A administração de empresas é uma subcategoria da administração e estuda as formas adequadas de gerenciar um negócio/organização, tornando-o competitivo e lucrativo.

 

Não importa se você já trabalha na área de administração de empresas há muito tempo, está começando agora ou apenas pensando na possibilidade de seguir esta carreira. O que fará de você um excelente profissional será o conhecimento adquirido. Estudar cursos online é um diferencial que vale a pena investir e te deixará em destaque em relação aos demais colaboradores. Além disso, você terá a praticidade de assistir as aulas de onde e quando quiser. Os cursos EAD são extremamente importantes na carreira administrativa pois ela abrange muitas áreas dentro da empresa. Um administrador poderá trabalhar em setores como: financeiro, faturamento, marketing, RH e muitos outros.

Quer mais uma vantagem para fazer cursos online administração? Sabia que eles também são ótimos caso você tenha a intenção de abrir seu próprio negócio? Isto porque terá a possibilidade de fazer treinamentos especializados em todo o funcionamento da organização, como os de atendimento ao cliente, logística, gestão de pessoas e muitos outros. Se optar por cursos online com certificado, além do conhecimento adquirido, você ainda consegue turbinar seu currículo.

Para se tornar um expert em administração de empresas é fundamental que além de se capacitar, você saiba lidar com pessoas e não deixe o stress te dominar. Quer entender melhor este assunto? Vamos ao nosso artigo com 7 dicas incríveis para você se destacar na área de administração.

Administração de empresas: 7 dicas para encarar o mercado de frente

1. Conheça a profissão mais a fundo

Se você ainda não trabalha na área de administração de empresas, é essencial que você busque conhecimento sobre esta profissão. Pessoas que trabalham com o que gostam sentem-se mais felizes e se dedicam mais ao lado profissional. Então, antes de mais nada, pesquise e converse com quem já exerce a função ou faz faculdade de administração para descobrir se é isto mesmo que deseja para si. Algumas características que se espera de um bom administrador são:

Organização: haverá dias em que o seu superior precisará de um documento ou relatório dentro de minutos, se o seu arquivo estiver bagunçado e demorar para entregar o que lhe foi solicitado, serão pontos negativos para você;

Responsabilidade: é indiscutível que todos os colaboradores da empresa são importantes para a organização e devem ser muito responsáveis, porém os que trabalham na área administrativa estão diretamente ligados aos negócios da instituição e faltas e atrasos poderão prejudicar muito a sua carreira;

Descrição: os profissionais de administração lidam diretamente com os números da empresa, alguns tem acesso ao faturamento, conta bancária e negociações sigilosas. Por isto é de suma importância que o colaborador seja discreto e não passe informações confidenciais da organização a terceiros;

Se você ainda não tem certeza se realmente quer cursar a faculdade, ou deseja um ensino mais rápido, de baixo investimento e com qualidade, faça cursos online administração, com eles você aprenderá ótimas técnicas para ser bem-sucedido, um dos treinamentos excelentes é o Curso Online Auxiliar de Escritório / Administrativo.

Aprimorar seus estudos é sempre muito importante, mas uma pesquisa feita pelo Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) aponta que o curso de administração é a segunda graduação mais procurada do Brasil. São cerca de 801.936 alunos matriculados, no ranking, está atrás apenas do curso superior de Direito. Se você parar para analisar, além de todas as pessoas formadas, outras milhares terão este diploma em breve, e talvez em um processo seletivo ser formado em uma faculdade de administração não seja um diferencial tão importante. O recrutador pode se interessar mais por alguém que tenha vários cursos online. Pense nisto! Se você já fez a graduação invista em novos treinamentos e terá ainda mais possibilidades profissionais.

Conheça também o Curso Online Práticas Administrativas nas empresas.

 

 

2. Aprenda a trabalhar em equipe

Para uma empresa ter sucesso é necessário que todos os funcionários aprendam a trabalhar em equipe e com o setor administrativo não é diferente. Para ser um bom profissional você deverá aprender a lidar com pessoas que possuem temperamentos e opiniões completamente diferentes das suas, e isto com certeza não é uma tarefa fácil. Em nossas vidas pessoais até conseguimos selecionar com quem queremos ter mais convívio e quem preferimos deixar mais distantes. Mas no trabalho não existe a possibilidade de fazer este tipo de escolha.

Uma boa dica é respeitar o pensamento do colega e entender que aquele é o trabalho de ambos. Não é muito simples dividir o lado pessoal do profissional, mas quando estiver dentro da organização, tente deixar qualquer sentimento de lado e busque as melhores soluções para a empresa, sempre. Tome cuidado, as vezes pegamos certa implicância de uma determinada pessoa e tudo que ela fala ou faz parece estar errado aos nossos olhos. Porém isto é muito prejudicial para sua carreira e principalmente para a instituição, esteja aberto a sugestões de todos os colegas e entenda que eles conhecem a organização tão bem quanto você e podem ter ótimas ideias. Infelizmente sempre aparecerão divergências na organização, o que vai te diferenciar é a forma com que você consegue lidar com elas, faça cursos ead especializados e aprenda a administrar conflitos.

Outra excelente dica é fugir das rodinhas de fofocas, ficar no meio de pessoas que só querem saber da vida alheia fará com que você seja mal visto pelos seus superiores, além disto, essas conversas podem atrapalhar o seu desempenho profissional. Mantenha amizade com todos de forma respeitosa e jamais esqueça que você está dentro da empresa e seus atos sempre estarão sendo observados de uma forma ou de outra. 

3. Comunique-se de forma eficiente

Se você que ser um expert em administração empresarial, comece a prestar mais atenção na forma em que você se comunica, é extremamente importante para sua carreira profissional que você consiga se expressar de maneira eficiente e clara. A falta de comunicação ou desentendimento de informações é um dos grandes problemas das organizações. Um colaborador que entendeu ou expressou uma mensagem errada pode trazer graves consequência para a empresa.

Exemplo: imagine que um cliente ligou para o setor de vendas da organização para fazer um pedido de 10.000 peças e foi atendido por Pedro, um auxiliar administrativo. Porém, o profissional entendeu que o comprador queria o produto “X”, quando na verdade ele gostaria de adquirir o item “y”.

Por aí já dá para ter uma noção do prejuízo que a instituição terá pela frente. Se ninguém descobrir este erro a tempo, as peças erradas serão produzidas e entregues para o cliente que com certeza ficará muito decepcionado com a empresa. Além disto, se o comprador estiver precisando da mercadoria com urgência, haverá um contratempo ainda maior, já que só irão produzir as peças corretas quando as erradas forem entregues. Este tipo de erro é ruim para a reputação e o lado financeiro da empresa, já que neste caso ela teve gastos desnecessários com matéria prima, mão de obra, transportes, etc. e o pior é que corre grande risco de perde o cliente.

Por isto é imprescindível que a comunicação seja feita da forma mais correta possível na administração empresarial. Uma boa dica é fazer e indicar a sua equipe  cursos à distância, assim de forma pratica todos ficarão capacitados. Conheça o Curso Online Comunicação EmpresarialOutro aspecto bem importante de ser destacado é como é a sua fala em público? Você se comunica bem ou treme só de se imaginar nesta situação? Se você é tímido não se preocupe, também existem  cursos EAD especializados que te ajudarão a falar melhor em público.

 

Você sabia?

  • O que faz o administrador de empresas? O administrador de empresas é responsável por administrar os recursos humanos, materiais e financeiros, além de gerir o empreendimento e executar atividades de planejamento, organização, comando, coordenação e controle, resumido pela sigla (POCCC).
  • Quanto ganha um administrador de emrpesas? O salário do administrador varia em razão da empresa, experiência e nivel. Em média, um administrador recebe: - Trainee: R$ 3.000,00 / - Junior: R$ 4.900,00 / - Pleno: R$ 6.230,00 / - Senior: R$ 8.000,00 / - Master: R$ 11.100,00 a R$ 23.000,00
  • Qual é a diferença de administração e administração de empresas? A administração de empresas é uma subcategoria/espécie da administração e se ocupa da gerência de empresas. A grade curricular e aprofundamento das matérias também é diferente devido à especificidade do curso.

4. Empreenda e fuja do comum

Você já parou para analisar o que grandes personalidades do mundo fizeram para se destacar dos outros bilhões de habitantes do nosso planeta? Santos Dumont, criou o primeiro avião, Bill Gates foi o criador da Microsoft, Steve Jobs da Apple. São pessoas comuns, de carne e osso como nós que em um belo dia decidiram pensar de forma diferente dos demais.

E se você quer trabalhar na administração empresarial e se destacar dos outros milhares de profissionais desta área, tenha sempre em mente o pensamento de um empreendedor. Não estamos dizendo para você criar um produto que vai revolucionar o mundo todo - apesar de que para um empreendedor o céu é o limite e nada é impossível -, mas tente pensar de uma maneira diferente no seu trabalho, no seu cotidiano dentro da organização.

Às vezes medidas simples como automatizar processos, melhorar um canal de atendimento ao cliente ou desenvolver uma embalagem diferenciada para deixar seu produto mais atrativo podem aumentar significativamente o número de vendas e fazer com que você se torne um ótimo administrador.

O importante é que você nunca pare de buscar melhorias, converse também com os outros colaboradores. Analisem a organização juntos, estude meios de melhorar. Existem ótimos cursos online com certificado que deixarão sua criatividade e o espírito de empreendedor aguçados, conheça o Curso Online Empreendedorismo, assim além de aprender todas as técnicas, nesta modalidade, você ainda melhora o seu currículo.

5. Diga sim à tecnologia

Se você realmente quer saber tudo sobre administração e se tornar um profissional de muito sucesso, não tem como fugir, você terá de lidar bem com a tecnologia. No dia a dia do setor administrativo da empresa são feitos inúmeros processos e a grande maioria deles diretamente ligados a tecnologia. O seu computador provavelmente será seu “amigo inseparável” dentro da organização, com ele você fará a maior parte de seu trabalho, como:

Comunicação: você terá de se comunicar através de e-mail, Skype, WhatsApp, entre outros.

Alimentar Sistema Interno da Empresa: atualmente as empresas utilizam softwares internos para fazer todos os controles da organização como: geração de pedidos, emissão de nota fiscal eletrônica, controle das finanças, monitoramento do estoque, gestão de pessoas, etc.

Pacote Office: também é importante que você domine o pacote office, digitando documentos no Word, planilhas no Excel, slides do Power Point, etc. Muitas empresas só contratam se você tiver conhecimento destes softwares, por isto é importante fazer cursos online com certificado, assim você tem mais chances de ser selecionado para a entrevista de seleção. Conheça o Curso Online Pacote Office.

 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

6. Cuide da sua saúde

Trabalhar na área administrativa tem suas vantagens, já que é um trabalho que não exige tanto esforço físico do profissional e costuma ser bem remunerada, porém o esforço mental é bem grande e você deve ficar sempre atento a saúde.

Pratique exercícios físicos: normalmente os profissionais de administração de empresas passam horas sentados e fazem vários movimentos repetitivos (como os das mãos ao digitar). Isto pode ocasionar lesões sérias como a LER. Para evita-la, faça exercícios como a ginástica laboral. Também é interessante que você pratique atividades físicas que movimentem o corpo todo como os aeróbicos ou musculação.

Cuide dos olhos: ficar com os olhos expostos por muito tempo à tela do computador pode ser extremamente prejudicial à sua visão. Baixe um aplicativo no seu computador para deixa-lo mais confortável para a sua vista como o F.lux e consulte o seu oftalmologista pelo menos uma vez por ano;

Fique atento à alimentação: evite industrializados, doces e sal em excesso. Além de engordar, estes tipos de alimentos podem causar doenças como diabetes, hipertensão e colesterol ruim. Invista em naturais como frutas, verduras e legumes.

Relaxe: é importante que você saiba tudo sobre administração e um dos pontos fracos desta profissão é que há uma grande chance de você ficar estressado. Porém existem  cursos à distância, que te ajudarão a se recuperar de dias ruins e se acalmar na hora em que os problemas aparecerem. Conheça o Curso Online Técnicas de Relaxamento.

7. Busque aperfeiçoamento constante

Você pode ter se formado na melhor faculdade de administração do país, se não fizer novos cursos online com certificado ficará com o currículo e conhecimento defasados. A todo momento estão criando novas técnicas para a administração de empresas funcionar de maneira mais eficiente. Deixe a preguiça de lado, faça curso online administração e comece a traçar hoje mesmo sua carreira de sucesso como administrador. Busque cursos à distância de qualidade, além de aprender muito você não precisará se locomover até uma escola física, sem contar no preço bem mais acessível, por isto muitas pessoas deixaram de lado os cursos presenciais e hoje investem em cursos online. 

Recapitulando

  • O que é o curso de administração? É o curso que visa preparar os alunos para executar funções administrativas e de gerência, seja como técnico, executivo ou empreendedor em diversos segmentos empresariais, inclusive na administração pública. No curso é estudada a chamada Ciência Administrativa.
  • Quanto tempo dura um curso de administração? O Bacharel em administração é 3 mil horas (MEC), 4 anos, enquanto o técnico costuma ser 800 horas, em média 2 anos. Cursos livres, como os a distância, podem ter cargas horárias diferenciadas, desde curta duração 12 horas até longa duração, 420 horas.

Faça a sua inscrição no nosso site e aprenda tudo sobre administração agora mesmo. No Educamundo, temos mais de 1200 cursos 100% online, cuidadosamente e constantemente atualizados por um departamento pedagógico exclusivo. Mais de 200 mil alunos já comprovaram a excelência dos nossos cursos. E você? Quais estratégias usa para se tornar um administrador de sucesso? Conte para nós nos comentários.