Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

O que são horas complementares na escola?

escola2

Você já se perguntou o motivo da sua escola ter aulas de música, artes ou educação física? Essas atividades são importantes para garantir suas horas complementares.

Mas elas vão muito além de serem somente aulas extras.

Matérias que fogem do tradicional e atividades complementares são essenciais para o desenvolvimento do aluno e sua formação profissional.

De acordo com a lei nº 9.394 de Diretrizes e bases de 1966, e também acrescentada na Lei nº 12.796 de 2013, atividades e horas complementares devem estar disponíveis no currículo base de educação.

Apesar de serem obrigatórias por lei, muitas pessoas, especialmente estudantes, não entendem exatamente o que pode ser considerada uma atividade extracurricular e como funcionam as horas complementares.

Pensando em desmistificar um pouco o sistema de horas complementares na escola, preparamos este texto completo.

Venha conferir com a gente!

O que são horas complementares na escola?

As horas complementares fazem parte das atividades complementares.

Essas atividades pertencem a ações que buscam suplementar as atividades obrigatórias impostas pelo MEC, tanto em escolas do ensino fundamental e médio.

É importante se atentar, todavia, ao fato de que horas complementares não substituem as atividades básicas lecionadas em uma sala de aula, como português, matemática, física, química e demais disciplinas.

Qual é a importância das horas complementares?

Presente em todo currículo escolar, as horas complementares exercem um papel fundamental na formação de um cidadão.

Dessa maneira, as horas complementares funcionam como um adicional ao ensino base, auxiliando os estudantes a explorarem o mundo por diferentes campos de visão.

As atividades e horas complementares tem como principais objetivos: 

• Aumentar o senso crítico;

• Expandir a imaginação;

• Acrescer os horizontes de conhecimento;

• Melhora da qualidade do ensino;

• Ampliar o engajamento dos alunos nas aulas

• Acrescentar no trabalho em equipe

Ademais, as horas extras dispostas nas diferentes aulas, auxiliam uma integração entre os alunos de diferentes turmas a se socializarem e se desenvolverem como humanos.

De onde surgiu a demanda de atividades complementares para a escola?

Há mais de 25 de anos, pedagogos brasileiros entenderam que para uma escola formar de maneira ideal um indivíduo com senso crítico e capacidade analítica, era necessário introduzir horas complementares no currículo escolar.

Por este motivo, se criaram as leis que obrigam todas as instituições de ensino a ministrarem atividades adicionais.

Elas ajudam os estudantes em seu desenvolvimento como aluno e cidadão, além de auxiliar muitas vezes nas escolhas profissionais que farão em um futuro.

Uma aula de artes ou música, por exemplo, pode ampliar a criatividade de um aluno e incentivá-lo a utilizar essas referências na escolha de uma faculdade ou curso. 

Quais são os tipos de atividades para adquirir horas complementares?

Existem diferentes tipos de atividades complementares que uma escola ou faculdade podem oferecer a seus alunos para cumprir os requisitos mínimos definidos pelo MEC.

É importante se atentar ao fato de que cada escola tem a autonomia de ofertar determinadas atividades que forneçam horas complementares a seus alunos. Então, tudo irá depender da instituição em que se estuda.

Abaixo listamos algumas das principais.

Artes

As aulas e seções de artes podem englobar diferentes modalidades, dependendo da disponibilidade da escola em fornecê-las.

Geralmente, uma aula de artes fornece aos alunos dinâmicas de pintura, desenho, modelagem e artesanatos.

Podendo também se direcionar a partes performáticas como teatro e danças.

Música

Muito próxima da aulas de artes, as atividades musicais podem variar de acordo com as instituições e disponibilidade dos alunos.

Esses momentos de horas complementares incentivam os alunos a cantarem, tocarem algum instrumento e até mesmo a formarem pequenas bandas.

Esportes

De todas as horas complementares os esportes geralmente se encontram entre os favoritos.

Futebol, vôlei, natação e atletismo são algumas das principais modalidades praticadas nas aulas de esporte e educação física.

A atividade física é de extrema importância para o desenvolvimento de uma criança ou adolescente e deve ser incentivada sempre que possível.

Grupos de debate

Uma modalidade de hora complementar um pouco diferente são os grupos de debate.

Geralmente ofertado para jovens do ensino médio, o grupo de debate desenvolve a oratória, argumentação e capacidade analítica dos alunos que desejam participar.

Conheça o Educamundo

Somos uma plataforma de ensino online com mais de 13 anos apoiando o crescimento profissional de pessoas em todo o Brasil.

Temos cursos focados em diferentes propósitos como: progressão de carreira, prova de títulos, licença capacitação, administração, informática, direito e educação.

Nossas aulas são totalmente online e você pode assisti-las no celular ou computador, a hora que quiser! 

Todos os nossos cursos fornecem certificados e contam como horas complementares nas principais escolas e faculdades do país.

Clique no link abaixo e conheça todos os nossos cursos

[QUERO CONHECER OS CURSOS DO EDUCAMUNDO]

Conclusão

Existem diferentes formas de adquirir as horas complementares.

Elas têm como principal objetivo expandir o horizonte de conhecimento dos estudantes, aguçando suas habilidades sociais, artísticas ou esportivas.

É importante entender que essas atividades são obrigatórias por lei e a disponibilidade de atividades que fornecem horas complementares irá variar de acordo com instituição em questão. 

Se ficou alguma dúvida em relação as atividades e horas complementares, deixe aqui nos comentários! 

Ficaremos felizes em tirar suas dúvidas.

 

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.