Home / Cursos Online / Educação / Acessibilidade e Informática na Escola Inclusiva

Curso Online Acessibilidade e Informática na Escola Inclusiva

Avaliação

O que você aprenderá

  • O conceito de educação inclusiva e o papel da escola
  • A utilização do computador em sala de aula
  • As necessidades educativas especiais
  • O papel da informática na educação
  • O Projeto Político Pedagógico da Escola Inclusiva
  • A neurociência e os estilos de aprendizagem.

Descrição

A escola deve ser um ambiente democrático de aprendizado. Todas as pessoas, independente de qualquer condição, devem ter a sua disposição ótimas metodologias e abordagens em todas as disciplinas. Embora haja limitações para alguns grupos, felizmente já existem ferramentas excelentes que podem ser utilizadas em qualquer instituição.

Conceitos ligados à acessibilidade e educação especial inclusiva são alvo de vários debates. Muitos especialistas ponderam que toda escola deve contar com apoios preparados para atender pessoas com deficiência física ou intelectual, bem como indivíduos em diversas situações.

Nesse contexto, podemos destacar a área de tecnologia assistiva como a principal responsável pela inclusão desse grupo, já que dispõe de auxílios ligados à comunicação alternativa, à mobilidade, à sala de recursos multifuncionais e a presença da informática na educação para auxiliar aqueles que dependem de apoios direcionados.

Com tamanha importância, esse tema está presente em muitos cursos online de excelência, como no Curso Online Acessibilidade e Informática na Escola Inclusiva, opção qualitativa oferecida pelo Educamundo. A partir dessa capacitação, você compreende todos os aspectos relacionados ao atendimento educacional especializado e como softwares, aparelhos e aplicações são utilizados para facilitar o ensino dos alunos com diversas condições.

Conheça melhor esse curso de educação especial e saiba como aproveitá-lo para fortalecer sua formação acadêmica, pessoal e profissional.

O que você vai estudar

Com diversas opções de cursos online voltados ao cenário da educação especial inclusiva, o Educamundo acaba de lançar uma capacitação relacionada especificamente às melhores práticas no uso da informática nas instituições de todos os portes. Criar um projeto que visa a acessibilidade, com metodologias dinâmicas e eficazes, é essencial para qualquer escola – e o primeiro passo para isso é buscar qualificação no tema.

Nosso curso de educação especial voltado a esse assunto é composto por diversos tópicos interessantes. Primeiramente, há uma abordagem a respeito da evolução da educação e as mudanças necessárias para se tornar mais inclusiva e democrática. Se antes as pessoas com deficiência não tinham muitas oportunidades, hoje em dia é direito de todas frequentarem uma escola regular.

Nesse contexto, destacamos toda a legislação vigente a respeito dos principais direitos desse grupo, quais são as políticas adotadas por escolas-modelo e como a escola deve se adaptar para receber indivíduos com as mais diversas condições.

Outros temas preponderantes em nosso curso abordam a importância do atendimento educacional especializado, quais as melhores atividades que podem ser realizadas pelos docentes e ótimos macetes para estabelecer um projeto pedagógico instigante e eficiente.

Por fim, esse curso de educação especial define o conceito de acessibilidade e tudo que compõe o universo da tecnologia assistiva, uma área em expansão que está presente tanto na escola quanto em variados ambientes. Além disso, você entende como a informática é aplicada nas metodologias de ensino, o que é tecnologia educacional, quais os softwares pedagógicos mais interessantes e tudo sobre as necessidades educativas especiais (NEE).

A partir desse amplo conteúdo, você pode se especializar em todo esse cenário e aprender passo a passo a criar um cronograma de aulas mais inclusivo, lidar com pessoas com deficiência ou qualquer outra condição, além de auxiliar na formação daqueles que dependem de apoios para aprender com qualidade.

Áreas de atuação

Além de destacar a utilização da informática na educação, recursos de acessibilidade e tudo sobre inclusão escolar, nosso curso online revela dicas de capacitação, atualização e aperfeiçoamento para todos os responsáveis em se qualificar nessas pautas. É essencial que docentes de variadas disciplinas fiquem a par desses cenários para que possam criar aulas mais estimulantes.

É nesse contexto que recomendamos a realização desse curso para educadores de todos os níveis, seja atuante na educação infantil, no ensino fundamental e médio, na alfabetização de jovens e adultos e, sobretudo aqueles que pretendem se profissionalizar no atendimento educacional especializado – para ensinar pessoas com deficiência física, intelectual, com altas habilidades, etc.

O mesmo vale para os gestores e coordenadores de grandes e pequenas instituições, públicas ou privadas. Toda escola deve criar projetos que melhorem a acessibilidade e a inclusão de todas as pessoas, fortalecendo o uso da informática na educação, criando uma sala de recursos multifuncionais excelente e instigando os professores e demais funcionários a se atualizar constantemente.

Além dos profissionais da área da educação, nosso curso é indicado para os atuantes no campo da informática e tecnologia. Esse público é o responsável pela criação de sistemas e plataformas que auxiliam no aprendizado dos alunos, desde os mais básicos até os mais complexos. O mesmo vale para engenheiros, arquitetos e designers.

De modo geral, os temas tratados no curso podem ser de grande valia para muitos indivíduos, seja de campos como psicologia, assistência social, direito, sociologia e comunicação até pessoas que pretendem seguir as áreas destacadas ou que simplesmente desejam compreender melhor esse cenário. Conhecimento nunca é demais, é sempre bom elucidar as dúvidas para se tornar um cidadão mais esclarecido e engajado em projetos que levem a mudanças positivas.

Avaliação e certificação

Melhor que aprender tudo sobre educação especial inclusiva é a possibilidade de conquistar um diploma que comprove sua dedicação na realização do curso de interesse. Uma das vantagens do Educamundo é oferecer os cursos online com certificado, indicados para profissionais que desejam aprimorar o currículo, somar pontos em provas de títulos de concursos (caso esse processo conste no edital), usar o documento em atividades complementares na graduação, entre outros propósitos.

A contratação é opcional e o procedimento é simples. Após realizar sua matrícula no portal, basta estudar o curso de informática na educação no tempo necessário para assimilar todo o conteúdo. Quando estiver preparado – e depois de testar seus conhecimentos com os testes modulares -, escolha a carga horária (de 5 a 420 horas) e inicie a avaliação final respondendo questões de verdadeiro ou falso.

Acertando 70% das perguntas, você torna-se apto a conquistar o seu certificado na versão impressa ou digital (consulte condições de contratação). É sempre bom salientar que os cursos online com certificado do Educamundo são aceitos em todo o território nacional.

Diferenciais

Você sabia que o Educamundo é um dos portais EaD que mais cresce no país? Somos uma das maiores instituições nesse segmento, atestada por mais de 200 mil alunos que desfrutam de todas as nossas vantagens:

  • Mais de 1200 cursos online com certificado de 23 áreas do conhecimento;

  • Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) moderno e intuitivo;

  • Acesso a todas as capacitações 24 horas por dia, 7 dias por semana, seja por computadores ou dispositivos móveis;

  • Conteúdos atualizados preparados por um setor pedagógico competente e dedicado;

  • Investimento único de R$ 69,90 que garante o acesso a todos os cursos online do Pacote Master por um ano;

  • Certificados de qualidade com carga horária a escolha do aluno.

Viu só quantos benefícios incríveis? Aproveite nossa proposta e faça sua matrícula, será perfeito para sua qualificação. Boa sorte e ótimos estudos!

Objetivos

• Discutir a educação do século XXI e suas implicações.
• Refletir sobre o papel da informática na educação inclusiva.
• Apresentar o Projeto Político Pedagógico na Escola Inclusiva.
• Discutir a função do professor e a formação docente no contexto da educação inclusiva.
• Apresentar as necessidades educativas especiais.
• Refletir sobre o atendimento educacional especializado.
• Apresentar os softwares voltados para as necessidades educacionais especiais.
• Refletir sobre a formação docente no contexto das altas habilidades.
• Discutir a inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação.

Área de aplicação

O Curso Online Acessibilidade e Informática na Escola Inclusiva é direcionado para professores, instrutores de TI, educadores físicos, pedagogos, psicopedagogos, terapeutas, fisioterapeutas, auxiliares de sala, psicólogos, profissionais de serviço social, fonoaudiólogos, estudantes, orientadores, supervisores, diretores e demais trabalhadores da área da educação, assim como interessados em ingressar na carreira educacional ou aqueles que se simpatizam com o tema e desejam enriquecer seus conhecimentos acerca do tema.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de "cursos livres", como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os "cursos livres" é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público...”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do Educamundo é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Conteúdo Programático

Introdução

Módulo I: A informática na educação

  • Aula 1
  • Informática Aplicada à Educação
  • A Informática na Educação: como, para que e por que
  • Informática na Educação: tecnologia na sala de aula e inclusão digital

Módulo II: A educação do século XXI e suas implicações

  • Aula 1
  • Educação, um tesouro a descobrir
  • Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica
  • Quatro pilares da educação

Módulo III: A função da escola

  • Aula 1
  • Reflexões sobre o papel social da escola
  • Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem
  • Função social da escola

Módulo IV: Educação inclusiva: conceito

  • Aula 1
  • Educação inclusiva
  • Inclusão Escolar x Escola Inclusiva
  • Conhecimentos Pedagógicos: Educação Inclusiva

Módulo V: Necessidades Educativas Especiais (NEE)

  • Aula 1
  • Necessidades educacionais especiais - NEEs
  • Inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor do Ensino Regular
  • Inclusão: alunos com necessidades educacionais especiais

Módulo VI: Educação inclusiva no Brasil: legislação vigente

  • Aula 1
  • Legislação Específica: documentos internacionais
  • Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • Fundamentos e legislação da Educação Especial

Módulo VII: O papel da Informática na Educação

  • Aula 1
  • A introdução da informática no ambiente escolar
  • Informática na educação: instrucionismo x construcionismo
  • Informática na educação e suas inquietações

Módulo VIII: Projeto Político Pedagógico da Escola Inclusiva

  • Aula 1
  • O projeto político-pedagógico e o atendimento educacional especializado na perspectiva inclusiva
  • Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade
  • A Educação Especial e o Projeto Político Pedagógico

Módulo IX: Função do professor e formação docente no contexto da educação inclusiva

  • Aula 1
  • Educação inclusiva: desafios da formação e da atuação em sala de aula
  • A formação de professores e a educação inclusiva
  • O papel do professor na inclusão escolar

Módulo X: Atendimento Educacional Especializado

  • Aula 1
  • Ministro homologa parecer que trata de aluno com deficiência
  • Atendimento educacional especializado - AEE
  • Conhecendo o atendimento educacional especializado (AEE)

Módulo XI: Neurociência e estilos de aprendizagem

  • Aula 1
  • Estilos de aprendizagem: você está usando do jeito certo?
  • Existem estilos de eprendizagem?
  • Ciência Cognitiva e Educação: Neurociência e Aprendizagem

Módulo XII: Importância do currículo adequado à sala de aula inclusiva: conteúdos e habilidades

  • Aula 1
  • Saberes e práticas da inclusão: estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais
  • Adaptação curricular: ferramenta indispensável na inclusão escolar
  • Educação Especial e Educação Inclusiva Adaptações Curriculares

Módulo XIII: Processo de avaliação da aprendizagem

  • Aula 1
  • Teoria e prática da avaliação da aprendizagem escolar
  • O processo de avaliação da aprendizagem escolar na prática pedagógica
  • Avaliação na Educação Inclusiva

Módulo XIV: Informática na educação e uso do computador na construção de aprendizagem

  • Aula 1
  • O computador no processo de ensino-aprendizagem: Prática e atuação de professores
  • Jogos de computador estimulam o aprendizado da matemática nas escolas
  • O uso do computador como recurso nos anos iniciais do ensino fundamental

Módulo XV: Computador como tecnologia educacional

  • Aula 1
  • Tecnologia e aprendizagem
  • O uso do computador e da internet como ferramentas pedagógicas
  • O computador na escola

Módulo XVI: Softwares voltados para Necessidades Educacionais Especiais

  • Aula 1
  • Conheça softwares de educação inclusiva
  • Inclusão: software educativo
  • Conheça os aplicativos que auxiliam crianças com deficiência

Módulo XVII: A inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação

  • Aula 1
  • A inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação na Educação Básica: um desafio à prática pedagógica
  • Saberes e práticas da inclusão
  • Como identificar e estimular uma criança com altas habilidades?

Módulo XVIII: Formação docente no contexto das altas habilidades

  • Aula 1
  • O professor reflexivo e o reconhecimento das altas habilidades/superdotação
  • Formação docente sobre altas habilidades / superdotação e a construção da escola inclusiva
  • Altas habilidades e superdotação

Módulo XIX: Conceito de acessibilidade

  • Aula 1
  • O que significa acessibilidade
  • Acessibilidade
  • Você sabe o que é acessibilidade?

Módulo XX: A informática na educação especial inclusiva

  • Aula 1
  • Contribuição da informática na educação inclusiva
  • O uso da informática no processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais em classe comum: uma análise da formação e da prática docente
  • Informática na Educação: a informática na educação especial

Módulo XXI: A tecnologia e os recursos pedagógicos acessíveis

  • Aula 1
  • Materiais pedagógicos acessíveis
  • Recursos pedagógicos acessíveis
  • Sala de recursos multifuncionais

Módulo XXII: Tecnologia assistiva

  • Aula 1
  • O que é Tecnologia Assistiva?
  • Tecnologia Assistiva
  • O que é Tecnologia Assistiva?

Módulo XXIII: Categorias de Tecnologia Assistiva

  • Aula 1
  • Categorias de Tecnologia Assistiva
  • Categorias de Tecnologia Assistiva
  • Recursos da deficiência física

Módulo XXIV: Tecnologia da informação e da comunicação

  • Aula 1
  • TICS na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno
  • TICs - Tecnologias da informação e comunicação
  • A utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno

Módulo XXV: Tecnologia na sala de aula inclusiva

  • Aula 1
  • Salas de aula inclusivas: uma estratégia e uma estrutura
  • Tecnologia assistiva no contexto da sala de aula inclusiva
  • SAAI: Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão

Bibliografia

Créditos

1
MATRICULE-SE
Acesse mais de 1.200 cursos por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90 e ganhe 10 certificados digitais de 5h.
2
ESCOLHA SEUS CURSOS
Você escolhe quantos cursos deseja fazer e aproveita todo o material selecionado pela equipe pedagógica.
3
AVALIE SEUS CONHECIMENTOS
Você escolhe a carga horária do curso, entre 5h a 420h e faz uma avaliação de verdadeiro ou falso.
4
CONQUISTE SEU CERTIFICADO
Seja aprovado na avaliação, pague a taxa e emita seu certificado para subir de nível em sua carreira.

O que faz com que nosso certificado seja tão valorizado e destaca o Educamundo

  • Tempo ideal de estudos

Uma plataforma que respeita o tempo mínimo de estudos para dar credibilidade a quem aprende e confiança a quem contrata.

  • Autenticidade do certificado

Todo certificado possui o QR Code, um número exclusivo para dar segurança para você e quem recebe seu certificado.

  • Múltiplos conteúdos

Oferecemos, em nossos cursos, conteúdos diversificados e rigorosamente escolhidos por nosso setor pedagógico, para lhe proporcionar o melhor desenvolvimento e senso crítico.

  • Carga horária flexível

Aqui você tem a liberdade para escolher cargas horárias entre 5h e 420h, conforme sua necessidade.

Cursos online em diversas áreas do conhecimento

No Educamundo, você encontra cursos online sobre Administração, Saúde, Direito, Comunicação, Educação, Idiomas, Bem-estar, Psicologia, Tecnologia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Oferecemos mais de 1.200 opções de cursos para agregar valor à sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Todos os cursos online com certificado são desenvolvidos por um setor pedagógico dedicado que seleciona os temas de alta relevância e os materiais mais enriquecedores.

Certificados valorizados e com flexibilidade

Oferecemos também a opção de obter uma certificação de qualidade em todos os cursos. A carga horária da certificação varia entre 5 e 420 horas e é definida pelo aluno antes de fazer a avaliação.

Os cursos online com certificado são excelentes para você:

  • Prova de títulos em concurso público;
  • Melhorar sua performance em entrevistas de emprego e processos de progressão de carreira;
  • Somar horas em atividades complementares da faculdade;
  • Comprovar seus conhecimentos.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem que lhe dá total liberdade

Para agregar a qualidade do ensino a recursos tecnológicos excelentes, o Educamundo disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um ambiente totalmente dinâmico, intuitivo e otimizado para computadores e dispositivos móveis.

No AVA você:

  • Confere todos os materiais contidos nos cursos;
  • Consegue facilmente assimilar todas as aulas;
  • Se organiza de maneira prática;
  • Acompanha todo o processo de certificação.

O que você aprenderá

  • O conceito de educação inclusiva e o papel da escola
  • A utilização do computador em sala de aula
  • As necessidades educativas especiais
  • O papel da informática na educação
  • O Projeto Político Pedagógico da Escola Inclusiva
  • A neurociência e os estilos de aprendizagem.

Descrição

A escola deve ser um ambiente democrático de aprendizado. Todas as pessoas, independente de qualquer condição, devem ter a sua disposição ótimas metodologias e abordagens em todas as disciplinas. Embora haja limitações para alguns grupos, felizmente já existem ferramentas excelentes que podem ser utilizadas em qualquer instituição.

Conceitos ligados à acessibilidade e educação especial inclusiva são alvo de vários debates. Muitos especialistas ponderam que toda escola deve contar com apoios preparados para atender pessoas com deficiência física ou intelectual, bem como indivíduos em diversas situações.

Nesse contexto, podemos destacar a área de tecnologia assistiva como a principal responsável pela inclusão desse grupo, já que dispõe de auxílios ligados à comunicação alternativa, à mobilidade, à sala de recursos multifuncionais e a presença da informática na educação para auxiliar aqueles que dependem de apoios direcionados.

Com tamanha importância, esse tema está presente em muitos cursos online de excelência, como no Curso Online Acessibilidade e Informática na Escola Inclusiva, opção qualitativa oferecida pelo Educamundo. A partir dessa capacitação, você compreende todos os aspectos relacionados ao atendimento educacional especializado e como softwares, aparelhos e aplicações são utilizados para facilitar o ensino dos alunos com diversas condições.

Conheça melhor esse curso de educação especial e saiba como aproveitá-lo para fortalecer sua formação acadêmica, pessoal e profissional.

O que você vai estudar

Com diversas opções de cursos online voltados ao cenário da educação especial inclusiva, o Educamundo acaba de lançar uma capacitação relacionada especificamente às melhores práticas no uso da informática nas instituições de todos os portes. Criar um projeto que visa a acessibilidade, com metodologias dinâmicas e eficazes, é essencial para qualquer escola – e o primeiro passo para isso é buscar qualificação no tema.

Nosso curso de educação especial voltado a esse assunto é composto por diversos tópicos interessantes. Primeiramente, há uma abordagem a respeito da evolução da educação e as mudanças necessárias para se tornar mais inclusiva e democrática. Se antes as pessoas com deficiência não tinham muitas oportunidades, hoje em dia é direito de todas frequentarem uma escola regular.

Nesse contexto, destacamos toda a legislação vigente a respeito dos principais direitos desse grupo, quais são as políticas adotadas por escolas-modelo e como a escola deve se adaptar para receber indivíduos com as mais diversas condições.

Outros temas preponderantes em nosso curso abordam a importância do atendimento educacional especializado, quais as melhores atividades que podem ser realizadas pelos docentes e ótimos macetes para estabelecer um projeto pedagógico instigante e eficiente.

Por fim, esse curso de educação especial define o conceito de acessibilidade e tudo que compõe o universo da tecnologia assistiva, uma área em expansão que está presente tanto na escola quanto em variados ambientes. Além disso, você entende como a informática é aplicada nas metodologias de ensino, o que é tecnologia educacional, quais os softwares pedagógicos mais interessantes e tudo sobre as necessidades educativas especiais (NEE).

A partir desse amplo conteúdo, você pode se especializar em todo esse cenário e aprender passo a passo a criar um cronograma de aulas mais inclusivo, lidar com pessoas com deficiência ou qualquer outra condição, além de auxiliar na formação daqueles que dependem de apoios para aprender com qualidade.

Áreas de atuação

Além de destacar a utilização da informática na educação, recursos de acessibilidade e tudo sobre inclusão escolar, nosso curso online revela dicas de capacitação, atualização e aperfeiçoamento para todos os responsáveis em se qualificar nessas pautas. É essencial que docentes de variadas disciplinas fiquem a par desses cenários para que possam criar aulas mais estimulantes.

É nesse contexto que recomendamos a realização desse curso para educadores de todos os níveis, seja atuante na educação infantil, no ensino fundamental e médio, na alfabetização de jovens e adultos e, sobretudo aqueles que pretendem se profissionalizar no atendimento educacional especializado – para ensinar pessoas com deficiência física, intelectual, com altas habilidades, etc.

O mesmo vale para os gestores e coordenadores de grandes e pequenas instituições, públicas ou privadas. Toda escola deve criar projetos que melhorem a acessibilidade e a inclusão de todas as pessoas, fortalecendo o uso da informática na educação, criando uma sala de recursos multifuncionais excelente e instigando os professores e demais funcionários a se atualizar constantemente.

Além dos profissionais da área da educação, nosso curso é indicado para os atuantes no campo da informática e tecnologia. Esse público é o responsável pela criação de sistemas e plataformas que auxiliam no aprendizado dos alunos, desde os mais básicos até os mais complexos. O mesmo vale para engenheiros, arquitetos e designers.

De modo geral, os temas tratados no curso podem ser de grande valia para muitos indivíduos, seja de campos como psicologia, assistência social, direito, sociologia e comunicação até pessoas que pretendem seguir as áreas destacadas ou que simplesmente desejam compreender melhor esse cenário. Conhecimento nunca é demais, é sempre bom elucidar as dúvidas para se tornar um cidadão mais esclarecido e engajado em projetos que levem a mudanças positivas.

Avaliação e certificação

Melhor que aprender tudo sobre educação especial inclusiva é a possibilidade de conquistar um diploma que comprove sua dedicação na realização do curso de interesse. Uma das vantagens do Educamundo é oferecer os cursos online com certificado, indicados para profissionais que desejam aprimorar o currículo, somar pontos em provas de títulos de concursos (caso esse processo conste no edital), usar o documento em atividades complementares na graduação, entre outros propósitos.

A contratação é opcional e o procedimento é simples. Após realizar sua matrícula no portal, basta estudar o curso de informática na educação no tempo necessário para assimilar todo o conteúdo. Quando estiver preparado – e depois de testar seus conhecimentos com os testes modulares -, escolha a carga horária (de 5 a 420 horas) e inicie a avaliação final respondendo questões de verdadeiro ou falso.

Acertando 70% das perguntas, você torna-se apto a conquistar o seu certificado na versão impressa ou digital (consulte condições de contratação). É sempre bom salientar que os cursos online com certificado do Educamundo são aceitos em todo o território nacional.

Diferenciais

Você sabia que o Educamundo é um dos portais EaD que mais cresce no país? Somos uma das maiores instituições nesse segmento, atestada por mais de 200 mil alunos que desfrutam de todas as nossas vantagens:

  • Mais de 1200 cursos online com certificado de 23 áreas do conhecimento;

  • Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) moderno e intuitivo;

  • Acesso a todas as capacitações 24 horas por dia, 7 dias por semana, seja por computadores ou dispositivos móveis;

  • Conteúdos atualizados preparados por um setor pedagógico competente e dedicado;

  • Investimento único de R$ 69,90 que garante o acesso a todos os cursos online do Pacote Master por um ano;

  • Certificados de qualidade com carga horária a escolha do aluno.

Viu só quantos benefícios incríveis? Aproveite nossa proposta e faça sua matrícula, será perfeito para sua qualificação. Boa sorte e ótimos estudos!

Objetivos

• Discutir a educação do século XXI e suas implicações.
• Refletir sobre o papel da informática na educação inclusiva.
• Apresentar o Projeto Político Pedagógico na Escola Inclusiva.
• Discutir a função do professor e a formação docente no contexto da educação inclusiva.
• Apresentar as necessidades educativas especiais.
• Refletir sobre o atendimento educacional especializado.
• Apresentar os softwares voltados para as necessidades educacionais especiais.
• Refletir sobre a formação docente no contexto das altas habilidades.
• Discutir a inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação.

Área de aplicação

O Curso Online Acessibilidade e Informática na Escola Inclusiva é direcionado para professores, instrutores de TI, educadores físicos, pedagogos, psicopedagogos, terapeutas, fisioterapeutas, auxiliares de sala, psicólogos, profissionais de serviço social, fonoaudiólogos, estudantes, orientadores, supervisores, diretores e demais trabalhadores da área da educação, assim como interessados em ingressar na carreira educacional ou aqueles que se simpatizam com o tema e desejam enriquecer seus conhecimentos acerca do tema.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de "cursos livres", como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os "cursos livres" é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público...”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do Educamundo é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Conteúdo Programático

Introdução

Módulo I: A informática na educação

  • Aula 1
  • Informática Aplicada à Educação
  • A Informática na Educação: como, para que e por que
  • Informática na Educação: tecnologia na sala de aula e inclusão digital

Módulo II: A educação do século XXI e suas implicações

  • Aula 1
  • Educação, um tesouro a descobrir
  • Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica
  • Quatro pilares da educação

Módulo III: A função da escola

  • Aula 1
  • Reflexões sobre o papel social da escola
  • Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem
  • Função social da escola

Módulo IV: Educação inclusiva: conceito

  • Aula 1
  • Educação inclusiva
  • Inclusão Escolar x Escola Inclusiva
  • Conhecimentos Pedagógicos: Educação Inclusiva

Módulo V: Necessidades Educativas Especiais (NEE)

  • Aula 1
  • Necessidades educacionais especiais - NEEs
  • Inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor do Ensino Regular
  • Inclusão: alunos com necessidades educacionais especiais

Módulo VI: Educação inclusiva no Brasil: legislação vigente

  • Aula 1
  • Legislação Específica: documentos internacionais
  • Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • Fundamentos e legislação da Educação Especial

Módulo VII: O papel da Informática na Educação

  • Aula 1
  • A introdução da informática no ambiente escolar
  • Informática na educação: instrucionismo x construcionismo
  • Informática na educação e suas inquietações

Módulo VIII: Projeto Político Pedagógico da Escola Inclusiva

  • Aula 1
  • O projeto político-pedagógico e o atendimento educacional especializado na perspectiva inclusiva
  • Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade
  • A Educação Especial e o Projeto Político Pedagógico

Módulo IX: Função do professor e formação docente no contexto da educação inclusiva

  • Aula 1
  • Educação inclusiva: desafios da formação e da atuação em sala de aula
  • A formação de professores e a educação inclusiva
  • O papel do professor na inclusão escolar

Módulo X: Atendimento Educacional Especializado

  • Aula 1
  • Ministro homologa parecer que trata de aluno com deficiência
  • Atendimento educacional especializado - AEE
  • Conhecendo o atendimento educacional especializado (AEE)

Módulo XI: Neurociência e estilos de aprendizagem

  • Aula 1
  • Estilos de aprendizagem: você está usando do jeito certo?
  • Existem estilos de eprendizagem?
  • Ciência Cognitiva e Educação: Neurociência e Aprendizagem

Módulo XII: Importância do currículo adequado à sala de aula inclusiva: conteúdos e habilidades

  • Aula 1
  • Saberes e práticas da inclusão: estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais
  • Adaptação curricular: ferramenta indispensável na inclusão escolar
  • Educação Especial e Educação Inclusiva Adaptações Curriculares

Módulo XIII: Processo de avaliação da aprendizagem

  • Aula 1
  • Teoria e prática da avaliação da aprendizagem escolar
  • O processo de avaliação da aprendizagem escolar na prática pedagógica
  • Avaliação na Educação Inclusiva

Módulo XIV: Informática na educação e uso do computador na construção de aprendizagem

  • Aula 1
  • O computador no processo de ensino-aprendizagem: Prática e atuação de professores
  • Jogos de computador estimulam o aprendizado da matemática nas escolas
  • O uso do computador como recurso nos anos iniciais do ensino fundamental

Módulo XV: Computador como tecnologia educacional

  • Aula 1
  • Tecnologia e aprendizagem
  • O uso do computador e da internet como ferramentas pedagógicas
  • O computador na escola

Módulo XVI: Softwares voltados para Necessidades Educacionais Especiais

  • Aula 1
  • Conheça softwares de educação inclusiva
  • Inclusão: software educativo
  • Conheça os aplicativos que auxiliam crianças com deficiência

Módulo XVII: A inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação

  • Aula 1
  • A inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação na Educação Básica: um desafio à prática pedagógica
  • Saberes e práticas da inclusão
  • Como identificar e estimular uma criança com altas habilidades?

Módulo XVIII: Formação docente no contexto das altas habilidades

  • Aula 1
  • O professor reflexivo e o reconhecimento das altas habilidades/superdotação
  • Formação docente sobre altas habilidades / superdotação e a construção da escola inclusiva
  • Altas habilidades e superdotação

Módulo XIX: Conceito de acessibilidade

  • Aula 1
  • O que significa acessibilidade
  • Acessibilidade
  • Você sabe o que é acessibilidade?

Módulo XX: A informática na educação especial inclusiva

  • Aula 1
  • Contribuição da informática na educação inclusiva
  • O uso da informática no processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais em classe comum: uma análise da formação e da prática docente
  • Informática na Educação: a informática na educação especial

Módulo XXI: A tecnologia e os recursos pedagógicos acessíveis

  • Aula 1
  • Materiais pedagógicos acessíveis
  • Recursos pedagógicos acessíveis
  • Sala de recursos multifuncionais

Módulo XXII: Tecnologia assistiva

  • Aula 1
  • O que é Tecnologia Assistiva?
  • Tecnologia Assistiva
  • O que é Tecnologia Assistiva?

Módulo XXIII: Categorias de Tecnologia Assistiva

  • Aula 1
  • Categorias de Tecnologia Assistiva
  • Categorias de Tecnologia Assistiva
  • Recursos da deficiência física

Módulo XXIV: Tecnologia da informação e da comunicação

  • Aula 1
  • TICS na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno
  • TICs - Tecnologias da informação e comunicação
  • A utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno

Módulo XXV: Tecnologia na sala de aula inclusiva

  • Aula 1
  • Salas de aula inclusivas: uma estratégia e uma estrutura
  • Tecnologia assistiva no contexto da sala de aula inclusiva
  • SAAI: Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão

Bibliografia

Créditos

1
MATRICULE-SE
Acesse mais de 1.200 cursos por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90 e ganhe 10 certificados digitais de 5h.
2
ESCOLHA SEUS CURSOS
Você escolhe quantos cursos deseja fazer e aproveita todo o material selecionado pela equipe pedagógica.
3
AVALIE SEUS CONHECIMENTOS
Você escolhe a carga horária do curso, entre 5h a 420h e faz uma avaliação de verdadeiro ou falso.
4
CONQUISTE SEU CERTIFICADO
Seja aprovado na avaliação, pague a taxa e emita seu certificado para subir de nível em sua carreira.

O que faz com que nosso certificado seja tão valorizado e destaca o Educamundo

  • Tempo ideal de estudos

Uma plataforma que respeita o tempo mínimo de estudos para dar credibilidade a quem aprende e confiança a quem contrata.

  • Autenticidade do certificado

Todo certificado possui o QR Code, um número exclusivo para dar segurança para você e quem recebe seu certificado.

  • Múltiplos conteúdos

Oferecemos, em nossos cursos, conteúdos diversificados e rigorosamente escolhidos por nosso setor pedagógico, para lhe proporcionar o melhor desenvolvimento e senso crítico.

  • Carga horária flexível

Aqui você tem a liberdade para escolher cargas horárias entre 5h e 420h, conforme sua necessidade.

Cursos online em diversas áreas do conhecimento

No Educamundo, você encontra cursos online sobre Administração, Saúde, Direito, Comunicação, Educação, Idiomas, Bem-estar, Psicologia, Tecnologia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Oferecemos mais de 1.200 opções de cursos para agregar valor à sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Todos os cursos online com certificado são desenvolvidos por um setor pedagógico dedicado que seleciona os temas de alta relevância e os materiais mais enriquecedores.

Certificados valorizados e com flexibilidade

Oferecemos também a opção de obter uma certificação de qualidade em todos os cursos. A carga horária da certificação varia entre 5 e 420 horas e é definida pelo aluno antes de fazer a avaliação.

Os cursos online com certificado são excelentes para você:

  • Prova de títulos em concurso público;
  • Melhorar sua performance em entrevistas de emprego e processos de progressão de carreira;
  • Somar horas em atividades complementares da faculdade;
  • Comprovar seus conhecimentos.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem que lhe dá total liberdade

Para agregar a qualidade do ensino a recursos tecnológicos excelentes, o Educamundo disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um ambiente totalmente dinâmico, intuitivo e otimizado para computadores e dispositivos móveis.

No AVA você:

  • Confere todos os materiais contidos nos cursos;
  • Consegue facilmente assimilar todas as aulas;
  • Se organiza de maneira prática;
  • Acompanha todo o processo de certificação.