Como falar sobre cursos online na sua entrevista de emprego - Blog do Educamundo

 BLOG

Cursos online e o mundo

Você em constante revolução

cursos online e processo seletivo
 Equipe Educamundo  22/08/2016

Como falar sobre cursos online na sua entrevista de emprego

Um bom currículo é uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho. Em algumas profissões, um portfólio bem criado também é tão importante quanto, mas mesmo nelas nada substitui o resumo de sua vida profissional. É com o currículo que você causa a primeira impressão, com suas competências pessoais e também com tudo aquilo que aprendeu durante o tempo em que exerce sua profissão. Os cursos que fez também merecem destaque porque eles são prova de que você está sempre em busca de conhecimento.

Diante desse cenário, cursos online são uma ótima maneira de mostrar isso, devido à sua praticidade. Você pode fazer seus horários e assim encaixar o ensino à distância para aumentar suas qualificações profissionais. Então você não pode deixá-los de fora do seu currículo. Além disso, essa modalidade de curso vem sendo muito aceita no mercado de trabalho, gerando grande reconhecimento àqueles que buscam formação acadêmica e profissional de diversas formas. Por isso, algumas dúvidas podem surgir: como usar os cursos online a seu favor? Como falar dos cursos que fez durante uma entrevista de emprego (ou mesmo de estágio)?

Foi pensando nisso que escrevemos esse nosso artigo que te dá dicas valiosas de como se portar perante o seu entrevistador e mostrar para ele a importância do seu curso online. Esteja sempre preparado para "vender o seu peixe", é hora de colocar em prática sua autonomia como estudante e profissional. Leia nosso post, aprenda e aplique essas diretrizes na próxima vez que for tentar uma vaga no mercado de trabalho.

Escolha sobre quais cursos online falar durante a entrevista

Uma das vantagens em se fazer cursos livres é a facilidade em organizar os estudos dentro do seu horário. Dessa maneira fica muito mais fácil otimizar seu tempo, o que abre possibilidades para que você faça vários. Contudo, você deve ter em mente que quantidade não supera qualidade e por isso precisa sempre escolher bem como dedicar seus estudos, focando em cursos bons e não aqueles rápidos, isso é muito importante para seu papel como estudante. O avaliador do processo seletivo que você participa também pensa assim.

Por isso, não pense em colocar todos os cursos online que você fez durante um longo período no currículo que entregar. Foque em informar somente aqueles que te trarão algum destaque real e positivo no momento da entrevista. Aliás, essa dica vale para quando você for montar seu currículo para qualquer ocasião: pense sempre em quem será a pessoa que lerá aquela mensagem. Quando supomos um receptor específico, somos levados a passar as informações de determinada maneira, então faça o mesmo com seus cursos online e destaque aqueles que farão você ser melhor percebido para o momento em questão.

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos os mais de 650 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.


Não tenha medo de falar sobre suas competências

O que muitas pessoas que não estudam à distância não percebem são as competências necessárias para que os estudos sejam concluídos. Somente você, com sua experiência, pode falar com propriedade sobre as habilidades que desenvolveu ou aperfeiçoou durante todo o aprendizado. Essa é uma parte da entrevista em que a importância dos cursos online pode ser mostrada de forma ainda direta e sem parecer propaganda.

Fale sobre sua disciplina e como fazer um curso sozinho te ajudou a desenvolvê-la. Não fique com receio de mostrar que você consegue criar uma regularidade nas atividades, isso é ótimo para qualquer cargo que for desempenhar. Também leve para a conversa a noção de foco e concentração, bem como de responsabilidade. Mostre o caminho que você teve que seguir, isso é uma maneira de demonstrar que conseguiu superar os obstáculos, dificuldades que muitos não vão nem pensar que existem se você não contar para eles.

Quando tudo isso é exposto, fica ainda mais claro que iniciativa é um dos pontos fortes de quem se dedica a fazer um curso online. Essas características mostram que você é mais do que um estudante, mas sim uma pessoa competente, o que tem ligação direta com um profissional cheio de domínios. Algo que o mercado de trabalho sempre procurou são pessoas dispostas a aprender e que consigam fazer isso de uma maneira certeira e boa. A partir do momento em que conseguir mostrar a aptidão que fixou com os cursos online, você estará um passo à frente.

Dê destaque à sua organização e sua pró-atividade

Organização é uma das palavras chaves que as pessoas mais gostam de falar em entrevistas de emprego. Aqui você tem uma vantagem: consegue expor de forma mais clara essa característica. Se organizar para estudar um curso online é uma peça fundamental no sucesso da sua trajetória. Logo, um profissional que consegue gerenciar tranquilamente seu tempo é de grande valia para qualquer empresa.

Se você utilizou o Trello durante seus estudos, comente isso também. Como já mostramos aqui no nosso blog, essa ferramenta é muito conhecida e tem um alto peso para quem sabe manuseá-la com facilidade. Muitas organizações também a utilizam e se não usam o Trello em específico, possuem outro sistema para organizarem as demandas internas e também externas. Dessa forma, quando você leva a expertise em um programa famoso e de renome como este, é posicionado melhor do que aquelas pessoas que sequer sabiam da existência de algo assim. Dica: se você usa o Trello para organizar aspectos da sua vida pessoal, conte isso também. É sempre bom perceber o quanto um candidato leva a sério os aspectos que aprendeu em outras ocasiões da vida.

Outra característica amplamente falada em entrevistas de emprego é pró-atividade. Muitos candidatos têm a impressão de que apenas falar essa palavra é garantia de sucesso, mas, assim como organização, você tem uma experiência pragmática que comprova que realmente consegue colocar isso em prática. Se não se prolongar, é interessante falar como aprendeu a ser mais pró-ativo em suas atividades gerais enquanto fazia os seus cursos online.

Não se esqueça de falar sobre o aprendizado técnico

Falar sobre tudo o que você aprendeu com a EAD enquanto competência é de extrema importância, mas tão necessário quanto isso é dizer do aprendizado técnico que também conseguiu. Este é o momento para que você comprove que um curso online também segue regras sérias sobre os estudos. Não deixe de contar, mesmo que rapidamente, sobre os materiais que você utilizou para que o entrevistador se certifique que aprender sozinho não é uma tarefa fácil e é um trabalho que deve ser levado a sério.

Fale sobre a instituição em que você se matriculou, porque isso confere credibilidade. Você percebe agora a importância que é não fazer cursos online de qualquer lugar que encontra? Esse tópico é extremamente essencial, então quanto mais informação você tiver sobre, melhor.

A técnica ensinada não pode ser algo superficial, senão você não conquista os ouvidos de quem estiver te entrevistando. Alguma vez acabou fazendo alguns cursos que não se encaixam nesses aspectos? Não precisa falar sobre eles. Como já dissemos: foque naqueles em que você tem mais confiança, os que podem elevar seus pontos durante o processo.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos os mais de 650 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Mostre que você está ciente da sua necessidade de aprendizado

Uma das melhores maneiras de provar que você sabe exatamente como aplicar seus cursos online na vida profissional é mostrar no momento da entrevista se ele é um curso de atualização ou especialização. O primeiro é interessante para qualquer profissional, já que consiste em justamente atualizar os conhecimentos que ele tem na sua área de atuação. O segundo diz sobre uma titulação acadêmica de Pós-Graduação.

Ao colocar cursos de atualização em seu currículo, fale sobre como eles te ajudam a crescer como profissional da área. Atualizar-se constantemente é um diferencial para quem almeja novos caminhos e uma empresa está sempre atenta à pessoas que querem aprender mais e não se contentam com o conhecimento que é fixo e pouco maleável.

Ao falar sobre eles, você já se mostra mais disposto a constantemente aprender. Se você tiver um bom histórico com cursos de atualização, pode até mesmo despertar o interesse do avaliador por ser um profissional que busca entender as novas tendências e não deixa o ostracismo chegar perto de você.

Coloque os cursos online no mesmo patamar que os presenciais

Ao enviar seu currículo para a entrevista de emprego, não é necessário apontar quais dos cursos listados são presenciais e quais são online. Apenas coloque o nome do curso, a instituição e um breve resumo do que você aprendeu nele. Somente essas informações serão suficientes para que o entrevistador saiba o que você fez. Durante a conversa que desenvolver com ele, fale com segurança sobre todos os aspectos listados. Se ele perguntar mais sobre algum curso específico, você pode especificar, mas não precisa rotulá-lo desde o início da entrevista.

Isso faz com que você deixe todas as suas competências adquiridas com o mesmo valor. É seu papel como estudante de ensino à distância mostrar que ele também oferece as mesmas condições de retenção de conhecimento que um curso presencial. O ensino à distância já é uma realidade brasileira e você é fator primordial para que mais pessoas possam entender a importância de cursos livres em uma era como a nossa. Demonstre que você tem consciência de que hoje em dia o estudo precisa ser flexível, acompanhar a vida das pessoas e que um curso online abarca todas essas questões de forma fluida e certeira. Não tenha medo de dar seu testemunho, porque esse lugar de fala precisa de sua voz para que a mensagem passe clara e sem interrupções para a pessoa que te entrevista.

Por isso, durante a conversa, fale de todos os cursos como fontes que supriram exatamente o que você precisava. Quando se impõe fortemente assim, o entrevistador percebe uma posição mais demarcada e séria, o que passa segurança em tudo aquilo que está contando para ele.

Lembre-se: o aprendizado é seu maior trunfo

Como já falamos, a educação à distância vem ganhando um reconhecimento enorme e é preciso ter uma coisa sempre em mente: o aprendizado é sua maior vantagem. O fato de você ter que organizar sozinho tudo o que estudou, entre outras características intrínsecas da educação à distância, são levadas em consideração nos processos seletivos.

O melhor que você tem a fazer é falar abertamente e provar que aprendeu muito com aquele curso que escolheu. O aprendizado que você demonstrar durante a entrevista é sua prova de que aquele ensino também é capaz de ensinar tudo o que você necessita. Além disso, sabe aquele famoso ditado que diz que não é a faculdade que faz o aluno, mas sim o aluno que faz a faculdade? Bom, ele se aplica aqui neste caso também. Inclusive sua aplicação tem uma força ainda maior. Em um curso online não há professores te acompanhando diariamente, é somente você e o material de estudo. Dessa forma, quem faz o curso online é você, está nas suas mãos que todo aquele conhecimento atinja o potencial sugerido.

Ao conseguir que o recrutador também veja isso, você se certifica de que ele vai considerar seu esforço em aprender tudo por conta própria. Por isso é importante também seguir as primeiras dicas deste artigo e falar sobre as competências desenvolvidas, dessa forma consegue amarrar o entendimento que se propôs a passar para provar que o ensino à distância é uma opção muito mais que válida em uma era digital como a nossa.

Após todas essas dicas esperamos que você esteja mais confiante para sua próxima entrevista de emprego. Não pense em retirar seus cursos online do currículo por receio do que o entrevistador pode pensar. Você sabe de todo o caminho que teve que passar para conseguir estudar e o recrutador da vaga também merece saber que aquele conhecimento é tão válido quanto qualquer outro advindo de cursos presenciais.

Se você já passou por algo parecido, conte para nós nos comentários como contornou a situação e o que fez para mostrar a importância do seu curso online na entrevista de emprego. Se tem alguma dica pessoal ou história que pode ajudar outras pessoas, também nos fale. Queremos saber mais de você.

Colunista

Equipe Educamundo

 

.

 Aguarde...

© www.educamundo.com.br - Todos os direitos reservados

PROMOÇÃO TERMINA EM . INSCREVA-SE AGORA MESMO E GANHE 100 PONTOS. INSCREVA-SE

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r