Home / Cursos Online / Educação / Educação Especial e Inclusiva

Curso Online Educação Especial e Inclusiva

Avaliação

O que você aprenderá

  • O conceito de Educação Inclusiva
  • O professor frente ao processo de inclusão e sua formação
  • Os tipos de deficiências, síndromes e transtornos
  • A afetividade e o trabalho em equipe
  • A avaliação educacional na Educação Especial
  • O currículo e as estratégias pedagógicas inclusivas.

Descrição

A educação é um direito de toda criança independente de qualquer condição, revela o Estatuto da Criança e do Adolescente. Quando se trata de uma criança com deficiência, os métodos educativos são extremamente essenciais, pois são capazes de elevar seu aprendizado e contribuir plenamente para seu desenvolvimento. É por isso que existe a educação especial e inclusiva.

Baseada em muitos apoios e com múltiplas abordagens – geralmente, de acordo com o tipo de deficiência e a condição do indivíduo -, esse método deve estar presente em todas as instituições públicas e particulares, segundo a própria Constituição Federal, além de uma série de decretos como a Política Nacional de Educação Especial e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil.

Visto esse cenário, cabe a uma série de profissionais se aprofundar nessa pauta e tudo que a permeia. São vários assuntos interessantes e fundamentais que podem ser esclarecidos em boas fontes de informação, como os cursos online. Aqui no Educamundo, portal com expertise em ensino a distância, oferecemos a melhor opção para sua qualificação: o Curso Online Educação Especial e Inclusiva.

Com uma grade ampla que trata de tudo referente a esse tema tão importante, esse curso online é atestado por mais de 18 mil pessoas que consideram o conteúdo primordial para seus estudos. Nesse contexto, é interessante perceber que educação inclusiva é uma preocupação para muitos grupos. 

Os cursos a distância do portal são alternativas perfeitas para desvendar todos esses conceitos de forma teórica e prática, pois contam com materiais constantemente atualizados e ainda podem ser realizados no tempo e local em que você achar mais conveniente, com total flexibilidade.

O que você irá estudar

Compreender o cenário da educação inclusiva no Brasil é um dos principais pontos desse curso online, formulado em 8 tópicos para fortalecer seus conhecimentos acerca da inclusividade no processo educativo. 

Veja o que você vai estudar em cada módulo:

Módulo I: Educação Inclusiva - aqui estão reunidos temas como o histórico da educação inclusiva e seu conceito, assim como     a legislação e as políticas públicas que asseguram o acesso de crianças, jovens e adultos à inclusão escolar.

Módulo II: O Professor Frente ao Processo de Inclusão - este é o módulo que insere um debate atual sobre o papel do professor no processo de inclusão e também na progressão dos alunos. 

Módulo III: A Formação do Profissional para a Educação Especial e Inclusiva - este módulo tem foco na formação do profissional interessado em seguir essa carreira, bem como os procedimentos e estratégias que possibilitem desenvolver uma prática pedagógica inclusiva nos ambientes da escola, principalmente na sala de aula. Por meio do AEE (atendimento educacional especializado) e uma série de recursos, é possível auxiliar no desenvolvimento dos alunos com deficiência e garantir sua autonomia para muitas tarefas. Para complementar, abordamos sobre a rede de apoio e sua importância para o trabalho do professor. 

Módulo IV: Alguns Tipos de Deficiências, Síndromes e Transtornos - neste módulo você tem acesso às principais deficiências e a como trabalhar com esses alunos. Dentre as trabalhadas no módulo estão: deficiência física, paralisia cerebral, deficiência múltipla, deficiência visual, deficiência auditiva, autismo, dislexia e transtornos globais do desenvolvimento (TGD).

Módulo V: Informática na Educação Especial: aprendendo a aprender - aqui o conteúdo perpassa pelos aspectos da informática educativa, um método eficiente que ajuda na alfabetização e, claro, na inclusão escolar de pessoas em variadas condições. Outra aula do módulo trata da informática como um poderoso instrumento de análise dentro do contexto da educação especial inclusiva.

Módulo VI: Afetividade e Trabalho em Equipe - o sexto módulo aborda a importância da afetividade, da soma de forças para um melhor desenvolvimento do trabalho e do papel da família no contexto escolar de inclusão. 

Módulo VII: Avaliação Educacional na Educação Especial - a avaliação educacional é o tema deste módulo. Como fazer, o que considerar, por que é tão importante e tudo mais relacionado aos resultados do trabalho feito com alunos com deficiência na escola.

Módulo VIII: Currículo e Estratégias Pedagógicas Inclusivas - para finalizar, o último módulo trata do currículo de atividades para a educação especial inclusiva e das estratégias que podem ser usadas para trabalhar atividades com alunos com deficiência. 

Áreas de atuação

Cursos online com certificado voltados ao panorama da educação inclusiva no Brasil são fundamentais para uma série de profissionais, começando pelos educadores, gestores, coordenadores e demais pessoas envolvidas nesse processo. Infelizmente, ainda são poucos os que sabem do que se trata essa prática e como aplicá-la no cotidiano da escola – tanto em questões pedagógicas quanto estruturais, afinal, a instituição deve estar totalmente preparada para receber uma pessoa com deficiência.

Portanto, especialistas atuantes nesse cenário devem se qualificar urgente, atentando-se aos detalhes mais importantes e trabalhando ativamente para colocar em prática tudo que foi assimilado – seja para professores de todas as disciplinas, educadores voltados ao AEE, diretores e demais profissionais.

Além disso, nossos cursos online também podem ser aproveitados por assistentes sociais, profissionais da área de Direito, saúde, sociologia e até recursos humanos. Assim como a inclusão escolar, as pessoas com deficiência tem uma série de direitos que envolvem todos esses ramos, então nada mais justo que se preparar para atender esse público.

Por fim, qualquer interessado em compreender esse universo deve recorrer aos cursos online com certificado do Educamundo. A informação ajuda no relacionamento e na convivência com esse grupo, e somente assim é possível quebrar barreiras e se libertar de velhos preconceitos. Quem sabe você não se torna um voluntário ou um ativista nessa causa, com a intenção de ajudar a promover a educação inclusiva no Brasil efetivamente?

Objetivos

• Refletir sobre a educação inclusiva: histórico, legislação e políticas públicas.
• Compreender a formação do profissional para a educação especial inclusiva.
• Refletir sobre o papel da informática na educação.
• Analisar a avaliação educacional na educação especial.
• Conhecer os currículos e as estratégias pedagógicas inclusivas.

Área de aplicação

O Curso Online Educação Especial Inclusiva é direcionado principalmente aos profissionais que atuam na área da Educação. O curso está direcionado também para aqueles que queiram aperfeiçoar, atualizar seus conhecimentos e obter uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes livres.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de "cursos livres", como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os "cursos livres" é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público...”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do Educamundo é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Conteúdo Programático

Introdução

Módulo I: Educação Inclusiva

  • Inclusão Escolar
  • Histórico
  • Legislação e Políticas Públicas
  • Educação Especial e Educação Inclusiva
  • Política Nacional de Educação Especial
  • Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: estudo parte 1
  • Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: estudo parte 2
  • Decreto 10.502 de 30 de Setembro de 2020
  • Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência
  • Atendimento Educacional Especializado – AEE
  • Resolução nº 04 CNE/CEB, de 02 de outubro de 2009
  • Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo
  • Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005
  • Normas Gerais e Critérios Básicos para a Promoção da Acessibilidade para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
  • Regulamenta o Benefício da Prestação Continuada – BPC
  • Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas com Deficiência
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394/96)
  • Declaração de Salamanca, 1994

Módulo II: O Professor Frente ao Processo de Inclusão

  • Debate Atual
  • O Papel do Professor na Progressão dos Alunos
  • Formação inicial de professores na perspectiva inclusiva

Módulo III: A Formação do Profissional para a Educação Inclusiva

  • Formação do Professor
  • Rede de Apoio e o Trabalho do Professor
  • Pedagogo/a com Licenciatura Plena, pode atuar na educação especial?
  • O Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva

Módulo IV: Alguns Tipos de Deficiências, Síndromes e Transtornos.

  • Deficiência Física
  • Paralisia Cerebral
  • Deficiência Múltipla
  • Deficiência Visual
  • Deficiência Auditiva
  • Autismo
  • Dislexia
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)
  • Deficiência Múltipla e Superação
  • Tipos de Deficiência Visual e Tratamentos
  • Perda de Audição
  • O Espectro do Autismo
  • Classificação diagnóstica do Autismo
  • Síndrome de Asperger
  • Síndrome de Williams
  • Síndrome de Rett
  • Educação e os Transtornos do Globais do Desenvolvimento

Módulo V: Informática na Educação Inclusiva: aprendendo a aprender

  • A Informática como Ferramenta de Inclusão
  • Informática: um poderoso instrumento de análise
  • Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola

Módulo VI: Afetividade e Trabalho em Equipe

  • Afetividade
  • Trabalho em Equipe
  • Papel da Família

Módulo VII: Avaliação Educacional na Educação Inclusiva

  • A Avaliação Educacional na Educação Inclusiva
  • Inclusão em educação: processos de avaliação
  • Avaliação da Aprendizagem e as Necessidades Educacionais Especiais

Módulo VIII: Currículo e Estratégias Pedagógicas Inclusivas

  • Currículo e Estratégias Pedagógicas Inclusivas
1
MATRICULE-SE
Acesse mais de 1.200 cursos por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90.
2
ESCOLHA SEUS CURSOS
Você escolhe quantos cursos deseja fazer e aproveita todo o material selecionado pela equipe pedagógica.
3
AVALIE SEUS CONHECIMENTOS
Você escolhe a carga horária do curso, entre 5h a 420h e faz uma avaliação de verdadeiro ou falso.
4
CONQUISTE SEU CERTIFICADO
Seja aprovado na avaliação, pague a taxa e emita seu certificado para subir de nível em sua carreira.

O que faz com que nosso certificado seja tão valorizado e destaca o Educamundo

  • Tempo ideal de estudos

Uma plataforma que respeita o tempo mínimo de estudos para dar credibilidade a quem aprende e confiança a quem contrata.

  • Autenticidade do certificado

Todo certificado possui o QR Code, um número exclusivo para dar segurança para você e quem recebe seu certificado.

  • Múltiplos conteúdos

Oferecemos, em nossos cursos, conteúdos diversificados e rigorosamente escolhidos por nosso setor pedagógico, para lhe proporcionar o melhor desenvolvimento e senso crítico.

  • Carga horária flexível

Aqui você tem a liberdade para escolher cargas horárias entre 5h e 420h, conforme sua necessidade.

Cursos online em diversas áreas do conhecimento

No Educamundo, você encontra cursos online sobre Administração, Saúde, Direito, Comunicação, Educação, Idiomas, Bem-estar, Psicologia, Tecnologia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Oferecemos mais de 1.200 opções de cursos para agregar valor à sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Todos os cursos online com certificado são desenvolvidos por um setor pedagógico dedicado que seleciona os temas de alta relevância e os materiais mais enriquecedores.

Certificados valorizados e com flexibilidade

Oferecemos também a opção de obter uma certificação de qualidade em todos os cursos. A carga horária da certificação varia entre 5 e 420 horas e é definida pelo aluno antes de fazer a avaliação.

Os cursos online com certificado são excelentes para você:

  • Prova de títulos em concurso público;
  • Melhorar sua performance em entrevistas de emprego e processos de progressão de carreira;
  • Somar horas em atividades complementares da faculdade;
  • Comprovar seus conhecimentos.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem que lhe dá total liberdade

Para agregar a qualidade do ensino a recursos tecnológicos excelentes, o Educamundo disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um ambiente totalmente dinâmico, intuitivo e otimizado para computadores e dispositivos móveis.

No AVA você:

  • Confere todos os materiais contidos nos cursos;
  • Consegue facilmente assimilar todas as aulas;
  • Se organiza de maneira prática;
  • Acompanha todo o processo de certificação.

O que você aprenderá

  • O conceito de Educação Inclusiva
  • O professor frente ao processo de inclusão e sua formação
  • Os tipos de deficiências, síndromes e transtornos
  • A afetividade e o trabalho em equipe
  • A avaliação educacional na Educação Especial
  • O currículo e as estratégias pedagógicas inclusivas.

Descrição

A educação é um direito de toda criança independente de qualquer condição, revela o Estatuto da Criança e do Adolescente. Quando se trata de uma criança com deficiência, os métodos educativos são extremamente essenciais, pois são capazes de elevar seu aprendizado e contribuir plenamente para seu desenvolvimento. É por isso que existe a educação especial e inclusiva.

Baseada em muitos apoios e com múltiplas abordagens – geralmente, de acordo com o tipo de deficiência e a condição do indivíduo -, esse método deve estar presente em todas as instituições públicas e particulares, segundo a própria Constituição Federal, além de uma série de decretos como a Política Nacional de Educação Especial e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil.

Visto esse cenário, cabe a uma série de profissionais se aprofundar nessa pauta e tudo que a permeia. São vários assuntos interessantes e fundamentais que podem ser esclarecidos em boas fontes de informação, como os cursos online. Aqui no Educamundo, portal com expertise em ensino a distância, oferecemos a melhor opção para sua qualificação: o Curso Online Educação Especial e Inclusiva.

Com uma grade ampla que trata de tudo referente a esse tema tão importante, esse curso online é atestado por mais de 18 mil pessoas que consideram o conteúdo primordial para seus estudos. Nesse contexto, é interessante perceber que educação inclusiva é uma preocupação para muitos grupos. 

Os cursos a distância do portal são alternativas perfeitas para desvendar todos esses conceitos de forma teórica e prática, pois contam com materiais constantemente atualizados e ainda podem ser realizados no tempo e local em que você achar mais conveniente, com total flexibilidade.

O que você irá estudar

Compreender o cenário da educação inclusiva no Brasil é um dos principais pontos desse curso online, formulado em 8 tópicos para fortalecer seus conhecimentos acerca da inclusividade no processo educativo. 

Veja o que você vai estudar em cada módulo:

Módulo I: Educação Inclusiva - aqui estão reunidos temas como o histórico da educação inclusiva e seu conceito, assim como     a legislação e as políticas públicas que asseguram o acesso de crianças, jovens e adultos à inclusão escolar.

Módulo II: O Professor Frente ao Processo de Inclusão - este é o módulo que insere um debate atual sobre o papel do professor no processo de inclusão e também na progressão dos alunos. 

Módulo III: A Formação do Profissional para a Educação Especial e Inclusiva - este módulo tem foco na formação do profissional interessado em seguir essa carreira, bem como os procedimentos e estratégias que possibilitem desenvolver uma prática pedagógica inclusiva nos ambientes da escola, principalmente na sala de aula. Por meio do AEE (atendimento educacional especializado) e uma série de recursos, é possível auxiliar no desenvolvimento dos alunos com deficiência e garantir sua autonomia para muitas tarefas. Para complementar, abordamos sobre a rede de apoio e sua importância para o trabalho do professor. 

Módulo IV: Alguns Tipos de Deficiências, Síndromes e Transtornos - neste módulo você tem acesso às principais deficiências e a como trabalhar com esses alunos. Dentre as trabalhadas no módulo estão: deficiência física, paralisia cerebral, deficiência múltipla, deficiência visual, deficiência auditiva, autismo, dislexia e transtornos globais do desenvolvimento (TGD).

Módulo V: Informática na Educação Especial: aprendendo a aprender - aqui o conteúdo perpassa pelos aspectos da informática educativa, um método eficiente que ajuda na alfabetização e, claro, na inclusão escolar de pessoas em variadas condições. Outra aula do módulo trata da informática como um poderoso instrumento de análise dentro do contexto da educação especial inclusiva.

Módulo VI: Afetividade e Trabalho em Equipe - o sexto módulo aborda a importância da afetividade, da soma de forças para um melhor desenvolvimento do trabalho e do papel da família no contexto escolar de inclusão. 

Módulo VII: Avaliação Educacional na Educação Especial - a avaliação educacional é o tema deste módulo. Como fazer, o que considerar, por que é tão importante e tudo mais relacionado aos resultados do trabalho feito com alunos com deficiência na escola.

Módulo VIII: Currículo e Estratégias Pedagógicas Inclusivas - para finalizar, o último módulo trata do currículo de atividades para a educação especial inclusiva e das estratégias que podem ser usadas para trabalhar atividades com alunos com deficiência. 

Áreas de atuação

Cursos online com certificado voltados ao panorama da educação inclusiva no Brasil são fundamentais para uma série de profissionais, começando pelos educadores, gestores, coordenadores e demais pessoas envolvidas nesse processo. Infelizmente, ainda são poucos os que sabem do que se trata essa prática e como aplicá-la no cotidiano da escola – tanto em questões pedagógicas quanto estruturais, afinal, a instituição deve estar totalmente preparada para receber uma pessoa com deficiência.

Portanto, especialistas atuantes nesse cenário devem se qualificar urgente, atentando-se aos detalhes mais importantes e trabalhando ativamente para colocar em prática tudo que foi assimilado – seja para professores de todas as disciplinas, educadores voltados ao AEE, diretores e demais profissionais.

Além disso, nossos cursos online também podem ser aproveitados por assistentes sociais, profissionais da área de Direito, saúde, sociologia e até recursos humanos. Assim como a inclusão escolar, as pessoas com deficiência tem uma série de direitos que envolvem todos esses ramos, então nada mais justo que se preparar para atender esse público.

Por fim, qualquer interessado em compreender esse universo deve recorrer aos cursos online com certificado do Educamundo. A informação ajuda no relacionamento e na convivência com esse grupo, e somente assim é possível quebrar barreiras e se libertar de velhos preconceitos. Quem sabe você não se torna um voluntário ou um ativista nessa causa, com a intenção de ajudar a promover a educação inclusiva no Brasil efetivamente?

Objetivos

• Refletir sobre a educação inclusiva: histórico, legislação e políticas públicas.
• Compreender a formação do profissional para a educação especial inclusiva.
• Refletir sobre o papel da informática na educação.
• Analisar a avaliação educacional na educação especial.
• Conhecer os currículos e as estratégias pedagógicas inclusivas.

Área de aplicação

O Curso Online Educação Especial Inclusiva é direcionado principalmente aos profissionais que atuam na área da Educação. O curso está direcionado também para aqueles que queiram aperfeiçoar, atualizar seus conhecimentos e obter uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes livres.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de "cursos livres", como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os "cursos livres" é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público...”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do Educamundo é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Conteúdo Programático

Introdução

Módulo I: Educação Inclusiva

  • Inclusão Escolar
  • Histórico
  • Legislação e Políticas Públicas
  • Educação Especial e Educação Inclusiva
  • Política Nacional de Educação Especial
  • Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: estudo parte 1
  • Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: estudo parte 2
  • Decreto 10.502 de 30 de Setembro de 2020
  • Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência
  • Atendimento Educacional Especializado – AEE
  • Resolução nº 04 CNE/CEB, de 02 de outubro de 2009
  • Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo
  • Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005
  • Normas Gerais e Critérios Básicos para a Promoção da Acessibilidade para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
  • Regulamenta o Benefício da Prestação Continuada – BPC
  • Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas com Deficiência
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394/96)
  • Declaração de Salamanca, 1994

Módulo II: O Professor Frente ao Processo de Inclusão

  • Debate Atual
  • O Papel do Professor na Progressão dos Alunos
  • Formação inicial de professores na perspectiva inclusiva

Módulo III: A Formação do Profissional para a Educação Inclusiva

  • Formação do Professor
  • Rede de Apoio e o Trabalho do Professor
  • Pedagogo/a com Licenciatura Plena, pode atuar na educação especial?
  • O Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva

Módulo IV: Alguns Tipos de Deficiências, Síndromes e Transtornos.

  • Deficiência Física
  • Paralisia Cerebral
  • Deficiência Múltipla
  • Deficiência Visual
  • Deficiência Auditiva
  • Autismo
  • Dislexia
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)
  • Deficiência Múltipla e Superação
  • Tipos de Deficiência Visual e Tratamentos
  • Perda de Audição
  • O Espectro do Autismo
  • Classificação diagnóstica do Autismo
  • Síndrome de Asperger
  • Síndrome de Williams
  • Síndrome de Rett
  • Educação e os Transtornos do Globais do Desenvolvimento

Módulo V: Informática na Educação Inclusiva: aprendendo a aprender

  • A Informática como Ferramenta de Inclusão
  • Informática: um poderoso instrumento de análise
  • Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola

Módulo VI: Afetividade e Trabalho em Equipe

  • Afetividade
  • Trabalho em Equipe
  • Papel da Família

Módulo VII: Avaliação Educacional na Educação Inclusiva

  • A Avaliação Educacional na Educação Inclusiva
  • Inclusão em educação: processos de avaliação
  • Avaliação da Aprendizagem e as Necessidades Educacionais Especiais

Módulo VIII: Currículo e Estratégias Pedagógicas Inclusivas

  • Currículo e Estratégias Pedagógicas Inclusivas
1
MATRICULE-SE
Acesse mais de 1.200 cursos por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90.
2
ESCOLHA SEUS CURSOS
Você escolhe quantos cursos deseja fazer e aproveita todo o material selecionado pela equipe pedagógica.
3
AVALIE SEUS CONHECIMENTOS
Você escolhe a carga horária do curso, entre 5h a 420h e faz uma avaliação de verdadeiro ou falso.
4
CONQUISTE SEU CERTIFICADO
Seja aprovado na avaliação, pague a taxa e emita seu certificado para subir de nível em sua carreira.

O que faz com que nosso certificado seja tão valorizado e destaca o Educamundo

  • Tempo ideal de estudos

Uma plataforma que respeita o tempo mínimo de estudos para dar credibilidade a quem aprende e confiança a quem contrata.

  • Autenticidade do certificado

Todo certificado possui o QR Code, um número exclusivo para dar segurança para você e quem recebe seu certificado.

  • Múltiplos conteúdos

Oferecemos, em nossos cursos, conteúdos diversificados e rigorosamente escolhidos por nosso setor pedagógico, para lhe proporcionar o melhor desenvolvimento e senso crítico.

  • Carga horária flexível

Aqui você tem a liberdade para escolher cargas horárias entre 5h e 420h, conforme sua necessidade.

Cursos online em diversas áreas do conhecimento

No Educamundo, você encontra cursos online sobre Administração, Saúde, Direito, Comunicação, Educação, Idiomas, Bem-estar, Psicologia, Tecnologia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Oferecemos mais de 1.200 opções de cursos para agregar valor à sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Todos os cursos online com certificado são desenvolvidos por um setor pedagógico dedicado que seleciona os temas de alta relevância e os materiais mais enriquecedores.

Certificados valorizados e com flexibilidade

Oferecemos também a opção de obter uma certificação de qualidade em todos os cursos. A carga horária da certificação varia entre 5 e 420 horas e é definida pelo aluno antes de fazer a avaliação.

Os cursos online com certificado são excelentes para você:

  • Prova de títulos em concurso público;
  • Melhorar sua performance em entrevistas de emprego e processos de progressão de carreira;
  • Somar horas em atividades complementares da faculdade;
  • Comprovar seus conhecimentos.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem que lhe dá total liberdade

Para agregar a qualidade do ensino a recursos tecnológicos excelentes, o Educamundo disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um ambiente totalmente dinâmico, intuitivo e otimizado para computadores e dispositivos móveis.

No AVA você:

  • Confere todos os materiais contidos nos cursos;
  • Consegue facilmente assimilar todas as aulas;
  • Se organiza de maneira prática;
  • Acompanha todo o processo de certificação.

Cursos Relacionados