Criativo e curioso, porém impulsivo, inquieto e com pensamento acelerado. Assim é o aluno com TDAH. 

É claro que há nuances na manifestação destes sintomas. Algumas crianças tendem as ser mais impulsivas do que outras, sem contar que apresentam diferentes níveis de hiperatividade.

Mas uma coisa é certa, a desatenção é traço comum em todas elas. E isso tem uma razão: a quantidade de pensamentos e ideias que passam por suas cabecinhas o tempo todo. 

Algumas conseguem usar tais ideias e criam coisas incríveis, mas têm aquelas que, em meio ao turbilhão de pensamentos, perdem-se dentro de suas próprias mentes e acabam desenvolvendo comportamentos prejudiciais a elas e aos demais.

Ferramentas para ajudar o aluno com TDAH em sala de aula

Com o tratamento adequado e a aplicação de métodos pedagógicos diferenciados, o aluno com TDAH tende a obter bons resultados no âmbito escolar. Afinal, crianças com este transtorno tendem a ser muito inteligentes e criativas.

A grande questão a ser entendida pelos professores é que por terem o funcionamento mental diferente, alunos com TDAH também aprendem de maneira diferente.

Como tratar TDAH

O TDAH normalmente é tratado com a combinação de fármacos, terapia, em especial a terapia cognitivo comportamental, e estratégias educativas focadas na necessidade do aluno. Essas ações são essenciais para que a criança TDAH consiga usar o peculiar funcionamento mental que possuem a seu favor.

Comece pela organização da sala de aula na educação infantil

Maria Montessori foi uma médica e pedagoga italiana que desenvolveu um método muito eficaz para a educação infantil. 

O método montessoriano, como é chamado, engloba diversas práticas, desde tipos de atividades até modelos de brinquedos. Aqui vamos nos ater especificamente aos aspectos ambientais.

A médica, a partir de muitas observações, constatou que o ambiente influencia bastante no desenvolvimento da concentração nas crianças. 

Confira abaixo algumas dicas práticas para a organização da sala de aula na educação infantil que podem auxiliar a diminuir a desatenção de crianças com TDAH.

A concentração da criança para Maria Montessori

  • Crie ambientes sem distrações, apenas os objetos necessários para a atividade em execução devem estar presentes. Isso vale para a sala de aula e para o ambiente de estudo em casa.

  • Ajude o aluno a organizar sua mesa, assim como o ambiente à sua volta, a carteira também não deve ter distrações. Ela deve estar livre de lápis, caneta e papéis desnecessários;

  • Coloque os alunos com TDAH nas primeiras fileiras, longe de portas e janelas, afinal isso também pode causar distração;

Atividades pedagógicas lúdicas ajudam na aprendizagem de crianças com TDAH

Decorrente do excesso de pensamentos presentes nos TDAHs, é natural que eles se sintam entediados rapidamente com as atividades tradicionais.

Sem contar que a quantidade exacerbada de ideias por minuto que passam em suas mentes, além de tornar suas cabecinhas “barulhentas”, tornam o "sonhar acordado" mais interessante do que o mundo real. Ou seja, também atrapalham a concentração em atividades repetitivas e “chatas”.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aplicar atividades pedagógicas interativas, interessantes e divertidas é, talvez, a melhor maneira de ajudar a criança com TDAH. Portanto, pais e professores sempre devem pensar em formas de associar o conteúdo da matéria a jogos e brincadeiras.

Aqui no portal, temos vários cursos online sobre este tema, por exemplo, o Curso Online Inclusão Escolar da Crianças com TDAH.

Além disso, como as possibilidades para o ensino de crianças com TDAH são inúmeras, preparamos um e-book gratuito com “Maneiras criativas para ajudar alunos com TDAH: 5 estratégias pedagógicas e dicas de atividades educativas”.

Basta baixar o conteúdo e aprender como facilitar a aprendizagem de seus filhos ou alunos.

Venha aprender com nossos profissionais e descubra os benefícios de estudar em um portam referência em cursos online com certificado opcional.

E-book Inclusão da Criança com TDAH