Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Atividades lúdicas: os benefícios para a mente humana + curso online

atividades-ludicas-educamundo4501-1

Atividades lúdicas são todos os movimentos com o objetivo de divertir e proporcionar prazer para os praticantes, podem ser utilizadas em conjunto com estratégias de aprendizagem e traz excelentes resultados na educação infantil.

Os processos de aprendizagem precisam de estímulos para terem eficiência. O conceito antigo de ensino, mas que ainda é aplicado hoje em dia, de que as aulas devem ter um professor que passa informações e alunos que aprendem simultaneamente, parece não mais satisfazer a sociedade atual. O mundo pede metodologias mais dinâmicas, multidisciplinares e que ofereçam momentos prazerosos de uma só vez. É a típica definição do "aprender brincando".

Para reforçar esse conhecimento e poder aplicá-lo da melhor forma no mundo profissional, indicamos uma preparação no Curso Online Atividades Lúdicas‍ aqui do Educamundo. Esse curso online foi criado por um setor pedagógico dedicado para capacitar, aperfeiçoar e atualizar quem possa se interessar pela temática, ensinando conceitos e técnicas da ludicidade, muito valorizada pelo ramo da pedagogia moderna.

Esse assunto deve ser debatido para modificar o cenário da educação e promover atendimentos mais especializados a grupos diversos. E para lhe mostrar uma prévia do que oferecemos em cursos a distância da área, mais precisamente no curso de atividades lúdicas e como elas podem transformar qualquer tipo de aprendizado, elaboramos o presente artigo. Acompanhe-o e tire todas as suas dúvidas.

Conceitos e benefícios

Muito tem sido dito sobre o lúdico, principalmente no que se refere ao ambiente escolar, seja em congressos, reportagens, artigos e até em cursos online com certificado. Instituições que seguem padrões de ensino baseados em estudiosos da educação como Waldorf ou Montessori têm feito o maior sucesso no Brasil, apesar de não serem atingíveis pela maioria da população: existem poucas pelo país e são bem caras. Mas o que será que elas têm de diferente das escolas convencionais?

Bom, uma escola que prioriza o ensino por meio de atividades lúdicas para educação infantil, fundamental e até médio, procura dar autonomia à criança para absorver conteúdos ao seu modo de entendimento. Muitas delas seguem os preceitos de Maria Montessori, criadora do método de ensino homônimo, o qual consiste em compreender e respeitar as fases de desenvolvimento da criança, e ainda proporcionar um espaço lúdico, no qual ela aprenderá sozinha, mas sob a observação de um tutor. Ou seja, tal metodologia expõe que os pequenos buscam conhecimentos que lhe interessam e têm a capacidade de absorvê-los a partir de experiências, sobretudo sensoriais.

Outro teórico que estudou a fundo o desenvolvimento infantil foi Jean Piaget, conhecido como o pai do construtivismo, outra linha bastante valorizada hoje em dia na educação. Seus estudos pioneiros mostraram que a mente das crianças funciona de modo diferente da dos adultos, e que elas têm potencial para construir o seu próprio conhecimento – daí o nome de seu método. Por interesse, a criança busca um aprendizado e seguirá com ele por fases: assim que aprender certo conteúdo, partirá para outro mais avançado, e assim por diante. Tudo isso sem que haja muita interferência externa, o professor deve estar presente para mostrar caminhos possíveis e tirar dúvidas.

Podemos ainda citar outro estudioso, o russo Lev Vygotsky, que dizia que os momentos de interação social são os mais favoráveis ao aprendizado. Isso por que a troca de informações, a relação colaborativa em um grupo semelhante e a brincadeira envolta ajudam a desapegar de ânsias e angústias, compreendendo técnicas mais facilmente e de uma forma bem mais leve e dinâmica. Ele foi um grande incentivador dos trabalhos em grupo, nos quais podem haver atividades lúdicas para alfabetizar, ensinar matemática, línguas estrangeiras, entre outras disciplinas.

Desta forma, mesmo as atividades lúdicas, consideradas por muitas pessoas somente como recreativas e de diversão, funcionarão como um excelente instrumento de aprendizado. Crianças, adolescentes e até mesmo os adultos terão mais prazer para captar os seus próprios conhecimentos ao brincar e/ou participar de jogos coletivos. Entre os benefícios estão a melhora da autoestima e autoconfiança, potencialização da cognição e coordenação motora, sociabilização efetiva, ganho de afetividade, poder de criação e transformação de ideias, entre muitos outros.

Teorias e práticas sobre o lúdico, célebres no mundo todo, podem ser destrinchadas em cursos a distância, sabia? Conheça mais precisamente em nosso curso de atividades lúdicas e/ou no Curso Online Ludicidade‍ inúmeras informações precisas e conceituadas. 

O Ciclo da Aprendizagem Vivencial

Você pode ver que a ludicidade está bastante presente nos processos de aprendizado e o ciclo da aprendizagem vivencial é um deles. Muito eficaz em dinâmicas de grupo, que podem ser aplicadas em conjunto de pessoas de todas as faixas etárias, esse passo a passo da absorção de conteúdos também pode ser chamado vulgarmente de aprendizado indutivo. Isto é, cada integrante terá a oportunidade de aprender vivenciando, observando e construindo sua constatação, do fato isolado para o geral.

Cursos online abordam esse conceito bem amplamente, facilitando muito o seu conhecimento. Mas para que você entenda, basicamente, o que consiste esse ciclo, listamos abaixo seus componentes:

  • Vivência: consiste em atividades que podem ser realizadas tanto em grupo quanto individualmente, mas que propõem a obtenção de um conceito, produto, serviço, aprendizado de forma geral. Podemos citar um exemplo de treinamentos realizados em empresas que querem lançar algo novo e precisam que todos ajudem com suas opiniões e habilidades.
  • Relato: essa é a hora de compartilhar tudo aquilo que foi observado durante a atividade proposta (geralmente comandada por um gestor, professor, etc). Os participantes devem expor suas impressões sobre o que foi feito, ouvido, analisado.
  • Processamento: a partir das opiniões de cada membro, são discutidas as padronizações de comportamento e ideias.
  • Generalizações: ao entrar em um consenso sobre os relatos anteriores, são constatadas quais as ideias em maior número e/ou semelhantes. Isso consiste em encontrar resultados prováveis, generalizando-os para encontrar uma só aplicação ou resposta assertiva.
  • Aplicação: nessa etapa os participantes organizam e tiram suas conclusões a partir das generalizações e as transferem para uma situação real. Desta forma, é possível fazer planejamentos e ações.

Vale saber que o ciclo do aprendizado por indução pode ser exposto para crianças, adolescentes e adultos, visando explicar novas formas de estudo autônomo. Esse conceito está muito ligado ao lúdico, uma vez que são realizadas dinâmicas descontraídas e fora de um padrão determinado. Tanto é que esse tópico está presente no curso online atividades lúdicas aqui do Educamundo.

10 atividades lúdicas incríveis para alfabetizar:

  1. Lata das letras
  2. Jogos das vogais
  3. Dado de imagens e palavras
  4. Dominó dos nomes
  5. Bingo com nomes e figuras
  6. Quando falo isso você lembra de?
  7. Montar letras e números com blocos de lego
  8. Jogo dos 7 erros
  9. Caça palavras
  10. Memória

Este é um processo que precisa ser estudado por profissionais de Recursos Humanos, Psicologia, Biologia, Ciência, Filosofia, Sociologia… são muitas as áreas de aplicação. Por isso, o conhecimento abrangente em um curso online de qualidade pode ser uma opção inteligente. Indicamos o Curso Online Dinâmica de Grupo‍, que expõe técnicas diferenciadas para apresentar a qualquer tipo de grupo.

Atividades lúdicas para casos específicos:

  • Quais as atividades de socialização para educação infantil? Crianças podem possuir dificuldades de socialização, é bastante comum, nesses casos as atividades lúdicas de integração e socialização infantil podem ser boas opções, por exemplo: pega pega, caçador, carrinho maluco, saci duplo, espelho, fotografo e modelo, gincana do saco em dupla, entre outras.
  • As atividades lúdicas mais recomendadas que aumentam a capacidade de concentração e indicadas para crianças com TDHA são: 1. Amarelinha; 2. Jogos de tabuleiro; 3. Teatro; 4. Jogos de montar; 5. Brincadeiras em grupo; 6. Mímica; 7. Quebra-cabeças; 8. Adivinhação; 9. Blocos de montar.

Funcionamento da Mente Humana

Para perceber os benefícios das atividades lúdicas para alfabetizar, socializar, descobrir de padrões, entre muitos outros, nada foi mais estudado do que a mente humana. Como aprendemos melhor? Como nosso cérebro capta as informações em aulas descontraídas? Ele é capaz de aprender e reproduzir conhecimentos sozinho? Tudo isso foi concebido pela neurociência séculos atrás, e no que se trata de ludicidade como estímulo para o aprendizado, Jean Piaget, neurocientista já citado anteriormente, foi um dos precursores.

Primeiramente, Piaget definiu que a cabeça infantil pensa diferente da cabeça adulta. A partir disso, ele constatou que já na primeira infância o cérebro da criança tem capacidade neural de aprender sozinho, sem que haja uma imposição para tal. De forma leve, experimental, porém bem estruturada e mediada, os pequenos vão atrás de conhecimentos de seu interesse e o concebem de uma forma autêntica. O educador, nesse caso, exerce o papel de mediador.

Nesta via, podemos entender que a mente humana demonstra ser muito mais poderosa do que imaginamos. Quando falamos de atividades lúdicas, por exemplo, nosso cérebro consegue trabalhar ativamente sozinho, mediante o pleno interesse, mas sem que tenhamos que forçar uma situação. Isto é, aprender brincando pode ser uma excelente ideia para quem tem dificuldades de aprendizagem, tem medo de certos desafios, precisa daquele empurrãozinho para conhecer coisas novas, entre outros. 

Os estudos sobre nossa capacidade mental demandam um repertório multidisciplinar e precisam ser adquiridos em instituições qualificadas. Os cursos online com certificado acerca de atividades lúdicas e psicologia do Educamundo podem lhe conferir todas as lições pertinentes e a documentação para que você comprove tudo o que foi aprendido. Que tal experimentar?

Curso online Atividades Ludicas

Jogos em Grupo na Educação Infantil

Uma das formas de estimular a mente humana desde a infância são os jogos coletivos. Eles podem ser apresentados às crianças tanto em casa quanto na escola, em atividades lúdicas para educação infantil ou fundamental. O mais bacana é que, além de entreter, esse tipo de brincadeira promove a interação entre o grupo e potencializa habilidades e conhecimentos.

Há inúmeras opções para que os educadores escolham para levar à sala de aula. Entre jogos de tabuleiro, cartas, perguntas e respostas, esportes, brincadeiras, entre outros, é possível analisar qual melhor se adequa à turma em questão, levando em conta a faixa etária, o nível de dificuldade, os resultados que querem ser atingidos, etc. 

A boa notícia é que há alternativas para todas as necessidades. Na escola, o professor poderá incluir no cronograma de aulas muitos jogos e atividades lúdicas para alfabetizar, ensinar números ou fazer contas, conhecer formas, cores, animais, e muitos outros exemplos de matérias. Além disso, os jogos são excelentes maneiras de ensinar valores, como o respeito ao próximo e às diferenças, saber ganhar e perder, não mentir, ter paciência, e uma vasta lista de características pessoais que podem ser trabalhadas.

A melhor maneira de apresentar boas ideias à classe, é conhecendo cada vez mais sobre o tema. Por aqui você encontra não só o curso de atividades lúdicas, mas muitos outros que podem agregar valor ao currículo como o Curso Online Educação Física Escolar – Jogos e Brincadeiras‍ e o Curso Online Atividades com Crianças‍.

Ah! Importante frisar que a capacitação em cursos online que abordem a inclusão na escola são também são válidos para educadores, pedagogos e coordenadores. Temos por aqui o ótimo Curso Online Educação Especial Inclusiva‍, recheado de conteúdos atualizados e essenciais.

Jogos Computadorizados

Entre as variadas atividades lúdicas para educação infantil e demais etapas do ensino, estão os jogos computadorizados. Apesar de serem mais famosos para o uso recreativo, há possibilidades também para estimular novos aprendizados, como os jogos eletrônicos didáticos. Eles são de extrema importância no mundo atual, já que cada vez mais entramos na era digital e precisamos desses conhecimentos para inúmeras tarefas.

De tão válidos para a educação, muitas escolas e até mesmo governos estão correndo atrás de softwares próprios para aplicar nas escolas, mais precisamente em suas aulas de computação. Geralmente, são jogos criados com a ajuda de pedagogos e demais especialistas em ensino, e que têm o intuito de melhorar a cognição e ensinar conteúdos variados, indo muito além do entretenimento. É um método lúdico que dá super certo, mas que deve ser orientado de perto para que as crianças entendam os limites de tal.

Especialistas do ramo defendem que as tecnologias vieram para agregar e não podem ser ignoradas pelas instituições. É papel da própria escola e dos professores mostrarem como os meios digitais, incluindo os jogos, podem ser benéficos para a vida acadêmica e até mesmo social. Junto a isso, devem vir os exemplos de que não basta sermos meros consumidores, precisamos utilizar a internet e o computador com responsabilidade, sempre visando crescer em algum âmbito.

É nesse viés que dá para citar alguns dos benefícios dos jogos computadorizados, como a grande ajuda no ensino a crianças com dificuldade de aprendizagem, condutas típicas, autismo, TDAH (transtorno de déficit de atenção) e com deficiência. Para tanto, há atividades especiais que podem ser colocadas à disposição junto com os demais colegas, sem problemas, ou em uma sala de recursos multifuncionais, voltada para atender esse público de uma forma exclusiva.

Além disso, dependendo da abordagem do jogo, é possível trabalhar com as emoções, as habilidades e os conhecimentos específicos. Os alunos podem ganhar mais autonomia na informática, mais rapidez de raciocínio, competências matemáticas, em línguas, ciências, e em uma gama incrível de vantagens.

Vícios em Games

Já sabemos que a tecnologia deve ser comemorada e tem inúmeras funcionalidades, incluindo a de ajudar na educação. No entanto, como tudo na vida, qualquer coisa que é consumida em excesso faz mal. E no que se trata de games eletrônicos, há muito o que se discutir ainda no Brasil e no mundo. Meninos e meninas têm a seu dispor video games, computadores, tablets e smartphones repletos de jogos, e até aí tudo bem, mas o que pode influir negativamente nessa brincadeira, é o tempo que os pais permitem que seus filhos joguem.

Psiquiatras dizem que o sinal de alerta para um vício propriamente dito, se dá quando a criança ou adolescente fica mais de duas horas conectado. Passar todo esse tempo jogando, ao invés de ajudar por conta da diversão e somatória de habilidades, acaba prejudicando em diversos aspectos. Entre as principais consequências estão a queda no rendimento escolar, afastamento do círculo social e desavenças no núcleo familiar.

Além disso, esse vício está sendo retratado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um transtorno psiquiátrico, quando diagnosticado como a causa para depressão, alucinações, desordem mental, entre outros problemas de origem psíquica. Por isso, é essencial que autoridades tanto da educação quanto da saúde fiquem atentos a essa problemática e, inclusive, podem se qualificar para atender melhor estudantes e pais preocupados. Uma boa dica é o curso online sobre psicologia infantil.

Com a movimentação de todos, o lúdico pode ser incentivado de forma saudável e o diálogo pode mostrar que para tudo existe um limite. Essas e outras abordagens podem ser compreendidas melhor em um curso online atividades lúdicas e demais cursos a distância aqui do portal.

Ficou interessado em conhecer mais e garantir ótimas chances de trabalho? Faça sua inscrição agora e tenha acesso livre a todos os cursos online do Educamundo investindo somente {preco_matricula}. É isso mesmo, você aprende tudo o que desejar e cresce profissionalmente por um valor justo.

Agora é com você: comente, compartilhe e qualifique-se nos melhores cursos online com certificado do mercado. Continue acompanhando nossos artigos, até uma próxima!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.