Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

10 melhores cursos em Administração Pública

admin-publica-2

Via de regra, para ocupar um cargo nas inúmeras instituições da Administração Pública é preciso passar em concurso público.  

Para isso é preciso estudar muito, uma vez que esses cargos são bastantes concorridos. Há, inclusive, quem se dedique anos apenas estudando para garantir uma vaga pública e a tão almejada estabilidade. 

Que bom né? Estuda, passa no concurso e tem um emprego pra sempre. Não precisa fazer mais nada. Só que não é bem assim! 

Antes de ser efetivado, o servidor tem um período de experiência, de três anos. E depois que é efetivado adquire alguns benefícios, conforme veremos a seguir.  

No entanto, não pode parar de se qualificar, pois, assim como na esfera privada, o aprendizado contínuo é fundamental para acompanhar o mercado atual, dinâmico e exigente.  

A fim de atender essa demanda, nosso portal tem investido esforços em criar cursos de administração pública, nos mais variados temas.  

Para que você tenha uma ideia, vamos mostrar os 10 melhores cursos online que criamos e que têm tudo para enriquecer sua carreira. Continue a leitura! 

Administração Pública: a qualificação do servidor público 

A Administração Pública vem sofrendo mudanças, sobretudo nas duas últimas décadas. Dentre as principais estão a inserção de práticas da administração gerencial em sua gestão. É claro que dentro do que consegue e em seu próprio ritmo. 

Por isso é ainda mais fundamental que os servidores ampliem seus conhecimentos em tópicos diversos. Aliás, se capacitar, atualizar ou aperfeiçoar, faz parte do processo de licença capacitação e progressão funcional de carreira.  

O que é licença capacitação e progressão de carreira? 

A licença capacitação é um direito que o servidor adquire a cada quinquênio de efetivo exercício, ou seja, a cada cinco anos de trabalho.  

Essa capacitação pode ou não ser para progressão de carreira. A progressão funcional significa mudança de cargo (ou de nível) e aumento de salário.  

Mudança de nível na carreira de professores 

Na educação há as mudanças de nível, um benefício do plano de cargos e salários para o quadro do magistério. Isso significa uma progressão funcional e também aumento salarial. 

Nesses casos também há a exigência de qualificação (capacitação, atualização ou aperfeiçoamento).  

10 super dicas de cursos de Administração Pública 

Agora que já explicamos o que você precisa saber sobre a qualificação do servidor público.  

Selecionamos 10 opções em cursos na área de Administração Pública para que você tenha uma ideia do que pode encontrar em nosso portal para sua qualificação.  

1. Administração Pública 

Curso Online Administração Pública fornece uma visão geral de todos os conceitos e fundamentos do setor público, assim como do conjunto de ações que formam as funções administrativas e a prestação de serviços a favos dos interesses e direitos do cidadão.  

2. Gestão de Pessoas na Administração Pública 

Curso Online Gestão de Pessoas na Administração Pública traz todo o referencial acerca da gestão dos recursos humanos no setor público. Assim como no privado, este setor reconheceu que o capital humano é força que move as instituições, então passou a incorporar conceitos de gestão de pessoas em suas rotinas. 

3. Liderança na Administração Pública 

Curso Online Liderança na Administração Pública foca na importância das lideranças como operadoras na execução de estratégias e planejamentos a fim de garantir uma melhor qualidade dos serviços prestados ao cidadão.  

4. Legislação de Pessoal no Setor Público 

Curso Online Legislação de Pessoal no Setor Público está organizado para tratar dos assuntos e dos direitos mais importantes durante a trajetória do profissional que já é integrante do quadro de funcionários de um órgão ou entidade pública. 

5. Administração de Materiais no Setor Público 

Curso Online Administração de Materiais no Setor Público aborda os principais tópicos relacionados a compras, distribuição e gestão de estoques, importantes em diversos segmentos dentro do próprio setor, uma vez que a Administração Pública engloba saúde, educação e outros.  

6. Gestão de Riscos de TI no Setor Público 

Curso Online Gestão de Riscos de TI no Setor Público trata da importância da segurança em TI, sobretudo porque o segmento armazena informações e transações administrativas e financeiras que englobam as diversas ramificações do setor, como compras governamentais, prontuários de pacientes, informações fiscais, informações financeiras etc. (tanto dos governos quanto dos cidadãos e empresas). 

7. Gestão de Frotas no Setor Público 

Curso Online Gestão de Frotas no Setor Público visa ampliar conhecimentos acerca de tópicos relacionados à administração de frotas, como economia de combustível, controle de frotas, análise de custos operacionais, terceirização de frotas, indicadores de desempenho etc.  

8. Controle da Administração Pública 

Curso Online Controle da Administração Pública aborda os tipos de controles, a importância disso para evitar fraudes, desvio de recursos, superfaturamento de obras públicas e outros. 

9. Compliance no Setor Público 

Curso Online Compliance no Setor Público fala sobre os principais normativos no combate à corrupção, a importância da governança no setor público, os controles internos e a gestão de riscos, as bases da ética e integridade no setor, dentre outros tópicos relevantes ao tema.  

10. Business Intelligence para Gestores Públicos 

Curso Online Business Intelligence para Gestores Públicos foi construído e pensado em qualificar e dar as bases necessárias para que o gestores e funcionários públicos aprendam como aplicar o BI em suas atividades, com o objetivo de promover melhorias à gestão. 

Capacite-se no Educamundo

Quer saber mais sobre cursos na área da Administração Pública? Matricule-se em nosso portal e incremente seu currículo esses e outros cursos criados especialmente para atender às necessidades de quem é servidor público. 

Esses cursos fazem parte de nosso Pacote Master, que tem mais de {quantidade de cursos} outras opções em cursos online com certificado opcional, em mais de 20 áreas do conhecimento.  

E por apenas {preco_matricula}, você tem acesso a esses cursos online, durante um ano inteiro. Além disso, você ainda pode gerar sua declaração de matricula ou de reserva de curso, para apresentar em sua instituição para programar sua licença capacitação. 

Aproveite esta oportunidade: faça sua inscrição e se capacite, atualize e aperfeiçoe nas áreas e temas que quiser! 

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.