Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Curso de agente administrativo: domine os processos dentro da empresa

agente-adm-educamundo-02-1

A função de agente administrativo corresponde à mesma de cargos como auxiliar e assistente administrativo. O agente administrativo pode atuar tanto no setor privado quanto no público, inclusive, a nomenclatura “agente” é amplamente utilizada nos processos de seleção para cargos públicos.

Existem algumas atividades profissionais que são bem específicas aos seus segmentos. Já outras, são comuns à várias áreas de atuação e integralmente essenciais ao bom andamento das mesmas. O setor administrativo, por exemplo, é um deles.

Não há uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, que não necessite de serviços administrativos. Não é à toa que temos à disposição inúmeros e excelentes cursos na área administrativa, como o curso de agente administrativo proposto pelo Educamundo, portal brasileiro que é referência em cursos online.

Você se interessa pela área ou deseja atuar como um agente administrativo de empresas públicas e privadas? Então, tenha em mente que arquivamento de documentos, departamento pessoal, informática, telemarketing e secretariado são apenas alguns dos pontos que você deve dominar, caso queira se destacar no mercado de trabalho.

Reunimos em nosso artigo de hoje um panorama geral sobre as funções e conhecimentos pertinentes e necessários à carreira de um agente administrativo, para que você tire suas dúvidas e inicie sua carreira com o pé direito. De quebra, trazemos dicas incríveis relacionadas aos melhores cursos online com certificado da área. Vamos lá? Tome nota e boa leitura!

Perfil profissional

Mas, afinal, o que faz um agente administrativo? Este profissional é responsável por dar o suporte necessário às demais equipes da empresa. Na verdade, suas responsabilidades acabam se tornando uma ponte entre o setor administrativo e os demais departamento das organizações.

Daí a necessidade de dominar os vários pontos que citamos lá no início do artigo. Um agente administrativo pode, por exemplo, lidar com questões relacionadas à logística, contas a pagar e a receber, recursos humanos, arquivo, contábeis, dentre outros.

Se o seu intuito é constituir uma sólida carreira na área, fica a dica: quanto mais cursos na area administrativa você trouxer em seu currículo, melhores serão suas oportunidades profissionais. Aqui no Educamundo, você encontra uma categoria específica para cursos a distância na área de Administração. Não deixe de conferir todas as opções disponíveis.

Devemos dizer que paralelamente à uma boa qualificação profissional, o interessado deve possuir um perfil que seja compatível com as funções administrativas. Ah, engana-se quem pensa que o profissional de administração ideal é aquele que já nasceu com todas as habilidades que o mercado exige.

Aproveitando a vasta opção de cursos na área administrativa, é possível qualificar-se ao longo de sua jornada e conquistar novas habilidades. Em suma, o perfil profissional de um agente administrativo deve reunir os seguintes pontos:

  • Alta capacidade de concentração: para atentar-se aos pequenos detalhes de suas atividades, o agente administrativo deve possuir um alto grau de concentração. Afinal, diariamente é necessário lidar com prazos, decisões, tarefas e processos que pertencem à uma ampla rede profissional. Uma vez que não há concentração suficiente, elevam-se as possibilidades de erros e, consequentemente, outros departamentos da empresa podem ser afetados.

  • Autonomia e proatividade: apesar de na maioria das vezes o agente administrativo possuir um superior direto, responsável tanto por coordenar suas tarefas quanto avaliar o cumprimento destas, o profissional precisa ter a capacidade de se autogerenciar quando necessário. A grande sacada é ter em mente o impacto de suas ações na organização e saber que se você não tomar à frente, elas não serão concluídas – prejudicando assim outros setores envolvidos nos processos. Lembre-se sempre: ser autônomo e proativo são duas habilidades que caminham juntas e valorizam o perfil profissional.

  • Organização: para conquistar o sucesso profissional, independente da carreira, é preciso ter senso de organização. Para um agente administrativo, por exemplo, ser organizado colabora com o cumprimento de todas as tarefas diárias. Cumprir com datas de pagamentos, acompanhar recebimentos de valores, enviar documentos, controlar o estoque e manter todos os documentos da empresa sempre com acesso fácil a todos os colaboradores são algumas das atividades que exigem organização total.

  • Excelente comunicação: quando falamos em comunicação na área administrativa, há muitos leques que devem ser tratados. Como as funções relacionadas ao agente administrativo permeiam por vários setores, é preciso estar preparado para atuar em várias frentes. Oferecer um bom atendimento telefônico, saber falar bem em público, saber planejar sua própria imagem e participar de uma dinâmica de grupo junto ao departamento de RH são algumas destas situações.

Caso você se sinta inseguro quanto às suas habilidades nestes pontos, não se preocupe. Boas plataformas, como o Educamundo, possuem excelentes cursos online  com certificado na área: saiba mais sobre os cursos Operador de Telemarketing, Dinâmica de Grupo, Marketing Pessoal e Oratória.

  • Capacidade de administrar seu tempo: saber como organizar sua rotina é um dos grandes pontos-chave da carreira do profissional administrativo. Cabe dizer que rotina organizada é sinônimo de produtividade. Administrando melhor o tempo você consegue focar suas ações, atenção e energias no que realmente é necessário, deixando para trás tarefas que não são tão prioritárias assim. Uma boa dica é apostar em um curso online que te ajude a aplicar, na rotina diária, as técnicas de administração de tempo. Aqui no Educamundo disponibilizamos o curso online Administrando Melhor o Tempo que traz informações essenciais e práticas sobre o tema.

Funções do Agente Administrativo

Frisamos a necessidade de qualificação profissional em um curso online agente administrativo e temáticas relativas. E explicamos o motivo: como este profissional possui uma área de atuação ampla e diversificada, nada melhor do que trazer no currículo um leque bem abrangente de cursos.

Você sabia, por exemplo, que o agente administrativo pode ser o responsável por adquirir insumos e suprimentos para a empresa? Ou que, dependendo da empresa, possui autonomia para criar relatórios financeiros, bem como apresentá-los?

Além destas funções, tarefas rotineiras e indispensáveis ao bom andamento da empresa também ficam a cargo do agente administrativo: emissão de boletos bancários e notas fiscais, elaboração e encaminhamento de documentos, atendimento de telefonemas, criação de relatórios, organização de arquivos e documentos e envio de documentos aos setores de destino são algumas delas. Bastante, não? Temos certeza de que se você se capacitar com um bom curso online administrativo, tirará todas estas atividades de letra.

curso de agente administrativo

Conhecendo os setores da empresa

Para explorar ainda mais as atividades do agente administrativo, é interessante conhecer um pouco mais sobre os setores da empresa, ambiente de trabalho deste profissional. A fim de aprofundar-se ainda mais no assunto, recomendamos que você realize um bom  curso online administrativo. Novos conhecimentos e certificações são a chave para o sucesso! Vamos lá:

Administrativo – É o coração da empresa e o foco principal do profissional qualificado com com o curso agente administrativo. O departamento administrativo tem como principais funções supervisionar as ações dos demais setores da companhia, absorvendo as informações para que os gestores tomem as atitudes e decisões mais acertadas. Visando um melhor planejamento estratégico, as grandes empresas contam com setores administrativos exclusivos. Porém, é capaz que nas pequenas empresas estas funções reúnam também as tarefas contábeis e de recursos humanos, por exemplo.

Recursos Humanos – Cabe ao setor de RH liderar todos os processos de recrutamento e seleção da empresa. Neste departamento, o foco é na relação entre os colaboradores e a empresa. Integram-se às ações de Recursos Humanos a busca e retenção de talentos, gestão de benefícios, plano de carreira, controle de entrada, saída, horas extras, férias, políticas de integração e treinamento, dentre outros. Para dominar esses pontos, vale analisar a possibilidade de se inscrever em um bom curso online de Recursos Humanos.

Financeiro – Investimentos, análise de resultados, gestão de impostos e gerenciamento de recursos são as funções do departamento financeiro. Cabe à ele manter o capital da empresa sempre em dia e “no verde”, permitindo que esta permaneça ativa no mercado e honre com seus compromissos. Tesouraria, Contas a Pagar e Contas a Receber são alguns dos subsetores do departamento Financeiro. Bons cursos relacionados ao assunto, como o curso de agente administrativo, traz todas essas noções, facilitando o entendimento.

Marketing e Comercial – Lida diretamente com os clientes externos da empresa, de modo que estejam sempre satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos. Os profissionais da área comercial e marketing são responsáveis por traçar estratégias que atinjam o público-alvo, conquistem potenciais clientes e converta-os em transações de sucesso. Além disso, também elaboram campanhas específicas com o intuito de fidelizar os clientes já conquistados.

Operacional – O setor operacional é o conhecido “chão de fábrica”. É o único que está integralmente envolvido na produção dos insumos, partindo da matéria prima para a destinação final. Cabe aos colaboradores deste setor garantir que todos os processos de fabricação sejam executados corretamente. Neste setor, também chamado de departamento técnico, concentram-se ainda as atividades relacionadas à logística, prevenção de perdas, recebimento de estoque e controle de materiais.

Agente Administrativo: profissional multiqualificado

Por ser um profissional versátil e quase onipresente, o agente administrativo necessita de uma base sólida, envolvendo diversas facetas, tais quais abordaremos a seguir.

Noções de departamento pessoal

Focado na gestão de pessoas, o setor de Departamento Pessoal é responsável por cuidar diretamente com a legislação trabalhista, encargos sociais, folhas de pagamento, elaboração de contratos de trabalho e rescisões.

Em suma, lida com a parte documental e burocrática das contratações, demissões, benefícios, afastamentos e programas de integração. Nosso curso online de Departamento Pessoal aborda toda a temática através de um conteúdo claro, completo e selecionado por uma equipe pedagógica competente.

Uma vez que o agente administrativo oferece suporte direto ao departamento pessoal, é interessante que todos estes tópicos estejam bem claros, principalmente na teoria. Neste sentido, apostar em um curso online administrativo é o caminho mais acertado e vai te auxiliar com informações teóricas valiosas e relevantes.

Noções de Informática

Não há como fugir. Se você almeja ser um agente administrativo, deve dominar as principais ferramentas disponíveis na área de Informática. Redigir e formatar documentos, criar planilhas financeiras, enviar e-mails, emitir relatórios e demais controles internos são tarefas que exigem qualificação.

O investimento em bons cursos de informática faz-se necessário, mesmo que você já possua noções básicas. Muitas funções oferecidas pelos principais softwares do mercado são desconhecidas do grande público e trabalhadas ao longo dos melhores cursos a distância.

Anote os cursos online com certificado que não podem faltar em seu currículo: Pacote Office, Word AvançadoOperador de MicroComputador – Básico e Avançado. Todos eles pertencem ao rol de cursos oferecidos pelo Educamundo. Que tal conhecer cada curso online e começar a se capacitar hoje mesmo?

Excel para criação de planilhas matadoras

Talvez por saber criar planilhas simples, você acredite que domina o Excel, correto? Mas o software, altamente utilizado em empresas de todos os portes, oferece funções realmente incríveis.

Você sabia que com o Excel é possível criar planilhas automatizadas, bastando apenas inserir os dados brutos? Ou, ainda, que existe a possibilidade de gerar relatórios concisos através destas planilhas e formar um excelente material para reuniões? Estas são apenas algumas das opções que o Excel nos traz.

Para criar planilhas matadoras você precisa desvendar todos os segredos do software. Isso é possível com cursos específicos, que você também encontra aqui no Educamundo. O bacana é que o conteúdo explora várias versões do Excel – 2007, 2010 e 2013.

Ao longo dos módulos, o inscrito é qualificado para criar planilhas, desde simples a complexas, utilizando comandos automatizados e dezenas de fórmulas prontas. Vale ressaltar que os documentos criados são uma mão na roda em qualquer planejamento estratégico, seja em âmbito pessoal quanto profissional.

Técnicas de secretariado

Dentre as rotinas que envolvem o Secretariado está a organização das rotinas diárias e mensais, principalmente no que se diz aos compromissos da Diretoria da empresa. Como em muitas organizações o próprio agente administrativo que lida com tal demanda, é indispensável que o profissional qualifique-se.

Alguns cursos online abordam minuciosamente a temática, como é o caso do curso online Técnicas de Secretariado – ofertado de forma aprofundada pelo portal. Assessoria na gestão administrativa, sistematização de rotinas de trabalho e relacionamento interpessoal, bem como os pontos abordados pelo Código de Ética também são destaque no cronograma do curso.

Técnicas de telemarketing

Junto ao curso online agente administrativo, apostar em um curso voltado ao telemarketing permitirá que você aprimore o processo de atendimento aos clientes da empresa, ponto extremamente importante. Sabe aquela máxima de que a primeira impressão é a que fica? Pois bem, a preparação para a realização deste contato primário é essencial, já que garante a excelência no atendimento.

Aqui no portal temos um curso que poderá te auxiliar neste quesito. Trata-se do curso online Operador de Telemarketing, que aborda técnicas que visam qualificar o atendimento telefônico dentro das organizações e até mesmo em âmbito pessoal. O conteúdo deste curso, especificamente, aborda as práticas recomendadas pela Associação Brasileira de Telesserviços (ABT).

Complementando o seu conhecimento, você terá acesso a dicas que otimizarão as práticas de telemarketing ativo, passivo e misto. Além disso, são abordados os princípios de ética e postura, bem como os casos de abuso relacionados que envolvem a categoria. Certamente trata-se de um conteúdo valioso para a sua formação profissional.

Técnicas de arquivamento

Ao realizar cursos online como o curso agente administrativo, você receberá noções básicas de controle de documentos. Entretanto, a fim de aprofundar estas noções, o ideal é realizar um curso online mais completo sobre o tema, como o curso online Controle e Arquivo de Documentos.

Também integrando o Pacote Master, o curso discute os principais conceitos de arquivologia e gerenciamento arquivístico, inclusive dos formatos digitais – que certamente você encontrará no ambiente de trabalho. O tratamento documental de arquivos permanentes também é outro ponto refletido pelo cronograma do curso.

Como se tornar um agente administrativo de sucesso?

Temos a resposta para a pergunta. Um agente administrativo que busca o sucesso profissional deve dominar as principais ferramentas, técnicas e conceitos relacionados à Informática, Administração, Finanças, Secretariado e Atendimento ao Cliente.

Além disso, precisa possuir determinadas competências e habilidades, que facilitam a realização das tarefas diárias e o relacionamento interpessoal, tanto interno quanto externo. Uma vez que a profissão de agente administrativo vai além da organização burocrática da empresa, o profissional deve se interessar por pessoas e organizações e precisa realmente gostar de ajudar, já que será responsável por dar suporte real a inúmeros setores da empresa. Muitos conhecimentos podem ser obtidos com um curso online agente administrativo. Caso ainda esteja em dúvida, amadureça essa ideia!

Explicitamos a seguir alguns pontos que consideramos valiosos para que você se torne um profissional de sucesso: esteja sempre à frente dos problemas, auxilie propondo soluções diretas, seja diplomático e execute, com toda a atenção, todas as tarefas pertinentes a sua rotina.

Dúvidas frequentes sobre o cargo de agente administrativo:

  • O que faz um agente administrativo: Dá suporte em áreas administrativas, de recursos humanos, finanças e outras. Faz o controle e arquivamento de documentos variados, atende clientes ou usuários do sistema público, elabora planilhas e relatórios e faz todo tipo de serviços de escritório.
  • O que faz um agente censitário administrativo: Pesquisa, confere, apura e registra dados administrativos.
  • O que faz um agente administrativo da polícia federal: Todos os serviços essenciais ao funcionamento de um escritório, atividades inerentes à função, como atendimento, controle e arquivamento de documentos, acompanhamento de processos administrativos etc.
  • Onde fazer um curso de agente administrativo: O Educamundo tem um dos melhores cursos online para a qualificação de agente administrativo.

Curso de agente administrativo: prepare-se para o mercado

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as peculiaridades do profissional agente administrativo, é hora de se qualificar. Como vimos ao longo do artigo, os interessados na área que desejam alcançar o sucesso devem, como primeira necessidade, investir em qualificação profissional através de um bom curso de agente administrativo.

Aqui no Educamundo, oferecemos mais de 1200 cursos a distância, com opção de certificação impressa ou digital. O melhor: você investe apenas {preco_matricula} e tem acesso a todos os cursos do Pacote Master. Quanto à carga horária da certificação, você quem escolhe: pode optar entre 5h e {carga horaria maxima} horas, de acordo com a sua necessidade.

Então, animado para iniciar seus estudos aqui conosco? Inscreva-se no portal hoje mesmo, opte pelo curso agente administrativo – ou qualquer outro que atenda às suas necessidades – e comece os trabalhos. Ah, caso surja qualquer dúvida ou intercorrência durante o processo de inscrição ou até mesmo sobre os cursos online com certificado, deixe seu comentário que em breve retornaremos, ok? Até a próxima!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.