Aprender a língua portuguesa não precisa ser algo monótono, baseado na memorização de várias regras de gramática. Pelo contrário, é possível criar aulas divertidas de português investindo em jogos e atividades lúdicas. A ideia é fazer a criança e o adolescente aprenderem brincando.

Pensando em proporcionar o desenvolvimento de um ensino interativo e dinâmico, nós do Educamundo criamos o Curso Online Atividades Lúdicas. Nele, você vai aprender em detalhes o conceito de ludicidade, que jogos utilizar em diferentes fases de aprendizagem, entre outros aspectos. Contudo, aqui no artigo, já é possível conferir algumas ações pedagógicas para colocar em prática. Continue acompanhando.

Jogos para criar aulas divertidas de português

Os jogos são ótimos instrumentos pedagógicos, pois despertam o interesse dos alunos pelo conteúdo apresentado em sala de aula. Isso ocorre porque essas atividades trabalham com a imaginação, a curiosidade, o desafio e o prazer, aspectos importantes para manter o público infanto-juvenil motivado.

Por meio de jogos, é possível desenvolver assuntos da alfabetização até aqueles cobrados no vestibular. Tudo depende do exercício desenvolvido. Na verdade, além de deixar o processo de aprendizagem mais interessante, as brincadeiras educativas apresentam diversos outros benefícios. Para o público mais novo, da educação infantil, por exemplo, podemos citar como vantagens:

  • aprender a respeitar regras;

  • desenvolver a solidariedade;

  • trabalhar a concentração e o raciocínio lógico;

  • aprender a valorizar o esforço do outro;

  • aprender a perder sem se frustrar etc.

Nos tópicos seguintes, vamos apresentar alguns jogos para você desenvolver em sua sala de aula.

Exemplos de atividades de alfabetização com textos

Durante a primeira infância, que vai até os cinco anos de idade, a criança passa por várias fases de interação com a língua portuguesa. De início, ela apenas identifica e distingue as letras dos números ou dos desenhos e percebe que o texto representa a fala. Com o passar do tempo, ela passa a decifrar o alfabeto, entender a ligação entre letras e sílabas, reconhecer fonemas e, enfim, ler e escrever.

Sendo assim, você pode trabalhar, por meio de jogos, várias atividades de alfabetização com textos e deixar o aprendizado infantil bem mais simples. Confira algumas opções:

  • dominó dos nomes;

  • bingo com nomes e figuras;

  • jogo das vogais, em que a criança pode identificar com qual vogal inicia o nome de um objeto ou animal;

  • cruzadinhas;

  • caça-palavras;

  • anagramas;

  • frases quebradas com imagens para completar com textos;

  • lata das letras, em que várias letras são colocadas dentro de uma lata e a criança retira uma aleatoriamente, precisando identificá-la.

Português do Brasil e de Portugal: uma opção de jogo divertida

Existem inúmeras diferenças entre o português do Brasil e de Portugal. Um exemplo está no significado das palavras: “fazenda” é que é chamada de “quinta” no país europeu, e “gramado” é “relvado”. Uma opção interessante é criar um jogo para trabalhar essas variações.  

Jogos usados na hora de aprender português para o vestibular

Estudar português para o vestibular exige muita dedicação, afinal o conteúdo cobrado pelo Enem e pelas faculdades e universidades é bem extenso.  Porém, aqui também é possível usar jogos para fixar o conteúdo e ainda relaxar. Quer ver? A seguir listamos games virtuais e brincadeiras tradicionais que você pode apresentar aos seus alunos:

  • anagramas para ampliar o vocabulário;

  • Enem Wars: jogo online voltado para a interpretação de textos;

  • palavras-cruzadas para aprender sinônimos e o significado das palavras;

  • Acentuando: jogo para treinar regras de acentuação;

  • Português Coruja: aplicativo para aprender regras de gramática.

Agora você já tem diferentes opções de jogos para colocar em prática, seja com crianças ou adolescentes. Contudo, existem vários outros games que você pode criar para usar com os alunos. Para isso, no entanto, é preciso se qualificar. Uma forma de fazer isso é investindo em cursos online. Outra boa opção é participar de oficinas de jogos e é sobre elas que vamos tratar no próximo tópico.  

A importância das oficinas de jogos pedagógicos

Saber usar as atividades lúdicas como ferramenta de ensino é um grande diferencial em sala de aula. Até porque, aquela metodologia de ensino tradicional, na qual o aluno recebe o conteúdo de maneira passiva vem sendo rejeitada nas escolas atuais. A ideia dentro do século XXI é promover um aprendizado participativo, em que estudante e educador criem novos conhecimentos em conjunto.

Desse modo, as oficinas de jogos pedagógicos surgem como oportunidades para promover a troca de experiência entre professores, bem como funcionam como workshops, onde é possível aprender novas formas de educar. Sendo assim, procure participar dessas ações e descubra como construir aulas mais dinâmicas.

Agora você já sabe como é possível criar aulas de português divertidas com o uso de atividades lúdicas. Portanto, coloque alguns dos jogos aqui listados em prática e motive seus alunos na hora de estudar. Caso queira aprofundar seus conhecimentos no tema, não deixe de conferir nossos cursos online com certificado opcional. São mais de 1.200 conteúdos em diversas áreas, incluindo Educação. Inscreva-se agora mesmo e por apenas R$ 69,90 ao ano garanta acesso a todos os conteúdos do Pacote Master durante 12 meses.