Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Recursos Humanos: 10 cursos online essenciais para a área

00i_rh_top-02-1

Lidar com pessoas e entender seus conflitos e necessidades, ainda mais quando se trata do mercado de trabalho, pode ser um desafio para muita gente. Por outro lado, é também inspirador e um verdadeiro aprendizado para outros. Toda empresa e cenário corporativo é feito de gente em todos os setores, e quanto mais indivíduos, mais se vê a necessidade do setor de recursos humanos, conhecido como RH.

Se você já trabalhou em uma corporação, ainda mais aquelas de grande porte, com certeza já deve ter conhecimento desse ramo, responsável pelas contratações e tudo que se refere à gestão de pessoas. Embora pareça uma função difícil e estressante, é muito versátil, flexível e encantadora. Por isso, de um auxiliar até um administrador, todos precisam desbravar o campo e se capacitar, seja com uma graduação, extensão, cursos técnicos ou cursos online.

Quando se trata da última opção, existem alternativas interessantes e que servem para qualificar e aperfeiçoar em diversos níveis. Um bom profissional pode fazer um curso de RH focado em muitas abordagens, das práticas de seleção até elaboração de planos de carreira dentro de uma empresa. Aqui no Educamundo, por exemplo, há uma diversidade de cursos online em recursos humanos para aprender, atualizar e ficar bom dentro da área.

Mas, afinal, do que se trata realmente a gestão de recursos humanos, em termos teóricos e práticos? Em que um profissional pode trabalhar? Bom, há muitas possibilidades. Primeiramente, é preciso entender a definição exata desse ramo, definido como o elo entre os funcionários e a diretoria da empresa. 

Todo lugar só se faz com pessoas, com suas diferenças e personalidades. Intermediar tudo isso para criar um ambiente equilibrado e de bem-estar entre todos os setores é uma das missões da área de recursos humanos. Além disso, é essencial conhecer os direitos trabalhistas, criar táticas e estratégias de desenvolvimento e, em geral, administrar as capacidades e gerenciar as ligações com os mais diversos indivíduos. 

Ao fazer um curso de RH, muita gente se surpreende na versatilidade de funções de um profissional do ramo. Vai muito além do recrutamento e seleção de pessoal para uma determinada empresa. Alguns analistas são inclusive psicólogos, já que precisam entender e lidar com pessoas distintas de todos os cargos e condições, tirando o melhor delas para que cresçam e possam estar sempre motivadas para ajudar as corporações. Ou seja, desafio e inspiração é o que não faltam.

Se você é estudante, já trabalha na área, quer se realocar no mercado de trabalho ou simplesmente entender mais sobre a gestão de recursos humanos, preparamos muitas opções de cursos EAD para te ajudar. Confira nossa lista com os 10+ cursos online desse setor, saiba mais sobre cada um deles e escolha aqueles que te chamam atenção.

10 melhores cursos online em recursos humanos

Administrando Conflitos

O primeiro curso de nossa lista tem tudo a ver com recursos humanos, pois ajuda a lidar com situações que acontecem em muitos lugares. O Curso Online Administrando Conflitos é indicado para todo líder e gestor que precisa manter o ambiente o mais pacífico possível, em meio a tantas personalidades e opiniões. Adversidades aparecem e são comuns, porém, acabam sendo prejudiciais quando saem do controle. 

Por isso, para compreender e gerenciar todos os níveis de um conflito, é essencial realizar esse curso. Atuar como um verdadeiro mediador, dar soluções e garantir o respeito mútuo são alguns passos recomendados e que você compreenderá melhor fazendo cursos EAD como esse. Assim, você se atualiza, conta com um amplo material e conteúdo essencial para ser um gestor de recursos humanos respeitado e com ótimo posicionamento dentro da organização. 

Assédio Moral no Trabalho

Se um conflito já é suficiente para deixar o ambiente de trabalho ruim, imagine situações de assédio moral? Pois é, infelizmente, isso também acontece bastante. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de 40% das pessoas das mais variadas funções já revelaram sofrer algum tipo de assédio, o que configura-se até como risco para a saúde pública. 

Este é um problema sério que a gestão de recursos humanos precisa enfrentar, tanto na percepção no dia a dia, quanto ao receber uma denúncia de um funcionário. Aprender a analisar a situação e saber como agir, é fundamental, visando a harmonia corporativa sempre. Para te ajudar nesse cenário grave, um dos cursos online mais indicados é o Curso Online Assédio Moral no Trabalho.

Com esse curso, dá para compreender o que é assédio, como identificar e como ele se configura de acordo com tipos e etapas. Tomar as medidas legais, auxiliar as vítimas e entender as consequências também fazem parte do conteúdo exclusivo preparado pela equipe pedagógica do Educamundo. Não é à toa que essa opção está no topo dos melhores cursos online em recursos humanos do portal.

##lista_vantagens##

Auxiliar de Escritório/Administrativo

Um profissional de recursos humanos realiza diversas funções administrativas e de escritório, sobretudo na criação de uma série de periódicos e relatórios que precisam ser divulgados para os funcionários ou apresentados para seus superiores. Esse trabalho inclui desde a redação de textos até cálculos essenciais, bem como a preparação de atas para reuniões e noções de atendimento geral, para pessoas de todos os cargos.

Toda essa metodologia e muito mais está presente na terceira posição dos cursos a distância da lista, o Curso Online Auxiliar de Escritório/Administrativo. São noções primordiais para um auxiliar, analista e gestor, que precisam entender corretamente variadas atividades para otimizar seu trabalho. Fazendo esse curso de RH, você terá um conhecimento que pode ser aplicado com abrangência em muitas situações.

Administrando melhor o tempo

Ah, o tempo. Hoje em dia, ele está cada vez mais escasso, ainda mais para quem tem grandes responsabilidades, tanto na vida pessoal quanto no trabalho. Quem atua com recursos humanos sempre tem muita coisa a fazer e decisões a tomar, sobretudo em corporações de grande porte e com muitos indivíduos. Mesmo assim, porém, é preciso que tudo tenha limite.

Se você está com dificuldades em como tornar o trabalho mais fácil e a rotina mais leve, vale a pena investir no Curso Online Administrando melhor o tempo para aprender a viver melhor. Sabia que há muitas estratégias e ideias interessantes que levam a grandes ganhos nessa parte? Aplicando os conceitos desse curso com eficiência, você vai perceber boas mudanças em diversos aspectos.

Excelência no atendimento ao público

Saber falar, como abordar e como orientar os funcionários é fundamental para aqueles que lidam com um setor amplo de desenvolvimento de pessoas. Quem pretende fazer um curso de RH precisa estar ciente da pluralidade de ideias e comportamentos, por isso, é importante ser paciente, conciso e centrado para atender a todos com igualdade. O quinto colocado do ranking dos cursos online com certificado é exatamente para esses objetivos.

O Curso Online Excelência no atendimento ao público mostra, de modo prático e dinâmico, qual perfil e habilidades devem ser considerados para exercer um atendimento de qualidade. Para lidar com o público, independente do contexto, são necessários alguns valores que precisam ser trabalhados constantemente, como boa vontade, paciência e empatia. Além de se aperfeiçoar, estudando com cursos EAD como esse você consegue um comprovante de todo seu empenho em aprender cada vez mais. 

Gestão de recursos humanos

Desenvolvimento organizacional, planejamento de carreira, recrutamento e treinamentos estão entre as principais atividades exercidas cotidianamente por um profissional de recursos humanos. Assim como compreender as metas dessas funções, é preciso se capacitar para conhecer novas práticas e métodos de tornar o trabalho mais eficiente e competente. 

Sendo assim, o Curso Online Gestão de recursos humanos é uma boa proposta para estudantes e atuantes no ramo, complementando seus conhecimentos e mostrando que está ligado em todas as novidades e termos referentes à ocupação. Esse é um dos cursos a distância ''5 estrelas'' do nosso portal, desenvolvido e atualizado com excelência para que todos os alunos estejam bem informados sempre.

cursos online recursos humanos

Gestão de pessoas

Já dissemos aqui que um dos maiores desafios para quem atua com RH é gerenciar tantos comportamentos e personalidades de pessoas com as mais variadas condições. São fatores particulares, condicionais e culturais que precisam sempre ser respeitados com muita postura e bons valores. 

Sétimo curso de RH da lista, o Curso Online Gestão de pessoas revela as melhores estratégias ligadas às competências, liderança e desempenho geral nesse campo, ainda mais nos tempos atuais em que o Brasil passa por uma recessão econômica. Mais do que nunca, é preciso estabelecer uma boa comunicação com os funcionários, identificar seus pontos fortes e pensar em fatores qualitativos para que estejam motivados profissionalmente.

Assim, você pode ser visto mais que um líder, e sim como um parceiro de trabalho. Manter a harmonia e a boa relação com pessoas de todas as posições e setores mostra que você atende ao máximo as especificações para ser um ótimo analista na gestão de recursos humanos.

Gestão da informação e do conhecimento

O Curso Online Gestão da informação é mais um que entra na categoria dos cursos a distância de conteúdos exclusivos do nosso portal. Trata-se de um material específico e indicado tanto para os atuantes no ramo de recursos humanos quanto aqueles que lidam com o ambiente corporativo de empresas privadas e públicas: na educação, saúde, administração pública, entre muitas outras.

Por meio desse curso, todos podem entender, com clareza, do que se trata a gestão da informação e como ela deve ser aplicada em diferentes contextos. Além das questões fundamentais e de toda a bagagem necessária para se tornar um expert no assunto, tanto um auxiliar quanto um líder podem estudar por meio de um dos cursos online com certificado ideais para enriquecer o currículo e a formação.

Relações Humanas

O ápice do conhecimento e atividades cotidianas de qualquer pessoa que se interessa e atua com RH é pensar nas relações humanas. Esse conceito e todas suas nuances devem andar lado a lado com o profissional dessa área, em todos os contextos e ambientes. Já que seu papel é promover o equilíbrio e o melhor clima organizacional, destacar todos os aspectos éticos de cooperação e interação social é essencial.

Por isso, um dos destaques da nossa lista dos cursos online em recursos humanos mais acessados do Educamundo é o Curso Online Relações Humanas, indicado para todos que desejam conhecer e ter contato com todas as condutas fundamentais quando se trata do relacionamento com as pessoas em si, da teoria à prática. Desde a postura até o tom de voz, há muitas dicas de como agir em determinadas situações para que você seja um exemplo de profissionalismo e consiga colocar todos seus valores à mostra. 

Departamento Pessoal

Falando em termos práticos, fazer um curso de RH implica também em ter contato e até dominar a área de departamento pessoal. Essa parte cuida dos métodos burocráticos de uma contratação, mudança de cargo, dispensa e similares, considerando sempre as leis trabalhistas vigentes no país. 

É comum em toda empresa que todos os funcionários procurem os responsáveis pela gestão de recursos humanos para tirar dúvidas sobre salários, direitos como férias e folgas, escalas de trabalho, dentre outras questões. Nessa condição, um profissional preparado e atualizado sempre terá credibilidade e confiança para orientá-los da melhor forma. 

O Curso Online Departamento Pessoal te ajudará muito nessa missão, ainda mais se você não conhece muitos detalhes, tem dificuldades ou pretende se aperfeiçoar nessa parte. Top 10 dos cursos online da lista, te ajudará a lidar com variadas pessoas e situações com eficiência, segurança e comprometimento. 

##lista_curso##

Bônus: Como falar em público

Já falamos dos 10 cursos online em recursos humanos mais procurados do portal, mas decidimos abordar também um bônus que pode te ajudar bastante nesse ramo: o Curso Online Como falar em público

Recentemente, o programa Fantástico, da Rede Globo, começou a transmitir o quadro Olha Quem Fala, que trata especificamente de indivíduos que sentem grande medo e dificuldades sérias em falar com um grupo. Se você também não consegue se comunicar em público, assim como na matéria da TV, pode seguir os passos aprofundados em nosso curso online. 

Como em recursos humanos essa parte é imprescindível para muitos, vale a pena investir nessa opção para se livrar das amarras, como a insegurança e a timidez. Ao final, você se sentirá mais disposto e motivado a conversar com qualquer pessoa e grupos diversos, sendo um grande líder e transmitindo qualquer informação de maneira segura e correta. 

É muito interessante saber que, seja para um estudante, estagiário, analista, gestor ou qualquer outra função dentro da área de recursos humanos, há sempre alternativas incríveis para aprender mais e se capacitar para se tornar um expert em muitos assuntos. Se você gostou da nossa lista e quer fazer todos os cursos a distância descritos, pode ficar tranquilo que essa possibilidade está a seu alcance.

No Foco Educação Profissional, você investe apenas {preco_matricula} e tem à disposição mais de 700 cursos online com certificado por um ano. Inscreva-se para começar a estudar com excelência agora. 

Se tiver alguma dúvida ou opinião sobre nosso artigo, não deixe de comentar. Compartilhe com os amigos também. Até mais.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.