O Google Analytics é, sem dúvida, uma da plataformas de estatística para sites mais utilizadas da atualidade e vem sendo otimizado pelo Google constantemente. Porém, por ter uma usabilidade um pouco complexa, poucas pessoas sabem aproveitar todos os recursos que a ferramenta pode oferecer.

No artigo de hoje, vamos te ensinar como fazer um relatório personalizado no Google Analytics e facilitar a visibilidade das suas métricas.

As vantagens de um relatório personalizado Google Analytics

Por ser uma plataforma extremamente utilizada, o Google Analytics (GA) oferece uma visão inicial um tanto quanto genérica. Porém, o lado positivo é a versatilidade de customização que a ferramenta oferece.

Um relatório personalizado Google Analytics é a melhor forma de ter a mão as métricas que você deseja acompanhar. Seja um acompanhamento diário ou de uma campanha de marketing específica.

Google Analytics 360

Você sabia que o Google Analytics 360 é a versão empresarial paga da ferramenta? Ela oferece um número maior de métricas e recursos do que a versão gratuita. Por ser uma versão bem complexa e com um preço pouco acessível, é indicada para grandes empresas.

Como fazer um relatório no GA

Para fazer um relatório no Google Analytics, você deve:

  1. Acessar a sua conta na plataforma.

  2. Clicar em personalização > + novo relatório personalizado.

  3. Em seguida, dê um título para o seu relatório.

  4. Adicione as métricas que deseja acompanhar como usuários, sessões, taxa de rejeição entre outras.

  5. Escolha a dimensão que deseja agrupar as métricas, seja pela página que o usuário entra em seu site ou pela mídia, como Facebook ou site do Google.

  6. Adicione os filtros se for necessário.

  7. Salve o relatório.

 

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O que são os filtros Analytics?

Filtros Analytics são uma forma que a plataforma oferece de personalizar ainda mais o seu relatório. Ele é classificado pela dimensão, ou seja, uma segunda forma de agrupar as métricas.

Por exemplo, se você agrupou suas métricas por página de destino, você pode adicionar um novo filtro de página de destino, e selecionar url específicas para filtrar.

Ou então, pode filtrar por origem e mídia, caso queira ver naquele relatório, por exemplo, apenas os usuários que vieram do Facebook. As opções são infinitas.

Página de destino: quando usar?

Página de destino é uma das dimensões mais utilizadas no Google Analytics ao fazer uma plataforma. Isso porque ele irá oferecer as métricas de acordo com os usuários ou sessões de usuários a partir da página que entraram no site.

Estratégias de marketing que têm foco em SEO só tem a ganhar observando as suas métricas por páginas, uma vez que permite avaliar a performance daquela landing page isoladamente.

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