Quem mexe com marketing digital sabe que existe uma relação próxima entre a ferramenta do Google Analytics e SEO, técnica de otimização de para os mecanismos de pesquisa.

No post de hoje, vamos explicar melhor como essas duas tecnologias se relaciona e qual a sua relevância para quem possui uma empresa na internet.

A relação entre o Google Analytics e SEO

Os mecanismos de pesquisa, como o Google por exemplo, possuem um algoritmo bastante sofisticado, cujo objetivo principal é oferecer o melhor resultado para o usuário.

O SEO (Searching Engineering Optimization - Otimização para Mecanismos de Busca) é a técnica utilizada por sites e pelo marketing de conteúdo, como forma de transformarem suas páginas atrativas ao algoritmo do Google e de outros sites de buscas, com o objetivo de aparecer em primeiro lugar para determinadas palavras-chaves.

O Google Analytics é uma ferramenta de métricas, o seja, ela ajuda entender como está a interação do usuário no site. E é uma forma de medir se o seu site está oferecendo um resultado positivo para o usuário.  

 

O que são métricas de SEO?

Mas afinal, o que são métricas de SEO? São unidades de medidas que ajudam a interpretar o comportamento do usuário no site. Uma das unidades de medida mais utilizada é a de novos usuários, por exemplo, que indica quantas pessoas que nunca entraram no seu site antes, entraram naquele dia.

É possível criar métricas levando em consideração diversos critérios, como localização ou comportamento na página.

O que é taxa de rejeição no Google Analytics?

A taxa de rejeição do Google Analytics nada mais é do que a porcentagem de usuários que entraram no seu site e saíram logo em seguida.  Uma taxa de rejeição alta não é boa notícia. Muitas vezes, ela é um indicativo de que o seu conteúdo não está correspondendo às expectativas do usuário.

Google Analytics e Search Console

O Search Console é uma outra ferramenta do Google extremamente útil para quem trabalha com SEO. Ele oferece um status sobre como estão ranqueados os seus posts para determinada palavra chave, verificar o histórico de posicionamento, impressões, cliques e CTR (Taxa de Cliques por Impressão).

É possível conectar o Google Analytics e Search Console de forma que você possa acessar ambos os dados apenas no Analytics e é indicado, uma vez que permite comparar métricas e acompanhá-las mais facilmente através de uma só plataforma.

 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Customizando o painel do Google Analytics

Customizar o seu painel do Google Analytics pode tornar mais prática a rotina de acompanhar as suas métricas principais.

Se você está interessado em aprender mais sobre a temática e descobrir como otimizar a plataforma de acordo com o seu negócio, aqui vai uma dica: o Curso Online Google Analytics do Educamundo.

Com cursos online com certificado, aprender conteúdos novos fica muito mais fácil. Aqui no portal, investindo apenas R$ 69,90 você tem acesso a todos os cursos online do Pacote Master pelo período de um ano.

Não perca essa oportunidade e se inscreva em nosso portal. Invista na sua educação e dê um up na sua carreira!