O ensino de artes tem benefícios diretos no processo de construção do indivíduo, desde que sejam aplicados métodos adequados para cada perfil e faixa etária de alunos.
Entretanto, essa forma de ensino tende a trazer desafios para o professor, haja vista a dificuldade em sair das pinturas.
Para ajudar com isso, preparamos a seguir uma lista com 5 atividades para educação que podem ser aplicadas, modificadas e adaptadas para os mais diferentes assuntos de artes na educação infantil.
Como qualquer faixa etária, o professor da educação infantil deve preparar planos de aula, de acordo com os parâmetros curriculares vigentes.
De forma geral, o ideal é que as atividades sejam preparadas de modo a deixar as crianças livres, pois isso fortalece a possibilidade de inúmeras aprendizagens. As artes ensinam o aluno a se expressar, a se conhecer e também estimula a criatividade.
Importante mencionar que muitas vezes as atividades dos alunos da educação infantil não terão padrões estéticos, e o ideal é não interromper as atividades por se prender a esses padrões.
Dito isso, a seguir listamos 5 atividades para a educação infantil que você pode aplicar em casa ou em sala de aula.
Essa primeira atividade traz além da expressão artística, o conhecimento de obras de artes renomadas. Além dos desenhos, você fala com os alunos um pouco sobre a vida do artista, sobre seus diferenciais e também sobre as cores que o mesmo usava e o porque do uso.
Essa atividade tem como intuito estimular a criatividade e instigar a observação. Você deve pedir aos alunos que desenhem objetos, animais ou pessoas do seu dia-a-dia. Nesse tipo de atividade, os professores costumam se surpreender com a riqueza de detalhes das observações.
Outra atividade que traz resultados positivos é levar diferentes texturas para que os alunos construam seus desenhos, como linhas, papéis, flores e sementes. Você pode englobar outros assuntos nessa atividade, por exemplo, se seu tema for meio ambiente, você pode levar os alunos para recolherem folhas na escola e depois deixe que os mesmos usem a criatividade.
Outra atividade que você pode levar aos alunos da educação infantil é o uso de materiais que iriam para o lixo. Nessa atividade, você pode trabalhar também outros temas, tais como formas geométricas.
A ideia dessa atividade é juntar diversas cartolinas e picá-las. Em seguida, todos os alunos devem construir um desenho juntos. Além desta atividadde fortalecer a liberdade de expressão, ajuda a desenvolver o trabalho coletivo entre a turma.
Como você deve ter observado, todas essas dinâmicas estimulam diversas habilidades na educação infantil e podem ser adaptadas. Use sua criatividade!
Outras dicas de atividades: fazer autorretratos, utilizar massinha infantil para construção de pequenos bonecos, promover peças de teatro e fazer slime na aula (as crianças adoram).
A pintura para educação infantil é uma das principais práticas desenvolvidas nas escolas. E muito se engana quem acha que a prática não traz benefícios à criança.
Isso porque, primeiro elas rabiscam, depois pintam e depois escrevem. O bom é que há diversos estudos que associam a pintura com a escrita.
A pintura na educação infantil contribui diretamente no desenvolvimento cognitivo e na criatividade das crianças. E o ponto mais positivo é que a maioria das crianças adoram pintar e veem tal atividade como algo muito divertido.
E como mencionamos acima, dá para combinar a pintura com outros assuntos, pois é assim que as crianças aprendem.
O ensino de arte na educação infantil funciona como um elo entre a criança e o mundo, esse conteúdo trabalha diversos aspectos do desenvolvimento da criança.
De forma geral, a arte funciona como uma ponte para que a criança descubra a si e o mundo ao seu redor. O professor de artes é um condutor, que prepara as atividades com o intuito de atingir determinado objetivo.
O ideal é que a criança seja protagonista no seu processo de ensino-aprendizagem, ela deve sentir liberdade para pensar, observar, ouvir, sentir e expressar.
Além da importância do ensino da arte na educação infantil podemos também observar os benefícios que este conteúdo traz às crianças:
Trabalha o controle corporal;
Melhora a coordenação motora;
Trabalha a capacidade de expressão;
Estimula a criatividade;
Proporciona o conhecimento das emoções e sentimentos pessoais;
Aumenta a empatia;
Desenvolve o raciocínio;
Trabalha a inteligência emocional;
Fortalece o trabalho em grupo;
Contribui no desenvolvimento cognitivo.
Todos esses benefícios podem ser sentidos quando as atividades de artes são centradas no aluno e priorizam a liberdade.
Quanto mais lúdica for a atividade, mais benefícios são associados. Nunca esqueça de que essa etapa da vida das crianças é marcada por descobertas, proporcione atividades que fortaleçam as descobertas individuais de cada aluno.
Use sua criatividade, não se prenda a padrões estéticos, utilize diferentes materiais (como tinta guache ou massinhas), planeje atividades coletivas e faça da arte um elo para a cultura, só assim as crianças terão tudo o que precisam para aproveitar todos os benefícios dessa forma de ensino.
Agora que você já aprendeu sobre os benefícios e conheceu algumas atividades de artes para aplicar em sala de aula, cabe a nós apresentar um material que será extremamente útil para a sua qualificação. Trata-se do Curso de Artes Visuais para Educação Infantil.
Fazendo a sua matrícula hoje mesmo no Educamundo, você tem acesso a este e a todos os mais de 1200 cursos online com certificado opcional do Pacote Master por um ano inteiro, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades.
O pacote dá acesso completo a cursos online de áreas como Educação, Direito, Administração, Saúde e muito mais.
Faça a sua matrícula e aproveite para aprender mais e se qualificar.
E você tem alguma dica de atividade de arte para a educação infantil? Conte para a gente nos comentários!