uma sólida carreira na área, fica a dica: quanto mais cursos na area administrativa você trouxer em seu currículo, melhores serão suas oportunidades profissionais. Aqui no Educamundo, você encontra uma categoria específica para cursos a distância na área de Administração. Não deixe de conferir todas as opções disponíveis.

Devemos dizer que paralelamente à uma boa qualificação profissional, o interessado deve possuir um perfil que seja compatível com as funções administrativas. Ah, engana-se quem pensa que o profissional de administração ideal é aquele que já nasceu com todas as habilidades que o mercado exige.

Aproveitando a vasta opção de cursos na área administrativa, é possível qualificar-se ao longo de sua jornada e conquistar novas habilidades. Em suma, o perfil profissional de um agente administrativo deve reunir os seguintes pontos:

  • Alta capacidade de concentração: para atentar-se aos pequenos detalhes de suas atividades, o agente administrativo deve possuir um alto grau de concentração. Afinal, diariamente é necessário lidar com prazos, decisões, tarefas e processos que pertencem à uma ampla rede profissional. Uma vez que não há concentração suficiente, elevam-se as possibilidades de erros e, consequentemente, outros departamentos da empresa podem ser afetados.

Cursos relacionados que podem te interessar:

  • Autonomia e proatividade: apesar de na maioria das vezes o agente administrativo possuir um superior direto, responsável tanto por coordenar suas tarefas quanto avaliar o cumprimento destas, o profissional precisa ter a capacidade de se autogerenciar quando necessário. A grande sacada é ter em mente o impacto de suas ações na organização e saber que se você não tomar à frente, elas não serão concluídas - prejudicando assim outros setores envolvidos nos processos. Lembre-se sempre: ser autônomo e proativo são duas habilidades que caminham juntas e valorizam o perfil profissional.

  • Organização: para conquistar o sucesso profissional, independente da carreira, é preciso ter senso de organização. Para um agente administrativo, por exemplo, ser organizado colabora com o cumprimento de todas as tarefas diárias. Cumprir com datas de pagamentos, acompanhar recebimentos de valores, enviar documentos, controlar o estoque e manter todos os documentos da empresa sempre com acesso fácil a todos os colaboradores são algumas das atividades que exigem organização total.

  • Excelente comunicação: quando falamos em comunicação na área administrativa, há muitos leques que devem ser tratados. Como as funções relacionadas ao agente administrativo permeiam por vários setores, é preciso estar preparado para atuar em várias frentes. Oferecer um bom atendimento telefônico, saber falar bem em público, saber planejar sua própria imagem e participar de uma dinâmica de grupo junto ao departamento de RH são algumas destas situações.

Caso você se sinta inseguro quanto às suas habilidades nestes pontos, não se preocupe. Boas plataformas, como o Educamundo, possuem excelentes cursos online  com certificado na área: saiba mais sobre os cursos Operador de Telemarketing, Dinâmica de Grupo, Marketing Pessoal e Oratória.

  • Capacidade de administrar seu tempo: saber como organizar sua rotina é um dos grandes pontos-chave da carreira do profissional administrativo. Cabe dizer que rotina organizada é sinônimo de produtividade. Administrando melhor o tempo você consegue focar suas ações, atenção e energias no que realmente é necessário, deixando para trás tarefas que não são tão prioritárias assim. Uma boa dica é apostar em um curso online que te ajude a aplicar, na rotina diária, as técnicas de administração de tempo. Aqui no Educamundo disponibilizamos o curso online Administrando Melhor o Tempo que traz informações essenciais e práticas sobre o tema.

Funções do Agente Administrativo

Frisamos a necessidade de qualificação profissional em um curso online agente administrativo e temáticas relativas. E explicamos o motivo: como este profissional possui uma área de atuação ampla e diversificada, nada melhor do que trazer no currículo um leque bem abrangente de cursos.

Você sabia, por exemplo, que o agente administrativo pode ser o responsável por adquirir insumos e suprimentos para a empresa? Ou que, dependendo da empresa, possui autonomia para criar relatórios financeiros, bem como apresentá-los?

Além destas funções, tarefas rotineiras e indispensáveis ao bom andamento da empresa também ficam a cargo do agente administrativo: emissão de boletos bancários e notas fiscais, elaboração e encaminhamento de documentos, atendimento de telefonemas, criação de relatórios, organização de arquivos e documentos e envio de documentos aos setores de destino são algumas delas. Bastante, não? Temos certeza de que se você se capacitar com um bom curso online administrativo, tirará todas estas atividades de letra.