Curso de Direção defensiva: vale a pena?

Um bom curso de direção defensiva pode fazer toda a diferença na hora de conquistar a sua CNH. Porém, sua importância é bem ampla e sua utilidade vai além da prova do Detran.

Entenda no post de hoje qual a melhor forma de aprender direção defensiva e porque é tão importante se preparar antes de tirar a carteira de motorista.

O que do código brasileiro de trânsito cai na prova do Detran?

A prova do Detran é uma das etapas essenciais para qualquer pessoa que precisa tirar carteira. Antes de fazer o famoso teste da baliza e passar no exame de direção, é preciso realizar um teste teórico.

O teste é composto por 21 questões de múltipla escolha, sendo necessário 70% de acertos para ser aprovado. As perguntas envolvem os conteúdos estudados durante as aulas de legislação e do estudo do código de trânsito brasileiro.  

Dentre os temas que caem na prova, podemos destacar significado de placas, primeiros socorros e a direção defensiva. Saber sobre esses conteúdos é essencial para tirar a carteira e para sobreviver no trânsito.

Leia também: Prova do Detran: dicas para conquistar sua CNH e passar de primeira.

##lista_vantagens##

O que é direção defensiva?

A direção defensiva é um modo de dirigir na qual o motorista procura evitar acidentes no trânsito, de forma com que esteja preparado para lidar com a má conduta de outros motoristas e as condições adversas que encontramos diariamente no trânsito.

Quem tem carteira e já dirigiu sabe que existem diversas pegadinhas no trânsito quando estamos atrás do volante. Às vezes, temos que lidar com motoristas de outros carros que não respeitam a sinalização ou as leis de trânsito e acabam colocando em risco a vida de outras pessoas. Em outras, nos deparamos com algumas questões no trânsito que não podemos controlar, como o tempo, por exemplo, e temos que dirigir durante uma tempestade. Por esses motivos que a direção defensiva se tornou essencial nos dias de hoje.

Porque a aula de direção defensiva é tão importante: Os perigos no trânsito e a direção perigosa

Todos os anos, mais de um milhão de pessoas morrem por causa de acidentes de trânsito. É um número bastante alto, principalmente se levarmos em consideração que grande parte dos acidentes, principalmente os que acontecem no Brasil, poderiam ser evitados.

A má conduta é um dos fatores que mais mata pessoas no trânsito hoje em dia. O comportamento imprudente, por exemplo, como dirigir alcoolizado, falar no telefone e o excesso de velocidade, é mais comum do que deveria.  

A direção perigosa acaba sendo um detalhe essencial da discussão, tendo hoje em dia uma das multas mais caras previstas no código de trânsito. São quase R$3.000,00 para o motorista que realizar uma manobra arriscada intencionalmente, colocando em risco sua vida e de outros ao seu redor.

A punição não se resume a motoristas de carros. Quem gosta de performar manobras de moto por aí, é preciso ficar atento. Empinar moto, por exemplo, ou participar de corridas não autorizadas, pode resultar na mesma punição. Além disso, o motorista também corre o risco de ter sua licença suspensa e o veículo apreendido.

Se você deseja entender melhor o assunto e conhecer alguns índices relacionados aos acidentes de trânsito no país, indicamos o artigo “Direção defensiva: Acidentes de trânsito: caminhos para enfrentar essa realidade”.  

Simulado de direção defensiva ou curso: o que é melhor?

Agora que você já sabe a importância da direção defensiva, não só para tirar sua CNH através da prova do Detran, mas também para a sua segurança no trânsito, fica a questão: o que é melhor: fazer um simulado de direção defensiva ou optar por um curso?

Bom, Primeiro, precisamos fazer um panorama, colocando os pontos positivos e negativos de cada opção.

Um bom curso de direção defensiva é sem dúvida imprescindível para que você aprenda mais sobre o assunto. Afinal, ele irá te proporcionar dicas sobre o tema, explicar os conceitos centrais, apresentar o Sistema Nacional de Trânsito, através de uma metodologia didática, além de permitir que você realmente aprenda ao invés de deduzir.

Por outro lado, o simulado se apresenta como uma opção prática, na qual você coloca em teste aquilo que você sabe e tem alguma noção de como irá se sair na prova. Porém, ao optar apenas pelo simulado, você corre o risco de recorrer a chutes e à lógica em grande parte dos casos, o que não é uma estratégia muito boa. Para acessar as maiores vantagens que esse conteúdo pode oferecer, o ideal é aprender o conceitos sobre o tema ao invés de contar com a sorte.

Juntando tudo isso, podemos concluir que, para se preparar da melhor forma possível e garantir o seu aprendizado sobre o tema, é importante optar pelo curso de direção defensiva, utilizando o simulado como forma complementar dos seus estudos.

Dessa forma, você entenderá a extensão do que você aprendeu na aula de direção defensiva durante o curso através da realização do simulado.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Onde fazer curso de direção defensiva

O Educamundo oferece em sua cartilha o Curso Online Direção Defensiva. Nele o aluno aprenderá mais sobre a temática, conhecendo dicas de direção defensiva, o que diz a legislação entre outros assuntos super importantes.

Embora o curso de direção defensiva ofereça questões sobre o assunto para que você teste os seus conhecimentos, além de um rico conteúdo sobre o tema, você pode optar por fazer os simulados também. O próprio site do Detran oferece alguns simulados, para que você saiba se está preparado ou não para realizar a prova.  

Por apenas R$ 69,90 você tem acesso não só ao Curso Online Direção Defensiva, mas a todos cursos online disponíveis no Pacote Master pelo período de um ano. É uma oportunidade e tanto para quem deseja ampliar sua qualificação profissional e se destacar no mercado de trabalho.

Os cursos online com certificado que oferecemos no portal possuem qualidade e excelência atestada pelos mais de 200 mil alunos que já estudaram com a gente. Inscreva-se hoje mesmo em nosso portal. Faça parte desse grupo de pessoas e dê um up na sua carreira!
 

Artigos que você também pode gostar: