Há alguns anos era praticamente impossível pensar em se qualificar profissionalmente sem a necessidade e compromisso de marcar presença diária em escolas profissionalizantes. Para quem necessitava de qualificação profissional, seja através de cursos livres ou cursos profissionalizantes, a rotina era pesada e exigia, além de disponibilidade de tempo, um capital extra que arcasse não somente com os custos do curso, mas também com custos relacionados a transporte e alimentação.

Felizmente, com a chegada das plataformas educacionais de ensino a distância, atualmente é possível enriquecer o currículo com cursos online sem a necessidade de deslocamento, investindo bem menos do que antigamente e, principalmente, adequando os estudos à sua rotina diária, aproveitando de forma positiva o tempo livre. E engana-se quem pensa que a facilidade está relacionada apenas aos cursos de formação profissional: grande parte das universidades privadas do país já possui sistemas específicos, como um portal EAD,  que possibilitam a realização de graduação a distancia e pos graduação a distancia.

A qualificação profissional através de cursos online possui inúmeras vantagens, que vão muito além da conquista de uma oportunidade em uma nova empresa ou promoção dentro da empresa atual. Ao realizar estes cursos, há a possibilidade de obter certificados de conclusão utilizados para diversos fins, tais como: complementação de cargas horárias em universidades, somatória de pontos para progressão de carreira e prova de titulação em concursos públicos. Em épocas nas quais as relações de trabalho andam tão estremecidas, vale garantir uma boa qualificação e elevar as chances de empregabilidade.

Ensino a distância: armadilhas que podem atrapalhar

Realizar cursos a distância também pode ser a grande saída para quem necessita mudar sua realidade profissional, seja trocando de área de atuação ou se especializando em assuntos que são de interesse pessoal, conquistando também conhecimentos úteis nas relações do dia a dia. Entretanto, vale salientar que os cursos online exigem todo o cuidado, atenção e análise demandadas pelos cursos presenciais. O mercado é facilitador, mas traz muitas armadilhas capazes de “jogar um balde de água fria” em seus planos.

Para que você trilhe uma jornada de sucesso na educação a distância, listamos neste artigo os principais erros cometidos por quem realiza cursos online. Conheça os principais pontos aos quais você deve atentar-se e saiba como evitá-los de uma vez por todas.

1. Não estar aberto à novas tecnologias

Antes de iniciar um curso a distancia é indispensável que o futuro aluno saiba que ao longo dos cursos EAD ele será exposto às novas tecnologias, que pertencem naturalmente às metodologias propostas pela instituição, através de seu portal EAD: videoaulas, apostilas virtuais, fóruns de discussão e leituras extracurriculares são alguns exemplos. Assim como ocorre em uma faculdade a distancia, por exemplo, os melhores cursos EAD oferecem recursos digitais modernos que visam otimizar o processo de aprendizagem e garantir total aproveitamento. Mas engana-se quem pensa que é preciso ser um expert em tecnologia: basta possuir interesse real no conteúdo, dedicar-se e seguir as orientações disponibilizadas pela plataforma de cursos a distância. O ensino a distância é acessível a todos e seu real intuito é facilitar os processos de qualificação e capacitação. Basta ser receptivo às novas informações.

Cursos relacionados que podem te interessar:

2. Errar na escolha dos cursos

As plataformas de ensino a distância trazem centenas de cursos online com certificado à disposição. Aqui no Educamundo, por exemplo, são mais de 1200 cursos nas mais variadas áreas. Com um leque tão amplo assim, é totalmente normal querer se inscrever em todos os cursos possíveis. Porém, é preciso ter cautela: quando você opta por um curso que não se relaciona com seus gostos pessoais e, principalmente, com a área de atuação que você pretende se aperfeiçoar, as chances de abandonar os estudos são maiores. Isso não ocorre apenas com cursos livres, mas também com os cursos de graduação e pos graduação a distancia. É interessante que - antes de se inscrever em determinado curso online - você navegue por todas as categorias, que são direcionadas à áreas distintas, e reflita sobre os cursos a distância que realmente serão úteis à você e à sua vida profissional.

3. Optar por cursos online grátis

Se você chegou neste artigo significa que está pensando seriamente em iniciar os estudos em um curso a distancia, certo? Pois bem, é bem provável que em suas pesquisas você tenha se deparado com instituições e plataformas que prometem cursos online gratis e, ainda, com emissão de certificado. Porém, é bacana saber que todo o cuidado é pouco com tais ofertas. Vamos explicar os motivos:

Conteúdo desqualificado

O foco principal de cursos livres e cursos profissionalizantes é qualificar interessados em determinada área, além de certificá-los. Para tanto, os cursos devem contar com um conteúdo de qualidade, elaborados por profissionais de pedagogia e áreas relacionadas. É muito comum vermos por aí plataformas que oferecem cursos online gratis e disponibilizam apenas um e-book como sendo o curso completo.

Você não deve cair nessa! Os melhores cursos a distância contam com conteúdo exclusivo, criado por departamentos e equipes específicas, distribuído por módulos e capítulos, facilitando o processo de aprendizagem e, principalmente, disponibilizando conhecimento e informações ricas, úteis e que realmente contribuirão com o seu processo de qualificação profissional.

Sobre a realização de cursos online grátis, a nossa dica mais sincera é: por via das dúvidas, fuja destas propagandas, que nem sempre condizem com a realidade. A melhor maneira de se qualificar sem surpresas negativas é se planejar financeiramente e se inscrever em bons cursos online com certificado.

Certificados inválidos

Um problema bem recorrente é a emissão de certificados inválidos por sites de cursos gratuitos. Mesmo sendo uma oferta tentadora a de receber o seu certificado de conclusão em apenas 30 minutos – como é amplamente divulgado por algumas empresas pela internet – vale a reflexão. Qual a qualidade e credibilidade de um curso a distancia no qual você precisa de apenas 30 minutos para conquistar uma certificação que, geralmente, é emitida em até 120 horas? Fique atento aos falsificadores que estão prontos para conseguir vantagem.

Outra questão que deve ser analisada são as plataformas de cursos online gratis que disponibilizam certificações simultâneas com certificados emitidos em poucos dias. Existem muitos cursos a distância que prometem liberar o certificado de um curso de qualificação que possui 120 horas/aulas em somente 5 dias. Mas faça as contas: como você conseguirá uma certificação em 5 dias, sendo que são 120 horas de curso? Estudará por 24 horas sem comer e dormir? Fica a dica.

Ensino a distância

Falta de estrutura

Para que um portal EAD ofereça todo o suporte necessário ao processo de aprendizagem dos alunos inscritos, é essencial que ele possua um excelente projeto de AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Geralmente, os cursos gratuitos não possuem a estrutura ideal.

Um bom AVA deve oferecer, de forma clara e organizada, todos os materiais e demais recursos utilizados ao longo do curso. O que é comum encontrarmos em plataformas de educação a distancia gratuitas é a total desorganização destes materiais, com links espalhados, categorias inexistentes, má distribuição de informações, ou seja, todos os pontos contrários ao bom aproveitamento nos estudos.

Pense muito bem antes de optar pela educação a distancia gratuita. Será que a oferta tentadora realmente vale a pena?

4. Esquecer de criar um planejamento

Os melhores cursos online com certificado contam com um bom planejamento pré-definido, trazendo o conteúdo distribuído por módulos e capítulos. Porém, mesmo com a organização proposta pelas plataformas, o aluno inscrito deve elaborar um planejamento de estudos que corresponda às suas expectativas e, principalmente, aos seus horários e compromissos diários. O planejamento também contribui para a melhor absorção do conteúdo, uma vez que as aulas, leituras e discussões não serão realizadas de forma ‘atropelada’ mas, sim, com muita calma. Reservar um período para os estudos, todos os dias, é essencial. Para assimilar melhor os conteúdos, reserve de 1 a 2 horas por dia e dedique-se integralmente. É suficiente.

Na educação a distancia, utilizar uma agenda é indispensável para o acompanhamento da evolução dos estudos. Cabe ao aluno optar por modelos que mais se encaixem em suas necessidades, como agendas semanais, mensais, dentre outras. Outra dica é criar listas com metas que deverão ser cumpridas em um determinado período. Esforçar-se para cumprir todos os objetivos propostos é a principal chave do sucesso em cursos profissionalizantes online.

5. Pular etapas dos cursos online

É muito comum vermos estudantes, desde cursos livres online a cursos de pos graduação a distancia, pularem tópicos e módulos a fim de conquistarem suas certificações em um período mais curto do que o proposto pelo curso. Apesar de parecer uma boa ideia num primeiro momento, saiba que esta atitude é errônea. Quando você ultrapassa por um capítulo e não tem acesso total ao conteúdo, como conseguirá obter o conhecimento para se certificar? Será que conseguirá passar pelo processo de obtenção dos certificados, e mais, realizar todas as atividades que o mercado de trabalho exigirá?

A regra é clara: para finalizar com excelência o seu curso a distância e conquistar o seu certificado, é preciso acompanhar todos os conteúdos propostos, na íntegra.

6. Procrastinar e perder o foco

A procrastinação é o grande desafio de quem faz cursos EAD, trabalha em casa ou cursa uma faculdade a distancia. Adiar tarefas sem motivos plausíveis pode comprometer os estudos e, consequentemente, resultar no mau aproveitamento do cursos de qualificação. Sabemos que é uma tarefa desafiadora, mas se distrair com as redes sociais, programas de TV e conversas pelo Whatsapp deve estar fora de sua rotina.

O primeiro passo para se livrar da procrastinação é identificar quais ações a motivam. A partir daí, é preciso ter foco e se concentrar exclusivamente nas tarefas que devem ser concluídas. Se você não consegue manter-se longe do celular, por exemplo, uma recomendação é manter o aparelho longe do seu campo de visão e, de preferência, em modo silencioso. Pode parecer pouco, mas você verá como essa atitude será útil e contribuirá com sua produtividade. O mesmo vale para notificações de e-mail e redes sociais, tanto nas versões mobile quanto nas versões para desktop.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

7.  Deixar tudo para última hora

Quando você procrastina, consequentemente acaba acumulando tarefas e deixando tudo para última hora. Esta sensação de urgência acaba comprometendo o rendimento dos estudos e, diretamente, sua qualificação profissional. Imagine um aluno que faz graduação a distancia, procrastina e adia por 15 vezes o início do seu trabalho de conclusão de curso? As chances de entregar uma tese incompleta, fraca e incompatível com o cronograma estudado são altas.

O mesmo acontece com os cursos online: adiar a leitura de materiais importantes, acompanhamento de vídeo aulas ou reforço dos conteúdos estudados influenciará negativamente na obtenção do seu certificado de conclusão, derrubando suas expectativas. Atente-se à organização diária e ao seu planejamento para que as tarefas sejam cumpridas no momento ideal.

8. Não participar de grupos relacionados aos cursos

Diferente do que ocorre em cursos profissionalizantes presenciais, nos cursos livres, e até mesmo na faculdade a distancia os inscritos estudam por conta própria, sem interação imediata com outros alunos. Para evitar um possível desânimo, é indispensável que haja uma participação ativa em grupos relacionados à área de estudo.

Existem muitos grupos em redes sociais, segmentados por áreas de estudo. Através deles é possível trocar experiências com outros alunos e, inclusive, profissionais já experientes na área. Além de trocar informações sobre dúvidas pertinentes ao curso, os grupos agregam valor exatamente pela pluralidade de conhecimento resultante das discussões profissionais.

Agora que você já sabe exatamente o que não deve fazer ao iniciar seu curso online, que tal escolher um curso dentre os mais de 1200 cursos online disponibilizados pelo Educamundo? Muitas são as vantagens de nosso portal em relação aos demais:

  • Você investe R$69,90 uma única vez e tem acesso a todos os cursos disponibilizados pelo Educamundo, durante o período de 1 ano;
  • Recebe conteúdos criados por um departamento de pedagogia altamente capacitado;
  • É possível optar por cargas horárias que vão de 5h a 360h;
  • Caso deseja, você pode receber o certificado de conclusão que valorizará o seu currículo e te auxiliará na busca por uma nova oportunidade. Os certificados podem ser utilizados para complementação de carga horária e progressão de carreira para servidores públicos.

Faça como mais de 200 mil alunos: efetue sua inscrição agora mesmo no Educamundo e mude o seu futuro profissional! Temos cursos nas áreas de Administração, Idiomas, Informática, Educação Infantil, Tecnologia e muito mais! Ainda tem dúvidas, seja sobre algum dos cursos disponíveis ou processo de inscrição e certificação? Deixe seu comentário que lhe responderemos o mais breve possível. Bons estudos!