Os procedimentos efetuados em uma situação de emergência com objetivo de salvar a vida de uma pessoa ferida enquanto o atendimento médico especializado não chega é conhecido como primeiros socorros. 

As técnicas de primeiros socorros podem ser aplicadas por qualquer pessoa. Ou seja, não é preciso esperar os paramédicos chegarem. Pelo contrário, você pode ajudar a salvar a vida de alguém, ganhando tempo até o os profissionais especializados chegarem. 

Mas, para isso acontecer, é preciso aprender o que se deve ou não fazer em uma situação de risco. E é exatamente sobre isso que iremos falar hoje. Confira!

3 técnicas de primeiros socorros essenciais

De modo geral, existem diversas formas de socorrer alguém. Inclusive, é essencial ter isso em mente, uma vez que cada caso é diferente. Neste artigo, separamos 3 técnicas que são bastante úteis em situações que exigem o uso de primeiros socorros.

1. Manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é utilizada em casos de obstrução das vias áreas ocasionada por um objeto. Ela auxilia na movimentação do objeto e expulsão do mesmo, para que a vítima possa respirar. 

Para aplicá-la, basta:

  1. Segurar a vítima por trás, colocando seus braços ao redor da cintura, as mãos entrelaçadas e o dedão em cima do diafragma. 

  2. Em movimentos rápidos, fazer pressão no diafragma, utilizando os braços como apoio.

  3. Considerar cerca de 5 compressões, isso deve auxiliar a vítima. 

Confira também: Como agir ao presenciar um acidente de carro?

2. Reanimação cardiorespiratória

A reanimação cardiorespiratória é feita em casos de extrema urgência, quando a vítima não apresenta sinais vitais. 

Ela se configura como uma série de compressões rítmicas sobre o peito da vítima, com o objetivo de recuperar os batimentos cardíacos da mesma.  

Sua aplicação deve ser feita com muito cuidado, pois uma compressão errada, por exemplo, pode quebrar a costela da vítima e perfurar algum órgão. 

Além disso, é fundamental não interromper o procedimento até que a ajuda médica chegue. 

Para compreender e aplicá-la corretamente, que tal conferir nosso curso de primeiros socorros?

3. Respiração boca a boca

A respiração boca a boca é feita em casos de afogamento ou como forma de complementar a reanimação cardiorespiratória. 

Para aplicá-la, é preciso verificar se a garganta da vítima está desobstruída. Se estiver, basta tampar o nariz da mesma com os dedos, inspirar fundo e expirar todo o ar através da boca da vítima. O movimento deve ser repetido cerca de 20 vezes por minuto.

Caso ela não volte a respirar, aplique esta técnica 5 vezes, e intercale com a massagem cardíaca. 

Porque aprender primeiros socorros

Aprender primeiros socorros é essencial não só para quem trabalha na área, mas para qualquer pessoa.  Acidentes acontecem a todo tempo e, por isso, é fundamental se preparar e estudar sobre o assunto, prevenindo-se contra imprevistos e situações adversas. 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Curso de primeiros socorros: estude com o Educamundo

Todas as técnicas que falamos aqui só podem de fato ser compreendidas em toda clareza e extensão através dos estudos aprofundados em nosso Curso Online Primeiros Socorros

Para se matricular, basta investir R$ 69,90 uma vez ao ano e acessar nossos mais de 1.200 cursos online com certificado opcional disponíveis no Pacote Master. 

Você também tem muito a aprender com o nosso incrível ebook: “Guia de Primeiros Socorros: Conheça 10 Técnicas Incríveis e Simples que Podem Salvar Uma Vida”. 

E-book Primeiros Socorros

 Inscreva-se em nosso site e aprenda com o Educamundo, um dos maiores portais de cursos online do Brasil! 

 Gostou do conteúdo? Compartilhe-o com seus amigos e baixe o ebook!