Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Edição de vídeo: do básico ao avançado, um ótimo curso para aprender

edicao-video-educamundo-02-1

A edição de vídeo é uma das principais fases de uma apresentação audiovisual. Editar vídeos é o processo que seleciona e organiza cenas para dar ritmo e impacto à narrativa. É um trabalho complexo, mas qualquer pessoa pode fazer um curso de edição de vídeo, por exemplo, e aprender.

Como editar vídeos? Nessa onda de filmes, animações e conteúdo audiovisual presente em todas as mídias, muita gente quer produzir seu próprio material, divulgá-lo e até fazer sucesso com suas criações. Visto as tendências da internet e de redes como o Youtube, não é difícil fazer com que um vídeo consiga muitas visualizações e se torne até um viral.

Com o estouro dos canais online, o mercado de audiovisual está aquecido e chama atenção de diversos interessados em se profissionalizar, seja para focar em produções próprias ou em agências, na área de comunicação/tecnologia de empresas ou como autônomo. Além de um curso de edição de vídeo, é ideal buscar qualificação frequente, dicas e técnicas em bons cursos online.

Atualmente, você pode estudar em casa com total autonomia por meio de tutoriais completos presentes em cursos a distância. No Curso Online Edição de Vídeo, do Educamundo, há ótimos guias e manuais fáceis de compreender, ideais para quem deseja manipular softwares básicos e mais robustos.

Conheça alguns detalhes do nosso curso de edição e informações gerais sobre a área e produção audiovisual. Com certeza você vai se apaixonar e ficar ainda mais instigado em aprender e se especializar.

Conceitos e atuação no mercado audiovisual

As formas de comunicação de som e imagem compõem o audiovisual, uma área que começou sua ascensão na transição do cinema mudo para o falado. O cinema, aliás, foi sua composição preliminar, para depois se ramificar em novas mídias – dos gêneros televisivos às animações, da propaganda ao digital.

A convergência do audiovisual com inúmeros sistemas – pontuada pela evolução tecnológica e da arte – formou todas essas possibilidades de comunicação que conhecemos hoje, inerente para diversas áreas. Tem total relação com a realidade cultural, social e política de uma comunidade, atualmente com uma enorme difusão e cada vez mais popularidade devido à ascensão da internet.

O audiovisual evoluiu tanto que, além de se apresentar em todas as mídias, tornou-se uma área do conhecimento a ser estudada. Muitas universidades oferecem graduação na área, assim como existem diversos cursos técnicos e cursos online livres sobre esse campo e suas ramificações – como a edição de vídeos.

Você pode perceber tanto em nosso curso de edição de vídeo quanto em demais materiais auxiliares que essa função abre espaço para atuação em:

  • Produções de cinema em geral;

  • Produções de TV (telejornais, programas, séries, telenovelas);

  • Comerciais e campanhas publicitárias;

  • Projetos para a internet, mídias e redes sociais;

  • Vídeos institucionais ou para divulgação de empresas;

  • Ações de marketing e materiais de comunicação em geral;

  • Produções particulares e de eventos – festas, casamentos, etc.

Esses são apenas alguns exemplos de atuação do profissional de audiovisual, que pode tanto focar na edição e finalização quanto em outras etapas. O fato é que, quanto mais completo e qualificado for, aumentam as chances de reconhecimento e destaque no mercado – por isso é bom sempre ter noção de todos os ramos e se atualizar com cursos online com certificado.

Você conhece os termos essenciais para edição de vídeos?

  • Seja para edição de vídeo online seja para edição de vídeo profissional é preciso que se conheça os componentes essenciais para entender como funciona o processo de produção audiovisual. Muitas vezes o curso de edição de vídeo foca na utilização e no funcionamento e esquece de conceitos essenciais. Veja só:
  1. Campo: é a imagem que a câmera capta;
  2. Bitrate: é a quantidade de informações em cada segundo do vídeo. Quantos mais bitrates um segundo tiver, mais qualidade terá o vídeo;
  3. Chroma key: sobreposição de uma imagem sobre a outra, anulando-se uma cor padrão;
  4. Plano: enquadramento de um objeto na cena;
  5. Off: tudo que acontece fora do alcance do campo, mas que se nota por meio do som ou de efeitos visuais;
  6. Computer Ghraphic Image: criação de efeitos especiais utilizando softwares;
  7. Travelling: cena marcada quando a câmera se desloca.

Fases do Vídeo

Conhecer as fases do vídeo é primordial para um editor, pois o material final será baseado em todas as etapas anteriores. Mais do que "juntar todas as partes", é necessário ter coerência, compreensão da linguagem utilizada, domínio da estética do produto e das estratégias que valorizem toda a composição do filme.

O curso de edição do Educamundo revela dicas sobre todas essas atividades, por isso é um curso online completo e realizado por centenas de alunos.

Produção

A produção é a etapa preliminar, o planejamento para que o filme torne-se realidade. Geralmente, o diretor geral reúne a equipe que será responsável pelo projeto – o número depende do tamanho e dos objetivos – e são listadas as necessidades, tarefas e estruturação das fases posteriores.

Pesquisa

A fase de pesquisa reúne tanto as necessidades burocráticas quanto estéticas que são fundamentais para a realização do filme. Inclui-se aí a escolha de locações e atores de acordo com a estética/fotografia e metas da produção, além dos custos, equipamentos, tempo necessário para a execução, entre outras decisões.

Roteiro

O roteiro toma forma em paralelo com a produção e pesquisa, como o guia para gravações com toda a história que será contada e seguida. Sempre passa por vários tratamentos e alterações, e não necessariamente será visto integralmente no filme – geralmente, muitas partes são cortadas na edição.

curso de edição de vídeo

Linguagem

Escolher a melhor linguagem para o filme exige uma análise tanto do diretor geral quanto do diretor de arte, baseados nos objetivos da produção. É imprescindível realizar um trabalho analítico completo, sobretudo com base no público alvo e sua aceitação, bem como as regras estabelecidas pelo CONAR (que tem forte presença em campanhas publicitárias).

Ah! Nessa parte também é interessante entender os variados conceitos de comunicação e linguagem. Aqui no Educamundo há um curso online específico para isso, o Curso Online Comunicação e Linguagem‍.

Decupagem

Feitas todas as gravações e colhido o material, começa o trabalho do editor. A primeira ação é decupar tudo aquilo que está disponível. Um vídeo de 5 minutos pode ter horas de gravação em várias possibilidades, ângulos e ações. Atualmente existem muitos softwares que auxiliam o profissional – que também são listados no Curso Online Edição de Vídeo e cursos a distância correlatos.

Edição

Ter a noção exata de como editar vídeos depende muito do que se deseja transmitir com o produto, pois cada objetivo apresenta características bem particulares. Um documentário terá uma montagem bem diferente de um vídeo para o Youtube, portanto, cabe ao profissional ficar em constante comunicação com os diretores e responsáveis pelo projeto.

É nessa fase que se junta todo o material captado com uma trilha sonora, com os efeitos visuais e outras ferramentas e conceitos que podem agregar em sua finalização. Pode ser tanto algo mais simples quanto um projeto grandioso que dura até meses, como acontece com grande parte dos filmes que conhecemos.

A escolha das melhores películas, o domínio da estética/ritmo e a coerência na montagem são apenas alguns dos atributos que se espera de um bom editor. A escolha de um bom programa e o olhar estratégico nessa parte da produção também ajudam no trabalho, assim como o aperfeiçoamento com um curso de edição e demais cursos online com certificado atualizados.

Curso de edição de vídeo: estude quando e onde quiser

Definitivamente, não dá mais para perder tempo se você quer aprender a como editar vídeos profissionalmente. Escolher um bom curso de edição de vídeo é fundamental, e melhor ainda é se for um curso online, para estudar onde e quando quiser, com segurança, economia e praticidade.

Os cursos online já conquistaram milhões de pessoas e são perfeitos para quem deseja se capacitar com excelência e ótimos conteúdos. Atento a essa tendência, o Educamundo oferece o Curso Online Edição de Vídeo, perfeito para iniciantes e para quem precisa se aperfeiçoar.

Para que esse e mais cursos a distância fiquem a sua disposição, basta se inscrever no portal investindo uma taxa única de {preco_matricula}. Assim, você tem acesso a todos os cursos online com certificado do Pacote Master por um ano, sem se preocupar com mensalidades.

São muitas vantagens e facilidades que fortalecem seu conhecimento profissional. Matricule-se e comece agora. Se tiver dúvidas, deixe um recado. Boa sorte e até mais.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.