Home / Notícias / Educação / Decreto cita a importância da formação continuada de professores
gestão escolar Educação

Decreto cita a importância da formação continuada de professores

  • Por: Equipe Educamundo
  • 22/04/2019

Você sabe que o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto relacionado à Nova Política de Alfabetização (NPA) no qual há menção à importância da formação continuada de professores?

O decreto 9.765/2019 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 11 de abril de 2019, em edição extra, aponta como um dos objetivos da PNA: “promover o estudo, a divulgação e a aplicação do conhecimento científico sobre literacia, alfabetização e numeracia.”

Formação continuada de professores: da aquisição de conhecimentos à evolução funcional

No capítulo 3, do decreto assinado pelo presidente, o item 8 se refere à “valorização do professor da educação infantil e do professor alfabetizador”. Isso mostra que há um reconhecimento sobre a importância desses educadores no percurso escolar das crianças brasileiras nos primeiros anos do ensino fundamental.

O capítulo 5, item 7, fala sobre a implementação da PNA e diz: “estímulo para que as etapas de formação inicial e continuada de professores da educação infantil e de professores dos anos iniciais do ensino fundamental contemplem o ensino de ciências cognitivas e suas aplicações nos processos de ensino e de aprendizagem”.

O item seguinte, o de número oito, cita a importância de “conhecimentos linguísticos e de metodologia de ensino de língua portuguesa e matemática nos currículos de formação de professores da educação infantil e de professores dos anos iniciais do ensino fundamental”.

A gestão escolar e o relatório descritivo do aluno

A gestão escolar também está nos objetivos de implementação da PNA. No capítulo 5, item 12, está escrito o seguinte: “incentivo à formação de gestores educacionais para dar suporte adequado aos professores da educação infantil, aos professores do ensino fundamental e aos alunos”.

Ainda no capítulo 5 do decreto presidencial, o item 13 fala sobre “XIII - incentivo à elaboração e à validação de instrumentos de avaliação e diagnóstico”.

Considerando essas informações, educadores já têm idea sobre como direcionar sua capacitação profissional nos próximos anos.