Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Tipos de TDAH: conheça os sintomas e como identificar o transtorno

tipos-tdah-603x361-2-1

Você conhece os tipos de TDAH ou sequer sabe que eles existem? Vamos falar sobre isso!

TDAH ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é uma condição neurodesenvolvimental que afeta uma parcela significativa da população em todo o mundo. É importante compreender que o TDAH não se manifesta da mesma maneira em todos os casos. Na verdade, o transtorno apresenta diferentes tipos, cada um com suas características específicas e desafios próprios.

Por isso, precisamos explorar os tipos de déficit de atenção existentes e entender como lidar e apoiar eficazmente indivíduos em cada variação específica.

Navegar pelo diversificado panorama dos tipos de TDAH requer uma abordagem multifacetada que engloba educação, conscientização e empatia. O objetivo deste artigo é fornecer aos leitores uma compreensão abrangente das diferentes variações do TDAH e as ferramentas necessárias para apoiar eficazmente os indivíduos em sua jornada para lidar com os sintomas e prosperar em várias áreas da vida.

Ao reconhecer que cada tipo de TDAH demanda um conjunto diferente de estratégias e abordagens, podemos promover uma sociedade mais inclusiva e informada, capacitando os indivíduos com TDAH a alcançar todo o seu potencial.

Acompanhe o artigo e saiba mais sobre os tipos de TDAH!

O que é TDAH?

O TDAH ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico caracterizado por padrões persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade. O TDAH é de origem genética e aparece na infância, podendo impactar profundamente diversos aspectos da vida, desde o desempenho acadêmico e profissional até as relações interpessoais e o bem-estar individual.

A importância de conhecer os tipos de TDAH

O TDAH não deve mais ser encarado como uma condição simples e binária; ao contrário, trata-se de um espectro complexo que engloba diferentes apresentações e nuances.

Como o TDAH não se manifesta da mesma forma em todas as crianças, é importante que pais e professores fiquem atentos e saibam reconhecer os sintomas gerais do transtorno, bem como as características de cada tipo.

É a partir deste conhecimento que eles terão a iniciativa de procurar ajuda e, após o diagnóstico, saberão lidar corretamente com a criança, especialmente na sala de aula. Afinal, em cada caso o professor deverá ter uma abordagem diferente.

Os tipos de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH

Os três principais tipos de TDAH reconhecidos pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) são:

  • a apresentação predominantemente desatenta, o TDAH  desatento;
  • a apresentação predominantemente hiperativa-impulsiva, o TDAH hiperativo/impulsivo;
  • a apresentação combinada, o TDAH misto ou combinado.

 

Esses tipos de TDAH indicam os sintomas primários que os indivíduos experimentam, seja uma tendência maior à desatenção, à hiperatividade ou a uma combinação de ambos.

Compreender essas distinções é fundamental não apenas para um diagnóstico preciso, mas também para direcionar intervenções apropriadas que abordem os desafios únicos que cada indivíduo possa enfrentar.

Os tipos de TDAH segundo o Dr. Daniel Amen

Embora o DMS reconheça três tipos de TDAH, o médico psiquiatra americano Daniel Amen aponta que há sete tipos.

De acordo com Amen, são estes os tipos de TDAH, ou ADD, em inglês:

Tipo 1: ADD clássico

Este primeiro tipo de DDA geralmente é evidente no início da vida. Quando bebês, eles tendem a ter cólicas, serem ativos e agitados. Quando crianças, tendem a ser inquietos, barulhentos, falantes, impulsivos e exigentes. Sua hiperatividade e comportamento orientado a conflitos chamam a atenção de todos desde o início. 

Tipo 2: ADD desatento

ADD desatento é o segundo tipo mais comum de ADD. Quem sofre desse tipo costuma ser quieto, mais introvertido e parece sonhar muito acordado. Eles podem ser rotulados como desmotivados – até mesmo lentos ou preguiçosos. O DDA desatento é comum, mas muitas vezes passa despercebido porque crianças com esse tipo tendem a ter menos problemas comportamentais. Eles não chamam a atenção negativa para si mesmos como fazem aqueles com DDA clássico.

Tipo 3: ADD superfocado

Pessoas que sofrem de DDA superfocado têm a maioria das características do DDA, mas em vez de não serem capazes de prestar atenção, têm dificuldade de desviar a atenção; eles ficam hiperconcentrados em certas coisas enquanto se desligam de todo o resto. Essas pessoas tendem a ficar presas ou presas a padrões de pensamento e comportamentos negativos. Este tipo de DDA é frequentemente encontrado em usuários de drogas, bem como em filhos e netos de alcoólatras.

Tipo 4: ADD Lobo Temporal

Pessoas com esse tipo de DDA apresentam características marcantes do DDA, além de sintomas associados a problemas do lobo temporal, como problemas de aprendizagem, memória, instabilidade de humor, agressão, explosões de temperamento e, às vezes, até violência. Não é incomum ver esse tipo de DDA em pessoas que sofreram ferimentos na cabeça.

Tipo 5: ADD límbico

No DDA límbico, o córtex pré-frontal fica subativo durante a concentração, enquanto a área límbica profunda – que define o tom emocional, controlando o quão feliz ou triste a pessoa está – está hiperativa. A depressão também está associada à hiperatividade na área límbica profunda, mas a história de desenvolvimento de uma pessoa, além de algumas diferenças sutis nas varreduras SPECT (entre DDA límbica e depressão) ajuda a diferenciar entre as duas condições. 

Tipo 6: ADD Anel de Fogo 

No Ring of Fire ADD (Anel de Fogo, em tradução livre), há um padrão geral de alta atividade no cérebro. Aqueles com esse tipo tendem a ter dificuldade em “desligar” o cérebro e normalmente se sentem sobrecarregados de pensamentos e emoções. Esse tipo tende a piorar muito apenas com medicamentos estimulantes. O DDA do Anel de Fogo pode estar relacionado a alguma forma de alergia, infecção ou inflamação no cérebro, ou pode estar relacionado ao transtorno bipolar. Existem algumas diferenças sutis entre o DDA do Anel de Fogo e o transtorno bipolar nos dados do exame, bem como algumas diferenças na apresentação dos sintomas de uma pessoa. 

Tipo 7: ADD ansioso

Com DDA Ansioso, há baixa atividade no córtex pré-frontal, enquanto há hiperatividade nos gânglios da base, o que define a “velocidade de marcha lenta” do corpo e está relacionado à ansiedade. Os sintomas de DDA em pessoas que sofrem desse tipo tendem a ser ampliados pela ansiedade. O tratamento para pessoas com DDA ansioso geralmente inclui acalmar e estimular o cérebro.

- 2Q==

Sintomas de TDAH: características gerais

Desatenção, hiperatividade e impulsividade são os principais sintomas de TDAH. Decorrente deles surgem falta de concentração, dificuldade em aprender e terminar tarefas e agitação física e mental.

É importante entender, contudo, que nem todos os indivíduos com o transtorno apresentarão todos estes sintomas. Apenas a desatenção aparece em 100% dos casos.

Como identificar qual tipo de TDAH seu filho/aluno possui

Há alguns sinais que podem indicar que a criança tem déficit de atenção. Veja a seguir.

Sintomas do TDAH tipo desatento

  • distração;
  • dificuldade de concentração em conversas ou explicações;
  • interrupção da fala do interlocutor;
  • desorganização;
  • dificuldade de permanência em atividades que não há interesse;
  • deixar tarefas inacabadas;
  • tem brancos durante uma conversa;
  • excesso de concentração (hiperfoco) em assuntos que geram interesse, como jogos, computadores etc.

Sintomas do TDAH tipo hiperativo-impulsivo

  • dificuldade em lidar com frustrações;
  • responde antes da pergunta ser finalizada;
  • fala o que vem à mente;
  • impaciência em situações de espera;
  • hipersensibilidade;
  • hiperreatividade, ou seja, excesso de irritação ou tristeza;
  • mudanças bruscas de humor;
  • tendência ao desespero frente à situações difíceis;
  • criatividade;
  • intuição.

Sintomas do TDAH tipo misto ou combinado

O TDAH combinado ou TDAH misto é uma junção do TDAH tipo desatento e TDAH tipo hiperativo-impulsivo. É possível, no entanto, que mesmo sendo combinado, a criança manifeste mais sintomas de um tipo ou outro.

Como via de regra as crianças menores tendem a apresentar a hiperatividade como característica principal. Já com a chegada da adolescência e da vida adulta é comum a desatenção comece a predominar. Claro, que tudo varia de pessoa para pessoa.

A combinação de sintomas é manifestada, principalmente da seguinte forma:

  • inquietação e ansiedade;
  • mexer muito mãos ou pés;
  • dificuldade de manter-se sentado por longos períodos;
  • tendência a monopolizar conversas;
  • não perceber o impacto causado por suas falas;
  • ter muitas ideias e acabar não finalizando nenhuma.

Tipos de TDAH e como lidar com cada caso

Lidar com cada caso de TDAH requer uma abordagem personalizada que leve em consideração as características específicas de cada tipo do transtorno. Cada variação do TDAH apresenta desafios únicos, mas também oferece oportunidades para implementar estratégias eficazes.

Abaixo, discutiremos como lidar com os tipos de TDAH de maneira mais adequada:

TDAH Predominantemente Desatento

Indivíduos com essa variação tendem a apresentar sintomas de desatenção, como dificuldade em manter o foco, organização precária e distração constante. Para lidar com esse tipo de TDAH, é fundamental criar rotinas e estruturas bem definidas.

O uso de listas de tarefas, agendas e lembretes visuais pode ajudar a manter o indivíduo no caminho certo. Estabelecer metas claras e dividir tarefas em etapas menores também facilita a realização de atividades.

A aprendizagem através de métodos visuais e práticos pode ser mais eficaz para absorver informações.

TDAH Predominantemente Hiperativo-Impulsivo

Nesse caso, os sintomas de hiperatividade e impulsividade são mais pronunciados. Lidar com essa variação requer a canalização da energia excessiva de maneira produtiva. A prática regular de atividades físicas pode ajudar a reduzir a hiperatividade.

O desenvolvimento de habilidades de autorregulação emocional é crucial, e técnicas de relaxamento, como meditação e respiração profunda, podem ser benéficas. Estabelecer limites claros e técnicas de pensamento antes de agir podem ajudar a controlar os impulsos.

TDAH Combinado

No TDAH misto ou combinado, os sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade estão presentes em graus variados. O manejo do TDAH combinado envolve a combinação das estratégias mencionadas acima.

Criar um ambiente organizado, definir metas realistas e praticar técnicas de gerenciamento do tempo são importantes. Além disso, a comunicação aberta e o apoio emocional são cruciais para ajudar o indivíduo a enfrentar os desafios diários.

Independentemente do tipo de TDAH, é essencial buscar a orientação de especialistas, para desenvolver um plano de tratamento abrangente e individualizado.

Ter uma rede de apoio composta por familiares, amigos e educadores também pode fazer toda a diferença no processo de lidar com o TDAH. O entendimento e a empatia são fundamentais para criar um ambiente favorável ao crescimento e ao desenvolvimento positivo de indivíduos com TDAH.

Capacite-se para auxiliar alunos com TDAH Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade

Quer entender mais sobre o assunto? Então não deixe de conhecer nosso Curso Online Inclusão da Criança com TDAH.

Para fazer o curso basta fazer sua inscrição no portal. O investimento é apenas R$ R$ 79,90 e permite o acesso por um ano ao Pacote Master, que conta com mais de R$ 79,90 cursos online com certificado opcional.

É hora de ter essa capacitação para enriquecer seu currículo e dar mais um passo significativo em sua carreira. Faça sua inscrição!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.