Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Primeiros socorros: o que fazer ao ver um acidente de carro?

primeiros-socorros1-2-1

Milhares de pessoas morrem por ano no país por causas de acidentes de carro. O Brasil é a 4ª nação do mundo que, em números absolutos, soma mais mortes no trânsito.

Por esse motivo, saber como agir em uma situação de risco pode ser a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa. É preciso agir de forma eficaz e correta para conseguir, de fato, auxiliar alguém. 

Por isso, entender o que são primeiros socorros e como atuar diante de um acidente de carro é super importante. E é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Confira!

Presenciei um acidente de carro: e agora? Entenda o que fazer!

O que são primeiros socorros 

Mas, afinal, o que são primeiros socorros? Bom, a definição desse termo pode ser resumida como o conjunto de técnicas que configuram o atendimento emergencial inicial diante de uma situação de vida ou morte, auxiliando a vítima enquanto o atendimento especializado não chega. 

Em alguns casos, a aplicação de técnicas de primeiros socorros pode salvar uma vida. Isso porque, quando falamos de ferimentos graves, ganhar tempo é fundamental para que o médico possa fazer seu trabalho. 

Ao mesmo tempo, a assistência inicial incorreta também pode provocar danos irreversíveis. Por esse motivo, é preciso, informar-se corretamente e manter a calma antes de auxiliar alguém, a fim de executar os primeiros socorros com sucesso.

##lista_curso##

Como socorrer uma pessoa

Se você está se perguntando: como socorrer uma pessoa? Fique tranquilo, pois iremos ajudá-lo. Primeiro, é preciso ter muito cuidado e agir de acordo com a situação. Se a vítima estiver presa dentro do carro, por exemplo, e não houver riscos de explosão do veículo, é importante não auxiliá-la a sair do veículo sem assistência médica

Isso porque, durante o acidente, o choque de adrenalina pode fazer com que a vítima não sinta dores, mas, ao se movimentar, ela pode piorar seus ferimentos, agravando o quadro clínico. 

Se a vítima estiver sangrando, faça pressão sobre o ferimento para estancar o sangramento. Em casos de perfurações, não retire o objeto. Ele pode inclusive, estar atuando como um tampão, evitando uma hemorragia. 

Caso a vítima tenha batido forte a cabeça ou estiver perdendo sangue, procure conversar com ela, a fim de evitar que fique inconsciente ou se desespere diante da situação.

Veja também: Primeiros socorros: procedimentos, manual, resumo e cursos na área

Acidente de carro: o que fazer?

Ao presenciar um acidente de carro você deve:

  • verificar se a vítima consegue respirar e se apresenta batimentos cardíacos;

  • avaliar a situação, observando se há ferimentos graves ou perfurações. De forma alguma mova a vítima; 

  • acionar o atendimento emergencial;

  • aplicar massagem cardíaca, caso a vítima esteja inconsciente e não esteja respirando.

##lista_vantagens##

Trânsito seguro: a melhor forma de evitar acidentes

É importante lembrar que a melhor forma de auxiliar alguém é dirigir de forma consciente, promovendo o  trânsito seguro. Por isso, respeite as leis de trânsito, dirija com cuidado, não assuma o volante alcoolizado e esteja sempre alerta. 

Caso você tenha gostado do nosso artigo e queira estar preparado para ajudar os outros, que tal se inscrever no Curso Online Primeiros Socorros

Aqui no Educamundo, você investe {preco_matricula} e tem acesso a mais de 1.200 cursos online com certificado opcional do Pacote Master! 

Não perca essa oportunidade, inscreva-se agora mesmo e comece a estudar com cursos online!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.