Comunicação interna é uma área da comunicação integrada que tem como foco os colaboradores da empresa. É a transmissão ou compartilhamento de informações relevantes e estratégicas dentro do ambiente corporativo.Pode ser uma troca vertical (entre superiores e subordinados) ou horizontal (entre funcionários de um mesmo nível hierárquico)

Pouco adianta ter um produto sensacional para apresentar aos clientes se o ambiente organizacional está em desarmonia. Trabalhar a comunicação interna nas empresas é o primeiro passo para qualquer gestor que queira atingir o sucesso, tanto em reconhecimento no mercado quanto em rentabilidade. Esta é uma pauta importante e sempre presente em cursos online sobre marketing, comunicação social e recursos humanos.

Aqui no Educamundo temos o Curso Online Comunicação Interna, específico para estudantes, profissionais e empreendedores que desejam aprender conceitos, técnicas e ferramentas de comunicação interna de uma maneira muito prática e eficiente. Disponíveis 24 horas por dia, de segunda a segunda, os cursos a distância são excelentes para quem quer se atualizar, mas é necessário manter a rotina de trabalho e estudo em paralelo.

Com este curso online você fica por dentro de fundamentos teóricos sobre a comunicação empresarial e como aplicá-los para trazer resultados positivos para a corporação. É uma forma interessante de se qualificar, melhorar o currículo e potencializar a atuação dentro do mercado de trabalho. 

Que tal debater mais sobre esse tema? Elaboramos um artigo com muitas explicações pertinentes, as melhores estratégias de comunicação organizacional e muitos cursos online com certificado para o seu aperfeiçoamento. Acompanhe!

Evite confusão e saiba exatamente o que são cada um destes conceitos:

  • Pice: É o plano integrado de comunicação empresarial que tem como objetivo envolver e integrar toda a empresa em todo de suas metas e missão.O Pice ajuda a criar a imagem da empresa como organização sólida e confiável capaz de atender aos desejos de seus clientes.
  • Comunicação Integrada nas organizações: É a integração contínua de cada atividade de comunicação com objetivo de criar uma mensagem coerente e uniforme com os princípios da organização, transmitindo seus valores e missão, além de mostrar uma imagem da empresa estruturada, capaz de atender seus clientes com qualidade e satisfação.
  • Comunicação extra organizacional: São as formas de comunicação entre a empresa e clientes, fornecedores, investidores e sociedade em geral, com objetivo de criar, manter ou reforçar as relações entre eles, para desenvolver a imagem da organização e de seus produtos.
  • Comunicação Organizacional Integrada: É a integração de três esferas de comunicação da organização: mercadológica, institucional e interna. A organização deve manter essas esferas alinhadas com seus objetivos de alcance de mercado consumidor de seus produtos, promulgar os valores e princípios organizacionais e valorizar a participação de seus colaboradores.
  • Comunicação administrativa: Trata da clareza e fluidez dos processos e procedimentos da empresa como rotinas, normas e regulamentos, que devem ser documentados e divulgados para todo o corpo organizacional da instituição para que sejam cumpridos e observados.

Comunicação Interna nas empresas: o que é, como funciona e porque fazer.

Quando pensamos em ações de comunicação e marketing, logo vem à cabeça metas relacionadas ao público externo, sobretudo os clientes, não é mesmo? No entanto, há muito o que se levar em consideração em relação ao público interno, que são os colaboradores, os sócios, os gestores e chefes.

Não valorizar esse grupo-alvo é um grande erro, afinal de contas, sem ele a "máquina" não funciona. Qualquer empresa que tenha funcionários desmotivados, desinformados, destreinados e sem sintonia coletiva, tende a passar por maus bocados para conseguir os retornos esperados. 

Haverá um momento em que as desavenças, os erros operacionais, a improdutividade, entre outros problemas tomarão conta do dia a dia da organização. Para ultrapassar obstáculos como estes, o mais indicado é criar um plano de comunicação interna.

comunicação organizacional, que pode também ser chamada de interna ou empresarial, pode ser classificada como um agrupamento de estratégias focadas em tudo o que acontece dentro das empresas e com os colaboradores da mesma. São, basicamente, compartilhamentos de informações importantes ao trabalho exercido, que visam o alcance de objetivos em comum.

Esse compartilhamento pode ocorrer verticalmente, entre os cargos de liderança e os inferiores hierarquicamente, e horizontalmente, entre os colegas de um mesmo nível profissional. A comunicação empresarial pode ser empregada para diversas finalidades. Ela é útil, por exemplo, para esclarecer a todos qual é a visão, a missão e os valores da corporação e para debater sobre as novidades mercadológicas do nicho em questão, como as empresas concorrentes, as tecnologias em alta, a demanda de consumidores, as influências do exterior, etc.

No curso online comunicação interna você descobre os instrumentos certos para manter a equipe unida em prol de metas e bem informada sobre as decisões tomadas pelas chefias. Além disso você irá aprende como agir com transparência e respeito aos funcionários e colegas, qual a importância de ouvir a opinião de todos, entre outras ações importantíssimas para a saúde organizacional.

Nos cursos a distância como o que oferecemos aqui no portal, é possível entender também todo o porquê de valorizar a comunicação empresarial e seus planejamentos. Vamos explanar alguns dos maiores benefícios para que você fique por dentro do assunto.

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Dá um up no clima organizacional

Há uma série de fatores que influenciam positivamente ou negativamente no clima organizacional. O principal deles é o nível de satisfação dos funcionários em relação a diversos aspectos, como a interação com os colegas, a valorização profissional, as políticas da empresa e todo o plano de comunicação interna

Uma equipe que se identifica com a empresa, e ainda é incentivada a manter boas relações interpessoais e a agir de forma cooperativa, fará questão de correr atrás dos objetivos propostos e vestir a camisa do trabalho.

Nesse âmbito, os responsáveis pela comunicação interna atuam para reduzir a distância entre os setores, resultando em um time fortalecido e sintonizado. É tudo o que as empresas desejam para seu ambiente interno, pois o clima harmônico favorece o alcance de resultados prósperos. 

No curso de comunicação interna aqui do Educamundo você terá a chance de aprender muito sobre a construção das relações humanas dentro do universo corporativo. Além dele, no entanto, há outras opções que ensinam com qualidade, como o Curso Online Gestão de Pessoas‍, perfeito para saber lidar com os variados públicos internos.

Eleva o nível de produtividade

Um dos principais benefícios da comunicação interna nas empresas é o aumento da produtividade, algo que também é unânime entre gestores e empresários. Todo mundo quer uma alta produção, em tempo hábil, sem muitas falhas e rendendo o lucro esperado.

A equipe passa a ser mais produtiva porque conhece melhor a empresa, assim como as suas metas, é bem tratada por seus superiores, recebe as orientações que precisa, tem abertura para dar opiniões e tirar dúvidas, entre outras razões. Podemos perceber assim, que trata-se de uma transformação que tem tudo a ver com a melhoria do clima organizacional citado anteriormente.

Reduz a taxa de rotatividade

Outra tendência dentro das organizações que prezam pela boa comunicação interna é a diminuição da taxa de rotatividade. Ou seja, quando há um entrosamento maior entre chefes e subordinados, e também entre a própria equipe, mais motivação e um entendimento completo do papel de cada um dentro da empresa, o tempo de permanência dos funcionários tende a ser maior.

Quando tudo corre bem, não haverá motivos internos para querer se desligar da empresa e procurar uma que valorize mais os seus funcionários, por exemplo. Por isso, é imprescindível que haja um foco na comunicação organizacional para que os relacionamentos sejam aprimorados, as atividades exercidas sejam reconhecidas e os bons resultados sejam almejados por todos. Assim, as chances das empresas terem colaboradores felizes e realizados aumentam bastante.

Estas são só algumas das vantagens de se adotar estratégias e ferramentas de comunicação interna. Nosso curso online relativo explica mais detalhadamente todos os proveitos que as empresas podem ter quando investem nessa prática. 

6 melhores estratégias de comunicação interna

Bons cursos online com certificado sobre o tema devem ensinar como se cria um plano de comunicação interna completo, com todas as técnicas, ferramentas e cases de sucesso. O material do curso de comunicação interna aqui do portal explana sobre estratégias eficientes que profissionais de comunicação, RH, psicologia, administração, entre outros, podem encabeçar para incentivar a sinergia entre líderes e funcionários. 

Selecionamos os 6 métodos mais simples para serem aplicados no dia a dia da empresa, com o intuito de trocar informações assertivas. Veja só:

Faça um plano e determine os objetivos

O primeiro passo é elaborar um plano com diferentes ferramentas de comunicação interna. Ele deve conter, principalmente, as metas principais dessa prática para a sua empresa. O que você quer atingir quer com ela? Pense de uma forma global na atual situação da corporação, o que precisa melhorar, quais questões chateiam os funcionários, quais são as falhas mais corriqueiras, etc.

É claro que os objetivos vão variar de empresa para empresa, mas podemos citar alguns que mais se destacam:

  • Alinhar a cultura organizacional com toda a equipe
  • Aumentar o nível de satisfação dos colaboradores
  • Diminuir a alteração constante no quadro de funcionários
  • Melhorar as relações interpessoais e o clima organizacional
  • Abrir espaço para funcionários em ações estratégicas e sociais
  • Alavancar a produtividade e, consequentemente, a lucratividade

comunicação interna nas empresas

Objetivos e ferramentas para trabalhar a comunicação:

  • Quais são os principais objetivos da comunicação empresarial? Manter os colaboradores alinhados e engajados com os objetivos, causas e discurso da empresa.Entender a melhor forma de se comunicar com os clientes. Fazer propaganda dos produtos da empresa. Esclarecer estratégia e missão da organização. Atendimento ágil e sem burocracia ao cliente.
  • Principais ferramentas de comunicação interna:
  1. Intranet apenas para os funcionários.
  2. Rede social corporativa.
  3. Mural de recados para lembretes e convites.
  4. TV corporativa
  5. Email.
  6. Newsletter
  7. Manual do colaborador com objetivos,princípios e benefícios da empresa.
  8. Caixa de sugestões.
  9. Reuniões
  10. Videoconferências.
  11. Jornal impresso ou digital.

Simplifique os diálogos

Uma das missões do nosso curso de comunicação interna é mostrar que, para serem eficientes, os diálogos não podem ser rebuscados demais, tampouco muito longos. Eles precisam ser objetivos e claros. A ideia de aplicar esse tipo de ferramenta é simplificar todo o processo de comunicação, para que ele seja assertivo, isto é, torne as informações entendíveis por todos.

Seja em uma reunião, uma palestra, um treinamento ou qualquer outro evento interno, os discursos devem ser alinhados para que todos os participantes entendam, dos líderes aos estagiários. Uma dica bacana, que também é passada em nosso curso online sobre Comunicação Assertiva, é conhecer o perfil do interlocutor, para que não haja falhas na compreensão.

Um exemplo é quando o setor financeiro precisa se comunicar com os profissionais de marketing, mas para isso, utiliza uma linguagem técnica. Do mesmo modo que um chefe pede algo para um novo funcionário explicando de uma forma genérica ou com muitas informações cruzadas. Nestes dois casos, é preciso readequar o diálogo.

Seja sempre transparente

Da mesma forma que a comunicação deve ser coerente e sintética, seja horizontalmente ou verticalmente, quem a aplica precisa ser sempre transparente. Esconder fatos que ocorrem dentro da empresa ou que tenham a ver com a reputação ou os resultados dela, só contribuirá para que surjam fofocas, desentendimentos, entre outras consequências.

A sugestão é sempre manter os funcionários atualizados não só a respeito das notícias boas, mas também das ruins. Essa é uma das formas mais eficientes de conquistar a confiança de um colaborador, que se sentirá valorizado e agirá com mais comprometimento.

Para deixar a equipe sempre a par, além das típicas reuniões presenciais, você pode lançar mão de ferramentas dinâmicas, como vídeos, e-mails, newsletters, jornais murais, boletins físicos, revistas e redes sociais internas.

Elimine as barreiras entre os setores

Os setores precisam interagir para que a empresa potencialize seus resultados. Por isso, é necessário desburocratizar as relações entre os variados segmentos internos, a fim de fluir a comunicação e alinhar objetivos em comum. Hoje em dia, para suprir a demanda do mercado e se destacar frente à concorrência, os processos corporativos precisam ser mais ágeis e objetivos.

O setor de compras precisa esclarecer alguns dados com o de distribuição? O departamento financeiro quer saber detalhes dos gastos do setor de marketing para fazer os cálculos pertinentes? Resolva questões como estas o mais rápido possível, de forma organizada, visando sempre a qualidade e assertividade na comunicação.

Uma forma interessante de abrir espaço para que os nichos se relacionem sem intermédios ou problemas é oferecendo um espaço físico em comum para esses diálogos. Uma interface virtual também pode ser uma boa ideia nestes casos, quando o tema a ser resolvido é mais prático.

Ouça os funcionários

Funcionários que são ouvidos se sentem muito mais valorizados. Desta forma, a empresa pode criar canais internos para receber opiniões, sugestões, reclamações e elogios sobre a dinâmica da empresa. Isso é tão importante quanto as ações de marketing para descobrir o que os clientes pensam de sua marca.

Segundo a especialista Quézia Leite, "deve ser dada uma maior atenção a opinião que eles têm a respeito da organização, pois é esta imagem que prevalece para o público externo. O colaborador pode alavancar ou destruir a imagem da empresa no qual trabalha, dependendo da percepção que tem dela".

Ao ser procurado por um colaborador, é imprescindível que o gestor dê atenção para as questões trazidas, trate-o com respeito e tente buscar uma solução, mesmo que não seja imediata. É claro que não é sempre que se pode sanar todos os problemas que ocorrem dentro de uma organização, mas só pelo fato do chefe parar para ouvir seu subordinado, já contribui para que a boa relação se estabeleça.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Crie ações de comunicação e motivação

Além de disponibilizar variados canais para comunicação organizacional, é muito importante criar ações que complementem esse processo. De tempos em tempos, gestores, relações-públicas, profissionais de RH, entre outros, podem organizar dinâmicas de grupo, treinamentos, palestras ou sessões de coaching dentro da empresa.

Esses eventos funcionam muito bem para que os funcionários fiquem mais à vontade, expressem suas opiniões e sentimentos, interajam com seus colegas e superiores, entre outros. É uma maneira prática e certeira de promover melhorias nos relacionamentos e eliminar problemas de comunicação que possam existir. O interessante é fazer esse tipo de atividade periodicamente, uma vez por mês ou bimestralmente, por exemplo.

O portal oferece alguns cursos online que podem auxiliar neste sentido. Uma dessas alternativas de estudo é o Curso Online Dinâmica de Grupo‍, que explica sobre esse procedimento muito valorizado para dar um up no convívio organizacional. Vale a pena conhecer.

Invista em um excelente curso online de comunicação interna

Você pode ver que este é um assunto muito amplo, não é mesmo? Além do que foi retratado por aqui, vale saber que há muitas particularidades da comunicação interna nas empresas que merecem ser discutidas. Bons cursos online com certificado podem destrinchar todos os tópicos relacionados, proporcionando aos alunos uma formação de qualidade.

O Curso Online Comunicação Interna de nosso portal está pronto para ensinar fundamentos e estratégias conceituadas. Se você deseja dar um plus na carreira, conquistar uma boa vaga no mercado ou até mesmo progredir dentro na mesma empresa, considere realizar um ou mais cursos a distância de excelência.

A importância da comunicação e para que serve o curso de endomarketing

  • Qual a importância da comunicação na empresa? A imagem construída pelos colaboradores da empresa se reflete no público externo, daí a importância de se criar uma comunicação interna eficaz e eficiente, garantindo mais envolvimento desses colaboradores com os objetivos da empresa.
  • O que é o curso de comunicação interna e Endomarketing? É o curso preparativo que atua na área de comunicação integrada de uma organização e tem por objetivo capacitar esse profissional, com habilidades de planejamento e execução de ações de comunicação, com o público interno da empresa, facilitando o desenvolvimento uniforme da mesma.

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