A comunicação ocorre desde o período dos homens das cavernas por meio de figuras desenhadas nas rochas e é a principal forma de transmitir informações, sejam estas verbalizadas ou não, além disso, também tem a finalidade de promover interações sociais mais compreensíveis.

O ato de se comunicar é inerente para a vida humana, sobretudo na relação social global. Existem diversas formas de comunicação que fortalecem essa ligação e garantem a sobrevivência humana, levando em conta todas as necessidades e fortalecendo o canal de interação entre emissores e receptores.

Tanto por essa essencialidade e importância, a área de comunicação é frequentemente estudada e abre caminho para muitas ramificações. É justamente esse o tema principal do Curso Online Formas de Comunicação, que além de abordar todo esse universo, mostra ainda sua forte conexão com a arte. É uma opção de curso online do Educamundo preparada justamente para fortalecer sua visão nesses campos tão vastos – indicada para educadores, estudantes, artistas, concurseiros e todos os interessados.

Esse curso online também é base para este presente artigo, no qual falamos sobre o processo de comunicação e suas variadas vertentes, bem como a formação do mercado de trabalho nessa área. Leia atentamente e descubra cursos a distância que ampliam seus conhecimentos no tema.

Formas de comunicação: conceitos e sua relação com a sociedade

Não existe sociedade organizada sem comunicação, afinal, todas as nossas ações cotidianas dependem de seus diversos sistemas para que aconteçam. A necessidade humana de se comunicar vem desde seu surgimento e noção de sobrevivência, da formação dos primeiros grupos e da construção das ideias e pensamentos. A partir do momento em que o homem entendeu que era inevitável para suas relações, começou a aprimorá-la conforme a evolução.

Podemos dizer, inclusive, que a comunicação é uma das partes essenciais – se não a principal - dessa evolução. A transmissão de mensagens de forma oral e escrita logo se estabeleceu e é responsável por mudanças latentes, de aspectos sociais básicos até transformações significativas ao espaço e em toda interação em si.

Embora essas sejam as formas de comunicação mais comuns, existem muitas ramificações e tipos que se destacam e são foco de estudos, cada um com sua importância elementar para variados meios sociais. Se a nossa relação com a comunicação é fundamental e precisa ser fortalecida, nada mais justo que utilizar todos os conceitos e métodos dessa área – seja de forma natural, técnica, informativa ou qualquer que seja o objetivo.

É nesse contexto que tanto este artigo quanto nosso curso formas de comunicação pretende abordar esse assunto tão vasto, tratando de todas essas configurações e suas características. Vamos salientar algumas delas de modo geral, lembrando que você pode conhecê-las detalhadamente em muitos cursos online com certificado ligados à comunicação disponíveis no portal.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Comunicação oral

A comunicação oral parte do princípio básico de interação de ideias entre emissor e receptor por meio da fala. A mensagem é transmitida por um código em determinado canal e contexto. Mais do que explanada corretamente, deve ser ouvida e interpretada.

Esse sistema é comum para todo o processo de comunicação, mas cada sentença apresenta suas particularidades. No caso da expressão oral, a linguagem utilizada será sempre verbal e direta, frente a frente ou à distância por meio de um veículo (TV, rádio, internet, entre outros).

Comunicação escrita

Já a comunicação escrita também é parte da linguagem verbal, porém disposta através de jornais, livros, revistas, bilhetes e qualquer abordagem textual – como este artigo que você está lendo agora. No processo de comunicação, foi um dos primeiros métodos a serem aprimorados, tanto que atualmente possui uma série de parâmetros que mudam de acordo com uma cultura, língua e demais aspectos.

Dica: tanto o Curso Online Aquisição da Linguagem Oral‍ quanto o Curso Online Comunicação Escrita e Revisão Gramatical‍ tratam dessas pautas diretamente. Um complemento interessante ao curso formas de comunicação que oferecemos no Educamundo.

Comunicação não verbal

Nesse caso, como o próprio termo revela, refere-se à expressão que não utiliza nem a fala nem a escrita. Os códigos são visuais, sonoros ou visuais sonoros – como a comunicação visual, por exemplo. Alguns exemplos: dança, mímica, sinais de trânsito, música (destaques em muitos cursos online também, vale conferir).

formas de comunicação

Comunicação organizacional

Conceitos importantes para entender o conteúdo:

  • O que é um meio de comunicação? O meio de comunicação pode ser definido como todo artifício utilizado para que informações sejam transmitidas e compreendidas pelo receptor.
  • Quais são as formas de comunicação? As formas de comunicação podem ser classificadas em verbais (escritas ou faladas), não verbais (que não necessitam ser ditas ou escritas) e mediadas (realizadas por meio de um recurso que liga transmissor e receptador).

Tipos de comunicação:

  • Comunicação não verbal: A comunicação não verbal consiste na utilização de recursos como imagens, mímicas ou expressões faciais, as quais possuem a função de transmitir uma informação completa sem que seja necessário recorrer a palavras escritas ou verbalizadas.
  • Comunicação visual: Comunicação visual é toda forma de transmitir uma mensagem por meio de elementos visuais como imagens, vídeos, gráficos e qualquer outro recurso que necessite da visão para que possa ser compreendido.
  • Comunicação social: A comunicação social é definida como uma área que estuda as interações sociais que acontecem na sociedade promovidas por recursos tecnológicos, também é responsável por analisar os fenômenos que incidem nos meios de transmissão da informação e como esses fatos podem afetar a vida de um indivíduo.
  • Comunicação organizacional: Comunicação organizacional é um indivíduo direcionado para cuidar da idealização e gestão de toda comunicação de uma determinada empresa, sendo ainda responsável por adotar estratégias comunicativas para melhorar a imagem da marca no mercado e interagir com todos os seus diversos públicos.
  • Comunicação interna: Comunicação interna é o compartilhamento de informações importantes dentro de uma empresa/ambiente, que tem como principal objetivo promover a integração entre os setores e diminuir os possíveis erros gerados pelas falhas na transmissão de informes.
  • Comunicação integrada: Comunicação integrada é um conjunto articulado de estratégias e ações de comunicação de empresa ou outro tipo de organização com a finalidade de agregar valor à própria imagem.
  • Comunicação assertiva: Comunicação assertiva é um método utilizado pelo Coaching que procura reduzir ou eliminar as margens de erro em um processo de comunicação, de forma que o receptor receba do emissor a mensagem de modo claro e sucinto.

Em uma perspectiva mais atual e mercadológica – sobretudo na relação de comunicação e marketing -, exaltamos a importância da comunicação organizacional, tão primordial para qualquer corporação pública e privada formada por variados colaboradores que visam objetivos comuns e estabelecidos.

Segundo o especialista Cees Riel, um dos mais renomados da área, uma comunicação organizacional estruturada engloba áreas como relações públicas, propaganda e marketing corporativo, estratégias organizacionais e comunicação interna e externa, sendo um ramo formado por profissionais heterogêneos que trabalham para todo o público alvo que a empresa deseja alcançar.

Parte essencial do processo de comunicação, é um assunto disposto em muitos cursos a distância, como o Curso Online Comunicação Empresarial‍.

Comunicação assertiva

Outro tipo preponderante em nosso curso formas de comunicação é a comunicação assertiva, primordial para líderes, gestores e pessoas que desejam aprimorar sua expressão verbal. Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching, é um método que visa trabalhar a comunicação de modo claro, conciso e sem dar margem a erros, para que o emissor mantenha o equilíbrio e a segurança com seus receptores - e também como forma de evitar conflitos, 

Não é uma tarefa simples ser assertivo, mas também existem cursos online auxiliares nesse objetivo, como o Curso Online Comunicação Assertiva‍, uma alternativa primorosa e exclusiva do Educamundo.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Comunicação e o mercado de trabalho

Destacamos algumas formas de comunicação fundamentais que fazem parte do nosso cotidiano para que você tenha um gostinho do conteúdo presente em nosso Curso Online Formas de Comunicação. Para fechar nosso artigo, é interessante falar um pouco sobre a área de comunicação e o mercado de trabalho atual.

Esse campo, como você já deve imaginar, é bastante vasto. A Comunicação Social propriamente dita está presente em muitos cursos de graduação, sejam presenciais ou cursos a distância, geralmente com ênfase em um ramo específico – jornalismo, multimídia, mídias (rádio, TV, internet), relações públicas, marketing e publicidade e propaganda.

Além disso, comunicação tem ampla ligação com a educação, administração, recursos humanos e praticamente todas as áreas, nas quais é tratada de modo mais geral ou como disciplina. De qualquer forma, existem muitos setores interessantes, sejam direcionados a um conceito específico ou que englobem todos os aspectos da comunicação. Resta ao estudante/interessado pesquisar e buscar aquele que mais lhe chama atenção.

Desde que o profissional esteja aberto à qualificação, aprimore seu networking e busque ferramentas para se especializar, com certeza encontrará ótimas vagas. Embora pareça saturado, o mercado de comunicação é muito flexível, por isso necessita de pessoas versáteis, ligadas em tendências modernas e interessadas em fazer a diferença, com domínio tanto da parte teórica quanto prática.

Moldar-se para se destacar na área é um processo contínuo, e não basta apenas contar com a graduação para isso. Investir em alternativas como cursos online é uma ótima decisão, visto que são opções dinâmicas, econômicas, seguras e qualitativas. Felizmente, o Educamundo pode te ajudar bastante nesse objetivo, já que é o melhor portal de cursos online com certificado do mercado.

Seja para realizar o nosso Curso Online Formas de Comunicação ou o curso online de sua preferência, basta se inscrever realizando um investimento único de R$69,90. Assim, você tem acesso a todo o conteúdo do portal durante um ano inteiro, sem se preocupar com mensalidades. Uma proposta irresistível atestada por mais de 200 mil alunos. Bacana, não é? Matricule-se e comece a estudar com cursos online com certificado excelentes. Aproveite e deixe um comentário sobre nosso artigo, além de compartilhá-lo em suas redes sociais. Boa sorte e até mais.