Home / Blog / Dicas / O que são atividades complementares?
O que são atividades complementares Dicas

O que são atividades complementares?

  • Por: Equipe Educamundo
  • 28/01/2022

O que são horas complementares? Essa é uma questão de universitários de variados cursos de graduação. 

Eles exigem o cumprimento de determinadas atividades extracurriculares, paralelamente às acadêmicas, que servem tanto para o conhecimento e formação quanto para agregar ao conteúdo que é abordado em sala de aula. 

Mas, então, quais são as alternativas para conseguir horas complementares? O que é preciso fazer para aproveitá-las? 

Neste artigo vamos abordar totalmente esse assunto e mostrar como cursos online com certificado e demais opções podem auxiliar nesse objetivo. 

Acompanhe com atenção e fique por dentro do tema.

O que são atividades complementares?

As atividades complementares são eventos extracurriculares que têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional. 

Ou seja, as faculdades consideram como horas complementares ao curso aquelas atividades paralelas, que podem enriquecer o currículo e o aprendizado do aluno, sempre obrigatórias e parte de seu certificado de graduação. 

A ideia é privilegiar a vivência social, crítica, humana e profissional por meio de métodos além dos acadêmicos. O estudante só estará formado após cumprir a grade determinada, que se altera conforme o curso/área e demais fatores. 

Além disso, é bom esclarecer que elas devem ser realizadas sempre durante o período do curso (em finais de semana, nas folgas, no tempo livre, tudo fica à escolha do aluno), sejam externas ou dentro da própria instituição.

Em toda atividade, o aluno deve receber um comprovante para que seja apresentado à instituição e seja validado como crédito de horas complementares. 

Portanto, é fundamental solicitá-lo ao participar de qualquer atividade dentre as aceitas como atividades complementares, como cursos livre. 

Como conseguir horas complementares?

Conforme revela o MEC, cada instituição é responsável por definir a carga horária máxima desse processo. Algumas determinam 100 horas, outras 120 horas, depende do curso e da universidade.

A partir daí, você precisa se organizar e saber quais as melhores atividades a serem realizadas, pensando sempre em sua rotina diária de compromissos, obviamente. É claro que o trabalho, a própria faculdade e demais fatores acabam tomando grande parte do tempo, mas com um cronograma otimizado dá para fazer tudo tranquilamente sem que uma coisa comprometa a outra.

Mas, então, como conseguir horas complementares? O que é mais aceito de acordo com as diretrizes do MEC e das universidades? Bom, nesse caso, são autorizados:

  • Participação em eventos internos e externos à instituição de educação superior, tais como: semanas acadêmicas, congressos, seminários, palestras, conferências, atividades culturais;

  • Integralização de cursos ou atualização acadêmica e profissional, como os cursos online com certificado, que se enquadram na modalidade de cursos livres;

  • Atividades de iniciação científica;

  • Trabalhos e procedimentos alternativos, como a monitoria (apoio para estudantes em determinada disciplina e orientação geral).

Embora haja muitas opções interessantes, nessa árdua rotina que todo universitário passa todos os dias, é bom pensar sempre em qual delas é a mais vantajosa e ajudará a otimizar seu tempo. 

Por isso, vamos destacar o poder dos cursos online para horas complementares. Totalmente flexíveis e versáteis, conquistam milhões de pessoas a cada dia, tanto pela carga horária variável quanto pela qualidade do conteúdo abordado. 

É claro que você deve dar ênfase para aqueles que têm total relação com sua graduação, mas isso também não significa que você não possa aprender e saber mais sobre outras áreas, afinal, tudo é conhecimento. 

Se você cursa administração, por exemplo, vale muito a pena investir em cursos como o de Marketing, Recursos Humanos, Teorias da Administração, Empreendedorismo e outros. Aliás, cursos na área de administração podem servir para várias graduações, considendo que práticas administrativas são conteúdos básicos de vários outros cursos de graduação.

No caso de engenharia elétrica, saber os fundamentos essenciais da segurança do trabalho é perfeito tanto para a profissionalização quanto para essas horas complementares necessárias. 

A própria faculdade determina que as atividades têm que estar relacionadas a qualquer uma das disciplinas que o aluno está estudando ou que fazem parte da grade curricular. 

É importante salientarmos que os cursos de graduação tecnólogica também exigem atividades complementares. Não é por ser um curso compacto que não siga os mesmos moldes do bacharelado ou das licenciaturas. 

Cursos online para horas complementares

Fique de olho no certificado

Agora que você já sabe como conseguir horas complementares e que os cursos online são as melhores opções para investir, é bom atentar-se a duas dicas preciosas. A primeira delas é a certificação. Entenda sempre como ela funciona assim que pesquisar e pensar em se matricular na instituição de interesse.

Verifique a carga horária que vai fazer e não deixe para última hora, pois há um período mínimo de estudos para que a certificação seja liberada. Afinal, você sabe que não é possível, por exemplo, optar por um certificado de 80 horas e querer tê-lo em dois dias, sendo que isso representa 48 horas.

Como explicar que estudou 80 horas em 48? Não tem como, não é mesmo? Por isso que nosso portal é bem cuidadoso e confiável nesse sentido: cada carga horária tem um, período mínimo de estudos, para nossa e sua segurança. 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Fique sempre atento à qualidade da instituição

A outra dica é ficar de olho na instituição. Fique atento às que usam cursos grátis e certificados em tempo recorde como anúncio para seus cursos. É essencial tirar um tempo para fazer uma ótima escolha, optando por um portal versátil, de confiança e que seja parceiro da ABED.

Para você que busca cursos online para horas complementares com os melhores conteúdos do mercado, vale muito a pena conhecer o Educamundo. 

Com ótimos diferenciais e todas as vantagens dos cursos a distância, a instituição garante que você se matricule investindo apenas um valor único de R$69,90, com validade de um ano e acesso aos mais de 1.200 cursos online do Plano Master.

Inscreva-se no Educamundo, escolha os cursos online que tem tudo a ver com sua formação e comece já. Não perca tempo e fortaleça seus estudos e conhecimento fazendo boas escolhas. 

Se tiver dúvidas, deixe um comentário, e não se esqueça de compartilhar o artigo com seus colegas de classe, amigos universitários e demais interessados. 

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque