Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Recursos Humanos: guia com os 10 cursos online mais procurados

00i_rh-02-1

Recursos humanos é o termo utilizado para se referir ao capital humanos das organizações, ou seja, as pessoas. A gestão dos recursos humanos é o trabalho baseado em práticas, metodologias e ferramentas voltadas ao cuidado com os colaboradores, com relação à sua carreira, bem-estar e qualidade de vida.

Você já parou pra pensar que, em muitas empresas, a causa dos prejuízos financeiros pode estar além da crise, das dificuldades do mercado e da área comercial? E se alguém lhe dissesse que uma das causas de maior prejuízo é a política de recursos humanos das organizações, você acreditaria?

Pois acredite, esse é justamente o motivo do setor de Recursos Humanos estar cada vez mais em evidência na gestão das organizações hoje em dia.

Também por isso, hoje a Gestão de Recursos Humanos é tema de inúmeros livros, seminários, cursos online e grandes conferências voltadas ao setor. Os diversos tipos de organizações perceberam que o setor de recursos humanos é responsável pelo clima organizacional, pela estrutura de trabalho para os funcionários, pela qualificação da força de trabalho, identificação de lideranças, planos de carreira, políticas salariais, além do habitual burocrático, como os salários, férias, benefícios, equipamentos de proteção, etc.

Para os gestores modernos, as pessoas são o grande e mais importante capital das empresas, e o profissional de recursos humanos lida com esse precioso investimento, sempre orientando, capacitando e promovendo a motivação dos colaboradores.

Se você já faz parte deste segmento empresarial, ou tem interesse em se capacitar para atuar profissionalmente neste setor, dê uma olhada neste guia com os 10 cursos de RH à distância mais procurados no nosso portal. Fique de olho em cada um deles e observe a importância de aprofundar cada vez mais nesta área, que é fundamental para o bom funcionamento de qualquer organização.  Vamos lá?

1 – Administrando Conflitos

Os conflitos no ambiente de trabalho estão entre as principais causas de queda de produtividade nas organizações. Eles podem surgir por vários fatores, por diferença de ideia, por competição ou até mesmo por um ambiente corporativo tumultuado.

Todos os que trabalham com a gestão de recursos humanos precisam estar aptos a identificar e sanar os conflitos, sempre buscando soluções rápidas para que a situação não se agrave, e não se espalhe no ambiente, tornando-o ainda mais difícil, e atrapalhando a convivência sadia entre os colaboradores.

É muito importante evitar esse tipo de desgaste entre os colaboradores, para ajudar a  garantir a permanência de uma boa equipe na empresa, e também prevenir a queda da produtividade. No Curso Online Administrando Conflitos você terá um conteúdo que lhe dará condições plenas de identificar os conflitos, quais são os tipos de conflitos e também como solucionar conflitos em equipes.  Também traz noções importantes de Comunicação, tanto preventiva, como a melhor maneira de se comunicar em situações de conflito, com um conteúdo claro e objetivo e com a comodidade dos cursos EAD.

2 – Gestão de Recursos Humanos

A administração moderna cada vez mais está admitindo a importância financeira de uma boa gestão de recursos humanos, e que o setor de Recursos Humanos pode, sim, dar muito lucro.

 O pensamento arcaico empresarial deixava os profissionais de recursos humanos com muitas atribuições burocráticas. Suas funções diárias eram mais voltadas às leis trabalhistas, folha de pagamento, benefícios, controle de horários do pessoal, entre outras.

Nenhuma dessas funções foi abolida, no entanto, a gestão de recursos humanos vai muito mais além. No Curso Online Gestão de Recursos Humanos  você aprenderá uma das mais importantes estratégias da Administração Moderna: o investimento nas pessoas. Você terá acesso à  todas as práticas voltadas ao clima organizacional, desenvolvimento e plano de carreira. Esse é um dos cursos à distância que lhe capacitará a determinar os índices de avaliação de desempenho que serão utilizados por praticamente todos os setores, o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores,  e também  as melhores práticas de recrutamento e seleção de pessoal.

É um dos  cursos online com certificado mais buscados, por ter informações diretas para montar sua estratégia de gestão de pessoas com segurança e colhendo bons resultados.

3 – Assédio Moral no Trabalho

Você notou que já falamos bastante em administração moderna até aqui. Pois outra importante característica da administração moderna é que não há espaço nas empresas para o assédio moral. Esse é um mal que precisa ser prevenido e eliminado de maneira urgente.

O Assédio moral não é apenas a bronca ou humilhação pública. Entre as principais reclamações de assédio ao Ministério Público do Trabalho de São Paulo, estão as seguintes situações:

– não dar nenhuma tarefa ao funcionário, com a intenção de mantê-lo isolado da equipe.

– “inventar” erros do colaborador.

– “inventar” horários de trabalho para prejudicar o colaborador.

– tentar forçar a demissão ou insistir que o trabalhador

– fazer circular boatos maldosos sobre o colaborador, para constrangê-lo.

 

Todas essas situações e muitas outras podem ser contornadas, com uma liderança consciente e bem orientada quanto aos inúmeros prejuízos que o assédio moral pode causar para a empresa. No Curso Online Assédio Moral no Trabalho o profissional de RH conhecerá os principais aspectos das leis que protegem o colaborador contra o assédio. Para quem quer se aprofundar mais sobre o assunto através de  cursos à distância, este em especial mostra os conceitos, as fases e etapas do assédio moral, e ainda traz um conteúdo especial sobre o assédio moral contra a mulher no ambiente de trabalho

 ##lista_curso##

4 – Auxiliar de Escritório/ Administrativo

Você pode estar se perguntando porque um curso da área administrativa está figurando na lista de cursos online da área de recursos humanos. Vamos explicar.

As rotinas administrativas da área de recursos humanos são muito exigentes, há muita documentação, necessidade de organização, arquivamento de documentos,etc. Além disso, há também a relação diária com a contabilidade, as informações que precisam ser colocadas em sistemas de informação de RH, e muitos outros afazeres que são atendidos por profissionais com o perfil dos auxiliares de escritório/administrativos.

O Curso Online Auxiliar de Escritório / Administrativo traz todas as informações sobre as rotinas administrativas diárias de cada setor de uma empresa, as reuniões, os textos comerciais, o atendimento aos clientes externos e internos. Também mostra noções de administração geral e marketing pessoal. Há vários cursos EAD para a área administrativa, neste, especificamente, o conteúdo está direcionado de maneira objetiva para as práticas administrativas mais usuais nas organizações.

5 – Gestão de Pessoas – Fundamentos Essenciais

Como fazer para cuidar melhor do capital humano das organizações?  Essa responsabilidade será do profissional de recursos humanos, que  deverá estar devidamente preparado para lidar com as mais diferentes situações. Vai tratar diretamente com a diversidade de pensamentos e ideias que compõem uma equipe de trabalho, às vezes em organizações com grande número de pessoas.

O Curso Online Gestão de Pessoas – Fundamentos Essenciais  traz ao profissional a compreensão da importância da gestão de pessoas nos mais diversos processos. Passa pelos processos de recrutamento e seleção de pessoal, pela identificação de líderes e colaboradores comprometidos com a visão da empresa.

Sabemos que a capacitação é um diferencial na hora da contratação e promoção, e por isso a busca por cursos online com certificado é alta. Este curso capacita o profissional para a importante área da gestão por indicadores de desempenho, e traz um grande conteúdo sobre a gestão de pessoas em tempos de crise, muito útil nos tempos que estamos vivendo no meio empresarial.

Assim como o curso online de gestão de recursos humanos, este curso está entre entre os cursos de RH mais procurados do nosso portal. 

- Z

6 – Gestão da Informação e do Conhecimento

Vamos imaginar uma situação: você tem uma equipe de 10 pessoas no setor financeiro da empresa, e na última semana, um novo software foi implantado para fazer a gestão financeira da organização.

Destas 10 pessoas, apenas 03 aprenderam a utilizar o programa até agora, as outras sete estão em um processo mais lento de adaptação ao novo sistema. É natural que as três pessoas compartilhem o seu conhecimento para que os outros também possam explorar ao máximo o que o sistema pode oferecer. O conhecimento destas três pessoas será compartilhado com as outras, seja através de um auxílio direto, ou através de informações que serão coletadas pelo gestor, ou por algum sistema específico dentro da empresa.

Foi um exemplo, claro, bem simples. Mas é basicamente esta a ideia da gestão da informação e do conhecimento. Tudo o que existe de informação técnica, por exemplo, faz parte de um banco de informações da empresa, assim como aquele conhecimento que é fruto da experiência dos colaboradores e da liderança. Todos contribuem para que as informações sejam bem utilizadas e todo esse processo precisa de alguém no seu planejamento e organização.

No Curso Online Gestão da Informação e do Conhecimento o profissional conhecerá todas as características, conceitos, definições e tudo o que for de mais específico relacionado a esse tema. Este é um dos cursos EAD com alto volume de matrículas no portal, devido à sua  grande utilidade prática para organizações de qualquer porte.

7 – Relações entre direitos fundamentais e o direito do trabalho 

Numa relação entre uma empresa e seus colaboradores, há uma série de aspectos legais que devem ser considerados. Mas além das leis trabalhistas há outras questões que também interferem nesta relação como, por exemplo, os direitos dos trabalhadores contidos nas Declarações de Direitos Humanos. Por exemplo, na Declaração Universal dos Direitos Humanos está bem claro que “toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e a proteção contra o desemprego”. Só esta linha mereceria uma grande análise comparativa às leis trabalhistas.

Esses direitos fundamentais do ser humano também são levados em conta quando o assunto é relação de trabalho. É uma maneira de promover a humanização das relações de trabalho, com o objetivo de evitar, por exemplo, o trabalho escravo, que é mais comum do que podemos imaginar. 

O Curso Online As Relações entre os Direitos Fundamentais e o Direito do Trabalho trata desta relação abordando temas como o Assédio Moral no Trabalho, os danos morais, as reflexões mais atualizadas sobre o Direito do Trabalho de maneira geral, os limites do empregador na relação de trabalho e mais um vasto conteúdo com várias discussões importantes acerca do tema. Um dos melhores cursos online com certificado para promover o bom ambiente organizacional, através do cumprimento das leis trabalhistas, observando junto com elas os aspectos humanos da relação de trabalho.

 ##lista_vantagens##

8 – Excelência no Atendimento ao Público  

Cliente não é só aquele que paga pelo seu produto ou serviço. Na empresa também há os clientes internos, os fornecedores e parceiros que fazem parte do dia a dia do negócio, sem necessariamente serem compradores do produto ou serviço. Um cliente interno insatisfeito, um parceiro comercial mal atendido ou um fornecedor que também não teve um atendimento adequado são apenas alguns exemplos de que o atendimento ao público é uma das atribuições de todos os profissionais de recursos humanos.

Também é importante lembrar que, em muitas empresas, o treinamento da força comercial é monitorado, e às vezes elaborado e executado pelo setor de RH. Por isso é sempre bom estar afinado com o conhecimento comercial, nestes casos. 

No Curso Online Excelência no Atendimento ao Público o conteúdo aborda os princípios e as habilidades necessárias para um bom atendimento. Trata também da legislação do consumidor, e como identificar problemas de atendimento ao público realizando um diagnóstico eficaz, fazendo as perguntas certas. Tratando-se de cursos à distância , este é um dos mais completos para que você ou sua equipe dominem plenamente a arte do bom atendimento.

Um atendimento com excelência não só aos clientes externos, mas também aos internos, evita conflitos, confusão desnecessária e colabora para a melhoria do clima organizacional.

9 – Administrando Melhor o Tempo

Com as novas tecnologias, mudou e muito o perfil dos colaboradores e da liderança corporativa. As redes sociais, a internet, tudo faz parte agora do cotidiano. As novas tecnologias também ajudaram as empresas a otimizar suas tarefas, dando mais responsabilidades para cada colaborador. Com isso a famosa jornada diária de trabalho nem sempre é suficiente. Organizar uma agenda, evitar o desperdício de tempo e cumprir um planejamento mínimo vai ser primordial para qualquer profissional de qualquer área.

O Curso Online Administrando Melhor o Tempo traz a solução para a melhor adequação e planejamento do seu dia. Como fazer do tempo seu aliado, planejar uma agenda que seja saudável e compatível com sua rotina e mostra os benefícios de administrar tempo. Ter uma agenda desordenada causa stress e prejudica a convivência com colegas de trabalho e também a vida pessoal. Para quem quer trabalhar com o tempo a seu favor, produzindo mais e vivendo melhor, a escolha pela flexibilidade dos cursos online já é um excelente começo. 

10 – Relações Humanas

O Curso Online Relações Humanas aborda a integração pessoal, seja na vida corporativa ou pessoal. O profissional da área de gestão de recursos humanos terá um vasto conteúdo que o levará a entender importantes aspectos comportamentais das relações humanas. Num ambiente de trabalho, por exemplo, qual o nível de relacionamento entre os colaboradores e se ele é benéfico ou não. E como fazer para realizar qualquer tipo de intervenção ao perceber que há comportamentos que não sejam adequados às rotinas de trabalho.

Além disso, este curso à distância mostra qual o conceito da relações humanas, seus fatores essenciais, sua importância, a ética e também como agir resolvendo problemas relacionados ao relacionamento entre as pessoas.

Agora você já sabe que a área de recursos humanos está cada vez mais exigente e complexa. O nível de conhecimento dos colaboradores e a importância do setor aumentam cada vez mais, revelando a necessidade constante de capacitação para todos os que trabalham ou pretendem trabalhar neste segmento. Os cursos online de gestão de recursos humanos são ferramentas essenciais para promover a capacitação, com flexibilidade de horários e conteúdo de grande utilidade no dia a dia dos profissionais.

Recapitulando:

  • O que são recursos humanos? Recursos humanos são as pessoas, todos os colaboradores de uma organização, independentemente de cargo ou função.
  • O que a área de recursos humanos compreende? Essa área compreende recrutamento e seleção, plano de cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, psicologia, desenvolvimento humano, segurança do trabalho, remuneração e benefícios e outros. O profissional de Rh tem várias opções de carreira a seguir.

Para saber mais:

  • Como fazer um curso de recursos humanos? Você pode se qualificar em gestão de RH por meio de cursos online, com duração de até {carga horaria maxima} horas e de graduação em tecnólogo, com duração de 2 anos.

Gostou da Lista? Então inscreva-se num dos cursos de RH indicados,  depois comente e partilhe sua experiência profissional conosco aqui no blog ou nas redes sociais.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.