Acidentes de trânsito crescem cada vez mais no Brasil 

A quantidade de pessoas que morrem em acidentes de trânsito cresce em números alarmantes. No primeiro semestre de 2018, o total de vítimas atendidas no pronto socorro devido acidentes no trânsito subiu cerca de 20% em relação ao ano anterior.

A questão é complexa e um problema de saúde pública. Em meio a esse cenário alarmante, a impunidade acaba ganhando destaque.

 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Crimes de trânsito: um cenário de impunidade

O primeiro semestre de 2018 fechou com quase 20 mil mortes provocadas por acidentes de trânsito. O álcool é um dos grandes responsáveis por esses números.

Em 2016, a lei se tornou mais dura. Os motoristas alcoolizados que provocam acidentes resultando em morte podem enfrentar de 5 a 8 anos de reclusão. Entretanto, a cada 22 mortes no trânsito, apenas 1 pessoa é presa.

A questão dos crimes de trânsito e a impunidade é um pouco mais complexa do que parece. Existe uma grande dificuldade na hora de interpretar a legislação, que dificulta a classificação das infrações em crime doloso ou culposo (com ou sem a intenção de matar).

Sem dúvida alguma, é preciso realizar algumas alterações legais para resolver essa questão. Porém, quando falamos em acidentes no trânsito, o comportamento do motorista é muito mais preocupante.

Direção defensiva: uma alternativa para diminuir as infrações no trânsito

A direção defensiva que vemos nas aulas de legislação de trânsito durante a auto-escola busca ensinar os condutores a dirigir de forma prudente, a fim evitar acidentes. Costuma ser um método bastante efetivo, quando utilizado. Porém, não é o que vemos hoje em dia.

Pequenas infrações de trânsito como  não dar seta, ignorar sinalizações como a placa de “pare”, ou até mesmo furar o sinal vermelho, quando respeitadas, tem a capacidade de evitar grandes acidentes, mortes e perdas no trânsito.

Entretanto, segundo um estudo feito pelo Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), o problema não está na legislação e sim na sua aplicabilidade. As principais causas de acidentes graves estão relacionados ao ato de dirigir falando ao celular, velocidade em excesso, direção perigosa e motoristas alcoolizados. Para todas essas infrações, existe a legislação.

A principal alternativa para resolver a grande polêmica das infrações no trânsito está na conscientização e divulgação de informações importantes para motoristas e condutores. Se deseja se informar e conhecer melhor sobre o tema, o Curso Online Direção Defensiva é a opção perfeita para você.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Estatísticas do trânsito no Brasil: índices de acidentes

  • 1,25 milhões de pessoas no mundo morrem todos os anos devido a acidentes no trânsito.

  • Nos primeiros 6 meses de 2018, 19,3 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito.

  • Cerca de 30% dos acidentes no Brasil acarretam vítimas fatais.

  • As principais vítimas são homens entre 18 a 65 anos.

  • 50% dos acidentes de trânsito possuem como vítimas motociclistas.

  • 95% dos acidentes com motociclistas são provocados por eles mesmos.

  • A cada 22 mortes por acidente no trânsito, apenas 1 pessoa é presa.

Diferenciais que nosso portal oferece para quem deseja aprender sobre legistação de trânsito

Para manter-se informado, ter acesso a conteúdos relevantes e atualizar seus conhecimentos, uma boa estratégia é optar pelos cursos online com certificado do Educamundo

no Pacote Master pelo período de 1 ano por apenas R$ 69,90. Não perca essa oportunidade! Você tem acesso a todos os cursos online em nosso portal inscrevendo-se hoje mesmo.