Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Como elaborar um plano de aula na educação infantil?

plano de aula educação infantil

A educação infantil é uma etapa muito importante na vida das crianças. Afinal, é a sua primeira experiência escolar. Portanto, elaborar um plano de aula para educação infantil pode ser desafiador para muitos docentes. No entanto, há orientações que podem ajudar, como um plano de aula educação infantil BNCC, por exemplo.

A educação infantil é o período escolar abrange a fase de vida entre 2 e 5 anos. Assim, ele desenvolve a criança nos aspectos psicológico, social, intelectual e físico. Logo, a educação infantil tem papel importante no crescimento da criança. Inclusive, um plano de aula para educação infantil 4 e 5 anos de acordo com a BNCC prevê que sejam trabalhados todos esses aspectos. Por isso é essencial que educadores saibam como fazer plano de aula que siga as diretrizes da Base.

O Censo Escolar 2021, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), registrou queda de matrículas na educação infantil. Ao todo, mais de 8 milhões de crianças foram matriculadas nas redes pública e privada em 2021. Esse número representa uma redução de 7,3% entre 2019 e 2021. Entretanto, esse cenário não diminui a importância do papel de um professor em sala e do plano de aula educação infantil.

Por isso, criar um plano de aula para educação infantil de forma eficiente é fundamental. É sobre esse tema que falaremos neste artigo. Então, continue a leitura para saber tudo que precisa sobre como fazer plano de aula para educação infantil.

A importância do plano de aula na educação infantil

O plano de aula para educação infantil é um documento desenvolvido pelo professor que define as diretrizes de ensino. Essas diretrizes vão desde o tema até a maneira como será feita a avaliação do conteúdo aprendido e são essenciais para quem quer saber como fazer um plano de aula para educação infantil.

Planos de aula para educação infantil são ainda mais importantes, pois essa é a primeira etapa da educação básica do Brasil. Essa fase abrange alunos com idades entre 2 e 5 anos, portanto, a importância do plano de aula nessa fase é porque é o primeiro contato das crianças com as escolas. Ou seja, se trata do desenvolvimento integral delas, conforme prevê o plano de aula para educação infantil 4 e 5 anos de acordo com a BNCC.

Dessa forma, para saber como fazer plano de aula para educação infantil é preciso pensar em uma estratégia que promova a evolução dos alunos nos aspectos intelectual, físico, social e psicológico. Logo, é fundamental priorizar o planejamento do ensino.

O plano de aula para educação infantil é uma ferramenta cujo objetivo é o de refinar as metodologias aplicadas em sala e desenvolver atividades criativas e inovadoras. O uso de tecnologias, por exemplo, ajuda na criação de atividades mais interativas. Além disso, desperta mais interesse nas crianças. Um plano de aula infantil 4 anos, por exemplo, terá atividades adaptadas de acordo com a capacidade cognitiva dessa faixa etária.

E quem pensa que nãp há um plano de aula educação infantil creche, está enganado! Mesmo para os bebês há atividades previstas, pensadas e elaboradas para o seu melhor desenvolvimento desde muito cedo.

Como montar um plano de aula para educação infantil

Plano de aula: como fazer​​​​​​​? Se esse é um desafio para você, saiba que para um plano de aula ser eficiente, ele precisa ser bem estruturado e planejado. Por isso, é preciso seguir um passo a passo de como fazer plano de aula para educação infantil e chegar ao documento ideal.

A seguir, separamos as principais dicas para ajudar você a montar um plano e criar uma excelente aula para educação infantil. Confira!

1. Entenda a realidade dos seus alunos

O primeiro passo antes de começar a montar o seu plano de aula para educação infantil é estudar sobre o seu públicoalvo, ou seja, os alunos. Afinal, de nada adianta montar um plano que não se encaixa à realidade da turma.

A mesma estratégia que vale para um grupo, pode não dar certo para outro. Portanto, nessa etapa, deve-se considerar questões sociais, econômicas, culturais, físicas etc., conforme as diretrizes para um plano de aula educação infantil BNCC.

2. Defina o tema da aula e o objetivo

Outra dica essencial de como fazer um plano de aula para educação infantil é ter bem definidos temas e objetivos. O tema é o assunto do que será abordado em uma determinada aula e não no curso inteiro. Um exemplo de tema para a educação infantil é falar sobre a água.

Já o objetivo é o que você deseja que os alunos aprendam ao final da aula. Seguindo no mesmo tema, o objetivo pode ser as crianças entenderem a importância da água para o planeta. Em exemplos de plano de aula para educação infantil 4 e 5 anos de acordo com a BNCC é possível encontrar formas de trabalhar temas como esse.

3. Faça o planejamento do conteúdo a ser abordado

No plano de aula educação infantil, o conteúdo é definido após a determinação do tema e objetivo, já que é subordinado a eles. A partir da sua apresentação, o professor guia o aprendizado dos alunos para atingir os objetivos. O planejamento deve seguir as orientações para um plano de aula educação infantil BNCC.

Dentro do temaágua”, por exemplo, o conteúdo pode envolver temperatura da água, onde ela é encontrada, absorção etc. Aliás, esse tema, assim como os relacionados à terra, seres vivos e muitos outros são ótimas escolhas para um plano de aula para educação infantil.

E não esqueça: a metodologia plano de aula deve prever conteúdos para trabalhar na educação infantil que estejam alinhados à BNCC. Com as orientações da Base, é possível criar estratégias para plano de aula educação infantil que promovam um aprendizado real e efetivo.

4. Determine a duração da aula

O plano de aula educação infantil precisa determinar o tempo que vai durar a aula sobre determinado tema. A duração da aula vai depender da complexidade do tema e está relacionada com o planejamento escolar e a fixação do conteúdo. É importante destacar que não é obrigatório explorar um tema em cada aula. Caso ache necessário, pode alocar mais dias para um mesmo conteúdo — e sempre deixe tudo planejado no seu plano de aula educação infantil.

5. Escolha os recursos didáticos

Essa é mais uma das etapas de elaboração do plano de aula para educação infantil. Aqui, é o momento em que o professor escolhe os recursos que utilizará para auxiliar no desenvolvimento da apresentação. Por exemplo, computador, filme, apagador, cartaz, jogo, projetor, quadro branco ou negro, entre outros.

6. Decida a metodologia a ser aplicada

A definição da metodologia é um processo importante dentro do plano de aula para educação infantil e também para as séries inciais e finaisAfinal, é preciso escolher uma que cative e mantenha os alunos interessados. As principais metodologias são:

  • aula expositiva;

  • pesquisa de campo;

  • estudo dirigido;

  • gamificação;

  • aplicação de exercícios;

  • solução de problemas;

  • seminário;

  • dramatização etc.

Variar as atividades no plano de aula de acordo com a BNCC educação infantil é também uma maneira de abordar as várias formas como as crianças aprende.

7. Defina como fazer a avaliação do aprendizado

Saber como fazer um plano de aula para educação infantil envolve também saber como avaliar o aprendizado. A avaliação é a etapa em que o professor entende se os alunos assimilaram o conteúdo e se o objetivo foi atingido. Entretanto, a avaliação não é feita somente por prova com nota. Em um exemplo de plano de aula educação infantil BNCC deve constar todo o processo e metodogia de avaliação, de acordo com as orientações da Base.

Segundo um plano de aula para educação infantil 4 e 5 anos de acordo com a BNCC, também é possível avaliar por meio de:

  • participação em sala de aula;

  • exercícios de fixação;

  • trabalhos feitos em sala ou em casa.

8. Informe as referências

Por fim, para saber como fazer plano de aula para educação infantil eficiente é preciso informar as referências utilizadas na elaboração do plano de aula. Isso vale tanto para materiais impressos quanto os encontrados na internet. Por exemplo, sites, documentos e outros conteúdos online. Caso tenha duvidas, você pode encontrar online algum exemplo de plano de aula educação infantil BNCC e ver como fazer esta etapa.

planejamento escolar infantil não é simples, como pode ver, mas quando bem explorado e elaborado, promove resultados. E quando bem estruturado ajuda o professor a elaborar um plano de aula eficaz.

Como desenvolver um plano de aula eficaz para crianças de 4 e 5 anos

Para desenvolver um plano de ensino educação infantil, voltado para crianças de 4 e 5 anos de idade, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é essencial estruturar as atividades de forma que promovam a autoconhecimento e a socialização.

Um plano de aula educação infantil de acordo com a BNCC 2021 deve ter como objetivo fomentar a descoberta da identidade individual das crianças, permitindolhes expressar suas preferências, sentimentos e características pessoais.

Um exemplo de plano de aula prático é o plano de aulaQuem Sou Eu” para a educação infantil, alinhado à BNCC. Através de atividades interativas, como desenhos e rodas de conversa, as crianças são incentivadas a falar sobre suas famílias, animais de estimação, comidas favoritas e hobbies, promovendo assim, um ambiente de aprendizado rico em trocas culturais e sociais nas aulas de educação infantil.

Implementar o plano de aulaQuem Sou Eu” na educação infantil BNCC requer uma abordagem pedagógica que valorize a individualidade de cada criança enquanto estimula a empatia e o respeito mútuo entre os colegas. No plano de aula, o conteúdo deve sempre ter esse objetivo,

Para isso, é fundamental incluir no plano de ação educação infantil BNCC​​​​​​​ atividades que permitam às crianças explorar diferentes aspectos de suas identidades, como origens culturais, características físicas e habilidades únicas. Jogos de reconhecimento no espelho, onde cada criança descreve o que vê e o que mais gosta em si mesma, e sessões de contação de histórias que abordam temas de diversidade e inclusão, são estratégias eficazes para atingir esses objetivos. Essas atividades nãoreforçam a autoestima e a autoimagem positiva como também fomentam um ambiente de respeito pelas diferenças.

Além disso, o sucesso deste plano de aula educação infantil 5 anos de acordo com a BNCC passa pela integração efetiva com outras áreas do conhecimento previstas na BNCC, como linguagem, matemática e ciências da natureza. Por exemplo, ao explorar o temaQuem Sou Eu”, é possível integrar noções básicas de matemática ao contar histórias sobre a idade ou ao comparar alturas ou incorporar lições de ciências ao discutir partes do corpo e suas funções.

Assim, o plano de aula não apenas cumpre seu objetivo principal de explorar a identidade e o autoconhecimento mas também se conecta de maneira significativa com outras disciplinas, enriquecendo a experiência de aprendizado das crianças e promovendo um desenvolvimento mais holístico, conforme a visão da BNCC para a educação infantil.

Um plano de aula dias da semana educação infantil também é um exemplo que pode ser bem explorado, já que as direciona a ter noção do espaçotempo e de rotinas, muito importante nessa idade escolar.

Como montar um plano de aula para educação infantil? Capacite-se com curso online Educamundo

Como vimos, o plano de aula na educação infantil é um documento importante e que deve ser organizado e criteriosamente planejado. Afinal, é uma fase de desenvolvimento da criança e o primeiro contato dela com o universo escolar — e é, inclusive, uma das fases mais importantes: o processo de alfabetização e letramento. Por isso, é fudamental que você saiba como elaborar um plano de aula para educação infantil de acordo com proposta do currículo escolar e as oientações da BNCC.

Aposte em sua formação continuada e atualização ou aperfeiçamento de competências: faça nosso Curso Online Planejamento e Plano de Aula para Educação Infantil. Quando o tema é sala de aula educação infantil, o Educamundo tem muito a oferecer para sua capacitação.

Inicie sua capacitação agora mesmo e enriqueça seu currículo, dando aquele up que sua carreira merece!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.