Do surgimento aos dias atuais, entenda tudo sobre Comunicação Social - Blog do Educamundo

 BLOG

Blog Educamundo

Cursos online e o mundo

comunicação social
 Equipe Educamundo  18/10/2017
Do surgimento aos dias atuais, entenda tudo sobre Comunicação Social

"Uma ciência jovem e ainda em construção": essa é uma das melhores definições para a Comunicação Social, defendida por Maximiliano Vicente, especialista da UNESP. De fato, ao pensarmos no papel social da comunicação e englobarmos todas as suas possíveis ramificações – do surgimento até as novas tendências – percebemos o quanto deve ser estudado e discutido a respeito dessa área.

Do jornalismo ao cinema, da publicidade à multimídia, são inúmeras abordagens. Isso sem falar na relação da comunicação com a arte e com diversos campos, como a psicologia, a administração, a economia e todas as relações humanas em si. Esses assuntos chamam sua atenção? Saiba que é muito importante para quem busca seguir carreira na área e essencial para decidir qual ramo seguir.

Um curso de comunicação social completo e estruturado mostra todos os parâmetros e ajuda muitos indecisos a entender melhor o que é comunicação social e qual setor se encaixa em seus planos – objetivo de um bom curso online, que pode ser realizado com total autonomia e praticidade.

O Curso Online Comunicação Social, do Educamundo, é uma dessas opções perfeitas para dar uma luz aos interessados, fortalecer o debate acerca das transformações da comunicação e ainda auxiliar muitas pessoas a entender tudo sobre comunicação social – afinal, há muito que compreender e analisar sobre as perspectivas dos meios e evolução da comunicação de massa.

Ficou animado com essa dica? Calma que ainda tem muito mais a desvendar. Neste artigo, vamos tratar de alguns temas que são parte do curso de comunicação social do portal e de outros cursos a distância correlatos. Entenda mais sobra a área, definições gerais e como está o mercado de trabalho atualmente. Ao fim, não se esqueça de deixar suas impressões.

Comunicação Social - A Leitura e Releitura do Mundo

É evidente o poder que a comunicação possui nas relações do homem com o mundo. Sem todos os seus sinais, meios e formas, a evolução jamais aconteceria e atingiria o status atual. Dos símbolos à era da internet, não faltaram modificações em suas quatro etapas: corporal, oral, escrita e tecnológica. O que elas têm em comum? Todas são atreladas a um aspecto maior, o social. 

Como leitura e releitura do mundo, já que se molda totalmente às necessidades humanas, a comunicação social surgiu com o objetivo de englobar todos os meios de informação, entretenimento e persuasão do público, bem como estudar seu funcionamento, causas e consequências. Embora seja uma área do conhecimento extremamente estruturada, o histórico da comunicação social ainda é relativamente novo, com consolidação entre as décadas de 1940 e 1970.

Segundo Maximiliano Vicente, ao longo do tempo os especialistas se concentraram mais em estudar um ramo único do que toda a história da comunicação social em si. Não é à toa que por muito tempo o jornalismo era considerado o único instrumento dessa ciência, claramente porque tinha mais evidência. Somente com o tempo, outras formas de comunicação foram integradas, sobretudo com a convergência e a percepção de que todos os meios informam – independente de como é e qual a transmissão da informação.

Para os pensadores Karl Marx e Friedrich Engels, os primeiros a estabelecer um sentido mais amplo de comunicação social, o papel da imprensa deveria ser de renovação e democratização dessa informação que causaria sérios impactos nas relações humanas: "um dos elementos centrais [da comunicação social] diz respeito à visão crítica da realidade, capaz de evitar a alienação das pessoas em relação ao momento e à conjuntura nos quais se encontram inseridas".

Numa perspectiva ideológica, os meios de comunicação cresceriam com a evolução do mundo e teriam um papel libertário, acabando com o monopólio da informação. Tal debate se fortaleceu com o funcionalismo, que teve seu advento nos Estados Unidos e começou a estudar o quanto o processo de comunicação influenciava nos preceitos das sociedades. Sob esse ponto de vista, avaliavam-se as grandes revoluções, as guerras e conflitos, sobretudo pela forte persuasão política.

De modo geral, com o conhecimento e novas informações, a "massa" começou a ter noção da informação e ir além da linha dominante. O jornalismo como papel social começou a se estabelecer como fonte não padronizada, visando abordar "os dois lados da moeda". Se na comunicação escrita ainda era complexo (e praticamente impossível) para grande parte da sociedade ler e interpretar as informações, com o advento das novas mídias, a imprensa atingiu novos parâmetros e reestruturou totalmente a comunicação – seja com o rádio, o cinema ou a televisão.

Foi a partir da década de 1960 que muitos estudiosos iniciaram um estudo global da comunicação social, considerando toda a metodologia histórica, do surgimento ao momento atual. Com a televisão em alta e seu grande poder de informação, várias correntes voltaram seus olhares ao fenômeno social da comunicação – que atingiria seu boom futuramente, na era digital.

Estabelecida a comunicação de massa e suas principais fontes, as análises começaram sobre os mais diversos pontos de vista, grande parte críticos, seja sobre a questão alienante da mídia ou a respeito da democratização da informação. Felizmente, muitos desses estudos se estenderam e acompanham o progresso da comunicação – hoje em dia, há muito que se debater na relação humana com os novos meios, a internet e a disposição da informação.

Debates não faltam, e quem deseja saber o que é comunicação social e seguir essa área precisa ter uma noção de seu papel histórico e concepções atuais. A graduação abre margem para muitas abordagens, mas é interessante recorrer a fontes complementares, como cursos online com certificado.

No Curso Online Comunicação Social, preparado especialmente por uma equipe pedagógica exclusiva e dedicada, todos os tópicos exaltam a influência da comunicação social e suas transformações. Interessados e estudantes podem recorrer a esse curso online para fortalecer sua ótica sobre o assunto e conquistarem até um certificado para atividades complementares – exigidas por muitas universidades.

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a mais de 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

A comunicação de massa

Se a comunicação social se estabeleceu a partir do advento dos meios de comunicação de massa, é fundamental definir esse fenômeno, sua importância nas relações e no acesso à informação propriamente dito. De um modo geral, trata-se do que conhecemos como mídia, os canais emissores que são capazes de propagar informação para uma infinidade de receptores ao mesmo tempo e no mundo inteiro.

Disposta em estudos de grandes pensadores como Umberto Eco e Jean Baudrillard, a comunicação de massa tem estrita ligação com o conceito de indústria cultural, cunhado por Theodor Adorno e Max Horkheimer, membros de uma instituição alemã conhecida como Escola de Frankfurt. Do ponto de vista crítico ao capitalismo, Max e Adorno são responsáveis pela primeira corrente que analisa a relação dos meios de comunicação com o consumo, pela manipulação e alienação.

Seguindo a lógica do dinheiro, todo produto cultural voltado à comunicação de massa tem viés mercadológico e sempre atenderá aos interesses da maioria, da elite dominante, em que a televisão é um dos mais criticados. Todavia, é importante analisar que o auge dos estudos de Max e Adorno se deram na época do fascismo na Europa e da ascensão do capitalismo no mundo, em que a mídia estava atrelada à política e seus interesses.

Para se ter noção desse cenário, segundo Baudrillard, um dos maiores críticos às tendências da comunicação de massa, "a televisão é vista como uma possibilidade de destruição da educação, da cultura e da sociedade".

Esses pontos de vista "negativos e pessimistas" de muitos estudiosos podem assustar, mas é interessante analisar todas as vertentes para formar uma opinião concreta e embasada. Se por um lado existe esse papel "manipulador", como é dito por eles, ainda há de se considerar o parâmetro libertário de todos os meios da comunicação social. Em uma análise atual, com a internet a informação se tornou mais democrática e descentralizada, abrindo espaço para diferentes visões e canais independentes.

A questão é compreender se, como meio de comunicação social, a web é capaz de levar a transformações positivas e realmente acabar com o monopólio da informação – fato sempre criticado por muitos pensadores em relação ao jornal, rádio e TV. Eis a grande discussão que pode ser abordada em muitas teses, artigos e trabalhos.

Parece complexo para você? Vale lembrar que comunicação de massa é uma pauta predominante tanto nos estudos do curso de comunicação social quanto em cursos a distância de sociologia também, como no Curso Online SOCIOLOGIA GERAL‍.

São diversos estudos e argumentos a favor ou contra a comunicação de massa e a indústria cultural. Se você está se preparando para essa área, saiba que tanto essa quanto demais abordagens teóricas serão preponderantes em muitos cursos online de qualquer ramo que deseja se especializar. Além disso, o domínio desses conceitos te ajudará bastante em provas de concursos, avaliações da graduação e também na prova do ENEM.

Comunicação Social

Meios de Comunicação Social

Ter noção de tudo sobre comunicação social é um exercício que rende horas e horas de estudo, já que essa área abre margem para muitas interpretações. Parece muito complicado entender os principais aspectos, mas pode ter certeza que é bastante instigante conhecer o assunto sobre outros ângulos e associá-lo ao cenário midiático que vivemos atualmente.

É indicado recorrer a uma série de periódicos e materiais primorosos para entender o que é comunicação social em toda sua estrutura. Cursos online com certificado são indicações interessantes, pois podem ser acessados quando e onde você quiser, além de mostrarem tópicos sucintos, diretos e fáceis de compreender.

Sobre os meios de comunicação social, destacados nos cursos online relativos do Educamundo, podemos defini-los como os meios heterogêneos e massivos de informação, como:

  • Sonoros: rádio
  • Escritos: livros, jornais e revistas
  • Audiovisuais: cinema e televisão
  • Multimídia e hipermídia: internet

Conforme o avanço da tecnologia e principalmente com o advento da internet, as mídias se convergem e ganham novas linguagens, formatos e atribuições. Um grande exemplo é o jornalismo digital, que está cada vez mais evidente e ágil na transmissão de informações. Esse é um dos temas do Curso Online Jornalismo na Atualidade‍.

Entre os maiores exemplos de canais de comunicação social mundial, podemos destacar veículos como o The New York Times, CNN e Viacom (Estados Unidos), BBC (Reino Unido), Mediaset (Itália), Televisa (México). Já no Brasil os mais famosos são o Grupo Abril, Grupo Bandeirantes, Grupo Folha, Grupo Globo e o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Ética e Comunicação Social

Eis o ponto chave de nossa discussão. Obviamente, a ética é essencial para a comunicação social e os veículos "mass media" tem como obrigação apurar, investigar e informar de modo imparcial para que a partir da notícia o receptor tire suas próprias conclusões. No Brasil, por exemplo, o Código de Ética dos Jornalistas existe desde 1987.

A questão levantada por muitos especialistas é até que ponto vai a ética na comunicação social no compromisso de influenciar o público ou, sob outra ótica, dar uma informação exclusiva. Se esses são alguns pontos abordados desde as primeiras teorias da indústria cultural, hoje em dia ganham força com os meios digitais – tanto pela grande concorrência quanto pelo consumo imediato de informação e o surgimento de cada vez mais formadores de opinião.

De acordo com Rogério Christofoletti, autor do livro "Ética no Jornalismo", existem vários dilemas éticos em todos os campos da comunicação social, nos quais se incluem tanto as leis e códigos estabelecidos quanto os próprios valores morais do profissional responsável por um grupo ou uma publicação.

O ato de influenciar ideias e pensamentos é latente e deve considerar sempre boas fontes, um trabalho sério e integridade na disseminação e reprodução de informações. Em meio a tantos boatos e alta facilidade do público em propagar notícias falsas, a questão que fica é quais os rumos a internet dará à ética na comunicação daqui pra frente.

No Brasil, ainda mais agora em que o momento político atravessa um período péssimo, é um tema extremamente pontual e que abre margem para o papel dos veículos na apuração e disseminação dos dados. Afinal, a grande mídia é transparente e neutra? Canais independentes são confiáveis? Quais parâmetros seguir para saber se estamos consumindo uma boa informação e até que ponto ela afeta em nosso cotidiano? Essas são apenas algumas questões levantadas. 

Perceba o quanto a comunicação social é parte de todo o sistema e como influencia diretamente em todos os aspectos de nosso dia a dia. Como profissional da área, criar uma ideia na mente do público por meio da informação denota valores éticos e um verdadeiro compromisso com a moralidade, além da própria percepção do que deve ou não ser considerado como "fonte segura".

Por isso, saber o que é comunicação social estudando todos os seus parâmetros a fundo é uma ótima decisão para moldar sua formação na área, seja jornalista, publicitário, radialista, relações públicas, etc. Além de cursos a distância correlatos, uma boa dica é ler nosso artigo Debate sobre o jornalismo na atualidade em 4 tópicos importantíssimos‍ para ficar a par desse tópico e aprender mais.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos mais de 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Carreira e mercado de trabalho

Apenas com essa interpelação básica já sabemos porque a comunicação social ainda é uma ciência em construção. Em meio às novidades, tendências e modificações causadas pela era digital, abre-se ainda mais espaço para se reinventar, relacionar com a massa e propor debates ainda mais coerentes. Já dissemos e vamos destacar que, para seguir carreira nesse campo, é primordial entender conceitos teóricos e práticos para utilizá-los no cotidiano da profissão.

A graduação em Comunicação Social geralmente tem um enfoque, seja em jornalismo, cinema, relações públicas, publicidade e propaganda, rádio, TV e internet. Cada uma tem suas características e demandam necessidades específicas em um mercado de trabalho vasto – praticamente em todos os meios de comunicação social, produtoras independentes e com forte espaço para o trabalho autônomo.

O setor de comunicação também é comum para muitas empresas de todos os ramos e portes, tanto para os trabalhos relacionados ao marketing quanto de assessoria de imprensa e mídias sociais. De uma forma ou outra, o poder influenciador sempre será uma característica do profissional, que deve recorrer sempre a materiais auxiliares para se qualificar, como os cursos online com certificado.

A compreensão de tudo sobre comunicação social e seus principais termos pode garantir muito reconhecimento e credibilidade em qualquer campo de atuação dessa área. Você pode complementar seus estudos com o Curso Online Comunicação Social e uma série de opções disponíveis no Educamundo, materiais íntegros que destacam pelos tópicos abrangentes.

Para ter acesso a todos os cursos online do Pacote Master do portal durante um ano, basta se inscrever investindo uma taxa única de R$69,90. Não há mensalidades e você pode realizar o curso online que quiser durante esse período. São mais de 1200 alternativas excelentes. Comece a aprimorar seus conhecimentos e inscreva-se já.

O que achou de nosso artigo? Ficou animado para aprender mais sobre o universo da comunicação social? Conte sua opinião pra gente e fortaleça o debate. Aproveite para compartilhar também. Até mais.

Data Modificação  14/11/2017
Colunista

Equipe Educamundo

 

.

 Aguarde...

© www.educamundo.com.br - Todos os direitos reservados

Use seu smartphone para ler este codigo.

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r