A informação nunca foi tão valiosa quanto agora. Ela tem o poder de ajudar empresas a chegar a dados mensuráveis que possam auxiliar processos de tomadas de decisão nos negócios. E os dados, esses estão em toda parte.

Uma ferramenta que tem ajudado com a mineração de dados e sua posterior análise é o Business Intelligente (BI). Há, no entanto, outra ferramenta considerada mais ágil e que complementa o trabalho desenvolvido pelo BI. Estamos falando sobre o Business Analytics (BA), uma ferramenta preditiva, que usa os dados para prever tendências e possíveis resultados.

Ambas as ferramentas são tópicos que você encontra no Curso Online Tecnologia da Informação do Educamundo e que vão ser um pouco mais destrinchadas neste artigo. Continue com a leitura!

O que é Business Analytics?

Trata-se de uma ferramenta de amplo alcance, que contempla data science, big data e mineração de dados com o objetivo de conseguir informações mais precisas sobre parceiros, clientes e operações de negócio.

Sua principal característica é obter dados em tempo real, de forma que possa prever o comportamento de cliente a partir disso. Podemos resumir suas funções assim: prevê tendências; descobre padrões; e prescreve ações para melhorar os resultados.

O Business Analytics responde a perguntas como:

  • O que vai acontecer?
  • O que acontece se...?
  • O que vem depois?

Conhecendo termos importantes relacionados ao Business Analytics

Quando se trata de ferramentas de TI que trabalham com dados, é importante conhecer a terminologia envolvida.

O que é Big Data?

Big Data é a palavra utilizada como referência a grandes volumes de dados, estruturados ou não.

Pense em um volume gigantesco de dados, muitas vezes impossíveis de serem armazenados na memória de um único computador – é disso que falamos quando nos referimos à big data.

Outros termos da área são:

Big Data Analytics

Também denominado Data Analytics, é a análise de big data. Esse campo envolve o exame e a análise de dados brutos com um propósito específico. Com o big data analytics é possível encontrar padrões e tirar conclusões sobre determinada informação.

Mineração de dados

Também conhecido como Data Mining, é um processo que encontra padrões, anomalias e correlações em um grande conjunto de dados. As informações obtidas nesse processo ajudam a melhorar o relacionamento com o cliente, reduzir riscos, aumentar as receitas e diminuir ou cortar custos em um negócio.

Associa-se à mineração de dados a tarefa de “descobrir conexões escondidas”. O processo de data mining é alicerçado em três ciências: estatísticas, inteligência artificial e data machine.

Data Science

Ciência de Dados, ou Data Science, é o estudo de informações e dados relacionados a determinado negócio. Esse estudo segue uma linha de captura de dados, sua transformação e posterior análise.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Qualifique-se em Tecnologia da Informação no Educamundo

Como pode ver, Business Analytics nos mostrou a área de TI aplicada aos negócios. Esse é um segmento bastante em alta no mercado, portanto, pense que agregar esses conhecimentos ao seu currículo pode ser uma excelente ideia.

Ao inscrever-se para fazer nosso curso de tecnologia da informação, você ganha acesso a vários outros cursos online relacionados ao assunto e também a outros campos do conhecimento.

São mais de 1.200 opções no Pacote Master, que você tem a sua disposição durante um ano, investindo apenas R$ 69,90.

Não perca mais tempo. Descubra as vantagens de fazer nossos cursos online com certificadoMatricule-se e comece seus estudos agora mesmo!