Ser reconhecido pelo MEC significa obter um parecer favorável de uma comissão do INEP após a primeira turma de um curso de graduação concluir entre 50% e 75% do tempo de duração. É necessário ter o reconhecimento do MEC para a emissão e registro de diploma.

Ao escolher uma instituição que ofereça cursos online, como é o caso do Educamundo, qual é a sua grande preocupação? Qualificação em diversas áreas, custo benefício, qualidade do material de apoio disponibilizado ou certificação? Sem sombra de dúvidas, todos estes pontos são importantes e devem ser analisados com cautela antes de fazer a sua inscrição nos cursos EAD. Porém, além destes aspectos, certamente você já se perguntou se cursos online reconhecidos pelo MEC são, de fato, importantes. Estamos certos?

Saiba que não se trata de uma dúvida exclusivamente sua, mas de muitas pessoas que estão iniciando processos de capacitação profissional através de cursos online. Afinal de contas, o que mais vemos por aí são campanhas de instituições de ensino a distância apontando os cursos reconhecidos pelo MEC como diferencial e sinônimo de qualidade.

Para que você tire todas as suas dúvidas, preparamos este artigo abordando as principais e mais importantes questões relacionadas ao reconhecimento do MEC para cursos a distância, além de dicas adicionais sobre esta modalidade de cursos. Vamos lá? Acompanhe as informações, descubra se de fato o Educamundo é reconhecido pelo MEC e enriqueça seus conhecimentos sobre o tema. Boa leitura!

O ensino a distância realmente é popular no Brasil?

Estudar quando e onde quiser, nos horários livres e que mais se adequam à sua necessidade. A flexibilidade e versatilidade realmente são dois grandes atrativos dos cursos a distância, que conquistam cada vez mais brasileiros. Os dados obtidos pelo Censo 2015/2016 da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) nos provam tal popularidade: segundo os dados divulgados, mais de 148 mil alunos se matricularam em cursos EAD de licenciatura – sendo relacionados tanto os cursos totalmente online quanto aqueles que possuem uma parte do conteúdo ministrado presencialmente, os chamados cursos semipresenciais.

Além dos cursos superiores, o volume de inscritos em cursos online com certificado também se destaca no Censo da ABED: apenas em 2015, foram 3.940.891 alunos inscritos nos cursos online de qualificação, capacitação e formação profissional, que são exatamente os cursos oferecidos pelo portal Educamundo, uma das principais referências brasileiras em ensino a distância.

A grande busca pelos cursos online com certificado tem um motivo: a preocupação das empresas em contratar colaboradores altamente qualificados e capazes de exercer todas as atividades propostas e garantir a excelência dos serviços. Há de se saber que os contratantes enxergam, de forma cada vez mais clara, a necessidade de que o futuro colaborador traga consigo não somente uma boa experiência profissional, porém, faz-se necessária uma bagagem teórica de valor – que pode ser conquistada através dos cursos EAD.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Eu preciso de cursos online reconhecidos pelo MEC?

Antes de responder esta pergunta, precisamos te explicar um pouco mais sobre funciona o processo de reconhecimento do MEC para cursos online. O Ministério da Educação e Cultura é o órgão responsável por fiscalizar e permitir o funcionamento de cursos EAD e presenciais de nível superior, nos âmbitos de graduação e pós-graduação. A regulamentação dos cursos a distância de formação continuada é garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394; pelo Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e pelas normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

Diferente do que ocorre com os cursos de nível superior, que devem ser cursos reconhecidos pelo MEC - já que necessitam obrigatoriamente deste reconhecimento, caso contrário não podem funcionar - os cursos livres, autorizados pelas leis que citamos, são caracterizados como formação de nível básico, podendo ser realizados por qualquer pessoa interessada, independentemente de escolaridade anterior. Esta modalidade abrange cursos de aperfeiçoamento, qualificação e formação profissional, em cargas horárias variadas. Vale destacar que aqui no Educamundo todos os cursos são oferecidos em cargas horárias que variam entre 5h e 360h, sendo de responsabilidade do inscrito a escolha pela carga que atende às suas necessidades profissionais.

Portanto, respondendo à sua pergunta: ao contrário do que você sempre imaginou, você não precisa de cursos online reconhecidos pelo MEC! Basta que opte por cursos regularizados, de insituições idôneas. Seguindo todas as dicas que citamos, certamente o processo de escolha por bons cursos a distância não será tão difícil assim, não é mesmo?

O Educamundo é reconhecido pelo MEC

Afinal, o Educamundo é reconhecido pelo MEC?

Trouxemos a resposta que você buscava. Não, o Educamundo não é reconhecido pelo MEC, porque a modalidade não exige este reconhecimento para pleno funcionamento das instituições ou emissão de certificados de conclusão. Mas você deve pensar: ‘Ah, mas então o meu certificado não terá validade!’. Muito pelo contrário. Os certificados emitidos pelo Educamundo são os mais aceitos pelo mercado de trabalho, devido à total qualidade dos conteúdos propostos. Para você saber: todos os materiais de estudo fornecidos pelo Educamundo no ambiente virtual de aprendizagem sem escolhidos minuciosamente através de uma equipe pedagógica totalmente empenha em oferecer os melhores conteúdos à você.

Não se engane com instituições de cursos online com certificado que fortalecem a ideia de que cursos livres online bons são aqueles com reconhecimento do MEC. Enfatizamos: este reconhecimento não é necessário. Muitas vezes essa informação é utilizada apenas como "estratégia de marketing", a fim de atrair a atenção dos interessados em cursos EAD. O cuidado que você deve ter é optar por uma empresa séria e renomada do mercado de educação a distância.

Você pode ter acesso a uma boa instituição de cursos a distância se avaliar os seguintes pontos:

Registro da instituição na ABED

As plataformas EAD mais sérias do mercado devem ser associadas à ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). Cada associado possui um número de registro que pode ser acessado e consultado, de modo que o interessado confirme se a empresa é regularizada no mercado.

Vale dizer que a ABED não tem o poder de liberar ou negar o funcionamento de cursos EAD, porém, associando-se à entidade as instituições conquistam mais credibilidade perante aos alunos. Uma das linhas de atuação da ABED é contribuir com a qualidade dos serviços prestados pelos portais de ensino a distância, resultando diretamente em cursos e conteúdos do mais alto nível.

Formalização da empresa com CNPJ

Não dá pra fugir deste item. Toda empresa deve possuir um número de CNPJ, que é a sua identidade jurídica. Optando por empresas sem a devida regularização, você pode ter enormes problemas lá na frente, principalmente relacionados à emissão de certificados de conclusão de curso. Para consultar se o CNPJ de uma empresa está ativo e regular, basta acessar o site da Receita Federal e informar o número de inscrição que deve constar, de forma clara e de fácil acesso, nos canais de atendimento e ambientes virtuais disponibilizados pela instituição.

Fica a reflexão: se uma empresa que oferece cursos online não possui ao menos um registro e formalização jurídica, será que os cursos por ela oferecidos serão válidos e aceitos pelos empregadores? Lembre-se de que as empresas desejam profissionais altamente qualificados para fazerem parte de seus quadros. Um curso excelente, proposto por uma instituição renomada, é o mínimo que você deve buscar para a sua vida profissional. Ah, não se esqueça de que quando falamos em excelência em cursos livres nada tem a ver com cursos online reconhecidos pelo MEC, ok?

Validade dos certificados

Para comprovar a sua capacitação profissional, é necessário que a instituição te ofereça certificados válidos e bem aceitos em todo o território nacional. É preciso ficar atento, inclusive, à carga horária que irá constar na certificação. Se você precisa de um curso que ofereça qualificação profissional, uma cettificação que comprove apenas uma atualização na área pode não ser tão interessante. Antes de efetivar a matrícula é preciso confirmar quais são as certificações propostos pelo portal EAD.

Quanto à questão de segurança e validade dos certificados, também há o que se verificar: todos os documentos, sejam eles físicos ou digitais, trazem consigo um número ou código de registro. Estes números garantem não somente a veracidade de todas as informações contidas no documento, mas, também, sua originalidade. Lembre-se também que existem centenas de instituições por aí que prometem certificados rápidos para cursos reconhecidos pelo MEC, aos quais é preciso manter os olhos bem abertos. Infelizmente existem pessoas de má fé que oferecem certificados falsos, o que em vez de facilitar sua qualificação profissional trará ainda mais problemas no futuro.

Um adendo: é recomendado que a instituição de ensino te ofereça as duas versões do certificado, tanto digital quanto físico. Desta forma, é possível atender às necessidades de quem prefere economizar papel e deseja receber apenas o certificado online, como também daqueles que necessitam do certificado físico para apresentar em processos seletivos, exames ou apenas para guardar junto aos demais documentos. O Educamundo fornece os dois modelos de certificado, uma vez que entende as necessidades pessoais de cada inscrito.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Reputação nas redes sociais

Quase todo consumidor que está insatisfeito sobre determinado produto ou serviço recorre às redes sociais para manifestar sua reclamação, é praxe. Não é diferente com os cursos EAD. Uma boa maneira de checar a qualidade da instituição de ensino que você pretende se inscrever é pesquisando sua reputação nas redes sociais. Se a empresa possui página no Facebook, vale dar uma checada e conferir o nível de engajamento entre a instituição e os alunos, se a instituição responde às dúvidas e, principalmente, se o nível de insatisfação é alto. Se as reclamações forem muitas, pode ser interessante rever a escolha e analisar bem se esta é uma boa opção para o seu currículo, não é mesmo?

Qualidade do conteúdo

Ao escolher um plataforma que ofereça cursos a distânciaé imprescindível que você analise bem a qualidade do conteúdo disponibilizado - já que isso inflencia diretamente em sua formação, capacitação ou atualização profissional. Cursos online sérios e renomados possuem equopes pedagógicas dedicadas especialmente à seleção de bons conteúdos, artigos, e-books e links que contribuam com o conhecimento. Outra dica importante: algumas plataformas de cursos EAD liberam e-books gratuitos como se fossem o conteúdo do curso. Os e-books devem ser utilizados apenas como forma de complementação do conteúdo, jamais considerados um curso completo de qualificação, atualização ou capacitação.

Você conhece os benefícios oferecidos pelo Educamundo?

Existem muitos portais que oferecem cursos a distância, porém, nem sempre são bem avaliados pelo mercado e, principalmente, pelos inscritos que já realizaram cursos naquela instituição. O Educamundo é uma forte referência nesta modalidade de ensino, disponibilizando mais de 1200 cursos livres online nas áreas de Administração, Direito, Meio Ambiente, Educação, Saúde e muito mais. São cursos cujos certificados podem ser utilizados para vários fins, dentre eles o enriquecimento do currículo, provas de titulação em concursos públicos, progressão de carreira no segmento público e complementação de cargas horárias em cursos técnicos e de graduação.

Aqui, o inscrito é exposto a conteúdos de qualidade, selecionados por um competente departamento pedagógico. Todos os materiais dos cursos, bem como o ambiente virtual de aprendizagem, ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Aliás, você pode acessar o conteúdo de qualquer lugar, visto que a plataforma é adaptável a todos os dispositivos – tablets, smartphones e desktop exibem o ambiente virtual.

Além de todas estas vantagens, o portal oferece um benefício exclusivo, diferenciando-se das demais plataformas: para ter acesso aos nossos cursos, não há a cobrança de mensalidades. Em algumas insituições, um único curso pode custar até R$400,00. No Educamundo, o investimento único de R$69,90 possibilita que o inscrito acesse todas as opções disponíveis no portal. Resultado? Muito mais oportunidades de qualificação profissional, que elevam ao máxima as suas chances de empregabilidade.

Mesmo com todas estas vantagens, você ainda está em dúvida se faz ou não um dos cursos do Educamundo? Prefere deixar de lado a oportunidade de se qualificar em níveis de excelência apenas porque os cursos livres online reconhecidos pelo MEC não existem, de fato? Agora você já conhece as leis que regem o ensino a distância e está esclarecido sobre se o Educamundo é reconhecido pelo MEC. Pode ficar tranquilo quanto a isso. Agora cabe a você decidir o seu futuro.

As dúvidas mais frequentes sobre cursos reconhecidos pelo MEC:

  • Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC? Todos os cursos de graduação precisam ser reconhecidos pelo MEC para conseguirem registrar os diplomas. A preocupação maior deve ser se a faculdade é credenciada pelo MEC (para descobrir, pode ser feita uma consulta no e-MEC).
  • Qual a diferença entre credenciado, autorizado e reconhecido pelo MEC? Toda Instituição de Ensino Superior (IES) deve ser cadastrada no Ministério da Educação para ser legal. Já a autorização deve ser solicitada sempre que a instituição for abrir um novo curso. O reconhecimento é necessário para emitir e registrar diplomas.
  • Quais são os cursos online com certificado reconhecido pelo MEC? Todos os cursos de graduação presenciais e a na modalidade EaD. Importante frisar que cursos livres presenciais ou a distância não precisam ter o reconhecimento do MEC.
  • Existem cursos online gratuitos com certificado reconhecidos pelo MEC? Existem, os cursos de graduação a distância oferecidos por universidades públicas.

Ficaríamos muito felizes se pudéssemos trilhar juntos este caminho de sucesso e contribuir de forma ativa com sua ascensão profissional. Faça sua inscrição hoje mesmo, não se esqueça que oferecemos mais de 1200 cursos. Em caso de dúvidas, não hesite em compartilhar suas dúvidas conosco. Basta deixar um comentários que teremos o prazer em lhe retornar o mais breve possível. Bons estudos!