A capacitação de professores é fundamental em sua carreira na Educação. Inclusive, em abril de 2019, por meio do decreto 9.765/2019, o presidente Jair Bolsonaro destacou a importância da formação continuada

Essa área, aliás, está entre as que mais exigem atualização de seus profissionais. Veja o exemplo da BNCC e as mudanças curriculares, o PNAIC – Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e da Lei Lucas, que exige que professores e demais funcionários de escolas tenham curso de primeiros socorros.  

A Lei Lucas, aliás, é o primeiro assunto que vamos abordar neste post. Você não pode perder esta leitura, porque, ao final, vamos dar dicas ótimas sobre cursos de capacitação de professores.  

Vamos lá? 

A Lei Lucas e a capacitação de professores sobre o tema 

É normal que aconteçam acidentes na escola. Afinal, apesar de todo os cuidados de professores e demais funcionários, crianças são agitadas e travessas. Faz parte da infância, elas estão sujeitas a quedas, batidas e outros tipos de pequenos acidentes.  

 

No entanto, algumas situações exigem um pouco mais de atenção. O que fazer, por exemplo, se a criança tiver uma convulsão? E se ela cair e desmaiar com a queda? Ou se tiver uma fratura? E se engasgar com algum alimento? 

Esse último exemplo foi o que aconteceu com o menino Lucas Begalli, de 10 anos, se engasgou com um pedaço de salsinha do cachorro-quente que era o lanche do passeio da escola. Teve asfixia mecânica, que ocorreu em minutos.  

Infelizmente Lucas não sobreviveu, mas sua mãe lutou para que o mesmo não acontecesse com outras crianças. Ela foi firme na luta, até que conseguiu que fosse sancionada a Lei Lucas (Lei 13.722/2018) que exige que conhecimentos de práticas de primeiros socorros na escola sejam obrigatórios para professores e funcionários.  

A determinação é que escolas estejam preparadas para agir em casos de acidentes, mas que também tenham recursos para isso. Uma das exigências é que tenha um DEA (Desfibrilador Externo Automático) para casos de paradas respiratórias, por exemplo.  

Além do desfibrilador, é preciso ter um kit de primeiros socorros completo e equipamentos que auxiliem o resgate, como talas de imobilização, lanterna, boias etc.  

Entendendo que essa é uma capacitação de extrema importância para professores tanto da rede pública quanto da rede privada, nosso portal criou o Curso Online Lei Lucas.  

O curso aborda os principais tópicos sobre como evitar acidentes na escola e as primeiras ações caso uma criança se machuque ou passe mal, até que o socorro chegue. Para reforçar nosso compromisso, garantimos que nosso certificado tenha a assinatura de um profissional técnico, conforme pede a legislação.  

Tipos de acidentes na escola mais frequentes em crianças

A ONG Criança Segura monitora os tipos de acidentes com crianças, baseada na plataforma de dados do Ministério da Saúde, o Datasus.  

Veja os mais comuns: 

  • intoxicações 

  • quedas 

  • queimaduras 

  • sufocação  

  • afogamento 

Caso você pense que é impossível um acidente por afogamento, lembre-se dos passeios escolares, que muitas vezes acontecem em lugares que têm fontes de água por perto.  

Esses dados compreendem a faixa etária de 0 a 14 anos. Veja os dados do infográfico: 

INFOGRÁFICO

Primeiros socorros na escola: telefones úteis e de emergência  

Além dos materiais e equipamentos, as escolas devem ter à vista e de forma que sejam fáceis de encontrar, os números para onde ligar para pedir socorro. Pode parecer estranho, já que alguns números são de conhecimento de todos e fáceis de lembrar.  

No entanto, na hora do susto é bastante comum o famoso “deu branco” e que esqueçamos informações importantes. Isso não pode acontecer, pois cada momento é crucial para ajudar a salvar a vida das crianças.  

Sendo assim, é bom ter sempre à mão os seguintes números: 

  • Corpo de Bombeiros – 193 

  • SAMU – 192 

  • Defesa Civil – 199 

  • Polícia Militar – 190 

  • Disque-Intoxicação (ANVISA) – 0800-722-6001 

Agora uma surpresa para você: um e-book recheado de conteúdos sobre primeiros socorros na escola. Basta clicar na imagem para baixar o seu: 

E-book Lei Lucas
 

Agora temos que tirar o foco do curso Lei Lucas e mostrar a você que temos muita variedade em temas educacionais que são ótimas opções para a capacitação de educadores. Veja na sequência.  

15 excelentes cursos para a formação continuada de professores 

Seja para seu aperfeiçoamento, para mudança de nível ou licença capacitação, é certo que temos títulos que contemplam sua necessidade de qualificação.  

Para que você tenha uma ideia, criamos um top 15, com os melhores cursos online em Educação de nosso portal. Dá só uma olhada! 

  1. Elaboração de Plano Pedagógico para a Nova BNCC 

  2. Educação Especial Inclusiva

  3. Gamificação na Educação 

  4. Pedagogia Waldorf 

  5. Maria Montessori 

  6. Metodologias Ativas 

  7. Acessibilidade e Informática na Escola Inclusiva 

  8. Psicopedagogia - Fundamentos Essenciais 

  9. Alfabetização e Letramento 

  10. Brincadeiras para Recreação Infantil 

  11. Artes Visuais para Educação Infantil

  12. Inclusão da Criança com Autismo

  13. PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 

  14. Administração e Inspeção Escolar 

  15. Comunicação Escrita e Revisão Gramatical

Estes são alguns exemplos de títulos que temos. No entanto, ao visitar nosso portal, você encontrará centenas de outros, em Educação, Educação Infantil e Educação Especial.  

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
 

Capacitação de professores no Educamundo 

Nosso portal tem diferenciais que o destacam como referência nacional em cursos online com certificado

O principal deles é ter um vasto portfólio de cursos online para atender quem trabalha no serviço público, seja em escolas seja nas diversas repartições do setor.  

Você investe apenas R$69,90 em uma taxa única anual, e tem acesso a mais de 1.200 cursos do Pacote Master. Não há cobranças de mensalidades e nossos certificados opcionais atendem às mais variadas necessidades de cargas horárias – temos opções de 5 a 420 horas.  

Além disso, temos uma equipe pedagógica que está sempre buscando novos temas, estudando as tendências e atualizando nossos cursos.  

E caso você procure por determinado título e não o encontre, pode sugerir sua criação. A solicitação é analisada pelo setor responsável e se aprovada, o curso é criado e entra para o Pacote Master, seu pacote de matrícula.  

Então não perca mais tempo. Inscreva-se agora e adicione novas habilidades e competências ao seu currículo. Aposte em nosso portal para ajudar em sua formação continuada.