As dinâmicas de grupo são ferramentas que auxiliam o processo de organização e formação de grupos sociais , possibilitando a criação e recriação do conhecimento. Elas possibilitam a discussão e reflexão dentro do coletivo, ampliação, criação, formação e transformação do conhecimento individual e coletivo.

O tema de nosso artigo de hoje é dinâmica de grupo. Se você já presenciou alguma durante um processo de seleção ou já fez parte da coordenação de uma como estagiário ou profissional, sabe bem o poder que essa prática tem. Geralmente ela é utilizada para quebrar barreiras em um período de muita tensão para muita gente, ajudando na comunicação e interação, além de servir como uma forma de identificação de qualidades e desvantagens de candidatos. Porém, ela pode ser aplicada em muitas outras situações, como em encontro de jovens, idosos, moradores do mesmo condomínio, pacientes de um hospital, e outras opções que visam agregar pessoas.

Apesar de ser muito realizada no Brasil e no mundo, essa etapa do recrutamento e de diversos outros trabalhos demanda dos profissionais muitas habilidades e conhecimentos específicos acerca da área. Nossa sugestão a quem possa se interessar é o curso de Dinâmica de Grupo, que disponibiliza materiais completos e atualizados a respeito desse conceito tão valorizado por empresas de todos os portes. Profissionais de Recursos Humanos, de Sociologia e de Psicologia devem estar atentos às novidades voltadas para a gestão de pessoas e uma das formas mais fáceis e proveitosas de garantir saberes é através dos cursos online.

Aqui no Educamundo não há somente o curso online dinâmica de grupo, mas muitas outras ideias de cursos a distância voltados para RH e áreas correlatas. Que tal então participar do debate que preparamos para você neste artigo? Aqui elencaremos diversos tópicos indispensáveis e muitos cursos online com certificado elaborados por um setor pedagógico dedicado. Acompanhe!

Tudo sobre o curso de dinâmica de grupo e pontos indispensáveis

Dinâmica de Grupo: conceitos básicos

A dinâmica de grupo é uma atividade realizada visando atingir um ou mais objetivos comuns a um certo número de pessoas. Por meio de conversas e brincadeiras, é trabalhada alguma finalidade, sendo que esta deve ser esclarecida e debatida entre os participantes. Os especialistas nessa prática trabalham sempre com dois princípios básicos e muito importantes: o primeiro é a promoção da interação - jamais deve haver exclusão de quaisquer pessoas e todas as opiniões, sugestões e críticas devem ser utilizadas para o crescimento e melhoria do grupo em questão. O segundo é o favorecimento do aprendizado utilizando ações motivadoras, ou seja, instigando o pensamento crítico, a vazão de emoções e a criatividade.

Entre os vários teóricos que estudaram essa temática, podemos citar o psicólogo alemão Kurt Lewin (1890-1947), que é um dos mais importantes do setor e, por isso, muito abordado em cursos EAD da área, como no curso online dinâmica de grupo. Segundo ele, os grupos devem ser divididos por fases de desenvolvimento assim como a própria vida: infância, adolescência e fase adulta. Conhecer mais sobre essas etapas é extremamente essencial para que a dinâmica traga os resultados esperados. Veja só as características de cada uma:

  • Infância: para o estudioso, essa fase é quando há a formação inicial do grupo, tal qual os primeiros meses de uma criança: precisa de auxílio para se formar, se integrar e para desenvolver as primeiras ideias.
     
  • Adolescência: é a segunda fase da dinâmica, quando são esperadas situações em que um ou mais participantes demonstrem precipitação, desespero ou algum problema de natureza emocional. A partir disso, serão analisadas as pessoas que continuarão no processo e quais as regras que todos deverão seguir.
     
  • Fase adulta: se caracteriza por haver discernimento nas decisões, mesmo se elas não terminarem como esperado. É mais comum que a equipe já esteja estruturada e entrem em consenso mais facilmente, visando a conquista de um objetivo coletivo.

Entender o passo a passo dessa e de outras conceituações sobre as dinâmicas de grupo é imprescindível para profissionais que trabalham com gestão de pessoas, atendimento ao público, pesquisa, entre outros. O interessante é que esses conteúdos podem ser aprendidos de uma forma prática em cursos a distância como os que oferecemos aqui no portal. Estudar teorias famosas como essa que citamos de Kurt Lewin em um curso de recursos humanos pode ajudar bastante a realizar provas da faculdade, acertar questões em concursos públicos ou até mesmo melhorar o rendimento no trabalho.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Principais objetivos da dinâmica de grupo

Entenda como funcionam os processos e técnicas de dinâmica em grupos:

  • Como funciona uma dinâmica em grupo? Funcionam como forma de avaliação e identificação de perfis, poder de convencimento, capacidade de tomada de decisão em curto período, criatividade, habilidades de relacionamento no coletivo, quebra gelo, descontração e conhecimentos gerais e específicos de cada um.
  • Como aplicar técnicas de dinâmica de grupo em dependentes quimicos? Trabalhando a psicoeducação com temas relacionados à dependência química, família, espiritualidade, comorbidades, prevenção de recaídas, autoestima e outros. Volta-se para o desenvolvimento de habilidades para lidar com situações que deixam o dependente vulnerável, ajudando a superar essas dificuldades e lidar com sua dependência.
  • Como funciona a dinâmica de grupos em empresas? Funcionam como parâmetro para conhecer as características comportamentais e emocionais de cada participantes. Servem como forma de integração entre os funcionários, motivação para realização de tarefas, sugestão de ideias que ajudam a contribuir com o desenvolvimento da empresa. Essas dinâmicas ajudam a criar um ambiente de trabalho harmonioso.

As técnicas das dinâmicas de grupo podem ser realizadas em diversos contextos - é possível aplicá-la até mesmo com crianças. Em cada caso é trabalhado um objetivo diferente, sendo que a frequência vai depender da resolução do mesmo. O mediador deve estar atento quanto as participações ativas e como o grupo receberá as orientações e/ou fará as atividades, pois será ele que definirá a necessidade de fazer outras reuniões, modificar a finalidade, abortar certas ideias, etc. Entre os principais intuitos de se fazer uma dinâmica estão:

  1. Treinamento: muito utilizado em empresas ou instituições de ensino que visam ensinar a seus colaboradores novas regras, habilidades, comportamentos e funções. 
  2. Informação: pode ser aplicada em inúmeros casos. Consiste em informar, explicar, tirar dúvidas e promover o entendimento sobre um determinado tema, alguma mudança ou até mesmo algum fato.
  3. Solução de problemas: largamente requisitado por profissionais de gestão de pessoas. Todas as empresas e lugares que trabalham com o público podem vir a sofrer com conflitos. Desta forma, são trabalhados conceitos de resolução de tais problemas.
  4. Tomada de decisões: outra medida importante para qualquer estabelecimento onde convivem muitas pessoas. Visa traçar um plano de ação? Convoque uma dinâmica de grupo para tomar a decisão assertiva. 
  5. Integração de pessoas: esse objetivo é típico das entrevistas de emprego coletivas e também de grupos minoritários, como em escolas, hospitais, assistências sociais, etc. Tende a dar muito certo, pois as técnicas melhoram a harmonia, a comunicação e sensibilidade.

Viu só como as dinâmicas são abrangentes? Se inicialmente elas podem parecer simples, estudando os conceitos e as práticas mais amplamente é possível notar que elas oferecem um leque enorme de possibilidades e por isso são tão valorizadas no universo profissional. Você pode se aproveitar do vasto conteúdo de diversos cursos EAD acerca do assunto, sobretudo do Curso de Dinâmica de Grupo, do Curso Online Gestão de Recursos Humanos‍ e do Curso Online Gestão de Pessoas‍, todos com inúmeros tópicos esclarecedores para os participantes.

Breve Histórico da Dinâmica de Grupo

É difícil imaginar que o bate papo em um processo seletivo ou no treinamento da empresa já foi alvo de experiências de laboratório, não é mesmo? Mas foi exatamente isso que propôs o próprio psicólogo alemão, Kurt Lewin, que citamos anteriormente, em 1938. Juntamente com sua equipe, ele iniciou todo um trabalho de pesquisa com grupos experimentais, e já nessa época denominou o procedimento de Dinâmica de Grupo.

Contudo, a prática não foi imediatamente disseminada para o mundo todo - ela ganhou notoriedade somente após a 2ª Guerra Mundial, quando Lewin se mudou para os Estados Unidos. Depois de resultados expressivos em muitos de seus estudos e experiências, o teórico inaugurou um dos mais reconhecidos centros de referência em Dinâmica dos Grupos: o NTL Institute for Applied Behavioral Science, em 1947.

Foi nessa época também que o conceito foi trazido para o Brasil, mais precisamente em 1948, quando o psicólogo francês Pierre Weil desembarcou no país a convite da conhecida instituição SENAC. Cerca de 10 anos depois, o especialista começou a trabalhar com grupos de empresas a fim de mostrar a potência que as dinâmicas de grupo têm para a gestão organizacional. Um de seus primeiros trabalhos, segundo a Sociedade Brasileira de Dinâmicas de Grupo, foi de sensibilidade com gerentes do Banco da Lavoura em Minas Gerais, fazendo uso, além das técnicas de DG, recursos de Psicodrama.

curso de dinamica de grupo

Relembrando:

  • O que é dinâmica de grupo em psicologia? São estratégias que incentivam a comunicação e ação dos membros com o objetivo de facilitar a troca de experiências e a comunicação entre os participantes. É uma teoria de campo aplicada na psicologia social, que vê o grupo como um todo dinâmico, no qual a alteração em parte afeta o todo e que há influencia mútua e ressignificação de valores.

A Dinâmica de Grupo nos diversos campos de atuação

Como já falamos, as dinâmicas são super bem-vindas em muitas situações. Se o objetivo estiver entre os que citamos anteriormente, ela provavelmente vai ajudar bastante, independente de qual for o grupo participante. Segundo a coach Renata Melo, as técnicas podem ser apresentadas para quaisquer tipos de público: crianças, jovens, mulheres, empresários, religiosos, pacientes, idosos, entre muitos outros - basta ter conhecimentos sobre a prática, profissionalismo e ética. Para que você entenda melhor em quais áreas a DG ajuda a colher bons frutos, explicaremos abaixo de forma básica:

Administração e Recursos Humanos

Adm e RH são os dois campos de atuação que mais estudam a dinâmica de grupo atualmente, juntamente com outros conteúdos de gestão de pessoas. O mercado de trabalho atual pede que os profissionais dessas áreas estejam aptos a atender os mais variados tipos de pessoas, visando sempre entender a personalidade, as habilidades, os conhecimentos e as dificuldades de cada um. O profissional de RH pode atuar fazendo entrevistas de emprego e, ainda, treinamentos internos. É um conjunto de saberes que são trabalhados para recrutar candidatos para variadas empresas, descobrir talentos, verificar o que não está funcionando dentro da corporação, administrar conflitos, entre outros.

O profissional de administração também deve ter a expertise para atender candidatos a vagas e os colaboradores das empresas, no entanto, é mais comum que ele atue em cargos de liderança, realizando orientações, coaching, treinamentos, etc. É importante saber que no curso de recursos humanos ou de administração na faculdade, há lições voltadas para o recrutamento de pessoal, porém, precisam ser bem reforçadas para fazer a diferença no âmbito profissional.

Uma das soluções viáveis do mundo moderno são os cursos a distância, afinal, eles podem ser realizados em qualquer hora do dia ou da semana, sem atrapalhar a sua rotina. Aqui no Educamundo existem diversas opções de cursos online com certificado para você apostar, como o curso online Administrando Conflitos‍, o curso online Relações Interpessoais na Empresa‍ e, claro, o curso online Recrutamento e seleção de pessoal‍, três ótimas dicas para você completar seu conhecimento no assunto e ser mais reconhecido.

Psicologia

Outro profissional que também pode trabalhar com gestão de pessoas em recrutamentos é o psicólogo. No entanto, além dessa função, utilizando conhecimentos adquiridos em um curso online dinâmica de grupo bem elaborado, ele pode atender públicos variados em seu próprio consultório, em clínicas, hospitais e situações adversas em qualquer entidade ou estabelecimento. Muitos especialistas em psicologia do Brasil têm apostado nas dinâmicas para fazer mediação familiar, por exemplo, algo que é extremamente necessário em caso de brigas, separações, casos de drogas, menores em situação de risco, gravidez na adolescência, entre outros temas complicados e muito presentes na sociedade.

A área de atendimento psicológico em grupo é muito abrangente e vive um momento super aquecido no mercado atual, por isso, quem está em busca de uma qualificação que dê bons resultados, pode investir nesse campo sem medo. Para lhe ajudar, temos alguns cursos online voltados para esse tipo de tratamento, como, por exemplo, o Curso Online Psicologia Organizacional e do Trabalho. Vale saber que há muitas outras alternativas interessantes e que prometem deixar seu currículo bem diferenciado.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Pedagogia

A área da educação também pode ser beneficiada com as dinâmicas de grupo, sabia? Quem trabalha no ramo da pedagogia ou psicopedagogia pode aplicar técnicas precisas em grupos de crianças e adolescentes, ou se for o caso, de jovens e adultos. Os objetivos podem ser os variados, sendo muito úteis, principalmente, em casos de conflitos entre alunos. Atualmente tem acontecido muitas reuniões coordenadas por psicólogos ou os próprios pedagogos para discutir casos de preconceitos e bullying dentro das instituições de ensino.

Nesse sentido, os profissionais terão um papel de grande responsabilidade e por conta disso devem procurar meios seguros de atualização quanto às melhores abordagens, as brincadeiras mais indicadas, como receber os alunos, mediar brigas, entre outros. Nossa sugestão, como você já deve imaginar, é o aperfeiçoamento em cursos online com certificado sobre a temática. Além de muitas informações pertinentes, eles conferem a documentação comprovando todo o conhecimento adquirido.

15 Exemplos de dinâmicas de grupos para processo seletivo:

1. Mural temático.

2. Minha identidade.

3. Conselheiros e aconselhados.

4. Hora da história.

5. Troca de segredos.

6. Dinâmica do desafio.

7. Candidatura - "Eu sou o produto".

8. Argumentação criativa.

9. Negociação: mobiliando o departamento comercial.

10. 1,2,3. 30 segundos.

11. 5 bolas.

12. Batalha dos sexos.

13. A bola pergunta.

14. A casa.

15. A coisa mais importante do mundo.

Dinâmicas de grupo: estude, aprimore e cresça profissionalmente

Com este artigo você pode perceber que a dinâmica de grupo é muito mais do que uma simples entrevista de emprego mais leve e descontraída, não é mesmo? Ela pode ser útil em muitos casos, vindo a ajudar pessoas com variados perfis. Que tal fazer parte dessa prática transformadora? Não perca a chance de fazer um bom curso de recursos humanos voltado para esse tipo de conceito em uma instituição renomada como o Educamundo.

Por aqui, com o investimento de apenas R$69,90, você consegue realizar não só o Curso de Dinâmica de Grupo, mas todos os mais de 1200 cursos EAD do Pacote Master do portal pelo período de um ano. Incrível, não é mesmo? Faça já sua inscrição e comece a se qualificar para encarar o mercado de trabalho competitivo.

Dicas de dinâmicas de grupo divertidas:

1. "Quem sou eu?"

2. Trocando crachás.

3. Trenzinho.

4. Fazendo compras.

5. Anúncios classificados.

6. Estourando balões.

7. Balões no ar.

8. As três garrafas.

9. A dança da laranja.

10. O quartel.

11. O viúvo.

12. O presente.

13. O trem.

14. Laranja no pé.

15. Tudo com a mesma letra.

16. Técnica de saída.

17. Uma peça a mais.

18. Costa com costa.

Agora é com você, leitor: conte para a gente o que achou de nosso artigo, contribua com sua opinião e suas vivências na área. Além disso, compartilhe esse material com seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas conheçam as vantagens dos cursos online. Até uma próxima e boa sorte!