Home / Blog / Educação Infantil / Campos de experiência da BNCC: atividades para a Educação Infantil
  • 19/08/2022

Campos de experiência da BNCC: atividades para a Educação Infantil


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Campos de experiência da BNCC

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nossas crianças devem aprender por meio de brincadeiras, jogos e interações. Ou seja, de forma lúdica, o que já acontecia mesmo antes da BNCC.

A diferença é que os campos de experiência BNCC foram introduzidos para garantir que os currículos contenham atividades que garantam às crianças um desenvolvimento completo. Como professor — ou futuro professor — da Educação Infantil, você sabe disso. 

No entanto, pela Base ser um documento relativamente novo e bastante extenso, pode ainda gerar dúvidas, principalmente sobre os tipos de atividades que devem ser trabalhadas para contemplar os campos de experiência da BNCC.

Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois, além de ter criado um curso sobre esse tema, o Curso Online BNCC na Educação Infantil, nosso portal também se preocupa em tirar as dúvidas e dar dicas de atividades que podem ser criadas em cada campo de experiência da BNCC. 

Quer ver? Continue lendo o artigo!

Quais são os campos de experiência da BNCC?

A parte da BNCC que cuida do ensino infantil assegura os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nessa fase da educação regular. 

Esses direitos de aprendizagem e desenvolvimento que citamos são seis:

  • conviver;

  • brincar;

  • participar;

  • explorar;

  • expressar;

  • conhecer-se.

Para atingir cada um desses direitos, é preciso que os professores executem os campos de experiência da BNCC.

Esses campos de experiência são cinco e guiam o currículo infantil da faixa etária que compreende crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Conheça a seguir cada um desses campos. 

1. O eu, o outro e o nós

Este campo compreende as atividades lúdicas e brincadeiras que promovam o desenvolvimento da criança com ela mesma, com o outro e com o coletivo (colegas, pais, professores etc.).

2. Corpo, gestos e movimentos

Neste campo é que as crianças têm suas experiências com o mundo por meio dos sentidos. Aqui é trabalhado o desenvolvimento da criança por meio dos movimentos impulsivos ou intencionais, espontâneos ou coordenados, dos gestos e de todos os sentidos.

As crianças começarão estabelecer relações, se expressar, produzir conhecimentos sobre si mesmas e sobre o meio do qual fazem parte, e também começarão a desenvolver e aperfeiçoar a linguagem.

3. Traços, sons, cores e formas

Neste campo estão as manifestações artísticas, científicas e culturais. Aqui as crianças começam a desenvolver conhecimentos sobre cultura e, principalmente, sua própria produção artística.

Música, teatro, filmes, fotografia e pinturas são exemplos do que os professores devem levar à sala de aula. 

4. Escuta, fala, pensamento e imaginação

E é neste campo de experiência que elas começarão a desenvolver a comunicação de maneira completa, por meio não só da fala, como da escuta, do desenvolvimento do pensamento e da imaginação, a fim de que consigam se apropriar de sua língua materna em sua totalidade e se comunicar com as pessoas à sua volta.

5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

É este campo que apresenta às crianças as experiências mais concretas, que remetem à matemática e às ciências de modo geral. 

São nos momentos proporcionados por atividades deste campo que elas verão o espaço, o tempo, as quantidades, as relações e as transformações de maneira bastante lúdica e divertida, assim como nos campos de experiência anteriores. 

Tipo de atividades que podem ser realizadas em cada campo de experiência

Veja agora quais os tipos de atividades que você pode elaborar para suas aulas, com base nos campos de experiência da BNCC:

O eu, o outro e o nós

  • imitar os colegas;

  • vestir fantasias;

  • ouvir histórias;

  • ajudar a arrumar a mesa para as refeições;

  • jogar jogos de estratégia.

Corpo, gestos e movimentos

  • brincar com terra;

  • engatinhar;

  • dançar;

  • brincar com marionetes;

  • brincar de encaixar e empilhar;

  • achar objetos escondidos;

  • brincar de siga o mestre;

  • brincar de esconde-esconde;

  • jogar futebol.

Traços, sons, cores e formas

  • pintar e misturar cores;

  • explorar diferentes texturas e pesos;

  • participar de jogos musicais;

  • identificar sons da natureza;

  • cantar;

  • brincar com massinha através de modelagem;

  • contar histórias;

  • fazer dobraduras.

Escuta, fala, pensamento e imaginação

  • fazer jogos rítmicos;

  • repetir poesias;

  • fazer diferentes traços em cartolina;

  • desenhar as letras;

  • criar sons;

  • reconhecer personagens;

  • brincar de cozinhar, organizando as etapas de cada processo;

  • recontar histórias.

Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações

  • fazer deslocamento em locais com obstáculos;

  • explorar o olfato;

  • empilhar objetos;

  • dividir materiais;

  • descrever seu físico;

  • nomear partes do corpo;

  • brincar de vender frutas;

  • saber ver o dia no calendário;

  • desenhar e explicar fenômenos naturais.

Com essas dicas ficou bem mais fácil elaborar seus planos de aula para a educação infantil, não é mesmo?

Capacite-se em campos de experiência BNCC para educação infantil

E temos outra super dica: nosso Curso Online BNCC na Educação Infantil. Com o que você aprende no curso pode ter insights e ideias para incrementar ainda mais suas aulas.

Para ter acesso a esse curso e a outras centenas de cursos online na área da Educação, basta fazer sua matrícula em nosso portal. É apenas R$ 79,90 e te dá acesso durante um ano inteiro. 

Não dá para deixar para depois, matricule-se já!

SIM! EU QUERO O CURSO

Pesquisar