Cursos Online com Certificação de Direito

Cursos de Direito online

Quem é advogado, estudante de direito ou mesmo quem exerce funções voltadas a este ofício, sabe que esta é uma área onde deve haver muita dedicação para se destacar. Tido como um dos campos mais respeitados em todo o mundo, o curso de direito no Brasil atrai milhares de alunos às faculdades todos os anos.

Segundo o Censo da Educação Superior de 2015, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o curso de direito foi o que obteve o maior número de matrículas do ano, foram 853.211 inscrições, isso representa a incrível marca de 10,6% de todas as matrículas feitas em cursos de graduação de todo o país. Ainda, quando falamos em alunos concluintes, o curso de direito ficou em 3° lugar, com 105.324 alunos formados, ou 9,2% do total de graduados do ano.

Esses números podem impressionar mas não são novidade. Desde a criação do Censo da Educação Superior, em 2009, os cursos de graduação em direito figuram no Top 4 nos quesitos matrícula, ingressos e alunos concluintes. Por isso, estar devidamente atualizado e capacitado faz tanta diferença, a competição é altíssima. E é justamente por esse motivo que vamos abordar aqui os processos de capacitação através de cursos online de direito com certificado. Também falaremos sobre as vantagens dos cursos ead, o mercado de trabalho, cargos, os cursos de direito online mais buscados e o perfil do profissional da área, que aliás é o nosso próximo assunto. Vem comigo?

O Profissional

Para quem ainda está em dúvidas sobre fazer ou não o curso de direito, é bom conhecer mais sobre o perfil do profissional da área.

Comunicativo

Quem atua nessa profissão deve possuir um alto poder de comunicação, afinal, saber se expressar bem é indispensável ao bom advogado, promotor, juiz e outros cargos da carreira. Ainda, esteja preparado para ler muito, o profissional do Direito é um eterno estudante da constituição, das nossas leis e também de outros assuntos diretamente relacionados a área como a jurisprudência.

Argumentativo

Não é por acaso que a leitura é uma constante na vida do profissional de direito, ele precisa estar em constante aprimoramento do seu poder de argumentação. Essa é uma peça chave para quem quer se destacar na carreira. O advogado, por exemplo, se apresentará sempre ao Juiz de Direito - normalmente uma pessoa dotada de muitos saberes e de forte poder de argumentação. Por isso, saber argumentar e dominar o segmento (esferas civil, penal, ambiental, etc) em que atua é fundamental quando iniciar um processo de defesa ou acusação.

Capacidade de atualização constante

Um profissional de destaque no campo do direito com certeza é aquele que não deixa os estudos de lado. Como dito acima, a leitura deve ser uma constante à quem deseja notoriedade na área em que atua. Por isso, buscar por cursos na área de direito é um bom caminho para quem precisa se capacitar ou se atualizar em determinado segmento. Aqui no Educamundo, quem se matricula no portal tem acesso a uma diversidade de cursos online com certificado em diversos campos do direito como o curso de Direito Constitucional, o curso de Licitação e o curso de Direito Administrativo.

Trabalho em equipe

Se engana quem pensa que o profissional do direito trabalha sempre sozinho. Isso pode acontecer quando o advogado é autônomo, por exemplo - ainda assim, deverá se reunir com seus clientes e outras pessoas a fim de propor seus planos de ação. Em outros casos, como o de juízes, promotores de justiça, defensores públicos, advogados de firmas e escritórios, o trabalho em equipe - com os próprios colegas - é fundamental. Afinal, mesmo um juiz possui seus auxiliares e assistentes. Por isso, estar preparado para trabalhar em conjunto, seja com colegas ou com clientes, vai contar muito a seu favor.

Perfil Investigador

Não à toa, o bacharel em direito é o único profissional que pode assumir certos cargos na polícia - como o de delegado, por exemplo. Além de conhecer bastante da constituição e das leis, ele precisa ter um espírito investigativo e questionador, seja para conduzir um processo de defesa em caso de algum crime ou mesmo para apresentar denúncias e representações contra pessoas ou organizações.

E então, se identificou com todas ou com alguma característica? Sente que precisa aprimorar algum lado seu para se tornar um profissional mais capacitado? No Educamundo, quem se matricula tem acesso a mais de 800 cursos a distância de uma só vez. Ou seja, mesmo que esteja procurando por cursos online de direito com certificado, você terá acesso à todos os cursos online do portal (cursos do pacote master) fazendo apenas um único investimento. Não há cobrança de mensalidades e todos os cursos dão a opção de certificado. Muito bom não é mesmo?

No no próximo tópico vamos abordar os principais cargos, funções e requisitos para ingressar em algumas áreas da profissão. Acompanhe.

As áreas de atuação do bacharel em Direito

Quem aí gosta de listas? Chegou o momento que muita gente espera quando se se fala de profissões: o campo de trabalho. Confira sete opções de áreas para quem ingressa no mercado:

1. Advocacia

A mais clássica profissão para quem se forma em Direito. O advogado dispensa apresentações, é ele o responsável por ajuizar ações seja em favor ou contra pessoas físicas ou empresas. Ele atua em diversas áreas, sendo que as principais são: direito civil, direito ambiental, direito tributário, direito trabalhista, direito previdenciário, direito penal ou criminal, direito do consumidor, direito comercial ou empresarial e mediação, conciliação e arbitragem.

Requisitos: curso de bacharel em direito e carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

2. Promotoria

O promotor é aquele que defende os interesses do Estado e da sociedade. A promotoria de justiça é um órgão do Ministério Público. Ela atua em diversas esferas do direito e trata de assuntos como meio ambiente, patrimônio público, direitos da criança e do adolescente entre outros.

Requisitos: aprovação em concurso público. Normalmente, além das provas convencionais, os concursos contam com provas de títulos. Por isso é bom ficar de olho nas capacitações.

3. Área acadêmica

O bacharel em Direito também pode atuar como professor acadêmico, contando que também seja licenciado. Portanto, quem opta pela área, invés das salas de audiências e dos tribunais, terá a sala de aula como seu principal local de trabalho.

Requisitos: Licenciatura em curso de graduação de Direito. Nos dias de hoje além da licenciatura, quem deseja seguir a carreira acadêmica também deve se especializar através de mestrado e doutorado, já que a grande parte das faculdades e universidades do país exigem esses graus de formação.

4. Defensoria pública

Você já deve ter ouvido a seguinte frase em algum filme de Hollywood: “você tem direito a um advogado e caso não possa pagar, o estado designará um para você.” Por mais que seja frase de filme americano, aqui no Brasil não é diferente. Esse é o papel do defensor público, ele é aquele que, como o próprio nome já diz, defende as causas de quem não pode custear um processo judicial. Normalmente ele atua na esfera criminal/penal. Apesar de ser um servidor público, ele trabalha em interesse de seus clientes e não do Estado.

Requisitos: Ser aprovado em concurso público. Nesse caso, os concursos também costumam contar com provas de títulos. É bom ter em mente cursos online de direito com certificado, ou você quer deixar para última hora?

5. Oficial de Justiça

Os conciliadores, os tradutores e os escrivães (não confundir com o escrivão da polícia civil), são aqueles que auxiliam os tribunais. Também são conhecidos como oficiais de justiça e realizam apoio operacional à Justiça brasileira. Se um oficial de justiça bater a sua porta, é possível que ele não venha lhe trazer boas notícias.

Requisitos: ser aprovado em concurso público. Alguns editais exigem apenas nível de formação em qualquer curso superior, outros, em Direito. Essa é uma boa oportunidade para quem não é da área. Os salários costumam ser bem atraentes.

6. Delegacia de polícia

Ser bacharel em Direito permite alcançar um cargo que nenhuma outra graduação possibilita, o de delegado da polícia civil. O delegado é aquele quem lidera as investigações criminais, também fica a cargo dele configurar prisões e estipular fianças, por exemplo.

Requisitos: O candidato deverá ser aprovado em concurso público. Após ser aprovado, deverá frequentar e ser aprovado em curso específico dentro da própria polícia.

7. Judiciário

Ser um magistrado não é tarefa fácil. Primeiramente é preciso muita dedicação para ser aprovado em todas as etapas do concurso público, na sequência, é bom se preparar para trabalhar muito, afinal a justiça brasileira é bastante atolada com processos de todas as naturezas. Ainda que hajam dificuldades, essa é uma das áreas mais cobiçadas por bacharéis em Direito, além do prestígio e certas regalias, os salários são um dos mais altos do país, se tratando do serviço público.

Requisitos: Aprovação em concurso público. Para concursos de juízes, além de prova escrita, são feitas diversas outras exigências para ingresso no cargo, como prova de títulos e comprovação de atuação na área jurídica.

Como anda o mercado

Como já dissemos, não faltam pessoas se tornando bacharéis em direito a cada novo semestre. O número de concluintes já passa dos 100 mil a cada ano. Porém, o mercado ainda abarca a todos. Principalmente aqueles que procuram cursos ead como forma de se capacitar.

Com exceção da advocacia e da área acadêmica, todos os cargos que citamos acima são pertencentes à esfera pública, portanto, a investidura para estes cargos depende de abertura de edital de concurso público. Nesse caso, a nossa dica é: não ficar parado. Capacite-se em cursos na área de direito, o quanto antes, pois deixar para última hora poderá comprometer a sua pontuação em uma eventual prova de títulos.

Para quem exerce a advocacia, de acordo com matéria publicada pela revista exame, os ramos mais promissores em 2017 são: trabalhista contencioso; trabalhista consultivo; cível contencioso; tributário contencioso; tributário consultivo; empresarial / M&A; concorrencial / compliance; empresarial e bancos. Os salários variam de 3 a 40 mil reais, sendo que o menor cargo é o de advogado júnior e o maior o de diretor jurídico.

Já falamos sobre a quantidade de matrículas em cursos de direito em todo país. Pois bem, com o crescente aumento de alunos, as faculdades e universidades sentem cada vez mais falta de profissionais pós graduados para atuarem em suas saladas de aula. Se você quer seguir carreira acadêmica, não deixe seu mestrado para depois. Existem opções de cursos de pós graduação através de cursos a distância.

Cursos na área de direito - os mais indicados

Não podíamos falar tanto sobre a área sem deixar algumas dicas de capacitação. Por isso, selecionamos 3 cursos online com certificado que poderão ajudar e muito a quem procura por progressão na carreira, a quem deseja passar em concurso público e também àqueles que precisam completar o quadro de atividades complementares na faculdade. Confira:

Curso de Direito Administrativo

Voltado a quem atua no setor público, o curso de Direito Administrativo, aborda conteúdos como: princípio da administração pública, atos administrativos, estrutura da administração pública, processo administrativo, responsabilidades do servidor público e muito mais.

Curso de Direito Constitucional

Quem ainda não possui a carteirinha da Ordem tem no curso de Direito Constitucional a chance de se dar bem na prova, afinal, as questões sobre o tema são recorrentes. Ainda, se capacitar nesta área através de cursos online com certificado, além de incrementar o currículo, capacita tanto o jovem como o mais experiente profissional do ramo, afinal, conhecimento nunca é o bastante.

Curso de Licitação

Aqueles que procuram entender mais sobre os processos licitatórios, encontram no curso de Licitação, a capacitação que esperam. O curso que também atende outras áreas, não só a de Direito, apresenta os conceitos, os tipos de licitação, as fases do processo licitatório, e também as modalidades de licitação pública.

As vantagens dos cursos a distância

Quem busca por cursos de direito online vai muito além da conhecida economia em relação aos cursos presenciais. Os cursos ead garantem maior segurança e conforto a todos os alunos. No Educamundo, são 52 cursos na área de Direito (confira a grade nesta página) e mais de 800 opções de cursos online em várias outras áreas do conhecimento. Junte-se a mais de duzentas mil pessoas e faça já a sua inscrição. O investimento é único e não há mensalidades. Capacite-se.

Todos os cursos

Somos associados

Somos associados a ABED - Assiciação Brasileira de Educação a Distância
  • Belo Horizonte - MG +55 (31) 2595-0784
  • Rio de Janeiro - RJ +55 (21) 3828-0256
  • São Paulo - SP +55 (11) 4858-9920
  • Salvador - BA +55 (71) 2886-0540

Consulte nossas

perguntas frequentes

Clique e nos envie

Um Chamado

Pague com

Pague parcelado no Educamundo.

Meios de pagamento

Pague parcelado no Educamundo.

 Aguarde...

© www.educamundo.com.br - Todos os direitos reservados