Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

5 dicas criativas para ajudar alunos com TDAH

tdah-4

O TDAH é um transtorno que se apresenta em três formas e que atinge mais de 2 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), a maior incidência é em crianças.

Um estudo da Universidade do Pará mapeou dados de 24 estudos de prevalência do TDAH, realizados nos quatro continentes. As pesquisas mostraram que o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade era maior em crianças de 3 a 6 anos — média de 25%. No Brasil, 7,6% dos estudantes investigados, de 6 a 17 anos, apresentaram sintomas.

Essas estatísticas mostram a importância da educação inclusiva para ajudar alunos com TDAH. É sobre esse tema que falaremos neste artigo. Quer saber as principais dicas para aplicar em sala de aula? Então, continue a leitura!

Conheça o TDAH

TDAH é a sigla para Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. É um transtorno neurobiológico de causas genéticas. Seus sintomas são: inquietação, falta de atenção e impulsividade.

Dessa forma, o TDAH não é um transtorno de aprendizagem. Ele atinge uma parte do cérebro e se manifesta com os sintomas que citamos anteriormente. Porém, uma pessoa com o transtorno consegue perfeitamente aprender o que lhe é ensinado.

Algo interessante a se saber é que a criatividade é uma das características de destaque dos alunos com TDAH. Além disso, eles conseguem criar soluções inusitadas e pensar fora da caixa, devido ao funcionamento peculiar do cérebro dessas pessoas.

O TDAH pode atrapalhar na aprendizagem quando os indivíduos não conseguem lidar com o excesso de ideias e pensamentos que passam por suas mentes. Sendo assim, pode haver falta de concentração, ansiedade, reações impulsivas e baixa autoestima.

Entretanto, há técnicas que ajudam esses alunos a absorverem o conteúdo. A seguir, trouxemos as principais dicas para aplicar em sala de aula.

Dicas criativas para ajudar seus alunos com TDAH

Para conseguir atender às necessidades dos estudantes que precisam lidar com o transtorno, é necessário se reinventar em sala de aula.

Pensando nisso, separamos as principais dicas criativas para ajudar na relação com os alunos com TDAH.

1. Aplique atividades lúdicas

As brincadeiras e os jogos educativos são excelentes para ajudar as crianças a se relacionarem com as outras. Além disso, dão suporte no controle das emoções, das frustrações e da impulsividade.

Veja, a seguir, boas opções de atividades para aplicar em sala:

  • jogo da memória: é bom para estimular habilidades, como pensamento e a memorização, além de estabelecer o conceito de igual e diferente;

  • livros para colorir: ajudam a desacelerar a impulsividade e são uma excelente terapia;

  • quebra-cabeça: desafia a inteligência da criança com TDAH e estimula o pensamento lógico, além de melhorar a concentração;

  • teatro: trabalha a memorização e a expressão corporal, diminuindo a desatenção e a hiperatividade;

  • musicalização: ativa áreas cerebrais importantes que ajudam na memorização.

2. Trabalhe com atividades psicomotoras

O movimento corporal é de suma importância para crianças com TDAH. Isso porque elas são mais inquietas e não conseguem ficar muito tempo paradas. Assim, as atividades vão diminuir a necessidade de transitarem pela sala.

Bons exemplos são:

  • brincadeiras como morto-vivo e estátua ajudam na concentração e diminuem sintomas de impulsividade;

  • pintura, massinha e argila trabalham a capacidade da criança se expressar;

  • empilhar copos contribui na coordenação motora fina e global.

3. Respeite o ritmo da criança

É de suma importância o professor acompanhar de perto o desenvolvimento da criança em sala. Os alunos com TDAH têm dificuldade em copiar os conteúdos passados, podendo esquecer de anotar ou demorar mais que os outros.

Portanto, com cuidado, peça à criança para mostrar o caderno a cada exercício copiado e dê feedbacks positivos quando estiver tudo certo. Isso vai estimulá-la a sempre fazer o próximo.

4. Organize a rotina em sala de aula

Os alunos com TDAH tendem a ser mais desorganizados. Portanto, deixar as crianças cientes de como será o dia, a semana ou o mês vai ajudar a diminuir os impactos dessa característica.

Você pode, por exemplo, escrever no quadro a rotina do dia, criar um calendário de eventos, enviar lembretes, entre outras possibilidades.

5. Trabalhe técnicas de silêncio e concentração

As técnicas de silêncio e concentração ajudam o aluno com TDAH a tomar consciência do momento atual e da vida interior.

Uma boa dica é preparar o ambiente para deixá-lo organizado e o mais silencioso possível. Depois, peça para que as crianças prestem atenção à sua volta, como vozes, sons, aromas etc. e, ao fim, que compartilhem o que notaram.

Conheça nosso e-book: ‘Maneiras criativas para ajudar alunos com TDAH’

Trabalhar com alunos com TDAH é um desafio para muitos professores. Por isso, criamos um e-book completo sobre o tema: “Maneiras criativas para ajudar alunos com TDAH: 5 estratégias pedagógicas e dicas de atividades educativas”.

Nesse material rico, falamos das melhores táticas para ensinar alunos com TDAH. Além disso, explicamos a necessidade de adotar a estratégia de ensino adequada. Tratamos também da importância de conhecer as características e subdivisões do transtorno e mostramos ideias de atividades para aplicar.

Como vimos, é preciso pensar em técnicas para ajudar alunos com TDAH a driblar os sintomas do transtorno e, consequentemente, aprenderem o conteúdo. Afinal, o TDAH não é um transtorno de aprendizagem, ou seja, uma pessoa com o transtorno consegue aprender.

Quer aprofundar ainda mais no tema? Então, faça o download agora mesmo do nosso e-book.

 
Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.