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Conheça 10 funcionalidades importantes da ferramenta Google Analytics

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Você já ouviu falar na ferramenta Google Analytics? Para quem trabalha com marketing digital e SEO, a plataforma é indispensável. Afinal, ela reúne um grupo grande de métricas de dados extremamente relevantes para compreender o sucesso do seu negócio online.

Você conhece as principais funcionalidades da plataforma? Sabe como explorar os seus recursos? A seguir, iremos apresentar 10 coisas que é possível mensurar através do Google Analytics. Confira!

10 funcionalidades da ferramenta Google Analytics

O Google se tornou uma das empresas mais influentes da atualidade e não é à toa. Suas ferramentas oferecem relevância e praticidade, tanto para usuários, quanto para empresas, por um excelente custo-benefício.

O  Google Analytics talvez seja hoje uma das mais influentes ferramentas para o público empresarial. E nesse artigo, iremos te explicar o porquê.

Google Analytics login

  1. Para fazer o login no Google Analytics, acesse primeiro o site da plataforma;

  2. Preencha os dados com seu e-mail da sua conta Google;

  3. Prontinho! Agora só acompanhar as suas métricas principais.

1. Estatísticas para KPIs

KPIs (Key Performance Indicator – Indicadores Chaves de Performance) são métricas que ajudam a definir se a estratégia utilizada no seu site está sendo bem sucedida ou não.

Quando falamos em marketing de conteúdo por exemplo, existem algumas KPIs que são fundamentais de se acompanhar como número de usuários, novos usuários, sessões, entre outras.

Uma das funcionalidades da ferramenta é oferecer as métricas Google Analytics, relacionadas as principais KPIs quando o assunto são negócios digitais como blogs, e-commerces e marketing places.

Leia também: “Estratégia de SEO: como otimizar o Google Analytics para de e-commerce?

2. Interação com redes sociais

Outra funcionalidade interessante é que a plataforma identifica através da url e de utms, a origem de onde os seus usuários estão vindo, inclusive, das redes sociais.

Assim, é possível identificar se uma campanha no Facebook deu ROI (Return Of Investiment – Retorno de Investimento) e se os usuários que vieram da rede social fecharam uma compra.

3. Google Ads

O Google Ads e a plataforma de publicidade do Google. É através dela que você consegue colocar anúncios em determinados resultados de pesquisa.

Com a integração do Google Analytics com o Google Ads, é possível acompanhar no mesmo local as suas métricas de SEO e as suas métricas de anúncios, facilitando a sua rotina.

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4. Google Search Console

O Google Analytics e o SEO possuem uma aproximação muito forte. Isso porque a plataforma não só permite o acompanhamento das principais KPIs de um blog, como também oferece integração com o Search Console.

Para quem não conhece, o Search Console é ideal para entender como está a sua performance no Google, podendo identificar qual url ranqueia para quais palavras chaves, em qual posicionamento, qual o número de impressões a sua página tem assim como a quantidade de cliques que ela recebe.

Como o Google é o maior buscador do mundo, faz muito sentido acompanhar como estão as performances das landing pages nele, não é mesmo?

Leia também: Google Analytics e SEO: qual a importância da ferramenta na prática?

5. Fluxo de comportamento do usuário

Já se perguntou como anda a navegação do seu site? Se o link que você colocou na home page está sendo clicado? Como os usuários interagem no seu site?

O fluxo de comportamento responde exatamente essa questão. Ele mostra por quais urls os usuários mais navegam no site, exibindo as interações mais comuns feitas por seus consumidores.

6.  Experiência do usuário

Um dos desafios das lojas online é não ter um contato direto com os seus consumidores como em lojas físicas. Isso acaba deixando um pouco complexo o trabalho do time de marketing e do time de vendas entender se a sua estratégia está dando certo e se a experiência do usuário está positiva.

Existe um grande grupo de métricas na plataforma que são feitas exatamente para que seja possível interpretar se os usuários estão ou não gostando do site. Taxa de rejeição, tempo na página, tempo por sessão, entre outras.

Falamos de algumas delas no artigo “Métricas Google Analytics: conheça 5 métricas e saiba como usá-las”. Que tal dar uma conferida?

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7. Visão de público

A visão de público é uma funcionalidade que permite identificar a localização dos usuários, quais os seus maiores interesses e o que eles buscam ao entrarem no site.

Assim, é possível ver em que estado ou região se concentra o seu mercado consumidor, como também fica mais fácil ajustar sobre qual assunto e qual tema precisa de ênfase no seu site.

8. Painéis de acompanhamento

Muitas vezes um mesmo site possui tantas métricas que acaba ficando um pouco complexo entrar em vários relatórios separados para acompanhá-las. Porém, é bem fácil de resolver esse problema.

Você pode criar um painel do Google Analytics para E-commerce, juntando suas principais métricas e visualizá-las simultaneamente. Legal, não é?

9. Alertas

Alguns funcionários têm como prática conferir as métricas do Google Analytics algumas vezes por dia. Mas a verdade é que não dá para ficar olhando todos os relatórios o tempo inteiro.

Os alertas do Google Analytics permitem com que você saiba rapidamente caso alguma coisa esteja errada como o seu site. Então se, por exemplo, o número de usuários cair drasticamente, você pode configurar para que o Google Analytics te envie um alerta por e-mail.

10. Relatórios personalizados

A personalização é um dos grandes destaques do Google Analytics. Em basicamente todas as features é possível ajustar para o seu modelo de negócio. Uma das funcionalidades que ajuda muito nesse quesito é o relatório personalizado Google Analytics.

Com ele, é possível juntar as suas métricas principais, acompanhando uma determinada estratégia ou até mesmo uma campanha de marketing e vendas específica. Para aprender mais sobre o assunto, você pode conferir o nosso artigo: “Como montar um excelente relatório personalizado no Google Analytics”.

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