Home / Cursos Online / Educação / Administração e Inspeção Escolar

Curso Online Administração e Inspeção Escolar

Avaliação

O que você aprenderá

  • Os princípios da administração escolar
  • O papel do administrador no desenvolvimento das instituições de ensino
  • A relação entre o planejamento educacional e a atuação do administrator e do inspetor
  • O processo de construção das práticas pedagógicas para além da atuação docente
  • A importância da administração escolar no relacionamento com as secretarias de ensino
  • O papel do inspetor na rotina escolar e perante os demais profissionais da instituição.

Descrição

Como ocorre o processo de administração escolar? Por que ele é tão importante para o desenvolvimento da qualidade do ensino no Brasil?

Em geral, quando pensamos em escolas, o professor surge como a figura de destaque e, de fato, ele é. Contudo, não é apenas a atuação do docente que faz as instituições educacionais desenvolverem-se. Existem diversos outros profissionais de áreas administrativas que são essenciais para tal crescimento.

É aqui que entra o administrador em si e o inspetor de ensino. Juntos, eles são responsáveis, entre outras coisas, por:

  • verificar se as práticas pedagógicas da instituição atendem às exigências do MEC;
  • trabalhar na construção do planejamento educacional junto com os professores;
  • manter contato com secretarias de ensino;
  • garantir uma boa infraestrutura para os alunos.

Então, se quiser entender melhor todas essas questões, vale a pena fazer o nosso Curso Online Administração e Inspeção Escolar.

Nos próximos tópicos, vamos explicar tudo o que você vai aprender ao longo dos módulos, bem como falar sobre o processo de avaliação e certificação e apresentar os diferenciais do nosso portal. Venha com a gente.

O que você vai estudar no curso de administração e inspeção escolar?

O nosso curso é formado por sete módulos que tratam da administração e inspeção escolar. Cada aula é composta por vídeos, artigos e links que ajudam você a compreender de diferentes maneiras o assunto que está sendo abordado.

Além disso, nossa equipe pedagógica selecionou diversos conteúdos extras com o objetivo de ampliar o conhecimento visto nos módulos e aprofundar os temas tratados. Sendo assim, não deixe de conferir tudo.

Para fixar o conteúdo, faça os exercícios propostos ao final de cada aula. É por meio deles que você consegue fixar o assunto e verificar como está seu processo de aprendizagem.

Agora, acompanhe, de forma detalhada, tudo o que irá estudar no curso:

Módulo I: vamos apresentar os conceitos básicos envolvendo a administração escolar, bem como a estrutura organizacional desse setor;

Módulo II: chegou o momento de entender qual é, de fato, o papel do administrador, compreender suas funções e sua importância para o desenvolvimento da instituição de ensino;

Módulo III: chegou o momento de conversarmos sobre práticas pedagógicas e de descobrir como a equipe administrativa deve lidar com essas questões;

Módulo IV: o planejamento educacional é responsabilidade apenas do professor ou o administrador e o inspetor também são protagonistas nesse processo? É o que você vai descobrir ao longo da aula, assim como entender alguns conceitos de legislação educacional;

Módulo V: vamos analisar o processo de inspeção escolar, como ele ocorre e por que é tão necessário para assegurar a qualidade do ensino no Brasil e melhorar o processo de aprendizagem dos alunos;

Módulo VI: aqui, você vai entender, em profundidade, as tarefas desenvolvidas pelo inspetor e como elas devem ser realizadas em conjunto com os professores e a equipe de gestão;

Módulo VII: neste último módulo, a aula vai ser sobre a comunicação entre as escolas, os alunos, os pais e as secretaria de educação. Como esse contato é feito? Por quais profissionais ele passa? Qual o papel das secretarias perante as instituições de ensino?

Como deu para notar, é um cronograma bem completo para você terminar os estudos com uma visão bem ampla da área administrativa e do processo de inspeção escolar.

Áreas de atuação de quem trabalha com administração e inspeção escolar

Você tem vontade de trabalhar em escolas de nível básico, instituições que oferecem cursos técnicos, assim como faculdades e universidades, mas não tem formação docente? Não se preocupe porque existem diversas outras funções que você pode desempenhar nos centros de ensino.

Como apresentamos ao longo do curso, a área administrativa tem extrema relevância para o bom funcionamento escolar. Isso também vale para o setor de inspeção. Dessa maneira, fica claro que é possível buscar alternativas de trabalho para além da sala de aula.

Quem se capacita em nosso curso consegue perceber isso com facilidade e pode buscar formações de nível superior para desempenhar essas funções. Além de conseguir, caso já atue nessas funções, irá desempenhar melhor suas atividades.

Avaliação e certificação do Curso Online Administração e Inspeção Escolar

Ao concluir o curso de administração e inspeção escolar, você pode pedir a certificação do mesmo. O documento é opcional, mas extremamente importante para comprovar tudo o que foi aprendido ao longo das aulas. Além disso, pode ser utilizado:

  • no mercado de trabalho, durante processos seletivos;
  • em faculdades e universidades, como uma forma de dispensar a carga horária de atividades complementares;
  • em concursos, a depender do edital, como critério de desempate ou pontuação para classificação;
  • para promoção ou progressão de carreira de servidores públicos, de acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários de cada órgão.

Caso você deseje aproveitar todos esses benefícios e opte por pedir o certificado, lembre-se que é necessário realizar a avaliação final do curso. Ela é composta por questões de verdadeiro ou falso abordando todo o conteúdo apresentado ao longo dos módulos.

Para ser aprovado, a nota mínima é de 7 pontos, ou 70% de aproveitamento. Porém, não se desespere caso não alcance a pontuação na primeira tentativa. Nós sabemos que diversos fatores podem afetar o rendimento durante um exame, por isso disponibilizamos mais quatro oportunidades de realizá-lo.

Depois da aprovação, basta investir na taxa de avaliação e aguardar o tempo mínimo de estudo para receber a certificação em formato digital ou impresso. A variação desse período ocorre em função da carga horária escolhida para constar no certificado, que pode variar de 5 a 420 horas-aula.   

Objetivos

• Entender qual o papel do administrador.
• Aprender como fazer um planejamento educacional.
• Descobrir a importância da inspeção escolar.
• Descobrir como a equipe administrativa deve lidar com as práticas pedagógicas.
• Entender como é o funcionamento da instituição de ensino para além da sala de aula.

Área de aplicação

O Curso Online Administração e Inspeção Escolar é destinado a todos os profissionais que atuam em escolas e demais instituições de ensino, tendo como objetivo melhorar a forma como desempenham suas atividades.
A ênfase principal do curso é nos trabalhadores do setor burocrático e de supervisão, porém professores também podem acessar as aulas sem nenhum problema. Além disso, o conteúdo é aberto para estudantes de Pedagogia, Licenciatura e Administração.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de "cursos livres", como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os "cursos livres" é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público...”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do Educamundo é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Conteúdo Programático

Introdução

Módulo I: Princípios da administração escolar

  • Administração versus gestão escolar: o intercruzamento conceitual
  • Teoria da administração escolar no Brasil
  • Princípios gerais da administração escolar: a instituição escolar
  • Os equívocos na administração escolar

Módulo II: O papel do administrador

  • O papel do administrador na gestão escolar
  • Administrador e gestor escolar: como identificá-los?
  • O papel do diretor: contrapontos entre administração e gestão escolar

Módulo III: Práticas pedagógicas e avaliação de aprendizagem

  • O gestor escolar e a organização do trabalho pedagógico
  • Avaliação e administração escolar
  • Estilos de gestão e a influência na administração escolar
  • Caderno de orientações pedagógicas na gestão e administração escolar
  • Os pais, a escola e a administração escolar

Módulo IV: O planejamento educacional e a legislação da educação básica

  • Planejamento educacional: saiba como fazê-lo
  • Planejamento e burocracia na prática escolar
  • Legislação do ensino: a educação na constituição
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
  • Administração escolar e legislação

Módulo V: O desenvolvimento da inspeção escolar

  • A supervisão escolar
  • A inspeção escolar
  • Inspeção escolar: do controle à democratização do ensino
  • Supervisão escolar interna como instrumento de gestão das escolas
  • Inspeção escolar, civilidade e progresso

Módulo VI: O papel do inspetor e a relação com professores e gestão

  • A trajetória do inspetor escolar e seu papel na instituição educacional
  • Os desafios dos inspetores escolares
  • O trabalho do supervisor escolar

Módulo VII: A comunicação entre escolas, alunos, pais e secretarias de educação

  • Secretarias de educação: interação família-escola
  • Como explorar a eficiência de cada meio de comunicação escolar?
  • A importância da comunicação escolar para o bom desempenho do aluno
  • Educação e sistema educacional brasileiro

Conclusão

Bibliografia

Créditos

1
MATRICULE-SE
Acesse mais de 1.200 cursos por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90 e ganhe 10 certificados digitais de 5h.
2
ESCOLHA SEUS CURSOS
Você escolhe quantos cursos deseja fazer e aproveita todo o material selecionado pela equipe pedagógica.
3
AVALIE SEUS CONHECIMENTOS
Você escolhe a carga horária do curso, entre 5h a 420h e faz uma avaliação de verdadeiro ou falso.
4
CONQUISTE SEU CERTIFICADO
Seja aprovado na avaliação, pague a taxa e emita seu certificado para subir de nível em sua carreira.

O que faz com que nosso certificado seja tão valorizado e destaca o Educamundo

  • Tempo ideal de estudos

Uma plataforma que respeita o tempo mínimo de estudos para dar credibilidade a quem aprende e confiança a quem contrata.

  • Autenticidade do certificado

Todo certificado possui o QR Code, um número exclusivo para dar segurança para você e quem recebe seu certificado.

  • Múltiplos conteúdos

Oferecemos, em nossos cursos, conteúdos diversificados e rigorosamente escolhidos por nosso setor pedagógico, para lhe proporcionar o melhor desenvolvimento e senso crítico.

  • Carga horária flexível

Aqui você tem a liberdade para escolher cargas horárias entre 5h e 420h, conforme sua necessidade.

Cursos online em diversas áreas do conhecimento

No Educamundo, você encontra cursos online sobre Administração, Saúde, Direito, Comunicação, Educação, Idiomas, Bem-estar, Psicologia, Tecnologia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Oferecemos mais de 1.200 opções de cursos para agregar valor à sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Todos os cursos online com certificado são desenvolvidos por um setor pedagógico dedicado que seleciona os temas de alta relevância e os materiais mais enriquecedores.

Certificados valorizados e com flexibilidade

Oferecemos também a opção de obter uma certificação de qualidade em todos os cursos. A carga horária da certificação varia entre 5 e 420 horas e é definida pelo aluno antes de fazer a avaliação.

Os cursos online com certificado são excelentes para você:

  • Prova de títulos em concurso público;
  • Melhorar sua performance em entrevistas de emprego e processos de progressão de carreira;
  • Somar horas em atividades complementares da faculdade;
  • Comprovar seus conhecimentos.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem que lhe dá total liberdade

Para agregar a qualidade do ensino a recursos tecnológicos excelentes, o Educamundo disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um ambiente totalmente dinâmico, intuitivo e otimizado para computadores e dispositivos móveis.

No AVA você:

  • Confere todos os materiais contidos nos cursos;
  • Consegue facilmente assimilar todas as aulas;
  • Se organiza de maneira prática;
  • Acompanha todo o processo de certificação.

O que você aprenderá

  • Os princípios da administração escolar
  • O papel do administrador no desenvolvimento das instituições de ensino
  • A relação entre o planejamento educacional e a atuação do administrator e do inspetor
  • O processo de construção das práticas pedagógicas para além da atuação docente
  • A importância da administração escolar no relacionamento com as secretarias de ensino
  • O papel do inspetor na rotina escolar e perante os demais profissionais da instituição.

Descrição

Como ocorre o processo de administração escolar? Por que ele é tão importante para o desenvolvimento da qualidade do ensino no Brasil?

Em geral, quando pensamos em escolas, o professor surge como a figura de destaque e, de fato, ele é. Contudo, não é apenas a atuação do docente que faz as instituições educacionais desenvolverem-se. Existem diversos outros profissionais de áreas administrativas que são essenciais para tal crescimento.

É aqui que entra o administrador em si e o inspetor de ensino. Juntos, eles são responsáveis, entre outras coisas, por:

  • verificar se as práticas pedagógicas da instituição atendem às exigências do MEC;
  • trabalhar na construção do planejamento educacional junto com os professores;
  • manter contato com secretarias de ensino;
  • garantir uma boa infraestrutura para os alunos.

Então, se quiser entender melhor todas essas questões, vale a pena fazer o nosso Curso Online Administração e Inspeção Escolar.

Nos próximos tópicos, vamos explicar tudo o que você vai aprender ao longo dos módulos, bem como falar sobre o processo de avaliação e certificação e apresentar os diferenciais do nosso portal. Venha com a gente.

O que você vai estudar no curso de administração e inspeção escolar?

O nosso curso é formado por sete módulos que tratam da administração e inspeção escolar. Cada aula é composta por vídeos, artigos e links que ajudam você a compreender de diferentes maneiras o assunto que está sendo abordado.

Além disso, nossa equipe pedagógica selecionou diversos conteúdos extras com o objetivo de ampliar o conhecimento visto nos módulos e aprofundar os temas tratados. Sendo assim, não deixe de conferir tudo.

Para fixar o conteúdo, faça os exercícios propostos ao final de cada aula. É por meio deles que você consegue fixar o assunto e verificar como está seu processo de aprendizagem.

Agora, acompanhe, de forma detalhada, tudo o que irá estudar no curso:

Módulo I: vamos apresentar os conceitos básicos envolvendo a administração escolar, bem como a estrutura organizacional desse setor;

Módulo II: chegou o momento de entender qual é, de fato, o papel do administrador, compreender suas funções e sua importância para o desenvolvimento da instituição de ensino;

Módulo III: chegou o momento de conversarmos sobre práticas pedagógicas e de descobrir como a equipe administrativa deve lidar com essas questões;

Módulo IV: o planejamento educacional é responsabilidade apenas do professor ou o administrador e o inspetor também são protagonistas nesse processo? É o que você vai descobrir ao longo da aula, assim como entender alguns conceitos de legislação educacional;

Módulo V: vamos analisar o processo de inspeção escolar, como ele ocorre e por que é tão necessário para assegurar a qualidade do ensino no Brasil e melhorar o processo de aprendizagem dos alunos;

Módulo VI: aqui, você vai entender, em profundidade, as tarefas desenvolvidas pelo inspetor e como elas devem ser realizadas em conjunto com os professores e a equipe de gestão;

Módulo VII: neste último módulo, a aula vai ser sobre a comunicação entre as escolas, os alunos, os pais e as secretaria de educação. Como esse contato é feito? Por quais profissionais ele passa? Qual o papel das secretarias perante as instituições de ensino?

Como deu para notar, é um cronograma bem completo para você terminar os estudos com uma visão bem ampla da área administrativa e do processo de inspeção escolar.

Áreas de atuação de quem trabalha com administração e inspeção escolar

Você tem vontade de trabalhar em escolas de nível básico, instituições que oferecem cursos técnicos, assim como faculdades e universidades, mas não tem formação docente? Não se preocupe porque existem diversas outras funções que você pode desempenhar nos centros de ensino.

Como apresentamos ao longo do curso, a área administrativa tem extrema relevância para o bom funcionamento escolar. Isso também vale para o setor de inspeção. Dessa maneira, fica claro que é possível buscar alternativas de trabalho para além da sala de aula.

Quem se capacita em nosso curso consegue perceber isso com facilidade e pode buscar formações de nível superior para desempenhar essas funções. Além de conseguir, caso já atue nessas funções, irá desempenhar melhor suas atividades.

Avaliação e certificação do Curso Online Administração e Inspeção Escolar

Ao concluir o curso de administração e inspeção escolar, você pode pedir a certificação do mesmo. O documento é opcional, mas extremamente importante para comprovar tudo o que foi aprendido ao longo das aulas. Além disso, pode ser utilizado:

  • no mercado de trabalho, durante processos seletivos;
  • em faculdades e universidades, como uma forma de dispensar a carga horária de atividades complementares;
  • em concursos, a depender do edital, como critério de desempate ou pontuação para classificação;
  • para promoção ou progressão de carreira de servidores públicos, de acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários de cada órgão.

Caso você deseje aproveitar todos esses benefícios e opte por pedir o certificado, lembre-se que é necessário realizar a avaliação final do curso. Ela é composta por questões de verdadeiro ou falso abordando todo o conteúdo apresentado ao longo dos módulos.

Para ser aprovado, a nota mínima é de 7 pontos, ou 70% de aproveitamento. Porém, não se desespere caso não alcance a pontuação na primeira tentativa. Nós sabemos que diversos fatores podem afetar o rendimento durante um exame, por isso disponibilizamos mais quatro oportunidades de realizá-lo.

Depois da aprovação, basta investir na taxa de avaliação e aguardar o tempo mínimo de estudo para receber a certificação em formato digital ou impresso. A variação desse período ocorre em função da carga horária escolhida para constar no certificado, que pode variar de 5 a 420 horas-aula.   

Objetivos

• Entender qual o papel do administrador.
• Aprender como fazer um planejamento educacional.
• Descobrir a importância da inspeção escolar.
• Descobrir como a equipe administrativa deve lidar com as práticas pedagógicas.
• Entender como é o funcionamento da instituição de ensino para além da sala de aula.

Área de aplicação

O Curso Online Administração e Inspeção Escolar é destinado a todos os profissionais que atuam em escolas e demais instituições de ensino, tendo como objetivo melhorar a forma como desempenham suas atividades.
A ênfase principal do curso é nos trabalhadores do setor burocrático e de supervisão, porém professores também podem acessar as aulas sem nenhum problema. Além disso, o conteúdo é aberto para estudantes de Pedagogia, Licenciatura e Administração.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de "cursos livres", como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os "cursos livres" é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público...”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do Educamundo é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Conteúdo Programático

Introdução

Módulo I: Princípios da administração escolar

  • Administração versus gestão escolar: o intercruzamento conceitual
  • Teoria da administração escolar no Brasil
  • Princípios gerais da administração escolar: a instituição escolar
  • Os equívocos na administração escolar

Módulo II: O papel do administrador

  • O papel do administrador na gestão escolar
  • Administrador e gestor escolar: como identificá-los?
  • O papel do diretor: contrapontos entre administração e gestão escolar

Módulo III: Práticas pedagógicas e avaliação de aprendizagem

  • O gestor escolar e a organização do trabalho pedagógico
  • Avaliação e administração escolar
  • Estilos de gestão e a influência na administração escolar
  • Caderno de orientações pedagógicas na gestão e administração escolar
  • Os pais, a escola e a administração escolar

Módulo IV: O planejamento educacional e a legislação da educação básica

  • Planejamento educacional: saiba como fazê-lo
  • Planejamento e burocracia na prática escolar
  • Legislação do ensino: a educação na constituição
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
  • Administração escolar e legislação

Módulo V: O desenvolvimento da inspeção escolar

  • A supervisão escolar
  • A inspeção escolar
  • Inspeção escolar: do controle à democratização do ensino
  • Supervisão escolar interna como instrumento de gestão das escolas
  • Inspeção escolar, civilidade e progresso

Módulo VI: O papel do inspetor e a relação com professores e gestão

  • A trajetória do inspetor escolar e seu papel na instituição educacional
  • Os desafios dos inspetores escolares
  • O trabalho do supervisor escolar

Módulo VII: A comunicação entre escolas, alunos, pais e secretarias de educação

  • Secretarias de educação: interação família-escola
  • Como explorar a eficiência de cada meio de comunicação escolar?
  • A importância da comunicação escolar para o bom desempenho do aluno
  • Educação e sistema educacional brasileiro

Conclusão

Bibliografia

Créditos

1
MATRICULE-SE
Acesse mais de 1.200 cursos por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90 e ganhe 10 certificados digitais de 5h.
2
ESCOLHA SEUS CURSOS
Você escolhe quantos cursos deseja fazer e aproveita todo o material selecionado pela equipe pedagógica.
3
AVALIE SEUS CONHECIMENTOS
Você escolhe a carga horária do curso, entre 5h a 420h e faz uma avaliação de verdadeiro ou falso.
4
CONQUISTE SEU CERTIFICADO
Seja aprovado na avaliação, pague a taxa e emita seu certificado para subir de nível em sua carreira.

O que faz com que nosso certificado seja tão valorizado e destaca o Educamundo

  • Tempo ideal de estudos

Uma plataforma que respeita o tempo mínimo de estudos para dar credibilidade a quem aprende e confiança a quem contrata.

  • Autenticidade do certificado

Todo certificado possui o QR Code, um número exclusivo para dar segurança para você e quem recebe seu certificado.

  • Múltiplos conteúdos

Oferecemos, em nossos cursos, conteúdos diversificados e rigorosamente escolhidos por nosso setor pedagógico, para lhe proporcionar o melhor desenvolvimento e senso crítico.

  • Carga horária flexível

Aqui você tem a liberdade para escolher cargas horárias entre 5h e 420h, conforme sua necessidade.

Cursos online em diversas áreas do conhecimento

No Educamundo, você encontra cursos online sobre Administração, Saúde, Direito, Comunicação, Educação, Idiomas, Bem-estar, Psicologia, Tecnologia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Oferecemos mais de 1.200 opções de cursos para agregar valor à sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Todos os cursos online com certificado são desenvolvidos por um setor pedagógico dedicado que seleciona os temas de alta relevância e os materiais mais enriquecedores.

Certificados valorizados e com flexibilidade

Oferecemos também a opção de obter uma certificação de qualidade em todos os cursos. A carga horária da certificação varia entre 5 e 420 horas e é definida pelo aluno antes de fazer a avaliação.

Os cursos online com certificado são excelentes para você:

  • Prova de títulos em concurso público;
  • Melhorar sua performance em entrevistas de emprego e processos de progressão de carreira;
  • Somar horas em atividades complementares da faculdade;
  • Comprovar seus conhecimentos.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem que lhe dá total liberdade

Para agregar a qualidade do ensino a recursos tecnológicos excelentes, o Educamundo disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um ambiente totalmente dinâmico, intuitivo e otimizado para computadores e dispositivos móveis.

No AVA você:

  • Confere todos os materiais contidos nos cursos;
  • Consegue facilmente assimilar todas as aulas;
  • Se organiza de maneira prática;
  • Acompanha todo o processo de certificação.

Cursos Relacionados