Apesar de o futuro ser imprevisível em vários aspectos da vida, alguns são tão previsíveis que conseguimos visualizar o que nos aguarda lá na frente.

Exemplo disso é ver que áreas, como a de tecnologia da informação, abrirão campo e postos de trabalho que sequer conseguimos imaginar. No entanto, alguns especialistas já conseguem apontar quais serão algumas profissões do futuro, em um período relacionado aos próximos dez anos.

Algumas ocupações já estão demandado profissionais, como a função de cientista de dados e especialistas em Business Analytics. Dessa forma, fazer uma faculdade de Tecnologia da Informação ou cursos online nesse segmento o qualifica para um mercado bastante aquecido e com inúmeras possibilidades.

Vamos nos aprofundar em alguns pontos relacionados às profissões de TI no futuro, você certamente gostará de saber mais sobre isso.

Profissões do futuro: conheça e se prepare

As novas frentes de trabalho surgem porque as tecnologias evoluem. Isso exige preparação de vários profissionais envolvidos, inclusive dos que ensinam. Sim, as crianças e os jovens já são de gerações tecnológicas e as suas vivências com a tecnologia devem se dar desde o ambiente escolar.

Conceitos como smart class já estão revolucionando a Educação e, junto com a gamificação, garantindo que educadores consigam atrair seus alunos e garantir bons resultados. Você pode saber mais sobre isso neste artigo: Você sabe o que é Smart Class e qual o seu impacto na sala de aula?

Se quiser entender melhor o que é gamificação e como tem impactado em segmentos da saúde, negócios, Educação e outros, este artigo pode lhe dar a dimensão exata sobre o assunto: Gamificação: os desafios para o mercado de Tecnologia da Informação.

Algumas profissões, conforme já dissemos anteriormente, já são de extrema importância na atualidade, e tendem a se tornar cada vez mais imprescindíveis no mercado. Conheça duas delas.

Cientista de Dados

Existe muita procura por profissionais qualificados a ocupar esse cargo. Mas o que há de tão especial nessa função? O diferencial é que os cientistas de dados transitam entre dois importantes universos: o de Ti e o de negócios.

Sua formação os torna experts em minerar dados e ter insights sobre negócios – não raro, coisas que ninguém pensou antes em procurar. Essa profissão não é nova, mas emergiu com o big data e a necessidade de especialistas em explorar o grande volume da dados estruturados e não estruturados.

Sobre esse universo, vamos indicar um artigo que explica um pouco como funciona a área: Entenda o que é Business Analytics e qual seu impacto nos negócios

Dica bônus: os cargos de cientista de dados são muito bem-remunerados. A formação desse profissional começa com uma faculdade de Tecnologia da Informação.

Há muitos cursos superiores em TI. Então, para ajudar você a ter uma visão geral sobre isso, recomendamos o texto “Como entrar para uma faculdade de Tecnologia da Informação em 5 dicas

Gerente de desenvolvimento de negócios

A função de gerente de desenvolvimento de negócios não é nova, mas é cada vez mais relevante para as organizações. Cenários de crise, instabilidade financeira, competitividade acirrada e a concorrência não dando espaço fazem com que esse profissional seja peça essencial em qualquer negócio.

Novos negócios, produtos e serviços podem ser o detalhe que falta para que a empresa decole ou se solidifique no mercado. Isso abrange uma variedade de ações, inclusive as que envolvem dados e informações.

profissões do futuro

Profissões de TI no futuro

Uma empresa mundial conhecida como líder em tecnologia e negócios, a Cognizant, disponibilizou em 2018 um estudo no qual ela aponta mais de 20 profissões do futuro.

Seu vice-presidente, Ben Pring, disse: “Com o aumento do uso da tecnologia em todas as áreas, as pessoas estão buscando profissões que envolvam realidade virtual, análise de dados, inteligência artificial e programação. Essa tendência evidencia que a força de trabalho humana ficará responsável por atividades que tenham como objetivo analisar e tomar decisões de risco, que um software, por exemplo, não é capaz de realizar.”, ou seja: não, as máquinas ainda não substituirão o trabalho humano.

Que tal conhecer algumas dessas profissões?

Empregos do futuro: conheça 5 projeções

  1. Data Detective: termo em inglês para “investigador de dados”. Será um profissional com visão analítica sobre a investigação e interpretação de dados. Talvez seja um “upgrade” do atual cientista de dados.

  2. Master of Edge Computer: fala-se na próxima grande evolução da computação em nuvem. O conceito de edge computing prevê que dispositivos de hardware conectados sejam potencializados e descentralizados, tornando-se seu próprio data center.

  3. Highway Controller: controlar o espaço aéreo e rodoviário por causa do aumento de veículos autônomos e de drones será a função deste profissional, que deve estar capacitado para lidar com sofisticadas ferramentas de inteligência artificial.

  4. Aumented Reality Journey Builder: este será um profissional da área de turismo, capacitado a projetar, construir e personalizar viagens em realidade aumentada.

  5. Virtual Store Sherpa: este é um profissional que ajudará clientes a navegar nas lojas e fazer compras em cenários complexos – graças à realidade aumentada. O termo “sherpa” remete a uma etnia que ajuda viajantes a escalar montanhas e a carregar seus equipamentos.

É claro que essas são projeções, baseadas no que se espera da evolução tecnológica. As funções poderão até nem existir, ou serem substituídas por outras e até mesmo existirem com outras denominações.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

O Educamundo tem um dos melhores cursos de TI do mercado

Gostou do artigo? Ficou interessado na área de TI? Então precisa conhecer nosso Curso Online Tecnologia da Informação e ampliar seus conhecimentos no assunto.

Você se matricula em nosso portal e ganha acesso ao Pacote Master com mais de 1.200 opções em cursos online. Você pode fazer todos que quiser tanto na área de TI quanto em outras áreas do conhecimento.

Para isso, basta investir R$ 69,90, em pagamento único. Não há cobranças de mensalidade e seu acesso ao portal tem vigência de um ano.

Não espere mais para enriquecer seu currículo e alçar novos voos na carreira. Faça a sua matrícula agora mesmo, comece seus estudos e descubra por que somos referência em cursos online com certificado.