Prova de títulos: entenda tudo sobre essa etapa dos concursos públicos - Blog do Educamundo

 BLOG

Cursos online e o mundo

Você em constante revolução

cursos online para etapas de provas de títulos
 Anny Lima  14/07/2016

Prova de títulos: entenda tudo sobre essa etapa dos concursos públicos

Conquistar uma vaga em um concurso e se tornar um funcionário público é o grande desejo da maioria das pessoas. Mas, essa tarefa não é fácil e é preciso muita dedicação nos estudos e se capacitar bem para garantir a classificação nos concursos, principalmente nos que exigem prova de títulos. Confira neste artigo tudo sobre esta etapa. Veja como se dar bem nas provas de títulos e entenda como os cursos online podem te ajudar bastante nesta etapa de avaliação. Temos certeza que com essa leitura você terá mais chances de ser aprovado e conseguir o tão sonhado emprego estável.

É direito de todos os brasileiros batalharem por uma vaga

A necessidade de pessoal para trabalhar nas instituições públicas foi aumentando proporcionalmente ao crescimento do nosso país. Assim, na Constituição Federal de 88, conseguimos, por lei, o direito a entrada nessas instituições por meio de avaliações, os chamados concursos públicos. Os concursos podem ser oferecidos pelas instâncias Federais, Estaduais ou Municipais. Essa mesma lei também prevê que, dependendo da complexidade e da demanda de capacidade técnica do cargo, além da aprovação na prova escrita do concurso, algumas instituições podem exigir a prova de títulos. É importante sempre ler as informações que constam nos editais, entender e tirar todas as dúvidas junto ao órgão e a banca examinadora, se preciso. 

Você vai prestar um concurso e está perdido em relação ao termo "prova de títulos"?

Em alguns casos é necessário passar por esta etapa para garantir uma boa colocação e conquistar uma vaga no concurso. O Decreto que assegura esse processo de avaliação é o de Nº6.944 de 21 de Agosto de 2009. Nesse decreto, são explicitadas diretrizes para a aplicação da prova de títulos.

Essa prova tem o objetivo de selecionar o candidato melhor preparado do ponto de vista acadêmico ou profissional. O candidato passa por uma seleção onde serão analisados todos os cursos que você já fez. Mas, o que é válido nesta etapa? São exemplos de títulos os certificados ou declarações dos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado, MBA, publicação de artigos, livros ou cursos livres de formação continuada. No edital estarão listados os títulos que serão aceitos e os pontos atribuídos a cada um deles.

Os candidatos somente apresentam os títulos depois que são aprovados nas etapas anteriores. Vale deixar claro também que essa prova não pode acontecer de forma única, ela é sempre aplicada posteriormente às provas escritas.

Esses títulos precisam ser comprovados. Por isso, antes de sair por aí fazendo qualquer curso que ofereça certificados, pesquise sobre a empresa ou instituição e verifique a confiabilidade das mesmas. As certificações precisam apresentar um número de registro ou autenticação.

Prova de títulos

Como conseguir uma boa classificação nesta etapa?

Além da dedicação aos estudos, procure se capacitar ao máximo para somar pontos e conquistar os primeiros lugares do concurso, garantindo a aprovação. Uma dica para isso é investir em cursos livre. Eles podem fazer a diferença na sua prova de títulos. Optar pelos cursos online pode ser uma boa alternativa em meio a rotinas puxadas de estudos. Algumas pessoas ainda precisam conciliar essa rotina com outro trabalho. A metodologia de estudos nesses cursos, geralmente, permite que o aluno administre o tempo de estudos e, assim, você consegue dividir o tempo de maneira proveitosa e, claro, somar pontos na prova de títulos.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos os mais de 650 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

A prova de títulos é eliminatória?

Essa prova não tem caráter eliminatório, o caráter dela é apenas classificatório. O que isso significa? Mesmo constando nos editais que essas provas são meramente classificatórias, é importante observar a fórmula matemática adotada pela banca na hora de divulgar a nota final. Caso não apresente nenhum título, você não pode ser desclassificado do processo seletivo, apenas não somará mais pontos. O que pode acabar te prejudicado muito.

Fique sempre preparado!

Se você está prestando um concurso público e está seguindo as dicas que separamos para você, as chances de aprovação são enorme. Saindo a homologação do concurso, ou seja, quando o mesmo é aprovado de forma oficial pela instância pública, você tem a chance de ser chamado e passar pelo processo de nomeação. Por isso, esteja sempre preparado e com toda a documentação em dia. Separe cópias de seus documentos de identificação, prepare os certificados e verifique no edital se não está faltando nada. Se for enviá-los via Correios veja também no edital se há alguma especificidade para a emissão. É comum a exigência do envio por Sedex ou carta registrada, por exemplo.

Por isso, lembre-se: para se tornar um funcionário público, não basta apenas dedicar-se aos estudos. É preciso entender tudo sobre o processo, ficar de olho nos Editais e, principalmente, procurar realizar cursos para ir bem nas provas de títulos.

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos os mais de 650 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Conte sobre suas experiências em concursos públicos. Você já passou pela etapa de provas de títulos? Conte sobre os documentos que apresentou e como você se preparou para isso.

Colunista

Anny Lima

 

Marketing

 Aguarde...

© www.educamundo.com.br - Todos os direitos reservados

PROMOÇÃO TERMINA EM . INSCREVA-SE AGORA MESMO E GANHE 100 PONTOS. INSCREVA-SE

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r