Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

O universo da microbiologia tem tudo a ver com você. Venha descobrir

micro-biologia-02-1

A microbiologia é a divisão da Biologia que estuda e pesquisa sobre o universo dos organismos microscópicos. Esse estudo engloba suas divisões, qual a importância da microbiologia, morfologia, reprodução, fisiologia e tudo que é preciso conhecer a respeito de bacteriologia, virologia, parasitologia e micologia.

Não percebemos, mas essa ciência está muito presente em nosso cotidiano, por isso muitos setores da sociedade buscam esse tipo de conhecimento para aplicação nas suas atividades, seja na graduação (neste caso na área da Biologia) ou através de cursos online para quem busca capacitação, aprimoramento e especialização no tema.

Ela vai muito além do que os olhos podem ver. A microbiologia é a ciência que estuda todos os organismos minúsculos que estão à nossa volta, tratando do seu comportamento, mutação, e sua utilidade para nossa vida, assim como os riscos e ameaças que podem nos oferecer. São bactérias, micróbios, fungos e qualquer ser vivo que não possa ser visto a olho nu.

Um pouco da História da Microbiologia

Os fabricantes de óculos holandeses HansJansen e Zacharias Jansen, um belo dia observaram que ao sobrepor duas lentes em um cilindro, as imagens poderiam ser ampliadas em muitas vezes, e no fim do século XVI, mesmo sem intenções científicas, criaram o microscópio. Quem utilizou a invenção para a ciência foi o também holandês Antonie Von Leeuwenhoek, que começou a observar bactérias, fibras musculares e espermatozoides, como ainda não tinham inventado os nomes, chamou todos de “animalculos”. Leeuwenhoek com isso, despertou um grande interesse na comunidade científica, pois foi levantada pela primeira vez a hipótese da Geração Espontânea, onde vida surge a partir de matéria morta, contra a predominante Biogênese, que considera que a vida somente pode acontecer por ação direta de outro organismo vivo.

A partir disso, Robert Hook observou que a cortiça era formada por pequenos fragmentos com espaços entre eles, a quem denominou “cell” que significa “cavidade” ou “cela” em inglês. Outros pesquisadores seguiram essa linha em vários outros experimentos, e foram descobrindo as membranas, citoplasma e núcleo das células como as conhecemos hoje.

A partir disso a ciência que estuda os seres microscópicos avançou de maneira exponencial, mesmo não sendo ainda conhecida com esse nome, muito foi descoberto a partir dos estudos microbiológicos. Entre os principais nomes está Louis Pasteur, o nome por trás da pasteurização, processo que consiste no aquecimento e resfriamento dos alimentos para que se eliminem bactérias causadoras de doenças. Pasteur é considerado o pai da Microbiologia, ele, junto com Robert Kock elevam a prática do estudo dos microrganismos ao nível de Ciência. Pasteur também encerra a discussão conflituosa entre Biogênese e Geração Espontânea, eliminando de vez a teoria da Geração Espontânea.

Também vamos encontrar como Mestre da Microbiologia, o inglês Alexander Flemming, que em 1928, descobriu acidentalmente a Penicilina, chegando a receber o Prêmio Nobel por isso. Em uma das suas famosas frases, ele afirma “Não inventei a Penicilina, foi a Natureza quem fez.”

Alguns fatos e curiosidades sobre as bactérias

Bactérias e Microrganismos são mais benéficos do que nocivos.

Quando pensamos em bactérias, a primeira impressão que temos é negativa. No entanto, é importante saber que a minoria dos microrganismos são patogênicos, ou seja, que causam doenças, ou decompositores, que causam destruição de matéria.

Entre os muitos benefícios que nos dão, as bactérias são utilizadas para a reciclagem de elementos que estão na natureza para que nós possamos aproveitá-los, e também são utilizados para o tratamento de esgoto (os tanques de ar das estações de tratamento utilizam as bactérias aeróbicas para decomposição da matéria orgânica do esgoto). Elas também são úteis na limpeza de poluentes e no controle de insetos.

##lista_curso##

O ser vivo mais forte do mundo não é nenhum herói das histórias em quadrinhos

O ser mais forte do mundo é uma bactéria, a gonorrhea bacterium, (a bactéria da gonorréia). Sua força é equivalente a 100 mil vezes o próprio peso. Nas Olimpías Rio 2016 o Chinês Qinquan Long, pesando 56kg levantou 307kg, ou seja, pouco mais de 6 vezes o seu peso.

Mania de Limpeza

Após passar aquele pano com álcool na sua mesa de trabalho, ela terá "somente" 400 vezes mais bactérias do que um vaso sanitário. Passe o pincel ou uma flanela no teclado do computador, assim ele terá somente 200 vezes mais bactérias do que o vaso sanitário.

Boca Suja

Mesmo depois de escovar, cada dente ainda terá mais de 1000 bactérias. Aceite. Para não causar desconforto, não será citado aqui o telefone celular, que possui 18 vezes mais bactérias que um vaso sanitário, por que você o utiliza bem próximo da sua boca.

A Volta dos Mortos Vivos

Em 2009 um grupo de cientistas ressuscitou uma bactéria encontrada na Groenlândia, que estava enterrada há 120 mil anos. Já em 2007 a coisa tinha ido mais longe, com a ressurreição de bactérias de 8 milhões de anos que estavam presas no gelo Antártico, após receberem nutrientes em laboratório.

Você não é o que você come

Existem mais bactérias sobre a sua pele do que pessoas no planeta. Ou seja, o que você come não define praticamente nada neste universo interminável de microrganismos. Pode ir agora atacar aquela banana split, e todas as bactérias que estão nela, sem culpa.

Micróbios Astronautas

Os micróbios são utilizados para recuperar metais como o ouro, o urânio e também o cobre. Mas agora eles estão sendo chamados para uma missão no espaço. É bem provável que sejam enviados alguns tipos de bactérias e micróbios para exploração da Lua, e também possivelmente para Marte.

Sobre o microbiologista

O microbiologista, de maneira geral tem formação acadêmica superior em Biologia, com especialização em Microbiologia. Essa especialização pode ser feita através de cursos de pós-graduação ou por meio de cursos online de Microbiologia. Recomendamos que o aluno sempre verifique na instituição onde pretende apresentar os certificados qual é a modalidade de cursos exigida.

O microbiologista atua também na pesquisa da estrutura física dos microrganismos, procurando responder aquelas perguntas clássicas quem são, como vivem, o que fazem, o que comem?

O profissional age também na pesquisa e desenvolvimento de vacinas, para combater os microrganismos causadores de doenças. Estuda a relação dos microrganismos com o corpo humanos e com outros animais. Auxiliar na área de biossegurança, com a consultoria para a área de desenvolvimento de sistemas que tenham esse objetivo.

No Brasil, uma das grandes referências desta área é o Instituto Butantã, responsável por grande parte da produção de soros e vacinas no país. O Butantã é mais conhecido pela produção do soro antiofídico (antídoto para picadas de animais peçonhentos) mas trabalha com praticamente toda a linha de prevenção e vacinas, contando, inclusive, com um Museu de Microbiologia.

Principais áreas de atuação do profissional de Microbiologia

Microbiologia médica

Essa área da Microbiologia atinge as doenças causadas por micro-organismos, os médicos e estudantes de Medicina que se dedicam a essa área ficam de olho nas manifestações destes micro-organismos, para que possam ser úteis no diagnóstico e tratamento de diversas doenças.

Um dos grandes desafios recentes da Microbiologia Médica foi a Gripe aviária, que registrou uma epidemia global a partir do ano de 2004. Uma doença antiga, porém com forte presença no mundo ainda hoje, e cada vez com mutações mais resistentes.

A Microbiologia industrial

A Microbiologia Industrial é uma área que trata da pesquisa e da manipulação dos micro-organismos para que possam produzir, em escala, produtos ou serviços. Muitos segmentos desta ciência são diretamente afetados pela Microbiologia Industrial, eis alguns deles

Indústria Farmacêutica

Nesta área são desenvolvidos os remédios baseados nos micro-organismos, como antibióticos e outros. O profissional de farmácia que se especializa neste segmento tem um amplo espectro de atuação.

microbiologia

A indústria alimentar

A microbiologia está presente na nossa mesa, em diversos alimentos. A ciência é utilizada para pesquisa e melhoria de processos de conservação e produção de alimentos, e também a produção de elementos que combatam os micro-organismos responsáveis pela contaminação dos alimentos industrializados.

A Indústria Cosmética

Essa área utiliza-se muito da microbiologia, principalmente para assegurar a segurança dos produtos. O uso de conservantes e as pesquisas relacionadas ao uso de micro-organismos em produtos cosméticos tem uma ampla fiscalização da Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) e compõe uma parte importante do processo de desenvolvimento destes produtos.

Neste segmento, em função de muitos casos de contaminação de produtos cosméticos por microrganismos, causando riscos para os consumidores e prejudicando a imagem de vários produtos, a presença e a formação do microbiologista é cada vez mais exigida neste setor, para atuar na prevenção e controle destes acidentes.

Genética microbiana

Nesta área, podemos dizer que a microbiologia vai realmente a fundo no estudo destes minúsculos seres, pesquisando e estudando as células e o DNA destes seres, suas variações genéticas hereditárias, a velocidade do seu crescimento e suas mutações. Os micróbios compõem 9 entre 10 células do nosso corpo, ou seja, somos feitos, em grande parte, de micróbios! Mas são benéficos, não se preocupem.

Microbiologia ambiental

Atualmente uma das áreas mais requisitadas. Na natureza, mais especificamente no solo, há muitos nutrientes que são fundamentais para a nossa existência, mas não conseguimos usar esses benefícios, sem que eles passem por um tratamento, e esse tratamento é biológico, com a utilização de micro-organismos que farão com que estes nutrientes tornem-se utilizáveis para nós.

Os estudos neste campo estão muito avançados, recentemente pesquisadores escoceses e noruegueses publicaram um estudo comprovante que as bactérias poderiam detectar vazamentos de Dióxido de Carbono ( CO2),  um dos maiores vilões do aquecimento global. E não só detectar, como transforma o Dióxido de Carbono em um elemento químico mais útil, como combustíveis, por exemplo.

Microbiologia do solo

Esta área é voltada ao importante estudo dos micro-organismos que estão no solo, e são muitos. Estuda-se suas interações e reações de maneira que se possa compreender cada vez mais o ecossistema, melhorando as possibilidades de conservação do solo sob vários aspectos, como o meio ambiente e a agricultura.

Microbiologia de alimentos

Esta área tem seu foco de atuação nas interações bacterianas que ocorrem nos períodos de pré-produção e produção dos alimentos, investigando os causadores de intoxicações alimentares e outras patologias que podem surgir dos micro-organismos presentes nos alimentos ou nos seus conservantes.

Essa área da Microbiologia está crescendo na relação direta com a Gastronomia. Pesquisadores estão buscando entender e manipular os fungos e bactérias presentes nos alimentos como queijos e vinhos, para alcançar novos padrões de sabor. São processos fascinantes que já existem, por exemplo, na culinária oriental, onde alguns pratos são expostos à fermentação, e depois à secagem, sempre por ação de micro-organismos. Você certamente já ouviu falar que o queijo é basicamente o resultado da ação de fungos e bactérias. Bom apetite.

##lista_vantagens##

 

Biotecnologia

A Microbiologia também está presente na Biotecnologia, e tem com essa ciência uma relação muito forte e próxima. A biotecnologia ambiental por exemplo, utiliza-se de micro-organismos como as bactérias para formular ações de fermentação entre outras, e também controlar a poluição do meio ambiente.

Além destes, a Microbiologia também promove uma série de estudos biológicos específicos, que envolvem somente um micro-organismo por vez, como por exemplo a Virologia (estudo dos vírus). No Brasil, este segmento também está bastante movimentado para estudar o combater os vírus transmitidos pelo famosíssimo mosquito Aedes Aegypt (estudo dos vírus). Profissionais e organizações por todo o país estão numa cruzada épica para tentar dizimar o problema, que cresceu de maneira assustadora principalmente após 2014, com terríveis consequências das doenças, como o caso dos bebês com microcefalia.

Da mesma maneira, também há a Micologia (estudo dos fungos), a Bacteriologia (estudo das bactérias) e a Parasitologia (estudos dos parasitas).

Recapitulando:

  • O que é microbiologia: microbiologia é a ciência responsável pelo estudo de bactérias, fungos e vírus.
  • Nomes importantes da área: apesar de Louis Pasteur ser considerado o pai da microbiologia, sempre temos que lembrar de Ferdinand Cohn e Robert Koch. Os três são considerados os “fundadores” da microbiologia. 
  • A melhor maneira de você saber o que estuda a microbiologia e de adquirir conhecimentos sólidos na área é fazer o curso de microbiologia do portal. Como complemento, tem a opção de estudar a Biotecnologia, que trabalha com a manipulação molecular e genética dos microrganismos.

Portanto além de ser muito útil para a indústria, ciência e saúde, a Microbiologia está muito presente no nosso cotidiano. Talvez seja uma das áreas científicas de maior influência no nosso modo de viver, principalmente se colocarmos a questão ambiental, nossas práticas culinárias e a manipulação de alimentos, entre outros fatores. A Microbiologia é um fascinante universo repleto de seres dos mais diversos formatos e composições, que cada vez mais estão sendo estudados para promover nossas mudanças ambientais, na agricultura, nos medicamentos e no estudo de diversas doenças, vírus e suas formas de contágio. O fato é que estamos num planeta repleto deles, e definitivamente somos a minoria. Portanto, é melhor conhecê-los cada vez mais e melhor.

Gostou do artigo? Saiba mais no nosso curso online Microbiologia e compartilhe conosco as curiosidades sobre essa fascinante área científica!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.