O Excel é um dos softwares mais populares do Pacote Office. O editor de planilhas da Microsoft oferece funções que executam os mais diversos tipos de cálculos, comparações, cadastros, controles e registros de todos os tipos. É uma ferramenta que ajuda na produtividade e eficiência de qualquer tarefa.

Um dos softwares mais utilizados no mundo todo é o Microsoft Excel. Criado há 30 anos, o programa pertencente ao Pacote Office contém ferramentas que ajudam a reduzir o tempo destinado a cada tarefa, ou seja, é uma mão na roda para quem quer mais produtividade, seja no âmbito profissional, acadêmico ou pessoal. De tão útil que é, o programa Excel se mostra um dos requisitos essenciais para conseguir uma boa vaga de emprego, tanto no setor privado quanto público.

Nesta via, não há alternativa melhor do que o aprimoramento das habilidades em Excel por meio de cursos online com certificado. Essa modalidade de ensino chama a atenção atualmente, pois ensina conteúdos importantes a diversas carreiras de forma prática e eficiente. O Curso Online Excel - Básico e Avançado‍, destaque do Educamundo, é uma dessas opções de curso online, que agrega valor a qualquer currículo e ainda prepara o aluno para interagir da melhor forma no mercado de trabalho.

Elaborado por um setor pedagógico dedicado, o curso online de Excel disponível aqui no portal apresenta um conteúdo programático diferente de outros cursos que encontramos por aí. Ele atende às necessidades de estudantes, profissionais e demais interessados que ainda não possuem experiência com a plataforma, da mesma forma que ensina aqueles que já tem conhecimento intermediário e querem se aperfeiçoar.

Para colher bons frutos na vida profissional, é preciso cair de cabeça nos estudos. Considere a flexibilidade e amplitude dos cursos a distância para atrair a atenção dos recrutadores e conquistar o emprego dos sonhos.

Se você quer aprender como mexer no Excel, dominar fórmulas, criar tabelas dinâmicas, demonstrativos e tudo mais, se capacite para isso. Sendo assim, aprender Excel online é uma excelente opção e lhe deixa bem qualificado para o mercado de trabalho – tenha a certeza de que essa habilidade é sempre exigida.

Com a ajuda deste artigo e de nosso curso de Excel, você se tornará um estagiário, profissional ou cidadão muito mais preparado para encarar todas as tarefas da rotina. Acompanhe do começo ao fim para ficar por dentro das vantagens do software e descobrir como aprender Excel de uma maneira muito mais fácil. Boa leitura!

Excel para a rotina de trabalho

Desde a criação do Microsoft Excel, em 1985, ainda destinado somente para o sistema Mac, da Apple, o programa já despontava como um recurso incrível para gerar produtividade e rentabilidade. Com o nascimento das planilhas eletrônicas, inclusive, os computadores se tornaram indispensáveis para as empresas e para o uso doméstico - antes delas, as máquinas eram mais utilizadas em universidades, associações militares e órgãos oficiais dos governos.

Enxergando a potência das planilhas digitais, os grandes empresários começaram a incluí-las no dia a dia de seus negócios, valorizando a organização e a segurança de dados e documentos em geral. Aos poucos, o programa Excel se popularizou, e os trabalhadores puderam oferecer suas habilidades nele como um diferencial avassalador. Afinal, quem é que gostaria de continuar produzindo tabelas no papel, perdendo boa parte do dia somente para a cópia das mesmas?

Hoje, mais do nunca, os conhecimentos neste software são valorizados pelo mercado, tanto é que a presença de um curso de Excel no currículo é quase que uma obrigação para qualquer profissional. Digamos que todas as áreas necessitam de planilhas para organizar listas, setorizar dados, fazer cálculos, armazenar banco de dados, entre outras atividades. Elas são funcionais dos setores administrativos aos cargos de gerência e diretoria, e por isso são consideradas ferramentas versáteis e democráticas.

Em cursos a distância é possível conferir todas as aplicações do Excel na rotina de trabalho, em diversas segmentações. Veja algumas delas:

  • Fluxo de caixa

  • Cadastro de funcionários

  • Registro de pagamentos e descontos

  • Controle de gastos e lucros

  • Armazenamento de dados diversos

  • Banco de dados de clientes e fornecedores

  • Controle de estoque

  • Controle de entrada e saída

  • Apresentações de resultados

  • Relatórios para variadas finalidades 

São muitas e muitas funções voltadas para o universo corporativo. Os setores de contabilidade, departamento pessoal, recursos humanos e administração são os que mais utilizam o Excel habitualmente, mas outras ocupações podem fazer valer toda a praticidade que o programa oferece para se organizar e economizar tempo.

Publicitários, por exemplo, podem criar planilhas para fazer demonstrativo de resultados mês a mês para seus clientes. Com tabelas dinâmicas e gráficos, ele pode elaborar um documento que exiba as metas alcançadas, as que precisam ser revistas, o que deu errado, o comparativo com outros períodos, etc.

Da mesma forma, vendedores, consultores e auxiliares de vendas, se beneficiarão bastante aprendendo o Excel para organizar sua cartela de clientes ou fazer um controle do que foi vendido, incluindo datas e os dados do comprador. É uma forma interessante para manter informações importantes bem estruturadas para serem consultadas sempre que precisar e ainda muito mais fácil caso seja necessário excluir um nome ou alterar um telefone, por exemplo.

Poderíamos ficar o dia todo aqui listando as vantagens do programa Excel para as empresas e os profissionais. Felizmente, há cursos online com certificado que podem explanar detalhadamente cada uma dessas funcionalidades, contextualizando todas as aulas para as exigências do mercado atual.

Além do curso de Excel, o Educamundo disponibiliza muitas opções de cursos online ideais para potencializar sua formação profissional. Podemos citar a capacitação Administrando Melhor o Tempo‍ e a que trata sobre Gestão das funções organizacionais‍, duas dicas de estudo para estudantes, estagiários, profissionais e interessados em crescer na carreira.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Excel para aplicar no dia a dia

O programa Excel não é funcional somente para o mercado de trabalho. Além de valorizar o currículo e ajudar nas atividades laborais, ele pode ser uma plataforma essencial para a organização das tarefas rotineiras da vida pessoal. Nesse sentido, um curso online de Excel pode ser uma alternativa bacana para ensinar ferramentas para aplicar no dia a dia, deixando o cotidiano muito mais leve e menos estressante.

Nosso curso online, inicialmente, mostra o conteúdo primordial para qualquer pessoa que queira se beneficiar com as planilhas eletrônicas. Essas lições auxiliam na elaboração e edição de inúmeras listas, como:

  • Compras

  • Materiais escolares

  • Tarefas a fazer

  • Gastos mensais (variáveis e fixos)

  • Contas a pagar

  • Controle financeiro geral

  • Nomes para convites

  • Agenda pessoal

  • Cálculos simples e complexos

Essa é apenas uma relação simples de coisas que podem ser feitas depois de estudar em um curso online de referência. Caso você esteja perdido em alguma atividade de casa, na escola dos filhos ou em seus planos para o futuro, o Excel pode lhe dar aquela mãozinha para colocar tudo em ordem.

Além das ferramentas de edição de dados, as últimas versões do programa Excel, tanto para uso doméstico quanto profissional permitem que os usuários armazenem e compartilhem seus arquivos através do serviço de nuvem da Microsoft, o One Drive.

Aprenda a trabalhar no Excel, mas também em outros programas famosos da Microsoft em cursos a distância. Aqui no portal você encontra o Curso Online Pacote Office‍, que possui um material vasto sobre Word, Access, Outlook e Power Point, perfeitos para utilizar no dia a dia tanto em casa quanto no trabalho.

Funções básicas para começar a dominar o Excel

À primeira vista, o Excel pode parecer um bicho de sete cabeças. Com design fraquinho e um layout repleto de linhas e ferramentas de todos os tipos, assusta um pouco os alunos que estão aprendendo o Excel do nível mais básico. Porém, ao enxergar todas as suas potencialidades, é muito comum que essa impressão caia por terra, afinal, ele será o software que vai garantir eficiência em qualquer tipo de trabalho. Além disso, há tantos métodos automáticos, que é a opção perfeita para quem quer economizar tempo.

Mas como aprender Excel e todas as suas ferramentas práticas? Bom, não nos cansamos de dizer que os cursos online com certificado se mostram as melhores pedidas. Com eles, você conhece o passo a passo das diversas funções do programa, de modo a ficar preparado para atuar em qualquer segmento.

Antes de se engajar em um bom curso online acerca da temática, confira abaixo os principais tópicos que merecem sua atenção quando estiver aprendendo Excel:

Adicionar e remover colunas e linhas

Ao abrir a interface do Microsoft Excel, você notará um imenso quadro em duas dimensões, com linhas e colunas, além de pequenas células, as quais sao consideradas os "endereços" dos dados inseridos. As colunas são norteadas pelas letras do alfabeto e as linhas pela sequência numérica normal.

Ao elaborar uma tabela nesta área de trabalho, escrevendo pequenos textos, números, datas, horários, moedas ou demais valores e dados, você precisará ter artimanhas para editar essas informações caso seja necessário. Saber, por exemplo, adicionar e remover colunas e linhas é primordial para que você possa adequar seu projeto, evitando que ele seja compartilhado ou impresso com erros.

microsoft excel

Referências de células

Muita gente quer saber como aprender Excel, sobretudo por suas ferramentas de cálculos. Contadores, economistas e profissionais de departamento pessoal são alguns dos que mais utilizam as fórmulas e funções matemáticas disponíveis pelo software, e por isso precisam ficar por dentro de como fazer essas operações, sobretudo utilizando as referências de células. Essa ferramenta ajuda a manipular as fórmulas com mais facilidade e segurança.

Há dois tipos de referências, as relativas, que fazem com que as fórmulas, ao serem copiadas, não percam suas características originais. Independente de qual células elas estiverem, terão o mesmo efeito sobre os valores, pois se basearão na lógica. E há também as absolutas, que são aquelas que não poderão se adaptar conforme a lógica, e sim, deverão congelar a célula na qual está o valor que será utilizado.

Parece complexo, não é mesmo? Mas esse tipo de conhecimento é extremamente importante para tornar seu dia mais produtivo. Aprendendo o Excel em cursos online relacionados, você fica craque na ferramenta.

Gráficos dinâmicos

Muitas vezes, as tabelas com números, fórmulas, cálculos e textos tornam a leitura maçante. Desta forma, é preciso encontrar meios para deixar o arquivo mais leve, limpo e fácil de ser visualizado. Neste caso, o mais indicado é recorrer aos gráficos dinâmicos, que podem ser gerados a partir dos próprios dados da planilha de forma simples e eficaz.

Com a construção de gráficos, que podem ter formatos diversos, como pizza, linhas, colunas, etc, os relatórios e as apresentações ficam muito mais objetivas e irreverentes. Além disso, quando se trata de gráficos dinâmicos, outra facilidade embutida é a de modificar sua estrutura automaticamente conforme a exclusão, adição ou alteração de itens na planilha.

Por exemplo: uma pesquisa indica os meios de comunicação mais utilizados por um grupo de pessoas. Ao selecionar estes resultados, você pode gerar, facilmente, um gráfico que os demonstre. Mas caso queira excluir algum item da pesquisa, por não ter um resultado tão expressivo ou outro tipo de situação, o gráfico se adaptará a essa transformação. Bacana, não é mesmo? A boa notícia é que nosso curso online pode lhe ensinar tudo isso com detalhes, sem restar qualquer tipo de dúvida, que tal investir?

Inserir padrões 

Com todo o conteúdo que trouxemos por aqui, você já deve ter notado o quanto o programa Excel é, digamos, inteligente, não é mesmo? Por essas e outras que ele é considerado um dos softwares que mais ajudam na produtividade, ele é cheio de truques que proporcionam mais rapidez a qualquer tipo de trabalho.

O preenchimento automático de um padrão determinado é um desses macetes disponíveis no Excel. Eles são perfeitos no caso de planilhas que precisam conter enumerações, meses do ano, dias da semana ou até mesmo uma sequência de resultados a partir de uma única fórmula. Ao invés de você perder tempo preenchendo, por exemplo, janeiro, fevereiro, até dezembro, um de cada vez, dá para fazer isso em poucos segundos utilizando a alça de preenchimento.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Microsoft Excel: aprenda tudo sobre planilhas em cursos online

Viu só quanta informação sobre as famosas planilhas? Se você quer saber como aprender Excel para nunca mais esquecer, aproveite as dicas que passamos aqui neste artigo, além das aulas amplificadas do curso online relativo. Dedicando-se aos estudos em um bom curso de Excel, você entenderá a funcionalidade de cada ferramenta, seja do nível básico, intermediário ou avançado, até porque, a capacitação que oferecemos por aqui engloba conceitos e práticas de todos os graus de conhecimento. 

Sugerimos que você inicie sua qualificação em nosso curso online de Excel, pratique bastante para se tornar um expert, e continue estudando em outros cursos online com certificado. Lembre-se que, para o mercado de trabalho, além dos saberes em informática, é bem importante estar em dia com o inglês, com as funções administrativas, de gestão, comunicação, ética, entre muitas outras. Tudo isso pode ser aprendido aqui no Educamundo, maior portal de cursos livres do mercado.

Inscreva-se agora e garanta o acesso a mais de 1200 cursos online do Pacote Master. O valor investido é de apenas R$69,90, sem taxas de mensalidade ou materiais, e com validade de um ano inteiro. O que está esperando para dar um passo à frente na carreira?  Se liga! Se você quer aprender funções como fazer gráfico no Excel ou como calcular porcentagem no Excel, entre as inúmeras opções de funções existentes no editor, aposte no curso de Excel do Educamundo e solidifique seus conhecimentos na ferramenta.

Conte para a gente o que achou de nossa abordagem, compartilhe para seus amigos e volte mais vezes para conferir outros conteúdos. Bons estudos e até uma próxima!