Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Gestão de Resíduos Sólidos: leis e ações para ajudar o meio ambiente

residuos-solidoss-02-1

A gestão integrada de resíduos sólidos está prevista na Lei Federal 12.305/2010, art. 3, inciso XI e consiste nas medidas tomadas pelo poder público com o objetivo de gerir e eliminar de forma eficiente os resíduos sólidos produzidos no Brasil, abrangendo desde a separação, coleta até a eliminação em aterros sanitários.

Um dos fatores que mais preocupam governos e grupos de proteção do meio ambiente é a altíssima produção de lixo no mundo todo e a dificuldade para fazer o manejo e descarte corretos. O que todos precisam saber é que, não só a fauna e a flora são afetadas pela enorme quantidade de resíduos despejados, mas também nós, seres humanos, e a economia dos países.

Uma saída para profissionais dos setores de ecologia, políticas públicas, ciências sociais, entre outros, é buscar especialização para aplicar conceitos e práticas assertivas. As cidades precisam de pessoas que tenham know-how e um currículo repleto de conhecimentos modernos, por conta disso, indicamos os cursos online, muito eficientes na hora de aprender conteúdos sobre as mais variadas áreas de atuação. Aqui no Educamundo temos o Curso Online Gestão de Resíduos Sólidos‍, componente perfeito para a formação de professores, pesquisadores, agentes, técnicos, entre outros. É um dos cursos a distância mais buscados entre os alunos do portal por conter materiais amplos e que exibem soluções eficazes para esse importante fator.

Evitando confusões:

  • O que é o gerenciamento de resíduos? O gerenciamento de resíduos é a implementação de meios para impedir ou diminuir os problemas causados pelos resíduos no ambiente abrangendo o setor privado e as instituições.
  • O que é geração de resíduos sólidos? A geração de resíduos sólidos consiste na produção do que, genericamente, chamamos de lixo. Trata-se de materiais produzidos através da atividade humana e descartados/reutilizados.
  • O que é o manejo de resíduos? O manejo de resíduos é o manuseio em si das substâncias, por isso a expressão costuma aparecer em conjunto com a palavra limpeza nas disposições envolvendo as formas e metodologia de realizar a gestão, por exemplo: "Lei. 12.305/2010, art. 18 -serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos".

Especificamente em nosso curso de gestão de resíduos sólidos, você conhece mais sobre os riscos que o meio ambiente sofre por conta do descarte de resíduos, os dados oficiais atualizados, sobretudo as formas eficientes de combater e cessar a poluição. Acompanhe este artigo para descobrir pontos importantes abordados nessa capacitação e como os cursos online com certificado podem ser de grande valia para você.

O que são resíduos sólidos e como proteger o meio ambiente

São chamamos de resíduo sólido todo o lixo proveniente de atividades humanas. Atualmente, o mundo vive uma era de alta produção desses resíduos, algo que prejudica muito a criação de políticas eficientes para travar a poluição do meio ambiente. Pensando nesta problemática, a exemplo de países desenvolvidos, o governo federal brasileiro criou a Lei 12.305 em 2010, que instaura a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, tal legislação "prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos – aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado".

As empresas e organizações públicas devem estar cientes quanto a essas determinações para conseguir contribuir da melhor forma possível. O Curso Online Gestão de Resíduos Sólidos pode ajudar nessa missão, ensinando tudo sobre a organização perfeita para alcançar o desenvolvimento regional sustentável. Para obter uma formação mais completa, o portal oferece o Curso Online Descartes de Resíduos em Laboratórios – Noções Gerais‍, o Curso Online Técnicas Aplicadas ao Meio Ambiente‍ e o Curso Online Política e Gestão Ambiental – Noções‍. São três opções de cursos EAD elaborados por um setor pedagógico dedicado e prontos para capacitar qualquer estudante, profissional e demais interessados.

Resíduos sólidos: a necessidade de uma boa gestão ambiental

De acordo com a ONU, os sete bilhões de habitantes da Terra são responsáveis por produzir todos os anos 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos, que respondem pela sigla RSU. Para você ter uma ideia, é uma média de 1,2 kg por pessoa diariamente. Alarmante, não é mesmo? O problema é que esse número tende a crescer ainda mais por conta da industrialização e do consumo exacerbado da população. Nesse sentido, uma das principais preocupações das cidades brasileiras são os lixões, que configuram uma enorme mudança na sociedade em geral.

Entenda como criar um plano de Gestão de Resíduos Sólidos

 

A criação de um plano de Gestão de Resíduos Sólidos é dividida em 6 etapas:

  1. Mobilização;
  2. Elaboração de diagnóstico e cenários;
  3. Criação de diretrizes, estratégias e metodologia;
  4. Estabelecer metas e recursos utilizados;
  5. Início da implementação e os responsáveis;
  6. Prazos, horizonte temporal e períodos de revisões dos planos.

A existência de descampados gigantes que recebem toneladas de lixo todos os dias deve ser analisada sob diferentes aspectos, sendo que o mais notável é o impacto ambiental, como o comprometimento do solo, contaminação das águas, depredação da paisagem e da fauna natural do local. Mas, além disso, é importante pensar em como esses lugares afetam a questão sanitária, favorecendo o aparecimento de insetos, ratos, vírus e fungos.

Temos os lixões e descarte de resíduos incorreto como verdadeiros vilões da sociedade atual, mas a má notícia é que eles são apenas um dos tópicos a serem estudados pelos governos, pelas organizações e também pelos profissionais da área. Há muito o que se pensar para mudar as estatísticas nacionais de uma vez por todas. Algo que pode ajudar são os parâmetros definidos pela PNRS para que os municípios e estados possam seguir e conseguir os resultados esperados. Para quem não sabe, existe uma ordem de prioridade na hora de criar um plano de gerenciamento de resíduos. Veja abaixo quais são as tarefas prioritárias e não deixe de complementar este conhecimento em cursos online de excelência como no reconhecido curso de gestão de resíduos sólidos

curso online de gestão de resíduos sólidos

1 – Não geração e redução

Todos sabemos que a cadeia produtiva em qualquer país gera resíduos, quadro quase impossível de ser modificado. Contudo, aqueles que se dispõem a eliminar resíduos mais do que necessário, fazendo sua destinação correta, são recompensados a partir da Responsabilidade Compartilhada, termo criado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. O que ajuda a garantir a diminuição de geração é a eficiência, conhecida como a habilidade de utilizar equipamentos, produtos, acessórios, matéria prima, etc, gastando quantidades mínimas. É um investimento que todo mundo deveria fazer para que os serviços se tornassem mais produtivos e mais sustentáveis. 

Outra forma de investir em benefícios para o planeta todo é aprendendo em cartilhas, palestras, treinamentos e cursos online com certificado sobre o tema. Por aqui também temos o Curso Online Desenvolvimento Sustentável‍, que explana de uma forma mais abrangente sobre o panorama atual da sustentabilidade no mundo. É um dos cursos EAD mais procurados aqui do portal por ter um conteúdo expansivo e atualizado.

2 – Reutilização

De acordo com a Lei PNRS, a reutilização consiste em um "processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa.”

Não é qualquer resíduo sólido que pode ser reutilizado. Para tanto, ele deve possuir características que permitam esse processo sem perder sua qualidade inicial, ou seja, é um procedimento que garante o aumento da vída útil de tal objeto ou produto. A boa notícia é que existem produtos que alcançam mais de um ciclo de reutilização, podendo ter utilidade por muitos e muitos anos. Exemplos mais comuns de reutilização são as garrafas de vidro, mais conhecidas como retornáveis, que suportam até 25 lavagens e novos envazamentos.

3 – Reciclagem

Quando se trata de produtos que tiveram suas características iniciais modificadas, dizemos que eles foram reciclados, e não reutilizados. Com uma nova estrutura, os itens reciclados podem oferecer uma utilidade diferente. O engajamento em reciclagem é altamente necessário e cada um pode fazer a sua parte, selecionando o lixo de sua casa, empresa, indústria, etc, por características semelhantes: vidro, papel, plástico, alumínio e orgânico. Muitas cidades brasileiras já adotaram a coleta seletiva como parte de seu plano de gerenciamento de resíduos, mas sabe-se que ainda é preciso muita adesão da população.

Aprender mais em um bom curso de gestão de resíduos sólidos pode ajudar qualquer pessoa a se tornar uma verdadeira cidadã, além de melhorar seu reconhecimento no mercado de trabalho, já que essa pauta é super atual. Se quer dicas eficientes de cursos a distância, temos por aqui o Curso Online Reciclagem e Recarga de Cartuchos‍ e o Curso Online Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil‍, temas que devem ser debatidos por qualquer profissional de setores correlatos.

Aprimore seus conhecimentos e ajude o meio ambiente

As etapas que citamos acima são consideradas prioritárias para que ocorra um plano de gerenciamento de resíduos bem elaborado e eficaz. Depois delas, é preciso planejar o tratamento dos resíduos, que deve fazer uso de tecnologias para alterar a situação atual do lixo, incluindo nesse caso também a reciclagem. É possível realizar três tipos de tratamentos: o mecânico, o bioquímico e o térmico, todos com a capacidade de reorganizar a política de descarte de resíduos, melhorando a gestão de qualquer cidade. Esse passo é tão importante para a sociedade como um todo, que é responsável por gerar empregos pelo Brasil afora. O MMA, inclusive, registra que "os catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis desempenham papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)".

Sobre a profissão:

  • Quanto ganha um agente de gestão de resíduos sólidos? O gestor de resíduos sólidos ganha, em média, de R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00 reais. A variação salarial ocorrem pelo tamanho da empresa e nível de experiência do profissional (trainee/junior/pleno/sênior/master).
  • O que é um agente de gestão de resíduos sólidos? O agente de resíduos sólidos é responsável por fiscalizar, organizar e manusear os resíduos industriais e urbanos para diminuir o impacto no ambiente e socidedade, observando as metodologias de tratamento previstas em Lei Federal.

E então, que tal estudar mais a fundo sobre o tema em cursos online com certificado e fazer parte desse setor supervalorizado no mundo todo? Hoje em dia, quem não busca se atualizar nas questões ambientes acaba perdendo chances ótimas de emprego ou até mesmo de promoção. Por conta disso, nossa dica para você é o aprendizado completo no Curso Online Gestão de Resíduos Sólidos e em muitos outros cursos EAD aqui do Educamundo. Ficou animado para fazer? Inscreva-se agora no portal e garanta o acesso livre em todos os nossos cursos a distância do Pacote Master investindo apenas {preco_matricula}. Aproveite a chance de conhecer mais sobre o meio ambiente e como protegê-lo da melhor forma possível.

Esperamos que tenha gostado do artigo. Qualquer dúvida que tiver acerca do tema ou dos cursos online, deixe um recado abaixo que responderemos o mais breve possível. Até mais!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.