Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Pacote Office: como dominar Word, Excel e Power Point

00i_office-02-1

Pacote Office é o conjunto de programas utilizados em grande escala para diversos fins, como negócios, estudos, organização pessoal e outros. É constituído por planilha de cálculos (Excel), editor de textos (Word), apresentações gráficas (Power Point), banco de dados (Access), cliente de email (Outlook) e outros.

Com o mundo cada vez mais informatizado, o mercado de trabalho atual demanda dos candidatos habilidades relacionadas ao uso de computador. Há diferentes tipos de cursos online na área de computação para quem precisa de um diferencial no currículo.

Já pensou nos benefícios que o Curso Pacote Office pode te oferecer? A popular suíte de aplicativos de escritório é uma das mais usadas pelas empresas para elaborar documentos, planilhas, apresentações e arquivos em geral. Muitas pessoas conhecem o Office, mas utilizam os programas de forma superficial ou amadora, sem aproveitar os recursos mais avançados. Saiba que o conjunto de software oferece muitas funcionalidades desconhecidas pelos usuários comuns.

Isso significa que dominar o Pacote Office de modo mais abrangente é um requisito fundamental no momento da contratação de funcionários na área administrativa. Além disso, as ferramentas de escritório são utilizadas também para trabalhos escolares e frequentemente exigidas em editais de concursos públicos.

Pacote Office: Porque investir

Quem faz um ou mais cursos online com certificado pode comprovar o conhecimento e sair na frente na disputa por uma vaga de emprego. A seguir, vamos falar mais sobre as vantagens de cursos EAD de Excel online e outros programas do Pacote Office, tanto para a carreira quanto para a vida acadêmica.

Softwares do Pacote Office

O Microsoft Office é um grupo de aplicações utilizado em computadores com sistema operacional Windows. As ferramentas são voltadas para as necessidades do ambiente corporativo ou doméstico. Isso significa que os programas do Pacote Office servem para quem deseja turbinar a carreira ou para estudantes que precisam desenvolver trabalhos acadêmicos ou pesquisas escolares. Por essas razões os cursos a distância são procurados tanto por pessoas que nunca tiveram aula de informática quanto por aqueles que desejam se especializar. O ensino a distância proporciona ao aluno seguir seu próprio ritmo e avançar conforme sentir necessidade. A qualquer momento ele pode rever o que foi ensinado para consolidar o aprendizado.

Principais aplicações do Microsoft Office

Os programas que fazem parte da grade curricular dos cursos na internet servem para vários tipos de necessidade. Alguns exemplos são o uso de email, elaboração de documentos, tabelas e cadastro de informações. Confira a seguir mais detalhes sobre o Pacote Office:

  • Word: É um editor usado para a digitação de artigos e formatação de textos. Ele é capaz de editar as fontes, estilos, parágrafos, listas e demais aspectos de um documento. O Word é uma ferramenta essencial na grade curricular de um curso de informática na internet. Além de suportar textos, ele permite a integração de outros formatos no mesmo documento, como tabelas, desenhos, gráficos, imagens e links da internet.
  • Excel: É essencial na criação de planilhas, tabelas e relatórios. Possui diversas funções que facilitam cálculos mais complexos. Um curso de Excel é um grande investimento para atuar em profissões que lidam com números e estatísticas. A ferramenta é ideal para o controle de fluxo de caixa, contabilidade, análise de dados estatísticos, planejamento de despesas, controle de vendas, cálculo de preços, entre outros.
  • Power Point: É usado para a elaboração de slides. Os arquivos produzidos com o programa servem para tornar mais dinâmico o conteúdo de reuniões, palestras e aulas. A interface permite a inserção de dados, tabelas, áudio e vídeo em um só arquivo, com formato específico para apresentações em retroprojetor, computador e outros dispositivos.
  • Outlook: O programa funciona como um gerenciador de contas de email, muito usado em cargos que dependem da comunicação por email no dia a dia profissional. Em vez de utilizar provedores comuns como Gmail ou Yahoo, as contas corporativas possuem emails personalizados. Portanto, o Outlook serve como plataforma de envio e recebimento de mensagens. O aplicativo possui também calendário para controle de agenda e compromissos, além de cadastro de contatos e tarefas.
  • Access: É um gerenciador de banco de dados, como por exemplo o registro de clientes ou produtos. O número de pessoas que conhecem o Access e sabem utilizá-lo com eficiência é bem restrito, portanto, é fundamental optar por um curso de informática online que ensine suas funcionalidades.

Tenha conhecimento de computação exigido em concursos públicos

A informática é uma das disciplinas mais comuns em editais de concursos públicos. A matéria é cobrada nas provas e costuma eliminar muitos candidatos despreparados. O erro comum dos concurseiros inexperientes é achar que o simples fato de utilizarem o computador já é garantia de bom desempenho na avaliação. A prova não é prática, ela é feita com perguntas e respostas, da mesma forma que ocorre com Português e Matemática. Por isso, é necessário estudar o conteúdo com mais atenção na aula de informática para ser aprovado.

Os cursos online são grandes aliados de quem precisa aprender informática para passar em concursos. Eles ajudam o candidato a ter maior domínio dos aplicativos, principalmente o curso de Excel, que traz noções da ferramenta com um método simples de entender. As questões referentes a planilhas e funções costumam ser as grandes vilãs dos exames, então comece estudar o Pacote Office completo e se preparar.

É preciso salientar que o organizador do concurso público pode ainda exigir a comprovação do conhecimento em vez de aplicar questões de informática. Essa etapa é conhecida como prova de títulos. Os cursos online com certificado são soluções práticas para alunos que preferem aprender a utilizar o Pacote Office sem sair de casa.

No Educamundo, o estudante escolhe a carga horária para cada um dos cursos a distância oferecidos. Todos os cursos têm certificações de 5 até {carga horaria maxima} horas, sendo personalizáveis para estudantes mais avançados ou iniciantes.

curso pacote office

Conquiste o cargo dos seus sonhos

A concorrência é alta no mercado de trabalho, isso significa que um curso de informática agrega maior destaque para o candidato na entrevista de emprego. Os softwares do Office já fazem parte da rotina das empresas. No momento da contratação, quem já possui um Curso Pacote Office no currículo se mostra preparado para começar a trabalhar sem a necessidade de receber treinamento ou pedir auxílio para colegas. Isso representa economia de tempo e dinheiro para o contratante e mais chances de aprovação para o profissional.

E depois de se tornar um colaborador efetivo, é preciso se preocupar em continuar no cargo. Em momentos de crise ou corte de empregados, somente os melhores conseguem se manter na função. O domínio do Office pode render até mesmo um aumento de salário ou promoção na carreira.

Obtenha uma comprovação de estudos

De acordo com reportagem do site G1, muitos candidatos têm o péssimo hábito de mentir no currículo, informando que possuem curso de computação e conhecimento em Pacote Office. Por esse motivo, os recrutadores pedem uma certificação para comprovar os estudos na área de informática. Vale muito a pena fazer cursos online com certificado em uma instituição conceituada ao invés de realizar uma aula de informática básica que forneça um material superficial e não oferece garantias de comprovação para as empresas. Os cursos do Educamundo são desenvolvidos por um departamento pedagógico exclusivo e comprova os conhecimentos que adquiriu no curso.

Formate textos com mais facilidade

Apenas digitar no Word não é o suficiente para que o documento tenha um visual profissional. A formatação é muito importante no estilo de textos. O editor tem várias funções para a personalizar a disposição do conteúdo, como o alinhamento, tamanho da fonte, cor do texto, cabeçalho, rodapé e outros elementos.

Cursos online com certificado focados no ensino de Office trazem estas e outras ferramentas explicadas passo a passo, para que o aluno compreenda o funcionamento do Word. Aprendendo a utilizar o editor de textos, o usuário consegue criar documentos em instantes, sem perder tempo procurando ajuda na internet.

Crie apresentações dinâmicas e profissionais

Cursos online com aulas de Power Point são ótimos para quem precisa fazer apresentações. Os slides agregam grande impacto visual e complementam o discurso durante reuniões profissionais, seminários e trabalhos escolares. A ferramenta do Office disponibiliza diversos recursos que organizam as informações em formato de texto, imagens, tabelas, vídeos e áudio. Dessa forma, o usuário não precisa interromper a exibição para abrir pastas ou programas. Tudo é organizado em um único arquivo. Basta clicar ou pressionar uma tecla durante a apresentação para o próximo conteúdo ser mostrado na tela.

As aulas de cursos EAD de Excel online e demais programas mostram como deixar as apresentações mais atrativas para perder a atenção do público. De nada adianta ter boas ideias se elas não forem expostas de forma clara, objetiva e agradável.

Seja o mestre das planilhas, funções e cálculos

Há muitos benefícios em fazer um curso de computação que ensine a utilizar o Excel. Um deles é a economia de tempo na execução de tarefas mais complexas. As planilhas do software possibilitam a automatização de cálculos e ainda deixam processos administrativos mais organizados.

Em vez de calcular a média dos alunos usando uma calculadora, um professor pode apenas inserir uma função na planilha. As contas são feitas pelo próprio programa, conforme os dados forem inseridos. Este é apenas um exemplo das várias funções disponíveis no curso de Excel.

Organize seu negócio e finanças pessoais

A suíte de aplicativos Office pode ser usada também por pequenas empresas e profissionais autônomos, para administrar o negócio. Para gerenciar os números, como contas a pagar, cálculo de lucro e valores a receber, o Excel é uma ferramenta poderosa. O aluno de cursos EAD de Excel online que sabe criar tabelas consegue fazer relatórios e gráficos para entender melhor os custos de seu negócio.

Na área de finanças pessoais, uma planilha detalhada auxilia na gestão pessoal do dinheiro. O Excel é útil para o planejamento e avaliação de despesas. Com ele, o usuário pode manter um relatório mensal com o orçamento familiar e anotar todos os gastos como aluguel, transporte, lazer, saúde e contas em geral. Especialistas da área financeira recomendam o uso de planilhas com gastos pessoais para quem deseja ter mais estabilidade e controle do dinheiro.

E, para a elaboração de contratos, manuais, cartas e demais documentos profissionais, o Word tem vários modelos prontos que facilitam a rotina do escritório. Isso sem contar no recurso de correção ortográfica, muito eficaz para quem preza pela qualidade da escrita

Muitos empreendedores gastam boa parte do investimento em programas para gerir o negócio, como um sistema de cadastro de clientes. No caso de pequenas empresas, não é preciso se preocupar com esse tipo de custo. O Access oferece diversos recursos que otimizam a rotina dos departamentos. Alguns exemplos são bancos de dados para cadastro e consulta de:

  • nota fiscal
  • recebimento de materiais
  • fornecedores
  • produtos
  • clientes

As perguntas mais frequentes sobre o Pacote Office:

  • O que é Pacote Office?

    É uma combinação dos melhores aplicativos da Microsoft, composto por programas como Word, Excel, Power Point, Access, Publisher, OneNote e vários outros. Sua aplicabilidade é vasta e compreende trabalho, vida pessoal e estudos.

  • Como baixar Pacote Office grátis?

    O Pacote Office não é disponibilizado gratuitamente, somente para período de avaliação. Há um serviço de assinatura, o Office 365, que pode ser acessado de qualquer lugar. Há uma exceção: o Office 365 é disponibilizado gratuitamente para professores e alunos, desde que tenham um endereço de email escolar válido.

  • Quais os programas do Pacote Office? O Pacote Office também tem programas como o OneDrive, SharePoint, Microsoft Teams, Skype for Business, Exchange, Publisher e vários outros.
  • Qual programa do Pacote Office é utilizado para edição de planilhas e cálculos? 

    O Excel, no qual se pode criar tabelas e gráficos que ajudam na apresentação de dados de maneira atrativa e de fácil entendimento

O Pacote Office é o preferido dos usuários há mais de 26 anos. Lançado em 1989, o Office é o mais completo na área de aplicativos para escritório e sempre recebe atualizações. Por estar no mercado há muito tempo e trazer diversas inovações, ele se mantém como o favorito dos usuários e grandes corporações. Seu diferencial é que ele proporciona soluções eficazes para o usuário, com uma interface amigável.

Além disso, há muitos programas semelhantes lançados de forma gratuita, como o Open Office e a suíte online Google Apps. Há empresas que optam pelo uso dessas versões para economizar no orçamento de, afinal a licença do Microsoft Office é paga. Mesmo nesses casos, quem estuda com a ajuda de cursos a distância e já domina o Pacote Office consegue se adaptar facilmente aos concorrentes. A interface dos aplicativos semelhantes é muito parecida, assim como as ferramentas disponibilizadas e opções de formatação em planilhas, textos, apresentações e bancos de dados.

Agora que você já sabe como é essencial ter conhecimentos de informática, pode se inscrever no Educamundo e começar a estudar no Curso Pacote Office. Já são mais de 200 mil alunos que resolveram dar um upgrade na carreira com um investimento de apena R$79,90 por ano. Saiba também que o Ambiente Virtual de Aprendizagem pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet, como tablet, smartphone ou computador.

Também acha que é fundamental saber utilizar as ferramentas do Office? Queremos saber a sua opinião. Ah, e se você ainda tem alguma dúvida sobre curso de computação na internet ou sobre os benefícios de aprender a utilizar o Pacote Office, fique à vontade e deixe sua pergunta na área de comentários.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.