Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Tudo sobre Administração e os desafios atuais do mundo do trabalho

administracao-educamundo-02-1

Há uma ideia formada de que o curso de Administração é para indecisos. Vamos, veementemente, discordar disso. Esse pode ser o pensamento de quem não sabe exatamente o que é administração, não tenha a noção de sua importância para qualquer tipo de organização, seja pública, privada e de qualquer porte ou natureza.

Quem opta por essa formação sabe exatamente onde quer chegar, pois as áreas da administração dão caminhos suficientes para que cada um encontre a sua trajetória profissional. Os vários ramos da Administração colocam profissionais em Comércio Exterior, Administração de Empresas, Administração Hospitalar, Recursos Humanos, Administração Pública, entre outros.

Toda e qualquer organização precisa de colaboradores que atuem em áreas como marketing, produção, finanças, qualidade, logística e tecnologia. Ou seja, há um mercado bem amplo para administradores – e também bem exigente com relação à sua qualificação.

Por isso o Educamundo oferece uma excelente opção em capacitação, atualização ou aperfeiçoamento: o Curso Online Administração – Prática e Fundamentos. É uma alternativa para profissionais atuantes, estudantes, egressos, novos na área e demais interessados em saber tudo sobre Administração, rever conceitos, ficar por dentro do que há de novo e agregar valor ao seu portfólio.

Que tal darmos uma olhada nas perspectivas para a carreira, no perfil do administrador contemporâneo e nas vantagens do curso de administração para sua carreira?

##lista_curso##

Administração: novos tempos, potencialidades e perfil do novo profissional

A Administração passa por mudanças desde que surgiu. Novos cenários demandam adaptação – foi assim com a globalização, com a evolução tecnológica, era da informação e agora com a Indústria 4.0 – ou Quarta Revolução Industrial. Na economia, a situação recente de instabilidade e recesso fez crescer o empreendedorismo.

Isso provocou a necessidade de mudanças também no perfil dos profissionais de administração – se até então bastava que tivessem competências técnicas e conceituais, os novos cenários passaram a exigir habilidades criativas, empreendedoras e humanas.

Se antes ter a graduação era o bastante para se conseguir uma boa vaga de emprego, hoje o que conta mais são as especializações, atualizações, aperfeiçoamentos e a atitude de estar sempre em formação. O aprendizado contínuo supre as necessidades da nova administração, forma o novo perfil do profissional e agrada os empregadores.

Outro ponto que devemos considerar sobre o administrador contemporâneo é que saber o que é administração é muito mais do que ter uma noção geral. Uma tendência que tem ganhado forma entre alguns empregadores é a do administrador especialista-generalista. Isso significa que o mercado quer profissionais que tenham uma especialidade, mas que saibam tudo sobre administração: uma visão ampla do meio corporativo e dos diversos setores de uma organização.

Conhecer todas as áreas da administração e estar sincronizado com o mercado significa que esse profissional está preparado para eventuais mudanças, adequando-se facilmente a novas realidades. Podemos chamar isso de "estratégia de carreira".

Para ajudar a preparar esse novo profissional, o Educamundo tem o Curso Online Administração – Práticas e Fundamentos, elaborado por uma equipe pedagógica competente e comprometida em oferecer conteúdos que proporcionem um bom embasamento ao cursista.

Possíveis rumos para a carreira do profissional de Administração

É importante frisar que a Administração qualifica pessoas para atuarem na direção, gerenciamento e planejamento de estratégias de diversas áreas, mas um curso de administração pode também qualificar os cargos operacionais como auxiliares e assistentes.

E por qualificar queremos dizer ir além de saber o que é administração: conhecer as teorias, princípios, práticas, rotinas administrativas e tudo relacionado a essa ciência.

Saber tudo sobre Administração também significa aprender a ter:

Tantos os conhecimentos técnicos quanto os demais não são aprendidos empiricamente. Mas podem ser aprendidos no Curso Online Administração – Prática e Fundamentos e nas demais opções que o Educamundo oferece nessa área.

Administração

Campos de atuação

Sendo capacitado e tendo a qualificação necessária, o profissional poderá ser absorvido pelos seguintes campos de atuação:

♦ Operações: tem como função gerenciar parte (ou toda) da cadeia operacional da organização. Sob sua responsabilidade estão as áreas de logística, projetos, produção, processos, sistemas e qualidade.

♦ Marketing: atua na definição do público-alvo e em encontrar formas de ter o seu interesse, a fim de fidelizá-lo. Pode também prestar auxílio no desenho e na precificação de novos produtos. Sugerir alterações no portfólio da organização também é de sua alçada.

♦ Produção: gerencia a cadeia produtiva em busca do máximo de eficiência e eficácia (fazer mais com menos e fazer de forma correta, respectivamente). Pode também gerir a manutenção dos ativos da produção.

♦ Controladoria: se você já viu o termo "controller", saiba que essa é a pessoa deste cargo. Sua função é gerenciar a informação contábil e financeira a fim de auxiliar os processos de tomada de decisão.

♦ Processos: faz a gestão de processos, que é identificar, documentar e monitorar os processos da empresa, além de propor melhorias.

♦ Comércio exterior: é esse profissional que gerencia as rotinas referentes à importação e exportação de bens e serviços. Precisa conhecer e estar sempre atento às regulações nacional e internacional. Negocia contratos, contrata operadores de seguros e logísticos e monitora cargas, entre outras funções.

♦ Recursos Humanos: tem entre suas funções captar, recrutar, admitir e treinar colaboradores, além de avaliar o desempenho dos mesmos. Também é o responsável, junto com sua equipe, pelo Plano de Cargos e Salários, onde são definidas as remunerações dos funcionários.

As atribuições citadas estão de forma resumida, cada cargo atribui muito mais aos seus profissionais. Mas não é somente para essas áreas que o curso de administração preparar pessoas, veja outras opções: compras; vendas; ser professor; qualidade; finanças; planejamento; projetos; auditoria interna; funcionalismo público; coaching; consultoria, empreendedorismo e investimento.

Como pode ver, as áreas da administração são bem diversificadas. Temos que considerar ainda as demandas do futuro: sustentabilidade, nanotecnologia e questões ambientais.

O currículo generalista abre muitas outras possibilidades, por exemplo:

– Administração de contratos;

– Gestão de riscos;

Business Intelligence;

– Gestão de sistemas; e

– Administração do patrimônio.

Ficou empolgado para estudar? Quer saber como? Contamos no próximo tópico.

##lista_vantagens##

Os melhores cursos online em Administração estão no Educamundo

Se você se empolgou com as inúmeras possibilidades na área de Administração e quer dar um up na sua carreira, é hora de fazer a sua inscrição em nosso portal.

Você pode começar com o Curso Online Administração – Práticas e Fundamentos, aprender o que é administração e tudo relacionado a essa pauta, testar seus conhecimentos e, caso queira, solicitar a certificação (esse é um processo opcional).

Se depois de saber tudo sobre administração, você quiser complementar os temas estudados, pode fazer qualquer outro curso do portal. Sabe por quê? Porque ao fazer a sua inscrição você ganha acesso aos mais de 1.200 cursos do Pacote Master, durante um ano. Para isso, basta investir {preco_matricula} – taxa única, sem mensalidades.

Não deixe passar essa oportunidade, comece a se qualificar agora mesmo. Compartilhe nosso artigo com seus colegas e amigos, e nos deixe a sua opinião. Bons estudos!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.