Gestão escolar é um modo de administrar a escola de forma inteira, não somente da parte pedagógica tampouco somente dos recursos materiais e financeiros. O gestor escolar deve ter uma visão sistêmica, saber identificar as especificidades de cada setor e como integrá-los, promovendo um melhor desenvolvimento dos processos escolares.

A educação carrega o peso e a responsabilidade de ser um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento humano no país. É considerada também como uma solução para que se consiga reduzir a desigualdade social e diminuir a violência, tirando crianças e jovens da rua e lhes dando oportunidades. Mas para que a educação faça o seu papel de forma eficiente, é preciso que todo o sistema funcione: recursos, metodologias, profissionais e tudo que engloba o tema - e para que tudo funcione bem é preciso que se possa contar com profissionais capacitados e conhecedores do processo de gestão escolar. Qualificações na área são necessárias e cursos online de gestão escolar surgem como opção aos profissionais que precisam se especializar no assunto.

Gestão escolar sobre todos os aspectos

Como em um efeito dominó, mudanças no mercado de trabalho resultam em mudanças na educação, uma vez que é preciso preparar os estudantes para encarar esse próprio mercado, e resultam em uma nova visão sobre a forma de gerir as instituições. É claro que não é somente o mercado de trabalho que influencia as mudanças, são vários aspectos da sociedade, que, conforme avanços e inovações, começa a surgir e demanda atualizações em todo o sistema educacional.

O que é gestão escolar

Mas afinal, o que é gestão escolar? A gestão escolar reveste-se de uma gestão democrática, ou seja, dela fazem parte atores políticos e sociais, como os diretores, supervisores, professores, coordenadores, os alunos, os pais, a comunidade e todos que têm como meta comum ações que visam as melhorias e o crescimento das instituições de ensino.

Grosso modo, a gestão escolar “abraça” o todo: o pedagógico, o administrativo, o financeiro e o social. A gestão escolar preocupa-se com o rendimento e bom histórico escolar dos alunos, com as compras e os pagamentos, com o bom andamento da secretaria, com o bem-estar do corpo docente e demais funcionários, com fazer com que o pai acompanhe o desempenho do filho e tenha acesso fácil às informações da vida escolar dele, em aproximar a comunidade da instituição de ensino e em responder aos anseios da sociedade no processo ensino-aprendizagem.

Para aprofundar-se e saber mais sobre o que é gestão escolar, fica como sugestão o curso online Gestão Escolar. O curso aborda desde as noções básicas até o que há de inovação na área, assim como o objetivo final da gestão, que é uma aprendizagem efetiva. Na dúvida sobre cursos online de gestão escolar, é importante lembrar que esse tema foi, assim como a gestão democrática, um avanço na educação. O ensino a distância revolucionou o meio educacional e os cursos EAD  são cada vez mais buscados por pessoas que buscam atualizar-se, qualificar-se ou mesmo encontrar uma área para se profissionalizar. Os cursos online com certificado são válidos, inclusive, para fins curriculares, e também como certificação em provas de titulação, essenciais em áreas como a da educação.

Cursos online preparam profissionais para a Gestão Escolar

 

Cursos online têm capacitado muito bem esses profissionais, deixando-os atualizados e preparados para os desafios que começaram a surgir. Novos tempos e mudanças na educação pediram um novo modelo de ambiente escolar, uma nova escola, na qual as instituições precisam ser mais do que administradas, precisam ser geridas e vistas como um todo - o que faz com que a administração escolar passe a fazer parte de um sistema maior, configurando-se na gestão escolar. Funcionar como um todo significa que para alcançar as metas, decisões serão tomadas não somente por um diretor, isso envolverá toda a equipe de professores, funcionários, alunos e pais. Uma analogia para ficar de fácil entendimento: imagine que essa nova escola seja como um quebra-cabeça. Cada parte tem sua função, e tem alguém que as conecta, para que se chegue ao resultado final. A conexão é a gestão escolar, quem as conecta é o gestor e cada peça é uma parte da comunidade escolar

Com a nova demanda, surge a necessidade de preparação para esta nova escola, para que os profissionais se apropriem dos novos conceitos e da nova forma de buscar eficiência. Eis que para preparar um bom profissional para que encare os desafios de ser um bom gestor educacional há os os cursos online de gestão escolar, que fornecem elementos necessários para que quem atua na área melhore o desempenho e ressalte suas habilidades.

Por um “bom gestor educacional” entende-se alguém participativo, dinâmico e flexível, que tenha bem formados os conceitos e concepções de uma gestão democrática, totalmente apto a conduzir uma instituição educacional de forma ampla, seja ajudando a definir metodologias, fazendo a ligação da instituição com a sociedade ou preocupando-se com a parte operacional - da limpeza dos espaços à emissão do histórico escolar, por exemplo.

Gestão Escolar x Administração Escolar: qual a diferença?

De uma forma bem ampla, a principal diferença é que na administração escolar o foco é todo voltado para as partes e sua eficiência, enquanto na gestão escolar o foco é sobre o todo e como é sua efetividade dessa forma, de maneira global.

Ilustrando um pouco mais a diferença, administração, no ambiente educacional, é associada a:

 

 

 

  • centralização de decisões; 
  • formas de trabalho antidemocráticas; 
  • individualismo; 
  • hierarquia.

 

 

Enquanto gestão leva à: 

 

 

  • descentralização das decisões; 
  • participação e envolvimento dos entes;  
  • coletividade; 
  • horizontalidade das relações. 

 

O que se pode visualizar a partir dessas colocações: a administração possui um enfoque limitado, já a gestão abre o leque e envolve o sistema, a escola e a família. 

Boa parte da educação no Brasil ainda segue o modelo de administração clássica, em que se normas técnicas padronizadas ainda são seguidas, e que servem como um “molde” - ou seja, um “padrão” que deve ser seguido por todas as outras. Acontece que novos horizontes começaram a apontar, e uma gestão democrática começou a ser bem vista. A comunidade escolar passou a acompanhar e a ver “com bons olhos” as mudanças e avanços na área da educação e começou a sentir que precisa fazer parte do processo, entendendo que uma gestão democrática faz a ponte entre o meio social e o meio escolar e que a colaboração mútua é essencial para o bom andamento da educação.

"Gestão democrática e autonomia" é um dos princípios da educação nacional, conforme versa a Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, da LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação.

Gestão escolar x gestão educacional

Há que se saber, além de conceitos, noções e concepções, que determinadas nomenclaturas, apesar de em um primeiro momento parecerem ser iguais, ou dizerem respeito ao mesmo tema, têm definições diferentes. Gestão escolar e gestão educacional é um bom exemplo disso. Veja a definição de cada uma delas:

 

 

  • gestão escolar: as escolas elaboram e executam a sua proposta político-pedagógica, administram recursos materiais e financeiros e seu pessoal, além de cuidar do aprendizado de seus alunos e buscam integrar famílias e comunidade. Essas escolas possuem autonomia, prevista pela Lei 9.324/96, na LDB.
  • gestão educacional: baseia-se na organização de sistemas de ensino nas esferas federal, estadual e municipal, cada um desses sistemas desempenha um papel no cenário educacional do país.

 

A gestão escolar: importante para o sucesso dos alunos

A gestão escolar tem um objetivo final bem claro: alunos com resultados. Com bons resultados. O futuro de um país depende de um sistema educacional que consiga envolver os alunos e prepará-los de forma eficiente. Por isso é importante desenvolver, ao longo dos anos, um bom histórico escolar. Também se espera que escolham e sigam seus caminhos profissionais de acordo com suas aptidões e vontade, e que comecem a dar a sua contribuição nos diversos segmentos da sociedade.

Por outro lado, o sucesso dos alunos indica - e justifica - que a gestão democrática gera bons resultados, mostrando que o envolvimento dos vários e diferentes atores na proposta de corresponsabilidade no desenvolvimento deles é significativa e necessária - e mais, como parte do processo de gestão, os estudantes têm no no seu envolvimento e participação na gestão, a experiência e vivência de situações que se voltam ao seu próprio e pleno desenvolvimento.

A participação comunidade escolar na gestão escolar

Por comunidade escolar entende-se professores e demais funcionários da escola, alunos e pais (ou os responsáveis pelos alunos). A importância da participação dessa comunidade, da integração entre o grupo é fato primordial para que se consiga uma boa gestão. Envolvê-los nos processos pode parecer, inicialmente, um pouco difícil, mas mesmo de forma lenta, é um trabalho necessário - há é que se criar formas para que eles percebam o quão importante é que estejam integrados.

 

Por exemplo: como conscientizar os pais da importância de sua participação nos conselhos de classe? Uma grande parte de pais, vê-se envolvido diariamente com uma rotina cansativa de trabalho, e por vezes, pode até acabar esquecendo da reunião, por isso, há que se criar meios de que ele seja “lembrado” - usar a tecnologia a favor é uma opção, mas ampliar essa divulgação e não depender somente dos meios tecnológicos, também funciona: bilhetes na agenda, convites criativos, divulgação por meio de cartazes no bairro. Importante lembrar que nessa altura, os pais já devem ser parte de um canal de comunicação permanente com a escola. Outro ponto importante: dizer aos pais por quê eles devem estar presentes e o que será abordado na reunião, pontuando ponto a ponto - e principalmente, eles, assim como toda a comunidade, deve saber o que é gestão escolar e entender que são parte dela. 

O papel do gestor educacional

Para que o processo de democratização escolar funcione e traga os resultados esperados é preciso que se tenha no papel do gestor educacional o “motor” que fará toda o resto funcionar - ele precisará de todo o resto, de todas as peças, mas ele é a para que fará tudo andar.

 

O gestor tem um grande desafio, que é dar respostas aos anseios de pais, professores, alunos e sociedade no que diz respeito a adequar as instituições para que elas respondam ao que eles buscam: qualidade de ensino, inovação tecnológica, acesso a informações e, principalmente, os resultados esperados no processo ensino-aprendizagem.

 

Com o setor corporativo “dando as cartas” no sentido de que exige cada vez mais profissionais altamente qualificado para ocupar cargos nas mais variadas áreas, a educação precisou - e continua precisando - acompanhar essas mudanças, daí a importância da função do gestor, que por sua vez, também deve estar altamente qualificado.

 

Essas mudanças trouxeram uma demanda maior às redes de formação profissional, é cada vez maior o número de pessoas buscando qualificação, profissionalização e especialização. Essa busca constante fez com que a modalidade de ensino por meio de cursos a distância, facilitadores para quem precisa e tem vontade de estudar e tem impedimentos como agenda apertada e problemas com mobilidade - tempo para estar se deslocando, trânsito etc.

 

Os cursos EAD têm mostrado ao longo dos anos que não deixam nada a desejar aos cursos presenciais, nem mesmo a certificação, uma vez que cursos online com certificado dão ao profissional o suporte necessário às suas necessidades, ou seja, a certificação dos cursos a distância comprova as competências, além de ser válida para provas de títulos, e até mesmo complemento de carga horária em universidades.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

O gestor educacional e o mercado de trabalho

Todas as mudanças na área educacional e as exigências do mercado têm feito aumentar o interesse de profissionais da educação - e de quem quer direcionar a carreira para esse segmento - por assuntos relacionados ao tema Gestão Escolar, assim como por cursos online de gestão escolar que os direcionam para a formação profissional no campo. Nesse cenário, os cursos EAD representam uma ótima opção para quem quer aprofundar-se no tema e estar bem qualificado para a forte concorrência que o mercado de trabalho impõe.

O mercado de trabalho absorve muito bem esses profissionais, já que são necessárias pessoas capacitadas a acompanhar as mudanças, conhecê-las e implementá-las no ambiente escolar - seja no ensino público ou privado. Como não é algo que seja fácil e como não estamos mais falando somente em “administrar”, é imprescindível que os profissionais se preparem fortemente, empoderando-se de conceitos, técnicas e modelos práticos que podem ajudar em uma boa gestão.

Descrubra agora  a diferença entre gestão escolar e gestão democrática na escola?

A relação entre gestão escolar e gestão democrática na escola: a gestão democrática diz respeito ao envolvimento e participação da comunidade escolar: pais, funcionários, estudantes e professores. Ela incide diretamente em algumas etapas de um sistema de gestão escolar, como a tomada de decisão. A gestão democrática na escola prevê conceitos como descentralização e transparência – podemos citar como exemplo as associações de pais, que ajudam a administração na tomada de algumas decisões.

Curso Online Gestão Escolar

Quem quer se preparar para a área de gestão escolar ou quem já trabalha no setor e precisa aprofundar conhecimentos, buscar melhorias e uma maior eficiência no processo de democratização do ambiente escolar, tem no Curso Online Gestão Escolar a resposta para o que precisa. Além dos cursos online com certificado serem, na área educacional,  um “pote de ouro”, eles trabalham todas as abordagens necessárias para formar um bom gestor - conceitos, modelos, exemplos, inovações e tudo que engloba o processo.

Importante salientar que se falou bastante nos profissionais da área, mas que o referido curso, assim como todos os cursos online, pode ser feito por qualquer pessoa que queira aumentar o conhecimento sobre o assunto. Conhecer o que é e como funciona, só vem a somar nos resultados, uma vez que conhecer sobre gestão escolar aumenta a eficiência dos resultados, principalmente porque o tema diz respeito também, como se falou até aqui, a todos que fazem parte, direta ou indiretamente, da área educacional.

Agora é com você. Já está envolvido nesse processo de gestão democrática na educação? Participa ativamente da vida escolar dos filhos? Está pensando em fazer o curso online Gestão Escolar, mas ainda tem algumas dúvidas sobre como funcionam cursos a distância? O espaço é seu, comente. Se ainda houver dúvidas sobre o assunto, poderemos ajudá-lo na decisão. Caso queira, pode conhecer os cursos online do portal e fazer a sua inscrição agora mesmo.