Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Manobras de moto são vilãs do trânsito seguro. Saiba o porquê!

direcao-defensiva-Educamundo4-2-1

Manobras de moto e os acidentes no trânsito

Devido a sua praticidade, baixo custo de manutenção e acessibilidade, as motos vêm se tornando uma opção cada vez mais frequente pelos motoristas brasileiros.

Entretanto, é preciso ter prudência, a fim de evitar fazer parte das estatísticas brasileiras de acidentes com moto.

Acidentes com moto: 50% dos acidentes envolvem motociclistas.

Os números não são nem um pouco animadores. Apenas 30% dos veículos no Brasil é composto por motos. Porém, cerca de 50% dos acidentes registrados envolvem motociclistas.

Os motoristas são jovens, majoritariamente homens, na casa dos 18 aos 30 anos. A praticidade  tem popularizado cada vez mais esse tipo de veículo. Porém, é preciso ter cuidado. As sequelas causadas pela imprudência no trânsito podem ser permanentes.

 ##lista_curso##

Treinamento de direção defensiva para motociclistas: porque evitar manobras de moto

A legislação é clara a esse respeito: empinar motos, dirigir em alta velocidade e realizar manobras perigosas ao tentar “costurar o trânsito” são caracterizadas como autuações gravíssimas. A multa é alta, chegando a quase R$3.000,00. O condutor também corre o risco de ter o veículo apreendido e a licença suspendida.

Isso porque a imprudência no trânsito é uma das grandes responsáveis pela quantidade de acidentes envolvendo motociclistas. As manobras de moto  também possuem uma parcela de culpa nessa situação.

Uma pesquisa feita em 2014 constatou que 95% dos acidentes de moto são causados pelos próprios motociclistas, realizando pequenas infrações no trânsito e manobras perigosas.

Uma forma de reverter esse cenário é na reafirmação da direção defensiva para motociclistas e em campanhas de conscientização para um trânsito mais seguro.

Direção defensiva para motociclistas: segurança em primeiro lugar

A direção defensiva se caracteriza na habilidade de dirigir com cautela e prudência, buscando sempre evitar acidentes. Um bom treinamento de direção defensiva para motociclistas pode ajudar e muito a diminuir os acidentes no trânsito.

Entender melhor algumas dicas de direção defensiva, conhecer os fundamentos básicos desse conceito e descobrir quais os comportamentos considerados seguros no trânsito e as consequências de realizar manobras perigosas ou imprudências, é uma forma de diminuir o risco de acidentes.

Antes de tirar a carteira, todo motorista licenciado teve que passar por aulas de direção defensiva na autoescola. É compreensível que esse conhecimento tenha passado um pouco batido ou até mesmo precise ser atualizado com o tempo.

Uma forma de se aprofundar mais no assunto e conseguir melhores resultados é através de cursos online com certificado. O Educamundo, por exemplo, oferece o Curso Online Direção Defensiva, extremamente útil nessas situações.

 ##lista_vantagens##

Saiba como pilotar uma moto

  1. Gire a chave e ligue o motor.

  2. Levante o cavalete da moto.

  3. Gentilmente, solte o manete da embreagem até a moto começar a se mover.

  4. Acelere com cautela e coloque os pés nos apoios.

  5. Procure trabalhar o equilíbrio e mantenha-se em linha reta.

É importante lembrar que, antes de subir na moto, é preciso estar com os equipamentos adequados de segurança de acordo com a legislação do trânsito.

Dica: o conhecimento da legislação e as habilidades de direção defensiva são extremamente úteis no trânsito, além de evitar acidentes. Procure sempre manter-se atualizado, através de cursos online com certificado. Se inscreva-se hoje mesmo em nosso portal e comece a estudar!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.