Planejamento estratégico é um conjunto de ferramentas utilizado para definir objetivos, metas e organizar todos os estágios necessários para concluir esses objetivos, por isso pode ser subdividido em planejamento financeiro, pessoal, logístico, entre outros.

Sempre fazemos planos ao tomar uma decisão difícil, não é mesmo? É fundamental pensar nas melhores ações e como coloca-las em prática no tempo e do jeito certo, sempre com cautela e agindo de modo racional, imaginando os riscos e as vantagens para atingir determinado objetivo. Assim, buscamos chegar ao resultado esperado e até superar as expectativas.

Se essas atividades já são comuns em aspectos pessoais, imagine em um ambiente corporativo? Inerente a toda empresa, essas tarefas se encaixam muito bem em um processo gerencial conhecido como planejamento estratégico. Provavelmente você já ouviu falar, ainda mais se é da área de administração, recursos humanos, marketing, entre outras.

Em alta em muitas empresas atualmente, cada vez mais pessoas se voltam a esse conceito e investem em um curso de planejamento estratégico, tendência para estudantes, profissionais de diversos ramos, empreendedores e interessados em dominar todos os módulos referentes ao tema.

O nome já diz muita coisa e nos leva a várias reflexões. Porém, com o Curso Online Planejamento Estratégico, destaque do Educamundo, você tem uma noção detalhada do que é, como se aplica, as etapas necessárias e a finalização para chegar a uma meta. Realizar esse curso online te dará uma visão essencial e animadora, para fazer um bom gerenciamento e mudar a realidade da empresa.

A partir desse curso de planejamento estratégico online e outras opções de cursos a distância relativos, preparamos este artigo para sanar algumas dúvidas e te mostrar o quanto esse processo é primordial. Entenda passo a passo, dê um plus em seus conhecimentos e compartilhe essa ideia.

Curso, visão geral e tudo sobre planejamento estratégico

Conceito de Planejamento Estratégico

Parece simples, mas o conceito de planejamento estratégico ainda confunde muitas pessoas, sobretudo os empreendedores iniciantes e novos gestores. O simples ato de "pensar no futuro", articular as sentenças e tarefas em determinado tempo é bastante comum, mas quando se trata do ambiente corporativo, é necessário considerar muitas variáveis e tomar boas decisões.

A primeira coisa é saber do que se trata esse planejamento estratégico que está em alta e é bastante falado em palestras, workshops, artigos e cursos online de diversas áreas, sobretudo a administrativa. Bom, de acordo com o Sebrae, esse processo é essencial para que a empresa desenvolva um conjunto de tarefas maiores e estruturadas visando chegar a um objetivo que trará melhorias futuras e promissoras.

Aliar um bom plano a uma série de estratégias e avaliações garante o desenvolvimento da companhia e muda cenários e setores, além de acabar com a estagnação, trazer uma renovação, desafiar os colaboradores, organizar todas as ações inerentes ao ambiente de trabalho, entre muitas outras atividades.

Tudo isso se faz para chegar a uma meta estabelecida e concreta. Não se deve imaginar o planejamento estratégico apenas como uma utopia e pensando em algo inatingível. A ideia é propor objetivos claros e, mais que isso, trazer caminhos e soluções para torna-los realidade. Do contrário, de nada vale pensar nesse procedimento se o próprio gestor não o leva a sério.

A partir dessa intenção, o líder da empresa é o responsável pelo projeto e saber como encorajar, ouvir e delegar as funções a seus colaboradores. Eles devem se sentir totalmente motivados e inspirados a trabalhar e agir para que a meta seja alcançada. A ideia inicial é chegar a respostas para três questões:

  1. Qual a posição atual da empresa?
  2. Onde pretendemos chegar?
  3. Quais os caminhos para alcançar essa meta?

Com o debate iniciado, é primordial identificar as adversidades e também os pontos favoráveis à elaboração. Nesse momento também são delimitadas as etapas do planejamento estratégico, considerando todos os ângulos e a realidade da empresa, levando tudo à tona – afinal, esse é o momento-chave para isso.

Ah, mas isso só serve para empresas grandes, com muitas pessoas e gestores qualificados, não é? Quem pensa assim está muito enganado. Se toda organização, por menor que seja, pensa em um planejamento desde cedo, com certeza pode otimizar muitos processos e alcançar melhorias em vários níveis. Portanto, essa abordagem vale para todos os casos.

Para se informar, não há empecilhos. Com um curso de planejamento estratégico online dá para aprender tudo sobre o conceito e como praticá-lo passo a passo. No Educamundo temos além do Curso Online Planejamento Estratégico, vários cursos online com certificado ligados ao assunto, para uma gestão excelente que leva à ascensão de corporações de todos os portes. Vale a pena conhecer e investir.

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Etapas do planejamento estratégico e sua implementação

Dicas para criar um planejamento estratégico:

  • Funcionamento: Planejamento estratégico é a área do planejamento empresarial que facilita a gestão da empresa. Ajuda a definir os objetivos da instituição e a criar estratégias para alcançá-los, é considerado uma área crucial do empreendedorismo que abrange planejamento financeiro, de tempo, dos riscos e do pessoal da organização.
  • Elaboração: Para elaborar um planejamento estratégico é necessário responder a três perguntas: Onde estamos? Aonde queremos ir? Como chegar lá?,Depois, deve-se seguir algumas etapas - 1. Análise do cenário interno e externo da empresa, 2. Definir objetivos, 3. Definir estratégias.
  • Objetivo: A função do planejamento estratégico é determinar e desenvolver o conjunto de ações a serem tomadas pela empresa visando atingir os objetivos que levarão ao crescimento da empresa de forma organizada e disciplinada,. Deve ser desenvolvido pelas principais lideranças da empresa em um trabalho de equipe.

O ponto crucial e complexo para muitos líderes é como elaborar as etapas do planejamento estratégico e, mais que isso, como começar a implementá-las. De modo preliminar, em meio a conversas e na documentação dos objetivos e necessidades, tudo parece simples e inovador. Porém, somente a rotina diária mostrará os desafios e obstáculos para se chegar à meta.

Obviamente, as coisas não mudarão da noite para o dia. Como dissemos, o planejamento responsável necessita de ações que sejam tangíveis e possíveis independentes do prazo. A racionalidade e o bom senso devem imperar para que não haja sabotagens e desejos totalmente ilusórios.

É claro que todo empreendedor deseja que a organização atinja um status incrível, que cresça com abundância, seja referência em seu nicho e lucre muito no mercado. Esses objetivos, porém, são "gerais" e podem não caber em um planejamento estratégico inicial. A proposta desse cronograma é começar aos poucos, considerando diversos fatores e com total noção da realidade, para chegar a esse resultado amplo com ações bem delimitadas e consistentes. 

Sendo assim, é bom entender que:

  • A empresa tem pontos fortes e pontos fracos;
     
  • O planejamento pessoal pode caminhar junto ao planejamento da empresa, porém um não deve interferir de modo direto (e/ou prejudicial) ao outro;
     
  • Há muitas ameaças, porém existem inúmeras oportunidades;
     
  • É importante saber aonde quer chegar (longo prazo) e como estabelecer ações concretas para isso;
     
  • A melhor forma de planejar é considerar o tempo (1 ano, 5 anos, 10 anos);
     
  • As revisões são essenciais para um processo íntegro e estruturado. É essencial verificar a frequência e como tudo está caminhando, se há pontos a destacar ou repensar.

Respondidas essas questões e alcançando um nível mais sólido, as etapas do planejamento estratégico podem ser destacadas. O líder deve atuar como mediador e mostrar aos colaboradores (no caso, os gestores) o que é necessário para a empresa, quais as metas e sua visão sobre elas. De todo modo, os funcionários também devem explanar seu ponto de vista, ideias, queixas e opiniões, a fim de tornar o cronograma realmente eficiente e praticável.

Em nosso curso de planejamento estratégico e muitos cursos a distância relativos, há um padrão bastante interessante que pode ser seguido, com 5 fatores essenciais: análise do ambiente, perfil estratégico, definição e quantificação de objetivos, finalização e divulgação. Vamos falar de cada um deles para que você tenha uma noção mais ampla.

Conceitos que você deve saber:

  • O que é um objetivo estratégico? Objetivos estratégicos são metas globais da empresa e devem estar relacionados a sua missão. A cada objetivo estratégico alcançado a empresa caminha para alcançar sua visão organizacional. Podem também ser entendidos como desafios que a organização deve superar para implementar sua estratégia de desenvolvimento.
  • O que é o planejamento estratégico organizacional? Planejamento estratégico organizacional é uma importante ferramenta que auxilia na administração e permite nortear as ações gerenciais da empresa dentro de plano de metas estratégias pré definido. É um processo gerencial que busca equilibrar os objetivos e recursos da empresa com as oportunidades e mudanças do mercado visando obter lucro e crescimento.

Avaliação do ambiente

A avaliação do ambiente interno e externo é a primeira linha para estabelecimento de um planejamento competente. De um modo geral, há 4 aspectos primordiais nesse cenário, conhecidos como análise SWOT: oportunidades, ameaças, forças e fraquezas. Eles afetam diretamente na missão final da empresa e devem ser amplamente e detalhadamente explanados.

  • Oportunidade é toda situação que pode ser aproveitada positivamente pela empresa, seja externa, atual ou futura. A crise econômica no Brasil, por exemplo, é uma oportunidade para muitas corporações e pessoas, sabia? Há muitos empreendimentos que dão certo e fortalecem em períodos difíceis como esse.
     
  • Ameaça é o oposto de oportunidade. Independentemente de sua origem, pode afetar a empresa de modo negativo caso não seja eliminada ou minimizada. Um exemplo é a falta de capacitação do líder e dos funcionários. O pouco interesse pode ser uma ameaça em meio à concorrência do mercado de trabalho e a tantas tendências modernas que surgem dia a dia. Por isso, qualificação é importante para todos, contando sempre com materiais atuais, como um bom curso online.
     
  • Forças são definidas como características próprias da organização que devem ser aprimoradas e otimizadas no planejamento. Os diferenciais e potenciais, sejam ou não tangíveis em curto prazo.
     
  • Fraquezas, por sua vez, também são comuns a toda empresa, afinal não existe processo perfeito. Nesse caso, é ideal que sejam reduzidas para não afetar negativamente todo o trabalho. Com o tempo, podem deixar de ser um problema e servir até como parâmetro para mudar uma realidade e aprimorar um procedimento que antes era visto como obstáculo.

Desde que seja considerado tudo o que compõe o cenário e haja a identificação, o peso e o grau de como os ambientes externo e interno levam à empresa ao seu objetivo, podemos partir para a segunda fase. Até aqui, com certeza você já adquiriu uma visão mais ampla desse conceito que faz toda a diferença em muitos casos.

Entender e fortalecer seu conhecimento com um curso de planejamento estratégico online amplia os horizontes e é garantia de sucesso na carreira, ainda mais para aqueles que buscam empreender ou assumir cargos de liderança. Quer duas dicas interessantes? A primeira é ler nosso artigo Liderança e motivação: 10 dicas infalíveis para motivar sua equipe‍. Depois, vale a pena conhecer o Curso Online Liderança‍ e demais alternativas preciosas do portal.

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Perfil Estratégico

O que é perfil estratégico? A segunda etapa do planejamento é vista como uma análise completa dos parâmetros internos da corporação, com tudo aquilo que a compõe, do surgimento à atualidade. Nesse estudo, o gestor deve chegar à conclusão dos fatores internos e externos que contribuíram ou atrapalharam a empresa e como eles foram trabalhados.

Muita gente pensa que a construção de missão, visão e valores não é necessária. Esse é um erro grave, pois tais objetivos ajudam a criar perspectivas consistentes que ajudam tanto o empreendedor quanto os consumidores. Fora que, se não há metas bem definidas e cenários reais, como será possível montar um planejamento estratégico de qualidade? Não faz sentido.

Essa etapa deve ser realizada junto à análise SWOT (que tratamos anteriormente), com o máximo de informações possíveis e dados genuínos. A problemática é quando alguns empreendedores não gostam de expor determinados aspectos aos colaboradores, fato que prejudica todo o processo e não torna o planejamento racional e motivador.

Por isso, o ideal é sempre reunir os responsáveis de cada setor, estar aberto à participação e ao debate, ser extremamente sincero e propor soluções concretas. Nunca trate o planejamento estratégico como algo banal e incrédulo, ele deve servir mais do que uma inspiração, e sim levar a empresa ao cumprimento das metas e ao crescimento total.

Quantificação dos objetivos

Chegamos ao ponto principal: a quantificação dos objetivos, fundamental e também presente em nosso curso de planejamento estratégico – assim como em cursos online com certificado ligados à gestão de pessoas, empreendedorismo, recursos humanos, entre muitas outras áreas. Nessa etapa deve-se prevalecer o valor daquilo que se deseja alcançar. Além disso, é essencial pensar nas estratégias para alcançar a meta: cada estratégia deve chegar a um objetivo, tudo dentro de um padrão organizado e ordenado com métricas e revisões frequentes.

Falando nisso, a análise quantitativa nunca deve ser deixada de lado. Outra questão que pode levar à derrocada do planejamento estratégico é a falta de documentação e indicadores reais das ações e metas relativas a esse processo. Definitivamente, não dá para trabalhar apenas com o achismo e opiniões infundadas, é preciso apresentar informações contundentes, as métricas essenciais e qual a responsabilidade de cada colaborador nesse objetivo.

Com esses direcionamentos, dá para promover um estudo profundo, avaliar as chances, definir os reais objetivos, qual o tempo necessário e tudo que é imprescindível para que as atividades aconteçam. E, claro, acreditar que é possível alcançar essas metas. 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


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Finalização e Divulgação

Na finalização, todo o plano de ação e as informações devem ser listadas e bem documentadas. O responsável por esse trabalho é o líder, que reunirá o material gerado em meio às discussões sobre o planejamento estratégico e tomará as decisões finais acerca do projeto. Para isso, ele pode contar também com o apoio dos gestores de cada setor/área da empresa, para que tudo esteja padronizado, compreensível e pronto para ser desenvolvido.

Já a divulgação pretende mostrar a todos os funcionários como esse processo funcionará e como será a participação de cada um. É uma parte fundamental, pois todos precisam entender a necessidade desse plano e trabalhar para que realmente aconteça. Nesse ponto, a área de recursos humanos e gestão de pessoas tem papel de destaque.

Depois disso, chegamos à etapa da prática em si. Desde que o planejamento esteja impecável na teoria, alcançar bons padrões e direcionamentos não será tão custoso. Fora que, de tempos em tempos, a revisão deve ser feita pelo responsável para observar os pontos de destaque e aqueles que precisam ser trabalhados e otimizados.

Em um contexto geral, não parece uma tarefa muito complexa. De fato, desde que se tenha bons aparatos e uma ótima preparação, dá para seguir o cronograma e alcançar aquilo que se espera, seja em curto ou longo prazo. Entender o conceito, se preparar com bons cursos online e fortalecer alguns valores dependem tanto dos responsáveis quanto de toda a equipe.

Um funcionário interessado, que consegue bater as metas e está disposto a fazer a diferença na empresa com certeza será reconhecido. Logo, o Curso Online Planejamento Estratégico é indicado tanto para líderes, gestores, empreendedores quanto pessoas que buscam progressão de carreira, destaque na profissão e a geração de boas ideias para a corporação.

Mais do que nunca, devemos pensar em soluções e caminhos excelentes para nunca se estagnar. O aprimoramento, a visão ampla e o conhecimento das tendências ajudam a abrir muitas portas tanto no campo profissional quanto pessoal. Então, que tal contar com ótimos cursos online para se capacitar, atualizar e aperfeiçoar? Fazer um curso online é uma proposta incrível para aprender com qualidade, autonomia, segurança e economia.

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Esperamos que este artigo tenha elucidado muitas dúvidas a respeito desse tema. Conte pra gente o que achou e explane suas opiniões também, ficaremos felizes em saber. Boa sorte e até mais.