Administração é a ciência que estuda e sintetiza as melhores práticas, metodologias e ferramentas para gerenciamento de organizações de todos os tipos e portes. É também o ato de dirigir negócios, recursos ou pessoas, tendo sempre o objetivo de alcançar metas preestabelecidas.

O atual cenário socioeconômico do país exige das organizações uma atenção redobrada em sua administração. Gerenciar eficientemente recursos financeiros, humanos e materiais nunca foi tão essencial quanto em momentos em que a própria sobrevivência das empresas está em jogo. Para isso, há que se estar preparado e traçar planos e estratégias para alcançar os objetivos desejados, vencendo os desafios que surgem ao longo do caminho. Preparação significa qualificação – capacitação, atualização ou aperfeiçoamento - e pode ser obtida em um curso de administração online.

Cursos na área administrativa são imprescindíveis para a qualificação que mercado exige de bons profissionais: capazes de lidar com os vários aspectos organizacionais, tecnologias e tendências da administração, por exemplo, e nós temos ótimas dicas para você. Uma delas é o Curso Online Administração – Prática e Fundamentos do portal Educamundo. Ele traz elementos muito importantes para a sua carreira, que ajudam também quem atua em outros segmentos que não o administrativo, pois em qualquer outra área em que seja necessário gerenciar um negócio e uma equipe de funcionários, bons conhecimentos em administração são extremamente úteis e necessários. Por isso, pense em nosso curso online como uma ferramenta de grande valia e também como a referência que pode estar faltando em seu currículo. 

Neste artigo vamos falar sobre algumas tendências modernas da administração e sobre como elas podem impactar nos resultados buscados pelas organizações. Vamos falar também sobre como cursos online são essenciais para a aquisição de conhecimentos no campo administrativo.

Tendências administrativas como destaque de curso de administração online

Desde muito tempo a administração existe na História. De forma empírica, os povos antigos gerenciavam seus governos, obras, comércios. A logística era necessária para que os comerciantes efetuassem sua compra, venda e entrega de mercadorias, por terra e mar. Mesmo que de forma rudimentar, a ciência de administrar estava presente.

Com a evolução, aconteceram as revoluções industriais, que têm um papel importante no surgimento da administração como ciência. O surgimento de máquinas após a invenção do motor a vapor modificaram os processos manufatureiros. Algumas décadas depois, a eletricidade, os derivados do petróleo e o aço modificaram um pouco mais os processos de produção e aceleram o ritmo das organizações, fazendo com que crescessem vertiginosamente e de forma desorganizada. O que era preciso? Fundamentar a administração, encontrando formas de substituir a improvisação e o empirismo. A partir de então, as teorias da administração passaram a dar direções, a orientar as organizações sobre quais caminhos seguir para que conseguissem aumentar a produtividade, reduzir o desperdício e aumentar a eficiência. As principais teorias – sempre estudadas em cursos de administração – são as seguintes: Administração Científica; Teoria Clássica; Comportamental; das Relações Humanas; Estruturalista; Burocrática; da Contingência; de Sistemas e Neoclássica.

Mas além das teorias que fundamentaram a administração ao longo do tempo, você deve conhecer sobre o que há no momento atual, quais são as tendências da administração nas décadas recentes. Esse é um dos tópicos do nosso curso online de administração e também nosso próximo assunto.

A administração está sempre entre os conteúdos a serem estudados para concursos públicos, por isso nossos cursos online com certificado podem ser grandes aliados. Há três motivos principais para isso: eles fornecem o conhecimento sobre os temas, podem valer pontos na prova de títulos (se for previsto no edital) e incrementam o currículo – um grande diferencial para quem atua no setor público.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Tendências modernas da administração

Benchmarking

É um processo contínuo que determinadas empresas usam para analisar as melhores práticas de empresas de referência do mesmo setor. Feita a análise, é elaborado um comparativo com os serviços, produtos e práticas da organização, identificando os fatores que impactaram na produtividade e na qualidade das concorrentes e que podem ser replicados pela organização. O benchmarking é a ferramenta utilizada para responder a pergunta que toda organização faz: “Como estou em relação à concorrência?”. É uma forma das empresas melhorarem suas estratégias pelas percepções vindas da concorrência.

Melhoria contínua

Aperfeiçoar processos e produtos ininterruptamente, alcançando avanços continuamente. Isso é melhoria contínua. Sempre que falamos em processos, nos referimos a um grupo de atividades realizadas para que se atinja metas gerenciais – produção, qualidade e lucro. Para que uma empresa alcance isso, os processos têm que ser efetivos. Em melhoria contínua, podemos dizer que um processo é eficaz quando ele passou por melhorias e teve resultados positivos de forma consistente. Um exemplo real: uma empresa que vende camisetas – ela entrega as camisetas nas cores corretas conforme os pedidos de seus clientes. Ela também procura entregar as camisetas a custos mínimos, para isso, as produz usando de forma inteligente os recursos. Somado a isso, há o processo de qualidade, que visa produzir camisetas que tenham durabilidade. São vários processos que garantem a competitividade da empresa. Podemos associar a melhoria contínua à teoria de sistemas na administração, cujo efeito total e final resulta em um ajuste de todo o sistema de processos para buscar melhorias no produto.

De olho nesta dica: se você tem interesse em fazer cursos de administração, mas tem dificuldade de encaixá-los no seu dia a dia, pense em cursos online. Eles são totalmente flexíveis, pois permite que o cursista estude de acordo com o seu tempo disponível.  Considere também o fato de que cursos na área administrativa são um plus em qualquer currículo, não importa em que área você atue.

Qualidade Total, downsizing e terceirização

A Qualidade Total representou uma revolução na Gestão da Qualidade. É uma técnica de administração constituída por um conjunto de métodos, ferramentas e programas que podem ser aplicados nos processos de produção com objetivos diretos: atender à satisfação, expectativas e exigências dos clientes. A melhoria contínua, nosso tópico anterior, é parte da qualidade total.

A aplicação da qualidade total nas empresas trouxe duas técnicas:

  • Downsizing - que visa reduzir os níveis hierárquicos – “achatando” o organograma – e também concentrar as operações da empresa no essencial (core business);
  • Terceirização (outsourcing) – decorrente do downsizing, esta técnica visa transferir atividades secundárias a terceiros, que praticam preços menores e as fazem melhor. Essa técnica transforma os custos fixos de uma empresa em custos variáveis.

Reengenharia

Autoexplicativa, logo de cara se percebe o que essa tendência propõe: repensar e reprojetar os processos empresariais para tentar alcançar melhorias em desempenho. Consiste no descarte do que existe e na reconcepção e reinvenção de uma forma de trabalhar os processos, buscando, dessa forma, menores preços, maior velocidade e maior precisão – criando valor para o cliente.

Gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento tem como proposta interligar intencionalmente as pessoas para que compartilhem ideias e raciocínios para promover colaboração e cooperação buscando melhorar o desempenho da empresa. Seu papel e importância são tão essenciais que há um curso online de administração voltado somente a essa temática.

Essa tendência põe em ação contínua dois tipos de conhecimento: o tácito e o explícito. Por tácito define-se o conhecimento implícito nas pessoas e por explícito, o que está disponível para todos na organização.

Por que a gestão do conhecimento é importante? Bem, imagine que um setor de uma organização que dependa exclusivamente de um funcionário e de todo o seu conhecimento adquirido ao longo de 7, 8 anos. De repente, ela sai de empresa e como fica? Por isso a gestão incentiva que as experiências e vivências sejam trocadas e que os funcionários compartilhem informações, e não que não somente uma ou duas pessoas detenham o conhecimento.

A importância do administrador nessa gestão é essencial, pois se ele estiver bem capacitado conseguirá conduzir a gestão do conhecimento de forma que colabore a aumentar o desempenho das empresas. Essa capacitação pode ser adquirida por meio de um curso de administração online, que dá todo o embasamento necessário ao trabalho desse profissional. 

Outros cursos na área de administração podem complementar a formação continuada nessa área, direcionando o aprendizado a assuntos mais específicos, como o Curso Online Gestão da Informação e do Conhecimento, que trata exatamente do tema que é assunto deste tópico.

Gerir de forma eficiente a gestão do conhecimento também pode garantir uma vantagem competitiva à empresa, a deixando à frente de seus concorrentes. Lembrando que a gestão do conhecimento tem como base as pessoas e que de um grupo de pessoas diferenciadas podem surgir ideias incríveis e um bom engajamento na busca por melhores resultados.

Curso de administração online

Responsabilidade social

Responsabilidade social é quando as organizações assumem o seu compromisso, perante a sociedade, de adotar comportamentos e ações que possam promover o bem-estar de seu público interno (colaboradores, acionistas etc) e externo (parceiros, comunidade, meio ambiente etc). É uma postura voluntária e não relacionada às ações impostas pelo governo ou por incentivos fiscais. O conceito de responsabilidade social está relacionado ao benefício da coletividade.

Algumas variantes surgiram ao longo do tempo, como a Responsabilidade Social Empresarial (SER), Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e a Responsabilidade Social Ambiental (RSA). Embora a RSC e RSE possam parecer sinônimas, a empresarial (RSE) tem uma visão mais ampla de beneficiários: os stakeholders – todos que são afetados de forma direta ou indireta por um projeto. Já a corporativa (RSC) é mais voltada ao seu ambiente de negócios e a seus funcionários.

As ações de responsabilidade social normalmente envolvem a adoção de mudanças de comportamento e de gestão, envolvendo os parceiros em uma relação de maior transparência, valores e ética.

Ficar por dentro do que há de tendências na área da administração é essencial para quem atua nessa carreira e também para quem está estudando e se preparando para iniciar essa caminhada. Por isso, cursos de administração se tornam importantes fontes de conhecimento e de valorização do currículo. Há que se considerar também que os cursos online com certificado podem ajudar estudantes a comprovar os créditos necessários em atividades complementares de seu curso técnico ou de graduação.

Estratégia empresarial

As tendências modernas da administração são elementos essenciais a uma boa estratégia empresarial. Mas como se define “estratégia empresarial”? Se define pelo trajeto que uma empresa percorrerá para alcançar seus objetivos. Ela que definirá que direção a organização tomará, considerando os objetivos, as metas e planos da empresa.

Para isso, levará em consideração os seguintes elementos: definição do serviço ou produto, nicho, mercado, público, preço, praça, perfil, objetivos e muitas outras variáveis. Cruzando as informações e dados, será feito um planejamento e criadas as estratégias que direcionarão as ações que everão ser feitas para que se consiga os objetivos e metas traçados para a organização. 

A finalidade da estratégia empresarial é dar melhores resultados para a organização, otimizar o máximo de recursos e alcançar esses resultados de forma mais rápida possível. Uma boa estratégia pode ser o diferencial para que uma empresa ultrapasse seus concorrentes.

Mais tendências na área da administração de empresas:

  • Amplo campo de atuação em micro e pequenas empresas;
  • Crescimento contínuo dos campos de sustentabilidade e responsabilidade social;
  • Oportunidades em negócios internacionais e mercado esportivo;
  • Inovações e novas ideias trazidas pelas startups;
  • Infinitas possibilidades na área de tecnologia da informação;
  • Trabalho home office.

Recursos humanos e formas de comunicação: outros aspectos importantes da Administração

Administração de recursos humanos

De importância vital para uma organização, a área de recursos humanos é quem lida com a administração do fator mais importante para uma empresa: as pessoas. Administração – ou gestão – de recursos humanos são as práticas e políticas de uma empresa que visam conduzir os processos desde o recrutamento até o desligamento do funcionário. A gestão de recursos humanos é um dos grandes trunfos da administração moderna, pois perpassa os procedimentos burocráticos buscando também valorizar o capital humano da empresa, assim como formas de atrair e manter as pessoas das quais as organizações necessitam.

Além disso, a administração de recursos humanos também se encarrega de tratar de temas antes “deixados de lado”, como a questão da diversidade nas organizações, as negociações com sindicatos, os programas de ações afirmativas, dentre outras.

Uma das formas de valorização do capital humano é incentivar o capital intelectual - e que melhor para isso que cursos a distância? Os cursos poderão ser parte das ações de gestão de recursos humanos para a implementação da formação continuada de seus colaboradores. É isso mesmo, as empresas podem disponibilizar cursos na área administrativa a seus colaboradores, como os que tratam de planejamento estratégico ou de liderança, por exemplo.

cursos online direcionados especificamente à administração e gestão de pessoas. Desde as primeiras teorias, e como você poderá ver em um curso online voltado à esse tema, já se previa que o foco deveria ser nas pessoas, daí o surgimento das teorias humanistas e comportamentais e, com o tempo, das técnicas de gestão de colaboradores.

A comunicação organizacional e suas formas

Outro tópico que faz parte de nosso Curso Online Administração – Prática e Fundamentos diz respeito à comunicação organizacional, também chamada de Comunicação Corporativa ou Comunicação Empresarial.

A comunicação organizacional é qualquer atividade, estratégia ou ação da empresa que seja usada para reforçar a imagem da organização junto a seu público de interesse – opinião pública, acionistas, consumidores, empresários e colaboradores, por exemplo. Ela diz respeito a todas as formas de comunicação dentro da empresa: institucional, interna, administrativa e mercadológica.

  • Comunicação institucional: tem como principal objetivo melhorar a imagem da organização frente à sociedade, investidores e consumidores. É a responsável pela construção da identidade e imagem da empresa.

  • Comunicação interna: estratégia fundamental das empresas, sua função é viabilizar a interação entre a empresa e seus colaboradores.

  • Comunicação administrativa: transmite os dados de domínio administrativo aos setores aos quais as informações são pertinentes.

  • Comunicação mercadológica: seu objetivo é vender ou melhorar a imagem dos serviços ou produtos que a organização oferece. São exemplos: merchandising, venda direta, SAC, publicidade etc.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Curso Online Administração – Prática e Fundamentos

O curso online Administração – Prática e Fundamentos traz todos os aspectos importantes e essenciais a um bom curso de administração online. O conteúdo é dividido em módulos, e cada módulo traz vários tópicos, que detalham cada aspecto desse campo do conhecimento. É um curso online totalmente voltado à capacitar com qualidade e eficiência, deixando os cursistas afiados e prontos para encarar os desafios do mundo corporativo.

O portal tem uma equipe pedagógica competente que está sempre incrementando nossos cursos a distância com conteúdo super atualizado. Lembrando também que cada curso que você faz é uma chance de abrir caminho para mudanças profissionais ou para dar um up em sua carreira.

Por que escolher os cursos online do Educamundo?

Se você pensa em fazer um curso online de administração e quer um que seja referência no mercado nacional, o seu lugar é aqui. Os cursos a distância oferecidos pelo portal Educamundo são as melhores opções para quem busca conteúdos de qualidade, investimento acessível e excelência no serviço prestado.

Faça a sua inscrição e conheça um mundo de possibilidades em cursos online com certificado. Você também pode conquistar um certificado - processo opcional. As cargas horárias variam de 5 à 360 horas. Caso esteja se perguntando quanto precisa investir, vamos lhe contar: apenas R$ 69,90, com direito a fazer todos os cursos do Pacote Master, sem nenhuma mensalidade e com acesso durante um ano inteiro. Muito bom!

Tudo que você precisa saber sobre Administração:

  • O que é administração? Também chamada de gestão, a administração é uma ciência social, cuja área do conhecimento é baseada em normas, princípios, teorias e funções que norteiam as organizações do primeiro, segundo e terceiro setor. A administração sistematiza as melhores práticas administrativas para que essas organizações consigam gerir da melhor forma seus recursos materiais, financeiros e humanos.
  • O que é um bacharel em administração? Bacharel é quem concluiu seu curso de graduação em administração. Já os cursos técnicos formam tecnólogos.
  • O que faz um profissional da área de administração? Um dos profissionais mais versáteis do mercado é o de administração. Ele pode atuar como administrador geral, responsável pelas diversas áreas de uma empresa, ou administrador funcional, responsável por determinada área, como projetos, recursos humanos, produção, setor comercial e outros.
  • O que é administração geral de uma empresa? Conforme vimos acima, a administração geral é a função do administrador que cuida do todo, inclusive do acompanhamento dos administradores funcionais.
  • Quanto tempo dura um curso de administração? O curso de graduação tem a duração de 4 anos, o curso técnico de 2 anos e um curso de administração online varia, podendo chegar até 360 horas.
  • Quanto ganha um administrador? O salário de um administrador varia conforme a classificação de seu cargo (geral ou funcional), conforme o nível que ocupa na organização, que pode ser administrador de topo, gerente médio ou gerente de primeira linha, por exemplo. Também varia conforme suas qualificações, habilidades e competências.
  • Como administrar uma empresa? Atualmente essa é uma pergunta bastante comum, dado o número crescente de empresas abertas diariamente. Com o mercado cheio de novos empreendedores, cresce a necessidade tanto de aprenderem sobre administração quanto de contratarem profissionais da área. Um curso online de administração, empreendedorismo ou temas afins é a melhor opção para aprender como administrar uma empresa.
  • Quais são as áreas da administração? A evolução da administração foi criando várias áreas de atuação ao longo do tempo. Podemos citar algumas: gestão de pessoas, marketing, recursos humanos, gestão de projetos, qualidade total, comércio exterior, negócios internacionais, gestão financeira, administração pública e muitas outras.
  • O que é improbidade administrativa? Esse termo está diretamente ligado à administração pública. Trata-se de uma ação desleal e desonesta praticada por um agente público, durante o cumprimento de suas funções. Não é crime, mas o agente pode pagar multa, perder bens, ter seus direitos políticos suspensos etc.
  • O que são os jogos de administrar? Conhecidos como jogos empresariais, fazem parte dos antecedentes históricos da administração, pois nasceram em 3.000 a.C., na China. Popularizaram-se nos EUA na década de 50, e no Brasil, nos anos 80. Fazem parte da grade de cursos de graduação e visam um melhor aprendizado por meio do treinamento de habilidades e do conhecimento adquirido.

Agora conte se gostou de nosso artigo. Aproveite e o compartilhe com seus amigos. Até mais!