Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Psicologia: 7 razões para sempre se atualizar e se qualificar na área

00i_psicologia-02-1

A Psicologia ajuda a identificar e tratar distúrbios emocionais, de personalidade e doenças mentais. Mas compreender o que é psicologia é ir além e entender o seu alcance: a análise de valores, ideias, emoções, atitudes e comportamento do ser humano, assim como a identificação de potencialidades.

Você acha que o comportamento humano é uma incógnita? Não para quem se aprofunda na área de psicologia, que visa estudar e compreender os valores, as ideias e emoções do homem a partir de teorias e práticas conceituadas. A capacitação no ramo da Psicologia abre um leque muito extenso de possibilidades para profissionais, estudantes e demais interessados, e a melhor notícia é que dá para fazer isso de maneira descomplicada, por meio de cursos online.

Hoje em dia há inúmeras formas de aprender mais sobre a psique e áreas correlatas. No entanto, uma das mais modernas, eficientes e que oferecem facilidades para os alunos são os cursos online de psicologia, que são formulados por especialistas no assunto e contam com embasamento teórico sólido e confiável. Eles fornecem o conhecimento que você precisa para crescer na carreira e ser um profissional melhor.

Saiba tudo sobre psicologia

A palavra psicologia vem do grego e significa "estudo da alma" (psyché = "alma", logos = "estudo"). Ela é considerada uma ciência, mas que gera uma área de atuação profissional. Se tratando de ciência, ela visa explanar meios para os seres humanos conhecerem a si mesmo e o mundo onde vivem, explicando resultados das interações com o meio ambiente, com outros indivíduos, com a sociedade, com sistemas socioeconômicos, entre outros.

Vale saber que mesmo com registros antigos de existência, a psicologia só se tornou ciência no final do século XIX, quando Wilhelm Wundt fundou o primeiro laboratório especializado na área. Antes, ela era parte integrante da filosofia. A partir dessa ocasião, muitos autores se dedicaram a esta ciência para construir as múltiplas vertentes existentes.

Quem se especializa nesta área aprende, a partir dos conceitos e práticas de pensadores e estudiosos, tudo a respeito dela para poder aplicá-la em pessoas, grupos ou instituições. Profissionais de psicologia podem trabalhar em clínicas, hospitais, empresas, academias, centros esportivos, entre muitos outros locais, tanto do setor público, quanto privado. Existem muitas opções de buscar conhecimento sobre o tema, como palestras e cursos à distância, que têm sido muito bem aceitos pelo mercado de trabalho atual e podem ajudar a dar um up no currículo.

De acordo com o Instituto de Psicologia da USP, esse segmento possui um alto poder de interdisciplinaridade, ou seja, se relaciona com diferentes setores do conhecimento. O estudo dos fenômenos da mente permeia entre: ciências humanas (filosofia, teoria do conhecimento), biológicas (biologia, neurofisiologia, psicofarmacologia), ciências sociais (sociologia, antropologia) e exatas (ergonomia, psicofísica). De fato, essa é uma área muito abrangente e que merece ser compreendida mais a fundo.

##lista_curso##

O porquê de se capacitar na área

Ainda não está convencido de que esse campo é uma ótima ideia para explorar? Bom, para você ter uma melhor compreensão do que os saberes em psicologia podem te proporcionar, formulamos neste artigo oito motivos para sempre se manter atualizado na área e fazer a diferença no âmbito pessoal e acadêmico e também no mercado de trabalho. Acompanhe.

1 – Ajuda no autoconhecimento

A pessoa que se capacita na área de psicologia, antes de qualquer coisa, aprende mais sobre si mesma. Esse é um passo muito importante para qualquer pessoa que queira ter mais bem-estar, qualidade de vida e recursos para ajudar o outro.

A prática de se conhecer faz com que qualquer indivíduo possa controlar melhor suas emoções, positivas ou negativas, ter domínio de suas reações a situações variadas, assim como saber lidar com frustrações, perdas, instabilidades, etc. E quando se está preparado para tudo isso, a tendência a ser menos ansioso e ter equilíbrio emocional é bem maior.

Segundo o professor de Psicologia da UNG, Luiz Fernando Baccheretti, essa ciência “envolve um autoconhecimento e faz com que o sujeito consiga discernir bem quais são seus próprios conteúdos, os conteúdos das outras pessoas, aprende a lidar com suas angústias e limitações da mesma forma que com sua felicidade e alegria”.

Desta forma, não resta dúvidas de que compreender melhor os conceitos do comportamento humano, diz respeito também aos nossos próprios comportamentos. Então por que não adentrar nesse universo agora, realizando cursos online de psicologia? Aqui no Educamundo há a capacitação em Mapas Mentais, que pode ser um ótimo meio de aprender mais sobre si mesmo, assim como organizar melhor a sua vida.

2 – Pode auxiliar outras pessoas

Além de ajudar a si mesmo, o estudante da área de psicologia garante a chance de poder auxiliar outras pessoas de todas as idades, gêneros e classes, sem distinção alguma. Profissionais e graduandos devem estar sempre se atualizando para poder oferecer o melhor atendimento possível de acordo com seu campo de atuação.

Em hospitais, por exemplo, principalmente em situações delicadas, como no atendimento de pacientes com câncer e outras doenças graves, em estado terminal e diversos problemas que afetem a saúde mental, os psicólogos devem oferecer todo o seu preparo adquirido na faculdade, em congressos e cursos EAD. Eles podem atender tanto esses pacientes, quanto suas famílias, que muitas vezes ficam abaladas com o diagnóstico.

Outro quadro difícil e que pode contar com a experiência de profissionais de psicologia social é o atendimento em casos de violência doméstica contra a mulher, que pode ocorrer em hospitais, clínicas ou até mesmo em delegacias e Institutos Médicos Legais (IML), nos quais são realizados exames como o corpo de delito. É possível se aprofundar nesse assunto específico por meio de cursos à distância também, visando uma especialização para aprimorar o serviço oferecido a estas mulheres.

Mediar conflitos familiares, como o de mulheres vítimas de violência, são constantes no cotidiano de profissionais de psicologia. A presença deles é importantíssima em casos de divórcio, estupro, alienação parental ou simplesmente quando há dificuldades de relacionamento no âmbito familiar. Pessoas com envolvimento com drogas e suas famílias também podem ser atendidas por estes especialistas, que devem conhecer tudo sobre terapia cognitiva comportamental, pois é o campo que trata de problemas específicos e que podem ser sanados.

É também o papel deste profissional, auxiliar crianças e adolescentes das mais diversas formas. Segundo um estudo da PUC-RS, a Psicologia ocupa um espaço importante na defesa e garantia de direitos das pessoas menores de 18 anos, sendo que “o papel do psicólogo é de atenção e proteção integral, devendo considerar a criança e os adolescentes sujeitos de sua história, de direitos, e protagonista desta construção”.

Quem se identifica com a psicologia infantil, pode buscar capacitação em cursos online com certificado para garantir comrpovação do aprendizado na área e se estabilizar neste mercado. Há inúmeras capacitações que podem ser realizadas para garantir um atendimento mais especializado e eficaz como, por exemplo, o curso de Assistência às crianças e adolescentes em situação de risco, que explana sobre um dos maiores problemas sociais do Brasil.

Além desse, há o curso online sobre Bullying nas escolas, que visa capacitar profissionais de várias áreas, incluindo a de psicologia infantil, além de pais e responsáveis, para que saibam lidar com essas situações, que são bem recorrentes em instituições públicas e privadas.

Vale lembrar que pessoas interessadas em psicologia, mas sem formação específica, também podem usufruir de cursos à distância no segmento. É um meio de descobrir a afeição com a área, de se capacitar antes de começar a graduação e também para o público geral que deseja conhecer os princípios desta ciência.

cursos psicologia

3 – Ensina a ver o mundo sob diferentes perspectivas

Aprender mais sobre o comportamento humano sob diversas teorias e vertentes pode “abrir a mente”. Você verá que há muitas maneiras para resolver um único problema, caminhos para direcionar a sua vida e até mesmo escolhas para fazer. Enxergar diferentes perspectivas é um dos bônus de quem se especializa em psicologia, pois é o que faz com que estes profissionais sejam capazes de orientar outras pessoas da melhor maneira. Afinal, cada indivíduo tem uma característica e merece um tipo específico de orientação.

É possível aplicar esse conhecimento enquanto profissional de psicologia organizacional, educacional, social, esportiva e sobretudo da terapia cognitiva comportamental, na qual a abordagem é bastante focada no problema atual do paciente, como obesidade, distúrbios alimentares, depressão, dependência química, TOC, etc. Esse ramo também é disseminado por meio de cursos EAD, também presente na grade do Educamundo, oferecendo uma base completa com conceitos e pressupostos teóricos.

Os "novos olhares" também podem ser adquiridos em uma área moderna: a psicologia positiva, muito aplicada hoje em dia por palestrantes motivacionais em empresas, mas que também é difundida por psicólogos clínicos. Esse segmento visa mostrar ao paciente ou espectador modos positivos de ver as coisas, influenciando a preferência por sentimentos bons, virtudes, qualidades, talentos, entre outras características que elevem a autoestima e promovam bem-estar pleno.

4 – Tem diversos setores de aplicação

Como você pode ver em tópicos anteriores, a psicologia como profissão não consiste somente na famosa cena do especialista em seu consultório e o paciente no divã. Ela pode ser aplicada em diferentes setores e para muitos públicos e, por isso, ganham nomenclaturas específicas para cada área de atendimento.

Sua abrangência ajuda na escolha do melhor segmento para cada profissional, sendo uma das razões pelas quais vale à pena se capacitar, seja em workshops, treinamentos ou cursos online. Veja só os principais tipos e suas características:

  • Psicologia clínica: Essa área se dedica a tratar transtornos mentais do paciente e até mesmo de doenças (não mentais), mas sob aspectos psíquicos. É o tipo mais conhecido de psicologia, aquele no qual o psicólogo está pronto para ouvir o paciente e avaliar, aconselhar e prevenir problemas, porém, sem tratamento com medicamentos.
  • Psicologia social: Está relacionada à prática de analisar o comportamento humano perante a sociedade e de orientar novos meios de interação. Ele visa estudar o que as pessoas pensam e como esse pensamento pode influenciar na vida em comunidade. Há o curso online de Piscologia Social aqui no Educamundo também. Seu conteúdo é essencial para qualquer profissional, pois abrange a teoria, prática e a história da área.
  • Psicologia infantil: As crianças apresentam um universo totalmente diferente dos adultos e os psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais devem estar preparados para isso. A psicologia infantil é abrangente, pois engloba desde o atendimento a crianças com problemas familiares, até situações mais delicadas, como em situação de câncer ou de violência doméstica. Quem quiser se capacitar nesse setor, pode aproveitar os ensinamentos do curso online de Psicologia Infantil.
  • Psicólogo educacional: Esse segmento tem como objetivo estudar o processo de aprendizagem de crianças e adultos, bem como os métodos de ensino de instituições. Esses profissionais trabalham juntamente com educadores a fim de transformar as aulas e o aprendizado dos alunos mais eficientes. Eles conseguem identificar inúmeros problemas que possam estar prejudicando a evolução dos estudantes, como a dislexia ou déficit de atenção.
  • Neuropsicologia: Essa área consiste em pesquisar a fundo o comportamento do homem e sua relação com as ações cerebrais. Visa compreender o acometimento de lesões, má-formações, problemas genéticos que afetam o sistema nervoso causando alterações cognitivas e comportamentais. Há cursos EAD que abordam de forma completa o campo da neuropsicologia, ensinando meios de tratamento, de diagnóstico e de avaliações.
  • Psicologia organizacional: Também pode ser chamado de psicologia do trabalho, o ramo que auxilia tanto os funcionários, quanto líderes, além de corporações inteiras a modificarem fatores internos prejudiciais. Visa explicar a função do trabalho na vida das pessoas e também de ajudar no encontro da vocação profissional.
  • Psicologia do esporte: atletas trabalham sob muita pressão e, às vezes, precisam lidar com uma ascensão social muito rápida. Os especialistas em psicologia esportiva podem ajudá-los a sanar problemas de saúde mental a fim de melhorar o desempenho deles. Disponibilizamos o curso online sobre psicologia do esporte, que prepara o participante para o exercício da profissão em diversas áreas do esporte e não só como psicólogos, mas também como técnicos, instrutores e preparadores físicos.
  • Psicologia criminal: é uma área está dentro da psicologia jurídica e tem o intuito de estudar transtornos de personalidade de criminosos, como a psicopatia. Esse profissional trabalha em conjunto com investigadores de polícia e a perícia para desmembrar casos a partir do estudo comportamental. Se manter sempre atualizado em um curso online de psicologia criminal é a melhor saída para se manter ativo no mercado de trabalho, que oferece chances principalmente para o setor público.

5 – Pode ajudar a crescer em outras áreas

A atualização em psicologia, apesar de ser muito indicada para estudantes e profissionais da área, pode ser feita por qualquer pessoa. A escolha por esse aprendizado pode beneficiar trabalhadores de diversos segmentos, pois como dissemos antes, ajuda na obtenção do autoconhecimento. Tal fator é importantíssimo para crescer na carreira e manter bons relacionamentos.

Além da positividade e conhecimento de si próprio, muitos profissionais podem se utilizar do estudo de psicologia para aplicar no dia a dia do trabalho. Por exemplo, professores podem aprender como lidar com situações complicadas trazidas por alunos, como brigas em classe, violência doméstica, dificuldade de aprendizagem, bullying, entre outras.

Outro exemplo é o caso de quem trabalha com o atendimento de idosos, moradores de rua, deficientes físicos, refugiados ou outros grupos que são passíveis de circunstâncias psicológicas instáveis. Cursos online de psicologia podem ajudar na percepção de adversidades na saúde mental dessas pessoas, facilitando o encaminhamento para psicólogos e/ou psiquiatras.

Isso também pode acontecer com profissionais de RH que realizam o processo de seleção de pessoal, que se beneficiariam bastante de conteúdos de psicologia organizacional para compreender e aplicar técnicas dentro da empresa.

cursos online de psicologia

6 – É uma ciência e, por isso, é aplicada com embasamento científico

Como foi dito no início deste artigo, a psicologia, antes de ser uma área de atuação, é uma ciência. Portanto, todo o conhecimento produzido dentro dela é obtido com base em métodos científicos. Como qualquer outra ciência ela se utiliza de critérios próprios para validar pesquisas e, consequentemente, suas evidências.

Tal fator dá à psicologia uma maior credibilidade e por isso é um quesito positivo para quem quer se especializar em uma área consistente e séria. Os psicólogos têm diferentes técnicas para conduzir suas análises, que também têm como base outras evidências científicas encontradas por estudiosos renomados.

Os métodos embasados cientificamente visam certificar o estudo da mente e do comportamento humano, realizado através de experimentações, estudos de caso, entrevistas, entre outros. Profissionais de terapia cognitiva comportamental, por exemplo, fazem seu trabalho com determinados grupos – obesos, compulsivos, dependentes químicos, etc – a partir de provas científicas sobre o assunto, pesquisas realizadas com pessoas com o mesmo problema e com resultados confiáveis. Isso é determinante para a competências destes profissionais.

7 – Dá a possibilidade de empreender

Esse tópico pode ser explanado de duas formas, por que: aprender mais sobre psicologia pode dar os subsídios que faltam para abrir seu próprio negócio na área: uma clínica, uma consultoria, uma ONG, entre outros; e também pode influenciar positivamente na carreira de empreendedores de diversos outros segmentos.

Cursos online com certificado são perfeitos para pessoas que querem rechear o currículo com boas qualificações e, claro, garantir o conhecimento para poder trabalhar por conta própria, oferecendo um serviço de qualidade sempre. Ao abrir uma Organização Não Governamental para ajudar crianças em situação de abandono, por exemplo, é ideal que se conheça mais sobre psicologia social, cujas teorias vão auxiliar no atendimento a essas minorias, compreendendo melhor o meio em que vivem e ajudando na inclusão à sociedade.

Além disso, quem desenvolve atividades em outras áreas, podem agregar os conhecimentos obtidos nos cursos online deste âmbito para conseguir ser um líder eficiente, saber comandar uma equipe, se relacionar com clientes, sócios e fornecedores, e poder estruturar seu negócio de maneira agregadora. Nesse sentido, o curso online de Gestão das funções organizacionais pode ser um método ótimo para adquirir técnicas de planejamento, foco e organização a fim de aumentar a produtividade.

##lista_vantagens##

Fatos curiosos sobre a Psicologia:

  • A psicologia além do divã: o campo de trabalho do psicólogo ampliou bastante nas últimas décadas e atualmente a psicologia se estende às empresas em seu setor de RH, ao esporte, ao trânsito, ao marketing (analisando o comportamento do consumidor), à área jurídica etc.
  • Freud não é o pai da Psicologia: ele é o fundador da psicanálise. O alemão Wilhelm Wundt que é considerado o pai da Psicologia, pois em 1879 ele iniciou nessa área do conhecimento, com a criação do primeiro laboratório.
  • Psicologia comparada é a mesma coisa que psicologia animal: Pois é, essa ramificação da Psicologia estuda e compara as diferenças no comportamento de seres vivos diversos. Se difere da etologia, pois enquanto essa estuda os animais em seu habitat, a psicologia animal os estuda em laboratório.

Qualifique-se em psicologia e compreenda a mente humana

O ramo de psicologia é muito vasto e pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento. Você pode ver que há muitas razões para buscar mais qualificação nessa área, se tratando de profissionais já atuantes, estudantes ou público em geral.

Cada vez mais o mercado de trabalho exige um número maior de competências de quem quer ingressar nele e por sua abrangência, o setor de psicologia pode ser uma dica e tanto para deixar o currículo mais atraente, principalmente no caso de cursos online com certificado, que além de conhecimento, dá a oportunidade ao profissional de ter o documento que comprova tudo aquilo que foi aprendido.

Ficou animado para descobrir tudo sobre psicologia com a praticidade de um cursos à distância? Faça sua inscrição aqui no Educamundo e tenha acesso às capacitações nesta área e aos mais de 1200 cursos investindo uma única taxa. Mais de 200 mil alunos já atestaram a qualidade dos nossos materiais.

Esperamos que tenha gostado do artigo e caso tenha dúvidas a respeito do tema ou dos cursos online que oferecemos, não hesite em comentar abaixo. Até uma próxima.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.