A administração financeira e orçamentária é responsável por tratar das operações envolvendo o financeiro das organizações, como transações, fluxo de caixa, pagamentos, orçamentos de projetos e outras atividades.

 

O setor financeiro tem total importância nas atividades de uma organização. Lidar com uma série de transações não é uma tarefa simples, por isso os envolvidos devem se aprimorar sempre nos conceitos ligados ao ramo econômico e contábil – seja nas atividades ligadas à graduação na área ou com um curso de administração financeira e orçamentária.

Presente no dia a dia de qualquer empresa e importante até para rotinas pessoais, esse ramo é fundamental para manter o equilíbrio, buscar o lucro e renovar as atividades da corporação. Com diversas variáveis, os profissionais precisam trabalhar juntos, visando melhorias e tomadas de decisões estratégicas baseadas em um bom planejamento.

Embora desafiadora, a administração financeira e orçamentária atrai diversos interessados, de empreendedores a concurseiros. Tanto para esse público quanto para quem deseja se especializar, há o Curso Online Administração Financeira e Orçamentária, destaque do Educamundo. Esse curso online já foi realizado por diversas pessoas e chama atenção pelos tópicos que descrevem todos os parâmetros da área, ideal tanto para iniciantes quanto experientes.

Cursos a distância como esse são perfeitos para a capacitação, atualização e aperfeiçoamento do aluno. Assim, dá para compreender e dominar todas as noções de administração financeira e orçamentária facilmente. Interessante, não é? Para saber mais e ter uma prévia do que você encontrará em nosso curso online, leia este artigo e fique por dentro do assunto. Com certeza você vai gostar muito das nossas dicas e informações.

Conceitos básicos e curso de administração financeira e orçamentária

Entender os conceitos básicos e preliminares é o primeiro passo para se dar bem na parte de administração financeira e orçamentária para concursos, na graduação e no dia a dia no trabalho. Essa área é inerente para todos os atuantes em contabilidade, economia e administração em si, sobretudo para quem deseja lidar com a gestão de empresas ou com o empreendedorismo propriamente dito.

Sendo assim, para definir a administração financeira e orçamentária é preciso entender as finanças como um conjunto de princípios econômicos responsáveis por maximizar um resultado durante determinado período de tempo. A partir daí, o gerenciamento desses princípios e sua aplicação dependem de um bom planejamento para alcançar o objetivo, papel da administração como um todo.

Realizar a gestão dessas finanças – compostas por crédito, débito, investimento, lucro, entre outros recursos – pensando em orçamentos vantajosos é o principal instrumento de trabalho desse campo em que atuam tanto profissionais formados em contabilidade e economia quanto os gestores de alto escalão de uma empresa /entidade/organização.

Ao investir em um empreendimento, por exemplo, uma das metas principais é ganhar dinheiro. Mas, para alcançar um bom status e se manter sólido perante as crises e problemas diários, somente uma boa administração das finanças dará jeito, por meio de métodos que devem se aprimorar sempre em meio a um mercado econômico oscilante e instável.

Como exemplo prático das noções de administração financeira e orçamentária, podemos destacar a crise econômica atual: enquanto muitas empresas fecham as portas, outras se reinventam e conseguem sobreviver mesmo com os percalços. O segredo é tanto o planejamento quanto a visão estratégica, a racionalidade e o trabalho em equipe, que garantem consistência mesmo em períodos difíceis.

Portanto, se é de seu interesse realizar um curso de administração financeira e entrar de vez nesse ramo, é importante saber que não dá para ficar estagnado, pois o que não faltam são desafios. Por outro lado, situações tensas servem para um bom crescimento pessoal e profissional.

Metas da administração financeira e orçamentária

Para que as noções de administração financeira e orçamentária fiquem ainda mais claras, precisamos salientar que a sua meta principal é a maximização da riqueza, seja no lucro da empresa ou de seus proprietários (acionistas). Para chegar a esse nível existem alguns passos principais que podem se estabelecer paralelamente, porém o cenário é sempre de incertezas – como percebemos na economia diariamente.

O sentido de lucro, nesse caso, pode ser quando a receita é maior que os custos e a despesa ou então no aumento de recursos distribuídos aos acionistas. Nessas variáveis, o conceito de administração financeira e orçamentária revela que o objetivo elementar da área é manter esses padrões equilibrados mesmo sabendo que o mercado financeiro não é estável.

Segundo o especialista Roberto Braga, são necessários cinco aspectos primordiais para a maximização da riqueza: perspectiva de longo prazo, retorno do capital próprio, risco compatível com o retorno, valor do dinheiro no tempo e política de dividendos. Para que sejam cumpridos, dependem tanto do conhecimento das áreas de decisões financeiras quanto do emprego correto das informações contábeis.

Portanto, o trabalho analítico dos profissionais é essencial para alcançar um bom patamar, por isso a equipe deve trabalhar em conjunto e com uma ótima gestão que saiba guiá-la. Além disso, todos precisam de qualificação constante, sobretudo nas tendências do mercado e suas novidades. Em cursos a distância, por exemplo, dá para se renovar com qualidade e total flexibilidade – além do Curso Online Administração Financeira e Orçamentária, o Educamundo possui diversas opções correlatas.

A estrutura do departamento financeiro

Se a equipe deve atuar conjuntamente pensando em bater as metas e manter o equilíbrio na corporação, é importante que cada um exerça suas atividades com a máxima eficiência. Além da capacitação com um curso de administração financeira e orçamentária, é importante que todos tenham noção da estrutura do departamento financeiro de uma empresa.

São funções bem delimitadas e vistas geralmente em organizações de grande porte. Nas micro e médias empresas, ainda é frequente uma pessoa ou grupo agregar tarefas, mas no geral, a planificação correta é composta por:

  • Fiscal: responsável pela organização de notas e ações referentes à legislação recorrente no país, como as tributações em compras, vendas e demais atividades.
     
  • Tesouraria: administra o caixa da empresa e os recursos, lidando diretamente com o sistema de crédito, pagamentos, contas e todo seu fluxo.
     
  • Controladoria: tem foco na contabilidade, planejamento, análise de custos e orçamentos gerais da empresa – as questões financeiras de modo global.

Fique atento: as atividades frequentes realizadas pelo departamento incluem contas a pagar, contas a receber, auditoria, faturamento, controle bancário, investimentos, entre outros. Como essa parte é bastante comum em questões de administração financeira e orçamentária para concursos, vale a pena estudá-la amplamente em cursos online com certificado.

Matemática Financeira

Já que é necessária uma gestão competente das finanças e dos recursos, com base na realidade do mercado econômico e considerando também o tempo e outras variáveis, todos esses parâmetros dependem de uma disciplina estruturada para que seja utilizada pelos profissionais no dia a dia.

É nesse contexto que destacamos o papel da matemática financeira, responsável por atuar nessa relação entre dinheiro, temporalidade e fenômenos como risco, incerteza, inflação, utilidade e oportunidade – parte fundamental de um curso de administração financeira e de muitos cursos online ligados à contabilidade.

Lidar com esse cenário demanda um profundo conhecimento de fórmulas e cálculos, por isso aqueles que se aprimoram em matemática financeira têm boas chances de crescerem na área e tornarem-se administradores renomados. Mais do que contar com bons softwares, aplicativos e ferramentas, um planejamento e a tomada de decisão dependem de bons conhecimentos nessa matéria e todos os pontos que permeiam o campo financeiro e econômico.

Então, nada de subestimar a matemática financeira. Ela sempre estará presente em muitas aulas na faculdade e em cursos online com certificado relativos. Com o conhecimento, a experiência e o aprimoramento, fica fácil compreender seus conceitos e funções. Aqui no Educamundo temos até uma opção exclusiva para isso: o Curso Online Matemática Financeira‍, preparado justamente para lhe fazer um expert.

curso de administração financeira e orçamentaria

Investimentos e Financiamentos

O domínio da matemática financeira e das funções contábeis cotidianas garantem boas análises do mercado e auxiliam em muitas decisões, como a melhor hora de realizar um investimento ou financiamento. Mas você sabe, afinal, do que se tratam essas ações?

Bom, investimento por si só já diz muita coisa, mas tecnicamente falando, trata-se de uma aplicação de recursos para qualquer fim, como por exemplo a operação de crédito de longo prazo para implantação, extensão e modernização dos ativos imobilizados das empresas - materiais, equipamentos e obras.

A partir do momento em que se deseja investir, a empresa pode contar, entre outras opções, com um financiamento feito por uma instituição, seja um banco ou outra opção que empresta o capital para aquisição de bens, serviços e capital de giro pré-determinados. Essa operação se diferencia de um empréstimo, no qual o dinheiro não tem destinação obrigatória, revela o Banco Central do Brasil.

Já de acordo com o Sebrae, entre as modalidades de financiamento mais comuns para os negócios estão: investimento fixo, investimento misto, antecipação de receita, capital de giro, conta garantida, venda e compra intermediadas por sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI), as populares financeiras.

Dependendo da situação, é imprescindível para qualquer empresa recorrer a essas transações. Os serviços provenientes de instituições financeiras são primordiais, tanto na perspectiva de déficit quanto de superávit. A recomendação, nesse caso, é estabelecer uma relação equilibrada para que não aconteçam impulsos e decisões ruins, pois as dívidas podem aumentar consideravelmente e levar ao péssimo efeito da bola de neve.

Dica: a organização das finanças também é tema de cursos online do nosso portal, complementares ao curso de administração financeira e ótimos para alavancar sua visão nessa área tão extensa.

Sistema Financeiro Nacional

Em um país gigantesco como o Brasil, a estrutura do Sistema Financeiro Nacional possui várias segmentações, de órgãos normativos a operadores específicos. Todo esse conjunto tem como objetivo a gestão monetária do governo e da Administração Pública, além de operar sobre as atividades de empresas privadas e indivíduos. A divisão é disposta da seguinte forma:

  • Órgãos normativos: Conselho Monetário Nacional - CMN (moeda, crédito, capital e câmbio), Conselho Nacional de Seguros Privados e Conselho Nacional de Previdência Complementar.
     
  • Supervisores: Banco Central do Brasil – BCB, Comissão de Valores Mobiliários, Superintendência de Seguros Privados - Susep, Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc.
     
  • Operadores: bancos e Caixas Econômicas, Bolsa de Valores, administradoras de consórcios, seguradoras, corretoras, cooperativas de crédito, instituições de pagamento, sociedades de capitalização, entidades abertas e fechadas de previdência.

Tenha em mente que, se você quer trabalhar nessas instituições, é importante compreender a matéria de administração financeira e orçamentária para concursos e compreender como é o funcionamento da entidade de interesse passo a passo. Há sempre muitas vagas e bons salários, e aqueles que se capacitam com um bom curso online conseguem se dar bem na prova e conquistar essa meta tão sonhada.

Mercado Financeiro Brasileiro

Todas as entidades citadas que formam o Sistema Financeiro Nacional são responsáveis por manter os parâmetros e regras do mercado financeiro no país, tanto na relação das corporações quanto de pessoas com os órgãos do governo e instituições privadas. Para se ter ideia, as transações frequentes que você realiza em seu banco são parte desse mercado e ajudam a movimentá-lo, assim como as infinitas negociações que acontecem cotidianamente.

A partir da criação do primeiro Banco do Brasil, esse sistema passou por muitas evoluções e modificações conforme o período. Com a implantação do Plano Real, em meados da década de 1990, os rumos da economia mudaram, e com o advento da tecnologia os processos se tornaram cada vez mais ágeis e modernos. O panorama futuro é que continuem se alterando e que venha um cenário novo após esse longo tempo de crise.

Enquanto isso é necessário fazer boas escolhas e saber administrar os recursos excelentemente para não passar apuros e abrir margem para maiores contratempos. Qualificação, preparo e foco nas tendências do mercado financeiro ajudam muito, e vários cursos online com certificado são perfeitos para se aprimorar nesse e em diversos temas.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Planejamento Tributário

Você já deve imaginar que, assim como os impostos que pagamos por produtos e serviços, as empresas também precisam arcar com uma série de tributos para permanecer em funcionamento. Esse é um ponto de muitas discussões, justamente porque a carga tributária para os empreendedores brasileiros é uma das maiores do mundo.

Mesmo com regimes mais flexíveis, como o Simples Nacional, conforme o crescimento e a lucratividade, os encargos mudam e vão encarecendo. Nisso, torna-se fundamental estabelecer um planejamento tributário eficiente, método indicado para a gestão responsável (e até a redução) de todos esses tributos.

Para se manter perante as obrigações da lei, muitas organizações criam setores direcionados ou até terceirizam esse serviço para evitar multas altíssimas. Cabe tanto ao contador quanto ao ramo contábil ficar de olho em todas as operações desse padrão e, claro, evitar a sonegação – um problema ainda muito latente no país. Para se ter ideia, até junho deste ano mais de 300 bilhões de reais já foram sonegados, uma realidade triste e sistêmica.

Você realmente sabe?

  • O que é AFO? AFO é a sigla de Administração Financeira Orçamentária, sendo responsável por tratar das áreas que envolvem as finanças das organizações, proporcionando equilíbrio e mantendo o balanço financeiro adequado aos propósitos da empresa.
  • Para que serve a administração financeira nas empresas? A Administração Financeira serve para auxiliar no gerenciamento dos recursos financeiros, elevar a riqueza, permitir a continuidade das atividades e o crescimento do negócio.
  • Para que serve o setor financeiro? O setor financeiro administra os recursos de uma empresa e serve para garantir a existência e disponibilidade dos valores necessários para cumprir os objetivos do negócio e não apenas lucros imediatos.
  • Como estudar administração financeira orçamentária? A melhor maneira de como estudar administração financeira orçamentária é iniciando com a leitura da legislação e teoria, fazer resumos, resolver questões e fazer bons cursos online.

Um modo de entender o planejamento tributário e saber como aplicá-lo na sua empresa é realizando o Curso Online Planejamento Tributário‍, preparado para ajudar empreendedores, profissionais e demais interessados em garantir a saúde financeira da corporação e mantê-la em dia com o governo.

Domine a área financeira e orçamentária com cursos online

Qualquer atividade profissional demanda muito preparo e qualificação constante para não ficar atrás. Modernizar as atividades e ficar de olho nas renovações é fundamental para planejar e ter sucesso em suas metas, ainda mais quando se trata de uma área tão vasta como é a financeira.

Tanto nosso curso de administração financeira e orçamentária quanto outros cursos online presentes no Educamundo são fontes perfeitas de informação e especialização. O portal conta com mais de 1200 opções preparadas especialmente para um ensino qualitativo, versátil, seguro e econômico.

Melhor que isso é a possibilidade de realizar o curso online que você quiser, investindo apenas R$ 69,90. O valor é único e garante seu acesso a todos os cursos a distância do Pacote Master por um ano inteiro, além de certificação opcional de acordo com a carga horária de interesse. Que tal dar um plus em seus conhecimentos agora? Comece com o Curso Online Administração Financeira e Orçamentária e escolha demais alternativas que mais chamam sua atenção.

Inscreva-se no Educamundo e indique essa ideia para seus amigos e familiares. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco. Boa sorte e até mais.